Autor Tópico: Ajuda! Fotos da Canon ficam corrompidas quando transferidas para o notebook!  (Lida 1913 vezes)

P.Tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Oi pessoal! Sou nova por aqui, mas já venho pedir uma ajuda...
Recentemente comprei uma Canon T4i. Tirei algumas fotos e as transferi pro meu notebook. Quando fui visualizar, aparecia a mensagem de que o arquivo não podia ser aberto, poderia estar corrompido. Após isso, formatei o cartão de memória da máquina e fiz um novo teste, e aconteceu a mesma coisa. Alguém sabe como resolvo isso? As fotos estão em formato RAW.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:32:05
Hum... Bem, não sei o seu nível de conhecimento, então vamos do princípio. Se já tiver conhecimento do que vou falar, desconsidere.

RAW não é um formato de visualização, aliás, não é nem ao mesmo uma imagem. É um arquivo intermediário com as informações do sensor (entre outras) que poderão, após lidas através de programas específicos, gerar uma imagem.

Dentro do arquivo RAW, junto com as informações, existe uma pequena imagem que é a mesma que é gerada para visualização no LCD da câmera. Algumas versões de sistema operacional conseguem fazer vc visualizar esta imagem no computador, outras não. De qualquer forma, esta imagem é apenas um "preview".

Para visualizar as imagens corretamente, instale os drivers que vieram no disco de instalação da câmera. E instale também o Digital Photo Professional (DPP) que também vem no disco de instalação. Ele servirá para vc ler os arquivos RAW, fazer correções básicas se necessário e gerar os arquivos .JPG para visualização.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


P.Tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:47:19
Oi Alexandre!
Eu imaginava mesmo que aqueles CD's não estavam na caixa atoa... rs  :doh:
Vou fazer o teste, com certeza vai dar certo!


Muito obrigada, e parabéns pelos clicks!


Duron Maniac

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:53:13
Se for Windows 7 pode instalar o Camera Codec Pack da própria Microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/download/details.aspx?id=26829

T+


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2015, 09:57:08
Oi pessoal! Sou nova por aqui, mas já venho pedir uma ajuda...
Recentemente comprei uma Canon T4i. Tirei algumas fotos e as transferi pro meu notebook. Quando fui visualizar, aparecia a mensagem de que o arquivo não podia ser aberto, poderia estar corrompido. Após isso, formatei o cartão de memória da máquina e fiz um novo teste, e aconteceu a mesma coisa. Alguém sabe como resolvo isso? As fotos estão em formato RAW.


Pergunta boba: você tem instalado no seu note algum software capaz de ler os arquivos RAW?

Você pode fazer alguns testes básicos...

1. Fotografe em JPG e transfira as imagens pro note. Veja se o problema persiste;
2. Alterne a maneira como você transfere as imagens pro note: se você usa o leitor, transfira através do cabo usb;
3. Se ainda persistir, troque o cartão de memória.

Demorei para clicar em enviar e já haviam respondido acerca da leitura do RAW.  :ok:
« Última modificação: 17 de Novembro de 2015, 10:00:24 por padilhadim »