Autor Tópico: O que fazer em Paranapiacaba (além de fotografar)?  (Lida 5019 vezes)

Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #15 Online: 12 de Novembro de 2015, 16:21:09
Lá em Paranapiacaba tem uma espécie de "Centro de Informações Turísticas" que tem guias disponíveis na hora.

Fica na rua do Bar/Restaurante da Zilda... Não tem como errar!

Se você chegar pela parte alta, obrigatoriamente você atravessará aquela passarela por cima dos trilhos e sairá do lado desse bar.

Creio que subindo a rua uns 100 metros, do lado esquerdo, você encontrará esse Centro de Informações.

Ali eles te mostrarão as trilhas disponíveis através de uma maquete.

É só combinar com o guia!

Bom passeio!!

Ah, menos mal, assim fico mais tranquila!

Voce tem ideia de média de valores que eles cobram?


RBaena

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 475
  • Sexo: Masculino
  • Segue adiante
Resposta #16 Online: 12 de Novembro de 2015, 16:42:52
Putz... Não me lembro direito.

Fizemos duas trilhas num domingo (minha esposa e eu). Uma pela manhã e outra a tarde.

Se não me engano, tudo saiu uns R$ 120,00.

Se formar grupos maiores, creio que o valor se dilua, saindo mais em conta por pessoa.


Abs!


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 12 de Novembro de 2015, 23:44:02
Olá!
Já fiz umas três trilhas em Paranapiacaba. Todas as vezes fiz com amigos que já conheciam as trilhas então minha única despesa foi com a condução... Tenho sorte pois sou bem muquirana.  :D

Não lembro dos nomes das trilhas que fiz por lá, mas lembro que uma delas ia para a Cachoeira da Fumaça e das trilhas que fiz na região foi a que eu mais gostei. Se não ligar de se sujar um pouco com lama e não estiver chovendo eu a recomendo pois a vista que se tem do litoral é muito bonita. Lá é possível aproveitar um banho de cachoeira se tiver disposta a enfrentar a trilha íngreme que leva para a parte de baixo da cachoeira. Se eu fosse fazer essa trilha de novo evitaria ir de final de semana. A primeira vez que fui foi num final de semana e a cachoeira estava lotada.

Quanto a trilha funicular, é necessário ir com alguém que conheça bem a trilha e eu só recomendaria para quem é acostumado a fazer trilhas. Até onde eu sei, nenhum guia faz essa trilha. No vídeo não mostra mas a pernada inicia antes, no terreno da empresa que administra a linha férrea. Se algum maquinista/guarda pega alguém atravessando o terreno eles retiram do local... se for guarda do ICM acho que a pessoa ainda é multada.
Além disso, para percorrê-la a pessoa tem que estar muito bem fisicamente, não ter medo de altura e estar ciente de que a chance de acontecer acidentes é alta (já que as pontes da funicular não recebe manutenção há mais de 30 anos).

obs: Se quiser levar celular para usar como gps use aplicativo que não necessite de rede, tipo o Here Maps ou Wikiloc, e baixe o mapa para poder usá-lo offline. Acho o Here Maps ótimo para me guiar fora das grandes cidade e sem rede de celular.
« Última modificação: 12 de Novembro de 2015, 23:47:10 por edstk »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 13 de Novembro de 2015, 00:29:51
Nunca tinha ouvido falar desse lugar, parece interessante !


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #19 Online: 13 de Novembro de 2015, 08:20:03
Putz... Não me lembro direito.

Fizemos duas trilhas num domingo (minha esposa e eu). Uma pela manhã e outra a tarde.

Se não me engano, tudo saiu uns R$ 120,00.

Se formar grupos maiores, creio que o valor se dilua, saindo mais em conta por pessoa.

Ah, foi um valor bom. Deve ter aumentado, e sendo feriado provavelmente devem colocar um valor a mais também, mas acho que ainda assim fica em conta. Sei que tem uns lugares que fazem grupo de 8 pessoas, se não me engano, aí o valor fica menor mesmo... Mas valeu, acho que vou deixar pra ver isso lá na hora mesmo!


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #20 Online: 13 de Novembro de 2015, 08:24:27
Olá!
Já fiz umas três trilhas em Paranapiacaba. Todas as vezes fiz com amigos que já conheciam as trilhas então minha única despesa foi com a condução... Tenho sorte pois sou bem muquirana.  :D

Não lembro dos nomes das trilhas que fiz por lá, mas lembro que uma delas ia para a Cachoeira da Fumaça e das trilhas que fiz na região foi a que eu mais gostei. Se não ligar de se sujar um pouco com lama e não estiver chovendo eu a recomendo pois a vista que se tem do litoral é muito bonita. Lá é possível aproveitar um banho de cachoeira se tiver disposta a enfrentar a trilha íngreme que leva para a parte de baixo da cachoeira. Se eu fosse fazer essa trilha de novo evitaria ir de final de semana. A primeira vez que fui foi num final de semana e a cachoeira estava lotada.

Quanto a trilha funicular, é necessário ir com alguém que conheça bem a trilha e eu só recomendaria para quem é acostumado a fazer trilhas. Até onde eu sei, nenhum guia faz essa trilha. No vídeo não mostra mas a pernada inicia antes, no terreno da empresa que administra a linha férrea. Se algum maquinista/guarda pega alguém atravessando o terreno eles retiram do local... se for guarda do ICM acho que a pessoa ainda é multada.
Além disso, para percorrê-la a pessoa tem que estar muito bem fisicamente, não ter medo de altura e estar ciente de que a chance de acontecer acidentes é alta (já que as pontes da funicular não recebe manutenção há mais de 30 anos).

obs: Se quiser levar celular para usar como gps use aplicativo que não necessite de rede, tipo o Here Maps ou Wikiloc, e baixe o mapa para poder usá-lo offline. Acho o Here Maps ótimo para me guiar fora das grandes cidade e sem rede de celular.

Poxa, tô precisando arranjar uns amigos assim então, tô na época de querer economizar.  :hysterical:

Eu não ligo de me sujar não, já estou indo preparada pra isso, mas não faço muita questão de entrar na cachoeira e tal, pior que vou logo em um feriado, então provavelmente vai estar ainda mais cheio do que quando você foi. Haha

Já vi gente falando que a maioria das trilhas de lá são "proibidas", que normalmente aparece uns fiscais lá e tal, então normalmente a galera que vai sem guia, tenta chegar bem cedo antes deles aparecerem. Mas a funicular pra mim está totalmente fora de cogitação, não tenho preparo físico nenhum pra isso. Haha

Eu pensei mesmo em usar o Here, você já usou? Na verdade tô pensando em usar ele não só pra isso, mas no geral, já tiveram vezes que estava dependendo do Google Maps e fiquei na mão porque o 3G parou de funcionar.


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #21 Online: 13 de Novembro de 2015, 08:25:53
Nunca tinha ouvido falar desse lugar, parece interessante !

Os fotógrafos aqui de SP adoram ir lá pra fazer ensaio. Mas tirando o pessoal em fóruns de mochileiros e tal, pouco se fala dos outros atrativos da cidade, o que é uma pena, porque ela é bem acessível pra quem mora aqui em SP, dá pra ir de trem/ônibus comuns.


edstk

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 14 de Novembro de 2015, 10:30:43
Poxa, tô precisando arranjar uns amigos assim então, tô na época de querer economizar.  :hysterical:

Eu não ligo de me sujar não, já estou indo preparada pra isso, mas não faço muita questão de entrar na cachoeira e tal, pior que vou logo em um feriado, então provavelmente vai estar ainda mais cheio do que quando você foi. Haha

Já vi gente falando que a maioria das trilhas de lá são "proibidas", que normalmente aparece uns fiscais lá e tal, então normalmente a galera que vai sem guia, tenta chegar bem cedo antes deles aparecerem. Mas a funicular pra mim está totalmente fora de cogitação, não tenho preparo físico nenhum pra isso. Haha

Eu pensei mesmo em usar o Here, você já usou? Na verdade tô pensando em usar ele não só pra isso, mas no geral, já tiveram vezes que estava dependendo do Google Maps e fiquei na mão porque o 3G parou de funcionar.

No fórum www.mochileiros.com vira e mexe aparece alguém agitando trilha em Paranapiacaba. Acho que pelo menos uma das moças que aparece no vídeo da Funicular frequenta aquele forum. De qualquer maneira, mesmo tendo que ir com guia acho que vale a pena já que o lugar é bonito. Nem parece que você está na grande São Paulo.
Vá com um calçado adequado para trilha e em bom estado. Um dos meus amigos foi com um tênis velho e fez parte da volta da trilha descalço porque afundou a perna na lama e quando foi tirar o pé a sola do tênis resolveu ficar por lá mesmo.  :hysterical:

Eu tbm não estou com condição física para percorrer a funicular... rs Eu ainda pretendo fazer ela e a trilha do Rio Mogi, mas preciso largar o sedentarismo que tomou conta de mim ultimamente.  :D
Não sabia que a maioria das trilhas era proibida. Vou ver se encontro alguma informação sobre isso.

Pra viajar de carro eu gosto bastante do Here Maps. Em trilhas eu só uso ele pra saber mais ou menos quanto falta para chegar ao destino... nunca usei pra indicar o caminho. Por experiência própria, pra trilha eu não recomendo gps que use rede... O recomendável mesmo é ir acompanhado de alguém que conheça o caminho ou que no mínimo é experiente em fazer trilhas.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2015, 10:31:51 por edstk »


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #23 Online: 15 de Novembro de 2015, 14:51:23
:o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o
Quem tem coragem de ir naquela trilha com aquela travessia???
Sério que aquilo é de vdd??? :eek: :eek: :eek:

Eu iria! :)
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #24 Online: 15 de Novembro de 2015, 14:53:15
Segue o contato do Pedro: https://www.facebook.com/Pedromonitor?fref=ts

Gente boa demais. Recomendadíssimo!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #26 Online: 17 de Novembro de 2015, 06:22:29
Quanto a cidade em sí não tenho nada a dizer

sobre essa frase sua "porque não sei como as trilhas são em questão de sinalização e etc, e tenho medo de me perder."

Se aceitar minha sugestão...

Não vá para trilhas sozinha, ainda mais se não as conheçe ou não tem referências de outras saídas e aonde elas terminam:

-Pode precisar de ajuda por lá e não encontrar nenhuma por ser uma trilha pouco frequentada ou muito ramificada.
-Risco de gente estranha e mal intencionada(tá atrelado ao que eu disse acima).

Se for mesmo assim:

-Tenha certeza de estar levando um GPS ou um Smartfone com GPS com carga 100% para usar o MAPS do Google para se orientar.
-Tenha certeza de que o sinal da operador pega bem por lá na cidade.
-Avise a quem for (Parentes, donos da hospedaria, etc...), em que lugar voce pretende ir trilhar.

Pode até parecer que tô te tratando como criança e etc... mas não marca bobeira que você se perde feio mesmo, e já tive bons relatos de conhecidos sobre sair para "passeiozinhos", e uns dar cagada apenas e de outros em tragédia.

Isso foi recente e eu nunca tinha ido a Ouro Preto em Minas, quando coloquei os pés lá, fui abordado pelos educadíssimos "guias locais", o cara veio todo solicito me perguntando quanto tempo eu ficaria na cidade, se já tinha hospedaria, se tinha parente lá, se ia precisar de veículo, etc...

Nada me aconteceu porque eu disse a ele que já tinha tudo "acertado", para ficar lá... agradeci e continuei andando.

E eu nunca aceito ajuda de ninguém estranho em cidades, sempre busco minha informações em locais determinados ou pesquiso bem antes, já deixo o terreno preparado.

Horas mais tarde e lá fui eu andar por toda Ouro Preto, qual não foi minha surpresa, quando cheguei na Mina do Chico Rei para visitar e o proprietário de lá que é bisneto de Chico Rei, vira pra mim e fala:

-O rapaz que te abordou lá em cima na praça Tiradentes não é pessoa de confiança, voce aceitou ajuda dele? Cuidado ele é pilantra e usuário de droga e fica lá abordando as pessoas para tirar dinheiro delas...tem um monte por ai igual a ele...não aceita ajuda de ninguém, vai na secretaria de turismo que fica lá mesmo na praça e pede informação!

Após ouvir atento todas as recomendações do senhor de idade, agradeci a ele, pois ele havia me visto lá quando cheguei viu a abordagem e pensou que eu seria mais um turista desavisado.
2x!!!!Lembrando que,mesmo em dois ou ate mais ja nao se pode bobear.....um casal a alguns anos atras,foram enganados por um falso guia,alem da garota ter sido estuprada..e mortos consequentemente...nw foi nessa cidade,mas quanto mais precaucoes,melhor!!!As dicas do Fabio sao otimas
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II