Autor Tópico: Configurações Nikon D50/D70  (Lida 23350 vezes)

sergiopina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #30 Online: 18 de Novembro de 2006, 16:14:15
Citar
Boas Amigos!!!
Tenho recebido algumas solicitações, de alguns users, de modo a saber as configurações q eu tenho na minha Cam D70.
Pois bem. Eu uso uma Curve pré definida na minha máquina. Isto é, um presetting já definido de Contraste/cor/sharp etc...!Isto vai-me poupar imenso tempo em fazer pós produção.

Antes de mais, Têm de fazer o download da curva. Estas curvas foram feitas pacientemente por um amigo meu! Ele cansou-se de chegar ao fim de semana e ter de passar 500 fotos pelo photoshop...!!!SE ele investiu tanto dinheiro em material, considerou e bem, desnecessario q a sua camera necessitasse do phtosho para sairem boas fotos!!

Podem aqui descarregar as várias curvas

http://www.esnips.com/web/jhorta-kitgardsOtherStuff

Eu neste momento uso a última a    
Kitgard-sR_v206.ntc.. Mas podem testar qualquer uma e ver qual q gostam mais!!!

Depois deste passo é altura de meter a curva na maquina. Nas opções da máquina, no menu das ferramentas, passam o modo dos USB de M para P.
Depois ligam a maquina por USB ao PC, e abrem o Nikon Capture Control!!!

Depois de abrirem o Nikon Capture control, e de este ter detectado a vossa camera vão ao Separado  image processing e configuram da seguinte maneira :

Optimaze Image : Coustum

Sharpening : High

Tone Comp: User Defined Coustum Curve - De seguida Carregar em Edit, depois Load e em seguida vão buscar a curva q fizeram o download ao vosso pc. Seguidamente fazer OK, e voltam à configuração.

Color Mode : Mode Ia (Srgb)

Saturation: Enached

Hue : 0

Em seguida Desligam a Máquina, e pronto, já está!!!!.

Pronto. A configuração está feita! N se esqueçam de fotografar Sempre Em RAW, e abrir apenas, as fotos no Nikon Capture, ou no Nikon Capture NX. Nunca no Photoshop. Se quiserem comprovar a qualidade, abram a mesma foto no Capture e no Cs2 e comparem vcs mesmos!!

Façam também o seguinte teste. Tirem uma foto normal com a curva da camera, e outra em Coustum  Curve. E vejam as diferenças!!

Depois de a foto aberta, podem fazer se necessariuo pequenos ajustes. Eu normalmente n faço, pq as fotos saem-me geralmente cm eu quero!!!
Se quiserem dar um pouco de sharp para conpensar a conversão nunca dêm mais q os seguintes valores : 25 /05/0!
Eu pessoalmente n dou, pq possuo boas lentes, mas isso agora deixo ao gosto de cada um

Depois é so converter para JPG, se necesssario em "excelente qualidade"!

Depois falta o resize para a NET.
Já usei muitos programas de resize, e a meu ver, os melhores são o AcdSee pro 8 e o Breeze browser Pro.

Deixo-vos a configuração no Breeze Browser

Selecionem o JPG convertido, Carreguem no Botão direito do mouse e Escolham a opção prof:

Selecionem apenas as seguintes opções

Image resize : 800 x 600

Sharpen image -> Method : HQ Style

Percentage Sharpen : 1

Format : JPG

Quality 0 -100 = 100

Todas as restantes opções não ficam marcadas!!!

Posto isto, fica ao vosso critério. Um conselho: Nunca, salvo raras excepções, passem a foto pelo Photoshop, pois ela vai matar a vossa foto. Se quiserem fazer o teste, estão à vontade!!
E fotografem sempre em Raw por favor!!!Estas configurações dão para a d50, da 70, e talvez para a d80 e d200, apesar de diferentes calibrações!!!

Alguma dúvida, estou à vossa disposição!!

Obrigado
Eu acabei de comprar uma D50 e não consegui carregar este arquivo Kitgard-sR_v206.ntc.

Estou usando o NCC 4.4.2 e o Image Processing não habilita para mexer nele. Então fui até a aba settings, Load Camera Settings e só é possível carregar arquivos com a extensão .ncc.

O que estou fazendo errado?? Sou totalmente amador.

Valeu....
« Última modificação: 18 de Novembro de 2006, 16:26:44 por sergiopina »


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #31 Online: 18 de Novembro de 2006, 18:39:52
Mudaste o USB de M para P?
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


Brunox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #32 Online: 18 de Novembro de 2006, 19:42:02
Citar
É verdade q estas curvas são feitas para a D70. A d50 têm necessáriamente uma calibração diferente da D70. É normal q n gostes da curva. Mas olha q um dia destes andei brincando com uma D50, e com a curva do kitgard instalada e gostei muito :) :





N toquei  nas fotos!!!! A cor, o contraste etc..é tudo resultado da Curva. A nivel de exposição poderia estar melhor, mas como disse, só andei brincando com ela e não estou muito acustumado. Atenção q foi com uma abertura de 2.8....
Como vês, dentro dessas curves q dei para baixar, com jeitinho vc encontra uma q lhe satisfaça as necessidades da sua D50:)
Aliás, eu tenho uma d200 encomendada, e a 1 coisa q vou fazer, é instalar uma curve:)
As fotos estão muito boas Nuno. Pela nitidez suponho que esteja usando uma 80-200 ou 70-200 VR o que ajuda bastante hehe. Mesmo assim achei a primeira faltando contraste.

O que noto na D50 (pelo menos na minha) é uma tendência à subexposição, diferentemente do que ouço sobre a D70 que tende à superexposição. Com as curvas do Kitgard minhas fotos melhoraram, ganharam mais contraste e saturação mas em casos de pouca luz estouram no vermelho além de continuarem subexpostas.

Vou testar com calma esta última versão e ver o que acontece.

A propósito, tenho um conhecido que usa a D200 com a curva 206 e tira fotos maravilhosas, é certo que as curvas irão cair muito bem.

[ ] ' s
Bruno Rangel
 


sergiopina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #33 Online: 18 de Novembro de 2006, 19:44:46
Sim, mudei. Aliás no modo M o NCC não detecta a Câmera.


Brunox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #34 Online: 18 de Novembro de 2006, 20:46:12
Citar
Eu acabei de comprar uma D50 e não consegui carregar este arquivo Kitgard-sR_v206.ntc.

Estou usando o NCC 4.4.2 e o Image Processing não habilita para mexer nele. Então fui até a aba settings, Load Camera Settings e só é possível carregar arquivos com a extensão .ncc.

O que estou fazendo errado?? Sou totalmente amador.

Valeu.... [/quote]
 Sérgio, se você já mudou o modo USB nas opções da câmera e não conseguiu tente mudar o controle rotativo na parte superior da D50 para modo M, P ou A antes de conectar o USB.

[ ] ' s
Bruno Rangel


sergiopina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #35 Online: 18 de Novembro de 2006, 21:37:37
Perfeito Bruno, carregou corretamente e amanhã vou fazer uns cliques e ver se noto alguma diferença. Muito obrigado.


Brunox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #36 Online: 18 de Novembro de 2006, 22:41:58
Citar
Perfeito Bruno, carregou corretamente e amanhã vou fazer uns cliques e ver se noto alguma diferença. Muito obrigado.
Disponha!

Se possível poste os resultados aí pra gente!

[ ] ' s
Bruno Rangel


sergiopina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #37 Online: 19 de Novembro de 2006, 14:10:04
Como disse, sou totalmente amador e não consegui observar nenhuma mudança. Aliás, a única coisa que observo é que as fotos de voces são lindas e as minhas deixam muito a desejar.

Em dezembro vou fazer um curso de fotografia digital e ver se consigo aprender alguma coisa.

Aí está uma das fotos que tirei com a Curve 206. A lente é a do Kit D50(18X55). Apenas converti para Jpeg. Como aqui está bem nublado vou tentar outro dia fazer as comparações.

Valeu...




 


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #38 Online: 19 de Novembro de 2006, 18:13:03
Parece-me relativamente bem. Como é q fizeste o resize?
Faz o seguinte. Tira uma foto com a curva normal da máquina e outra com a coustum curve.
 
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


sergiopina

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #39 Online: 19 de Novembro de 2006, 23:08:38
Citar
Parece-me relativamente bem. Como é q fizeste o resize?
Faz o seguinte. Tira uma foto com a curva normal da máquina e outra com a coustum curve.
O resize foi feito pelo imageshack. Vou tentar fazer como falou e depois coloco aqui os resultados.


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #40 Online: 20 de Novembro de 2006, 09:40:22
Nuno,

Este arquivo de curvas só pode ser transferido pra D70 se tiver o Nikon Capture Control?

Onde posso encontrar o NCC na faixa, pois no site da NIKON custa USD 99.00?


Obrigado
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


digo.moraes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #41 Online: 20 de Novembro de 2006, 10:54:40
Muito interessante esse tópico.
Achei várias curvas pra usar na D70s mas até agora não sei qual usar...hehe

Aqui vai alguns links de outros curves que achei:

http://www.pbase.com/oldskoo1/extra_info

http://www.digitalkb.com/nikon/d70/tone_cu...ownload_libary/

 


Brunox

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #42 Online: 20 de Novembro de 2006, 15:14:24
Citar
Muito interessante esse tópico.
Achei várias curvas pra usar na D70s mas até agora não sei qual usar...hehe

Aqui vai alguns links de outros curves que achei:

http://www.pbase.com/oldskoo1/extra_info

http://www.digitalkb.com/nikon/d70/tone_cu...ownload_libary/
Digo, para a D70 e D70s as melhores curvas são mesmo as do Kitgard, experimenta a versão 206 (a mais nova) e depois posta os resultados aí.

Eu fiz um teste com as curvas, quando chegar em casa posto aqui. Duas fotos extraidas de um .nef, uma com a curva e outra sem pra vocês verem a diferença

Abraços
Bruno Rangel
« Última modificação: 20 de Novembro de 2006, 15:18:00 por Brunox »


michel_caetano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 487
  • Sexo: Masculino
  • apertador de botão?!!! NÃO
Resposta #43 Online: 20 de Novembro de 2006, 16:02:44
Este arquivo de curvas só pode ser transferido pra D70 se tiver o Nikon Capture Control?

Onde posso encontrar o NCC na faixa, pois no site da NIKON custa USD 99.00?


Obrigado

 
quem tem que ser profissional é o cara que está atrás da câmera!!


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #44 Online: 20 de Novembro de 2006, 16:36:05
Olá michael. Só pode ser transferido pelo Nikon Capture. Podes baixar um trial free por 30 dias no site da nikon.
Um abraço

Bruno, espero pelos teus testes:)
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...