Autor Tópico: Pentax K100D e lentes manuais (K e M42)  (Lida 1823 vezes)

frost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 75
Online: 13 de Novembro de 2006, 15:13:40
Pessoal,

Estou querendo comprar uma pentax K100D e entrar no mundo das DSLRs, mas estou com uma dúvida: eu sei que ela aceita lentes com encaixe K e as de rosca M42 (com adaptador), mas como funciona o foco manual nelas, é no "olhometro" ou tem aquelas telinhas (tipo circulo bipartido nas SLR totalmente manuais) que auxiliam na focalização, dizendo se está no ponto?

 


Aneopa

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 338
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:36:17
A camera te avisará quando estiver em foco, aparece um ponto vermelho como o do foco automatico e um bip...

Frost , eu até hj só usei lentes manuais com abertura automatica, então não posso responder pelas lentes de rosca ou K, embora tenha quase certeza que  ocorra o mesmo.

Alguém mais experiente te reponderá em breve...


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2006, 09:11:57
Citar
Pessoal,

Estou querendo comprar uma pentax K100D e entrar no mundo das DSLRs, mas estou com uma dúvida: eu sei que ela aceita lentes com encaixe K e as de rosca M42 (com adaptador), mas como funciona o foco manual nelas, é no "olhometro" ou tem aquelas telinhas (tipo circulo bipartido nas SLR totalmente manuais) que auxiliam na focalização, dizendo se está no ponto?
Não há o bipartido. Porém há confirmação de foco em todas as lentes de baioneta. Nas M42 tem um truque a se fazer, aí há confirmação tambem. O truque é colocar um condutor nos contatos eletricos da baioneta, pode ser papel aluminio.

Ate mais
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #3 Online: 14 de Novembro de 2006, 17:07:57
Citar
Citar
Pessoal,

Estou querendo comprar uma pentax K100D e entrar no mundo das DSLRs, mas estou com uma dúvida: eu sei que ela aceita lentes com encaixe K e as de rosca M42 (com adaptador), mas como funciona o foco manual nelas, é no "olhometro" ou tem aquelas telinhas (tipo circulo bipartido nas SLR totalmente manuais) que auxiliam na focalização, dizendo se está no ponto?
Não há o bipartido. Porém há confirmação de foco em todas as lentes de baioneta. Nas M42 tem um truque a se fazer, aí há confirmação tambem. O truque é colocar um condutor nos contatos eletricos da baioneta, pode ser papel aluminio.

Ate mais
Nas DSLR não é preciso o truque. Elas confirmam o foco com lentes de rosca ou baioneta. Basta ajustar uma função no menu da camara. O truque só é necessário nas camaras de filme.


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #4 Online: 14 de Novembro de 2006, 23:03:56
Desculpe a nossa falha. =P
 
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2006, 00:52:13
Frost

Tenho adaptador M42 para K, estou vedendo no Mercado Livre, estou vendendo tb uma M42 28mm e um TX 2x, se tiver interesse tb... tenho uma M42 135mm 2.8

http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_8692833

abraço  
Marcelo - POA/RS



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2006, 11:13:42
Eu simpatizo com as Pentax, principalmente pela compatibilidade com lentes K antigas e modernas de diversas marcas, além da possibilidade de usar adaptador m42. Também gostei desse indicador de foco que resolve o problema da ausência do visor bipartido nas câmeras modernas.

Estou bastante interessado na K110D. Não faço questão de esabilizador (até porque já me acostumei a fotografar sem um com câmeras de filme), e com a economia de uns 400 reais posso comprar mais memória e uma bateria extra.

Tomara que a Pentax volte com tudo e retorne ao patamar que ocupou nos anos 70, como excelente opção para amadores avançados.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2006, 11:14:47 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


dantonvb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
    • http://
Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2006, 20:01:47
Citar
Eu simpatizo com as Pentax, principalmente pela compatibilidade com lentes K antigas e modernas de diversas marcas, além da possibilidade de usar adaptador m42. Também gostei desse indicador de foco que resolve o problema da ausência do visor bipartido nas câmeras modernas.

Estou bastante interessado na K110D. Não faço questão de esabilizador (até porque já me acostumei a fotografar sem um com câmeras de filme), e com a economia de uns 400 reais posso comprar mais memória e uma bateria extra.

Tomara que a Pentax volte com tudo e retorne ao patamar que ocupou nos anos 70, como excelente opção para amadores avançados.
Se voce fizer questão da imagem bipartida existem telas não originais, para isso:

http://cgi.ebay.com/Split-Image-Focusing-S...1QQcmdZViewItem

Não conheço a qualidade.

Existe uma outra marca, mas bem mais cara:

http://www.katzeyeoptics.com/cat--Pentax-D...cat_pentax.html