Autor Tópico: Filtro ND para ensaio externo  (Lida 3284 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 14 de Novembro de 2015, 10:09:00
Estava querendo comprar um daqueles sistemas de filtro quadrados para usar nas minhas lentes em ensaios externos.
Me deparei com o Big Stopper e o Little Stopper da Cokin, são 10 e 6 stops respectivamente.
Aí fiquei na duvida se vou conseguir enxergar alguma coisa pelo view finder com o filtro acoplado.
Alguém usa algum filtro assim com mais de 6 stops?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2015, 18:54:24
Estava querendo comprar um daqueles sistemas de filtro quadrados para usar nas minhas lentes em ensaios externos.
Me deparei com o Big Stopper e o Little Stopper da Cokin, são 10 e 6 stops respectivamente.
Aí fiquei na duvida se vou conseguir enxergar alguma coisa pelo view finder com o filtro acoplado.
Alguém usa algum filtro assim com mais de 6 stops?

vc nao vai conseguir enxergar nada num nivel 10. Normalmente o pessoal usa pra landscape.
Vc faz o foco+trava antes de colocar o filtro na frente da lente.
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2015, 19:57:58
vc nao vai conseguir enxergar nada num nivel 10. Normalmente o pessoal usa pra landscape.
Vc faz o foco+trava antes de colocar o filtro na frente da lente.

E o de 6 sera que da pra enxergar?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.490
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 15 de Novembro de 2015, 00:04:10
Tenho ND 2,4 e 8. O de fator 8 já é muuuito escuro.


costaedu

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #4 Online: 15 de Novembro de 2015, 12:26:16
com o 6 consegue enxergar muito pouco. Tinha um B+W e o vendi.
Melhor seria você comprar um sistema semelhante ao Cokin, pois é bem mais prático focar e acoplar o filtro. Só custa bem mais caro.
Antes eu apertava botão da Nikon; agora, da Canon.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 15 de Novembro de 2015, 13:09:42
Quero um sistemas desse porem mais para usar em mais de uma lente, ensaio vai ser um tira e bota de filtro complicado, vou procurar de no maximo 4 stops.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #6 Online: 15 de Novembro de 2015, 13:25:44
Máximo de 3 Stops são os 0,9... Os Lee Big Stopper e Little Stopper eu tenho é boa dá para enxergar nada
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


saulera

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Novembro de 2015, 18:30:07
O que vcs acham de filtro ND variavel.

Comprei um da Hoya de 1 a 9 stops mas ainda nao chegou. Sei que agora eh tarde, nao adianta chorar, mas gostaria de mais algumas opnioes.


http://www.amazon.com/gp/product/B007RLWORM?psc=1&redirect=true&ref_=oh_aui_detailpage_o02_s00

Nikon D810 - D700
14-24mm / 24-70mm / 70-200 / 105mm / 16mm f/2.8 / TC20E III / 85mm 1.4g
SB-800 / R1C1 Wireless Speedlight

Fotos e Videos Aereos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 16 de Novembro de 2015, 19:40:23
O que vcs acham de filtro ND variavel.

Comprei um da Hoya de 1 a 9 stops mas ainda nao chegou. Sei que agora eh tarde, nao adianta chorar, mas gostaria de mais algumas opnioes.


http://www.amazon.com/gp/product/B007RLWORM?psc=1&redirect=true&ref_=oh_aui_detailpage_o02_s00

Acho mais pratico para focar em 1 stop e depois subir.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #9 Online: 16 de Novembro de 2015, 19:50:23
Eu tenho um! Funciona bem para vídeo e para fotografia é ruim...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2015, 20:34:29
Vc sabe que não precisa usar nenhum tipo de filtro né?
Vc consegue obter o mesmo resultado (qualquer) sem gastar essa grana.

Por exemplo, se vc quer uma foto de longa exposição de um rio, aquele feito bacana.

9 ND filter bloqueia 90% da luz, então, tiramos 10 fotos e via software, jogamos no mesmo arquivo, alinhamos, e colocamos em cada uma em 10% de exposição. Você vai obter o mesmo "efeito", porém com um melhor resultado porque vai poder usar iso menor e não vai ter um vidro na frente da sua lente.

Ainda, se quiser saber qual seria suas configurações EXIF no resultado final (software):

9 ND filter bloqueia 90% da luz, então, tiramos 10 fotos e via software, jogamos no mesmo arquivo, alinhamos, e colocamos em cada uma em 10% de exposição. Você vai obter o mesmo "efeito", porém com um melhor resultado porque vai poder usar iso menor e não vai ter um vidro na frente da sua lente.

Então, pega uma das 10 fotos, pega o shutter speed e multiplica pelo número de fotos que tu tirou:
10 x 1/20 (por exemplo) = 0,5 segundos

Pra saber o ISO, é só pegar o ISO de uma das fotos e dividir pelo número de fotos.

Abraço
Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2015, 21:20:33
Acho que não funciona para meu objetivo.
Quero sair de 1/200 f/16 iso 100, para 1/200 f/4 iso 100 ou mais se possível.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #12 Online: 17 de Novembro de 2015, 20:39:40
Acho que não funciona para meu objetivo.
Quero sair de 1/200 f/16 iso 100, para 1/200 f/4 iso 100 ou mais se possível.
Porque 1/200? Não consegue ir a 1/4000???
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2015, 21:26:10
Porque 1/200? Não consegue ir a 1/4000???

1/200 é o limite de sincronia das minhas câmeras com o flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.204
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2015, 16:33:58
1/200 é o limite de sincronia das minhas câmeras com o flash.
Elas não tem HSS?
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr