Autor Tópico: Trocando de software e perdido no que usar.  (Lida 6693 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 19 de Novembro de 2015, 11:23:07
HUUUM, interssante. Não sabia disso. Agora que vou mexer com os raws da Fuji, essa informação é bem importante.
Vou mandar uma MP pra continuarmos o assunto e não desvirtuar o tópico do colega.  :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 19 de Novembro de 2015, 11:26:05
 :ok:

Na verdade essa observação contribui, eu acho, na hora de decidir por qual software optar.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2015, 11:27:08 por efilho »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 19 de Novembro de 2015, 13:01:10
Vc abria a mesma foto no Iridient, no Photo Ninja, no Capture One etc. e essa separação era muito sutil, não dava para perceber, e as folhas permaneciam individuais. Mas nenhum deles tinha recursos de catalogação, impressão etc. como o LR, por isso não o substituíam para muita gente.

 :ponder: O Capture One não tem catalogação? Usei pouco ele (confesso que achei bom), mas sempre achei que tivesse.

Outra pergunta, se eu deixar de usar o LR, como fica a catalogação depois disso? Se eu voltyar a usar, ele vai atualizar o que foi transferido em sua ausência?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 19 de Novembro de 2015, 13:17:09
O Capture One não tem catalogação?...
Outra pergunta, se eu deixar de usar o LR, como fica a catalogação depois disso? Se eu voltyar a usar, ele vai atualizar o que foi transferido em sua ausência?

O Capture One tem sim, esqueci de falar dele pq eu gostei demais mas o diabo do SW é muito caro, com esse dólar agora então, aí eu "esqueci" dele...  :assobi:

Que eu saiba, vc terá de manter as fotos em uma pasta/diretório específico e importá-las para o LR. Às vezes na pressa eu "puxo" todas as fotos do cartão direto pelo Photos do Mac, mais tarde eu exporto com os RAW para uma pasta e importo para o LR. Pode ser que alguém tenha alguma ideia melhor, mas para meu uso amador isso é mais do que satisfatório...  :ok:


cleriston

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 281
Resposta #19 Online: 19 de Novembro de 2015, 13:50:15
Fazendo uma atualização,

Depois de muito bater cabeça aqui consegui instalar o Photoshop CC 2015 novamente, mas estou decidido a experimentar novos programas, e para tentar sair dessa coisa do Photoshop.

Vou experimentar com calma o RawTherapee, o Lightroom CC, o Gimp e continuando minha pesquisa, vi que a dupla PaintShop Pro X7 (R$ 159,00) + o AfterShot Pro 2 (R$ 151,00) podem ser uma excelente combinação. Os dois da Corel.

Vou deixar os links para quem quiser testar as versões trial:

https://store.paintshoppro.com/1184/purl-KWS_CBPP_PSPpro?gclid=CIfOos3MzMUCFUISHwodVw0AVw
http://www.aftershotpro.com/en/products/aftershot-pro/

Ainda estou aberto a sugestões, mas vocês me ajudaram bastante.

 :worship: :worship: :worship:

Abraços,

Eu sou usuário linux, tentei usar software livre mas não me acostumei e hj uso o LR + PS.
Sobre sua pergunta do ACR, pra mim o LR é o ACR com os recursos de catalogação.  Qdo comecei a usar o LR eu achava estranho o conceito de trabalhar com catálogos. Depois de fazer um curso do Clicio vi o poder de trabalhar com catálogos.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #20 Online: 19 de Novembro de 2015, 14:07:40
Vou pegar carona aqui, já que estão falando de programas de edição: aquele lance de 22 reais por mês pra ter o Lightroom, vale à pena? Alguém usa? Fico bem tentada, confesso. Gosto muito mais do lightroom do que o PS, mas meu LR 4 não lê os raws nem da Fuji e nem da Olympus. Tenho usado o Camera Raw com PS, mas ele também não lê os raws da Fuji.
Enfim, será que vale o esquema de 22 reais mensais para ter o Lightroom?

O Photo Ninja pode ser usado como um plug-in no Photoshop substituindo o ACR.
O Photo Ninja extrai muito mais detalhes nas Fuji do que o Lightroom/ACR e ainda
tem a possibilidade de criar "custom light profiles" se usar com um X-rite PassPort.
http://www.ultravioletphotography.com/content/index.php/topic/621-photo-ninja-how-to-make-a-custom-light-profile/


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 19 de Novembro de 2015, 14:08:02
Oi gente, só afirmando e reafirmando pra todos vcs:

O ACR é o mesmo que o Lightroom, esta dentro do Lightroom, tudo que tem no ACR tbm tem lá dentro do LR (no modo de revelação/develop), exatamente a mesma coisa, só a interface que é diferente.

Só que LR vai além do ACR, tem outras várias ferramentas voltadas para o gerenciamento / organização / publicação das fotos, ferramentas de produtividade para ajudar no workflow do fotografo.

Mais sobre isso:
http://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/qual-a-diferenca-entre-o-lightroom-e-o-camera-raw/
« Última modificação: 19 de Novembro de 2015, 14:38:10 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 19 de Novembro de 2015, 22:12:09
Olá pessoal,

Obrigado pela continuidade do "papo". Não se preocupem em desvirtuar o assunto, pois acho que qualquer coisa acrescenta.

cleriston, obrigado por sua informação.

Lindsay, sua informação foi importante, pois como uso muito o ACR, saber que o lightroom já vem com ele "embutido", foi muito bom.

Engraçado, essa coisa de catalogação não faz a menor diferença para mim, pois organizo minhas fotos no próprio computador... não fico dependendo de programa algum. Talvez ainda não tenha descoberto a importância disso em mais de dez anos de fotografia amadora e esteja escrevendo besteira, mas só preciso de programas de edição de imagens, o resto eu organizo. O próprio Faststone eu uso mais para visualização do que para organização.

Engraçado como ninguém comenta da combinação PaintShop Pro X7 + o AfterShot Pro 2 da Corel. Será que é cultural? risos... e ninguém usa esses programas por aqui? Alguém usa no mundo, pois eles estão aí... risos.

Continuem o papo, pois só nos acrescenta... claro que ainda não tive tempo de instalar nada novo e testar, e não farei isso hoje, mas assim que o fizer comento.

Bom feriado a todos.  :ok: :ok: :ok:
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 19 de Novembro de 2015, 23:28:28
Achilles, é que como o assunto passou a ser programas para a Fuji, preferi ir pra o privado, pois se desvirtuar demais a moderação chama a atenção.  :D
Mas acho que o que foi discutido até agora, é de imensa utilidade.

Pictus, obrigada pela dica. Vou ver se uso o Photo NInja atrelado ao PS então.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 19 de Novembro de 2015, 23:55:58
O Aftershot é tratado pela maioria como um programa inferior, o que não é verdade. Ele é derivado direto do Bible Pro, um dos mais rápidos e sofisticados conversores da história da fotografia digital. Só que quase ninguém conhece ou usou a fundo. É mais ou menos a mesma justificativa que dão sobre o RawTherapee: "Quase ninguém usa, todo mundo usa mesmo é o LR".

Acho que a maioria tem preguiça disfarçada de falta de tempo para experimentar. Ou então estão tão viciadas e acostumadas com certas soluções que sequer tem interesse em conhecer nada novo.

O Paintshop é um bom programa, mas a maioria é viciada em Adobe.

Não vejo nada de errado em usar o PSP + AFP2, pelo contrário. Compõem uma excelente solução, de baixo custo e bem eficiente. Se você não tiver vícios de outros programas, pode ir sem medo. Na verdade vícios acabamos todos tendo.

Andei comprando quase todos esses programas, ou pelo menos usando os demos intensamente. Não tem solução milagrosa que faça tudo direito, mas dá para usar coisas mais simples e baratas com resultados muito acima do que a maioria pensa ser possível.

Em compensação existem soluções bem caras que as vezes não são as melhores. Um exemplo notável atual é a dupla Serif Affinity Photo/Design para Mac que entrou de sola e deu uma voadora em cima do PS+LR.



almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 20 de Novembro de 2015, 01:29:46
AFShalders,

Na verdade esse post é culpa sua.... risos...  :clap:

Vocês não sabem, mas isso começou faz alguns meses com uma troca de mensagens entre mim e o Shalders. Já tinha pensado na troca, o consultei, porque sei o quanto ele entende de tudo relacionado à fotografia, mas acabei instalando o photoshop e continuei na minha "zona de conforto", até porque tenho fotografado muito pouco.

Dessa vez farei o possível para testar novas opções, mesmo tendo conseguido instalar o photoshop.

Gostei de saber que Aftershot  é derivado direto do Bible Pro, pois o usei durante muito tempo, foi meu primeiro programa para tratar imagens RAW.

Bem, assim que tiver novidades sobre minhas novas experiências posto aqui,

Abraços,
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 01:42:32 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 20 de Novembro de 2015, 01:51:47
AFShalders,

Na verdade esse post é culpa sua.... risos...  :clap:


Culpa minha nada ! Tem tantas opções de programas e tantos modos diferentes das pessoas trabalharem que é difícil mesmo escolher alguma coisa que não seja o que a boiada usa. Cada combinação tem seus prós e contras e se a pessoa não tiver a (rara) disposição de experimentar (com vontade real) coisas novas, acaba caindo na mesmice e nem sempre com a maior eficiência.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #27 Online: 20 de Novembro de 2015, 02:49:03
Pictus, obrigada pela dica. Vou ver se uso o Photo NInja atrelado ao PS então.

Também pode usar o MetaRAW http://thepluginsite.com/products/metaraw/
Ele substitui o ACR de modo transparente e quando usado via seu próprio
conversor pode produzir melhores resultados que o ACR ou DNG.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 02:50:13 por Pictus »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #28 Online: 20 de Novembro de 2015, 09:21:00
Também pode usar o MetaRAW http://thepluginsite.com/products/metaraw/
Ele substitui o ACR de modo transparente e quando usado via seu próprio
conversor pode produzir melhores resultados que o ACR ou DNG.

Valeu demais!!!  :ok: :ok: :ok: :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #29 Online: 20 de Novembro de 2015, 09:22:42
O Aftershot é tratado pela maioria como um programa inferior, o que não é verdade. Ele é derivado direto do Bible Pro, um dos mais rápidos e sofisticados conversores da história da fotografia digital. Só que quase ninguém conhece ou usou a fundo. É mais ou menos a mesma justificativa que dão sobre o RawTherapee: "Quase ninguém usa, todo mundo usa mesmo é o LR".
...

Rapaz, instalei o RawTherapee, e vou te contar... já fiquei vesga no primeiro contato, rs. Muuuuuuuuuuuuuuuito diferente do ACR. Mas é aquela coisa de vício mesmo. Tô habituada... Mas acho interessante experimentar ferramentas novas.
O bom é que aceitou bonitinho os arquivos da Fuji. Vamos ver se aceita os da Oly também.