Autor Tópico: Configurações Nikon D50/D70  (Lida 23393 vezes)

Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Online: 13 de Novembro de 2006, 15:56:37
Boas Amigos!!!
Tenho recebido algumas solicitações, de alguns users, de modo a saber as configurações q eu tenho na minha Cam D70.
Pois bem. Eu uso uma Curve pré definida na minha máquina. Isto é, um presetting já definido de Contraste/cor/sharp etc...!Isto vai-me poupar imenso tempo em fazer pós produção.

Antes de mais, Têm de fazer o download da curva. Estas curvas foram feitas pacientemente por um amigo meu!O Kitgard. Ele cansou-se de chegar ao fim de semana e ter de passar 500 fotos pelo photoshop...!!!SE ele investiu tanto dinheiro em material, considerou e bem, desnecessario q a sua camera necessitasse do phtosho para sairem boas fotos!!

Podem aqui descarregar as várias curvas

http://www.esnips.com/web/jhorta-kitgardsOtherStuff

Eu neste momento uso a última a       
Kitgard-sR_v206.ntc.. Mas podem testar qualquer uma e ver qual q gostam mais!!!

Depois deste passo é altura de meter a curva na maquina. Nas opções da máquina, no menu das ferramentas, passam o modo dos USB de M para P.
Depois ligam a maquina por USB ao PC, e abrem o Nikon Capture Control!!!

Depois de abrirem o Nikon Capture control, e de este ter detectado a vossa camera vão ao Separado  image processing e configuram da seguinte maneira :

Optimaze Image : Coustum

Sharpening : High

Tone Comp: User Defined Coustum Curve - De seguida Carregar em Edit, depois Load e em seguida vão buscar a curva q fizeram o download ao vosso pc. Seguidamente fazer OK, e voltam à configuração.

Color Mode : Mode Ia (Srgb)

Saturation: Enached

Hue : 0

Em seguida Desligam a Máquina, e pronto, já está!!!!.

Pronto. A configuração está feita! N se esqueçam de fotografar Sempre Em RAW, e abrir apenas, as fotos no Nikon Capture, ou no Nikon Capture NX. Nunca no Photoshop. Se quiserem comprovar a qualidade, abram a mesma foto no Capture e no Cs2 e comparem vcs mesmos!!

Façam também o seguinte teste. Tirem uma foto normal com a curva da camera, e outra em Coustum  Curve. E vejam as diferenças!!

Depois de a foto aberta, podem fazer se necessariuo pequenos ajustes. Eu normalmente n faço, pq as fotos saem-me geralmente cm eu quero!!!
Se quiserem dar um pouco de sharp para conpensar a conversão nunca dêm mais q os seguintes valores : 25 /05/0!
Eu pessoalmente n dou, pq possuo boas lentes, mas isso agora deixo ao gosto de cada um

Depois é so converter para JPG, se necesssario em "excelente qualidade"!

Depois falta o resize para a NET.
Já usei muitos programas de resize, e a meu ver, os melhores são o AcdSee pro 8 e o Breeze browser Pro.

Deixo-vos a configuração no Breeze Browser

Selecionem o JPG convertido, Carreguem no Botão direito do mouse e Escolham a opção prof:

Selecionem apenas as seguintes opções

Image resize : 800 x 600

Sharpen image -> Method : HQ Style

Percentage Sharpen : 1

Format : JPG

Quality 0 -100 = 100

Todas as restantes opções não ficam marcadas!!!

Posto isto, fica ao vosso critério. Um conselho: Nunca, salvo raras excepções, passem a foto pelo Photoshop, pois ela vai matar a vossa foto. Se quiserem fazer o teste, estão à vontade!!
E fotografem sempre em Raw por favor!!!Estas configurações dão para a d50, da 70, e talvez para a d80 e d200, apesar de diferentes calibrações!!!

Alguma dúvida, estou à vossa disposição!!

Obrigado
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 09:08:42 por Nuno Torres »
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:09:20
Bela dica, especialmente para a D70, que sempre precisa de uns ajustes no PS para deixar a foto como queremos.
Em geral eu até prefiro arrumar tudo no PS, mas não é sempre que temos tempo e/ou paciência para isto. :thmbup:  


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #2 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:23:25
Se eu não me engano vc pode aplicar a custom curve no próprio Nikon Capture ou NX. A maior diferença é quando se fotografa eem JPG, onde a máquina aplica a curva e pronto. Já em RAW vc ainda tem o arquivo cru para fazer o que quiser, incluindo aplicar a custom curve.

Quanto ao Sharpen, é aconselhável aplicar SEMPRE em imagens digitais. Por melhor que sejam as lentes, existe o filtro lowpass antes do sensor, que é responsável por uma pequena perda na nitidez. Mas isso também fica por conta de cada um.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2006, 17:27:18
A curva n pode ser aplicada no NX nem no NC!!!
Claro q em raw podes tratar a imagem, mas eu uso a curva mm para isso. Para n perder Tempo em edições! Claro q podes tratar o raw mas n se esqueça de uma coisa: Mexendo no raw, vc tá a "forçar" o sensor a fazer algo q ele n fez, enquanto  se a foto sair logo boa directamente da máquina e n levar Processamento, terá mt melhor qualidade.

Como já disse, este é o meu metodo. N é melhor nem pior q os outros..é o meu:)

Abraço
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2006, 22:19:07
Interessante.. Isso se aplica tb para a D50?
Abs
 


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Novembro de 2006, 23:59:42
Citar
Interessante.. Isso se aplica tb para a D50?
Abs
Eu percebi que o conceito se aplica a D50, mas o arquivo nao.
Eu baixei algumas curvas na internet e apliquei a melhor que me pareceu,
A minha duvida é..
Basta eu , por exemplo, trocar no menu a otimizacao de imagem para personalizada, certo?
Ou nao faz diferenca?
Depois que coloquei uma curva na D50, agora fica aparecendo BKT direto no LCD.
E para desativar a curva carregada, basta desligar o BKT?
E fiz captura em RAW, tanto pelo NC qto no CS2 , para mim estao identicas..
Eu devo ter feito alguma lama.... claro..
Abs
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 00:09:52 por marcinho »


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Novembro de 2006, 01:45:15
Ah proposito... Eu baixei o arquivo q vc usou. Kitgard-sR_v206.ntc
E um outro que tinha baixado da internet. O que vc menciona nao funciona, ai resolvi edita-lo e ele me pareceu uma pagina web.
Enquanto oque eu baixei e coloquei na camera abre todo cheio de caracteres estranhos.
Acho que seu arquivo na D70 ele le de forma diferente de um arquivo de curva da D50
Abaixo segue a tela do Kitgard-sR_v206.ntc aberto no notepad


E o arquivo de curva que eu baixei aberto no notepad.


Abs
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 01:52:04 por marcinho »


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2006, 05:22:02
As curves dão perfeitamente para a d50...Ainda ontem tive a testar isso mesmo.
N sei é se correu bem!!!
Logo já vejo isso com mais atenção, pois agora tenho d ir trabalhar:)

Um abraço e até logo
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


riguetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #8 Online: 14 de Novembro de 2006, 11:45:39
Citar
A curva n pode ser aplicada no NX nem no NC!!!
Claro q em raw podes tratar a imagem, mas eu uso a curva mm para isso. Para n perder Tempo em edições! Claro q podes tratar o raw mas n se esqueça de uma coisa: Mexendo no raw, vc tá a "forçar" o sensor a fazer algo q ele n fez, enquanto  se a foto sair logo boa directamente da máquina e n levar Processamento, terá mt melhor qualidade.

Como já disse, este é o meu metodo. N é melhor nem pior q os outros..é o meu:)

Abraço
Amigo, não me leve a mal, mas vc está falando besteira. Estude um pouco mais sobre RAW.

Essas curvas aplicadas a camera funcionam apenas em JPG e não no RAW.

Sugiro que leia o UPDIG - Guia Prático Universal para Imagens Fotográficas Digitais.

Veja um trecho do texto que está no site do Clicio
http://www.clicio.com.br/index.php?cat=29&pag=195#RAW

Capturar imagens no formato RAW oferece flexibilidade na pós-produção, permitindo o processamento e criação de imagens com a maior qualidade possível.
Fotógrafos que capturam arquivos RAW podem escolher o espaço de cor, o balanço de branco e, até certo ponto, o valor de exposição (configuração, ISO), depois de a foto ter sido registrada, por meio do software de processamento de imagens. Além disso, muitos processadores RAW possuem algoritmos de redimensionamento que, alguns dizem, é superior aos mecanismos de interpolação do Photoshop, por estarem trabalhando com os dados RAW; dados reais, de pixels, capturados pelo sensor de imagens da câmera. Arquivos RAW oferecem também mais profundidade de bits que o JPG, possibilitando edições mais agressivas, tanto no RAW quanto nos arquivos de 16 bit importados pelo Photoshop.

Muitos fabricantes de câmeras criaram formatos de RAW proprietários, sem documentação.
 
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 12:10:56 por riguetti »
Guilherme Riguetti - Fotografia com estilo e atitude
Campinas - São Paulo
www.riguetti.com.br


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #9 Online: 14 de Novembro de 2006, 20:29:59
ok Amigo. Eu falo besteira mesmo!!!
Eu disse q é pra quem quiser! Agora cada um faz como achar melhor. Para mim é completamente indiferente.
Força
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #10 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:15:55
Citar
Acho que seu arquivo na D70 ele le de forma diferente de um arquivo de curva da D50
Abaixo segue a tela do Kitgard-sR_v206.ntc aberto no notepad

Ô marcinho, acho q o q vc abriu não é o arq do post

Eu baixei o Kitgard-sR_v206.ntc e abri no NPad e deu isso:

Ü} eÔÑ‘”DEST  ÿÛ           Ü}eÔÑ‘”DEST      ÿ                         ÿ   ÿ   ÿ                 ð?      ð?              ð?
                   ¾?Á?É?Ì?žÍ?‘Ð?“’’’’’Ò?Õ?111111á?rrrrrrâ?×ÖÖÖÖÖæ?˜—————ç?999999é?yyyyyyé?»ºººººê?ÛÚÚÚÚÚê?Ÿžžžžžî?þýýýýýí?      ð???????ï?        Ü}eÔÑ‘”DEST     ÿ ÿ                       ÿ                         ð?      ð?              ð?                         ð?      ð?        Ü}eÔÑ‘”DEST     ÿ     ÿ                       ÿ                     ð?      ð?              ð?                         ð?      ð?        Ü}eÔÑ‘”DEST     ÿ         ÿ                       ÿ                 ð?      ð?              ð?                         ð?      ð?        

Só não testei na D70.
Acho estranho tb q faça efeito no RAW. Pelo q tenho lido até agora qualquer ajuste só funciona no Jpeg. Mas, vou testar qdo tiver tempo.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2006, 01:16:35 por wdantas »


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:22:15
Citar
Citar
Acho que seu arquivo na D70 ele le de forma diferente de um arquivo de curva da D50
Abaixo segue a tela do Kitgard-sR_v206.ntc aberto no notepad

Ô marcinho, acho q o q vc abriu não é o arq do post

Eu baixei o Kitgard-sR_v206.ntc e abri no NPad e deu isso:

Ü} eÔÑ‘”DEST  ÿÛ           Ü}eÔÑ‘”DEST      ÿ                         ÿ   ÿ   ÿ                 ð?      ð?              ð?
                   ¾?Á?É?Ì?žÍ?‘Ð?“’’’’’Ò?Õ?111111á?rrrrrrâ?×ÖÖÖÖÖæ?˜—————ç?999999é?yyyyyyé?»ºººººê?ÛÚÚÚÚÚê?Ÿžžžžžî?þýýýýýí?      ð???????ï?        Ü}eÔÑ‘”DEST     ÿ ÿ                       ÿ                         ð?      ð?              ð?                         ð?      ð?        Ü}eÔÑ‘”DEST     ÿ     ÿ                       ÿ                     ð?      ð?              ð?                         ð?      ð?        Ü}eÔÑ‘”DEST     ÿ         ÿ                       ÿ                 ð?      ð?              ð?                         ð?      ð?        

Só não testei na D70.
Acho estranho tb q faça efeito no RAW. Pelo q tenho lido até agora qualquer ajuste só funciona no Jpeg. Mas, vou testar qdo tiver tempo.
Muito estranho...
Eu procurei por outras curvas... (estranho nao. outras curvas.hhehehe)
Para a D70 e D50, E todas as de D70 que baixei eram formato WEB. E as de D50 nao.
Vc tem as duas cameras D50 e D70? De repente, se vc so tem a D70, quando vc instalou ou o driver usb, ou Nikon capture e se sua maquina for D70, talvez trate de forma diferente..
Nao sei..
Mas qto a discussao do ser para JPG ou RAW.
Independente disso, uma duvida ainda me bateu.
Quando eu carreguei uma curva qq para D50, teoricamente, a unica coisa a ser alterada seria a parte de otimizacao de imagem, vivid, normal, custom. etc..
Quando dei um load na curva e desliguei a camera, qndo liguei novamente, ela entrou em modo Bracket, sem que eu fizesse nada..
Nao entendi patavinhas...
Talvez seja assim e eu é que nao sei...
Ainda to lendo o Complete Guide to the Nikon D50, de repente pinta uma luz.. hehehhee
Abs
   


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #12 Online: 15 de Novembro de 2006, 01:30:11
Minha cam é D70. Eu baixei o arquivo e abri no Notepad. Não fiz upload na camera ainda pra ver como funciona.

O Alexbiologo me deu um toque interessante. Qdo a gente abre um RAW aparece já um preset que vem da camera, então, essa curva seria a substituição desse preset. Só falta saber como resetar a nova, voltando a padrão.


Nuno Torres

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
    • http://
Resposta #13 Online: 15 de Novembro de 2006, 10:55:29
Vamos lá ver...Parece q está aqui uma grande confusão!!
Eu pensei q tivesse deixado bem claro q as curvas se destinam a Quem não quer perder tempo a fazer Pós Processamento!!
Se for para usar a curva dps num programa de edição começar a mexer, esta n lhes serve de nada!!!
Podem-me chamar purista, mas eu realmente n gosto nem quero perder tempo com pós processamento. E sinceramente n tenho necessidade disso. Se assim fosse, bastava-me ter uma compacta qq, e pronto...fazia as fotos em casa!!! Investindo como eu investi, e como muitos de vcs já investiram, dá-me muito mais prazer assim. É claro q o dominio da tecnica fotografica é importante. Uma foto têm de estar bem exposta, o balanço dos brancos bem medidos etc...
Só para terem uma ideia, eu Raramente acerto um Balanço dos brancos no NX. Porquê? simplesmente porque por exemplo, não tiro as fotos com o WB em automático. Salvo raras excepções, como em macrofotgrafia, ou em desporto...etc..! Faço a medição em Preset. Cartolina Branca em frente à camera, apontada ao foco onde a luz é mais insidente, faço o preset, e voilá!!! Lembrem-se q uma boa medição do WB é meio caminho andado para uma boa fotografia. É claro q posso Tirar em automatico, e dps chego a casa e confortavelmente faço os acertos....mas isso a mim n me satisfaz..É mania minha, pronto!!! Também podia fotografar nos modos automáticos, ou em Program ..e n o faço. Gosto de expor a foto manualmente, para depois n perder tempo, nem "obrigar" o sensor a fazer aquilo q não fez na altura!! Claro q perdi imenso tempo com isto, chegando mesmo ao ponto de pensar em desistir...mas recusei-o a fazer.
Em relação ao Raw, eu apenas disse para fotografarem em raw, pq a foto têm muito mais qualidade como sabem. Mesmo quando convertemos para JPG, este é muito melhor do q o q sai da máquina. Não fotográfo em Raw, simplesmentes pq vou ter um melhor controlo no Processamento, mas sim pela qualidade extra q este me oferece! Se eu raramento trabalho o Raw, tanto me faz ter ou não melhor controlo sobre o Ficheiro!
Desaconselhei o Cs2 em relação ao Nikon Capture, simplesmente porquê o NC lê melhor os Nefs q o Photoshop. Tanto a nivel de cor, contraste, nitidez etc...Já para não falar na conversão para JPG, que como a maioria de vcs sabe, a do CS2 é horrivel. Mas lá está, cada um faz como achar melhor!

O tempo aqui está muito mau, mas mesmo assim resolvi fazer um teste. Tirei estas fotos à pressa, sem grandes elaborações.

Foto Feita com a curva normal da Camera




Foo Feira com a Curva instalada. kitgard_Sreal



Como já disse apenas um teste rápido. O tempo n dá para muito mais!! é pena, pq com sol veriam muito mais as diferenças!!!
 Atenção q estas fotos apenas tiveram a conversao para JPG e respectivo rezise. É claro q se eu quisesse, metia a 1 foto tão boa ou melhor q a 2. Bastava dar os acertos necessários na edição...Mas pq perder tempo com isso?

Agora é claro, cada um sabe de si, e das exigencias q têm para consigo próprio!!!

Um abraço

PS: O arquivo n é para abrir no notepad...È Apenas e só para instalar na máquina. Se n gostarem podem voltar à curva normal da camera!!!
I did What i have to do...And if there was a reason...it was You...


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2006, 11:16:52
Citar
Citar
A curva n pode ser aplicada no NX nem no NC!!!
Claro q em raw podes tratar a imagem, mas eu uso a curva mm para isso. Para n perder Tempo em edições! Claro q podes tratar o raw mas n se esqueça de uma coisa: Mexendo no raw, vc tá a "forçar" o sensor a fazer algo q ele n fez, enquanto  se a foto sair logo boa directamente da máquina e n levar Processamento, terá mt melhor qualidade.

Como já disse, este é o meu metodo. N é melhor nem pior q os outros..é o meu:)

Abraço
Amigo, não me leve a mal, mas vc está falando besteira. Estude um pouco mais sobre RAW.

Essas curvas aplicadas a camera funcionam apenas em JPG e não no RAW.

Sugiro que leia o UPDIG - Guia Prático Universal para Imagens Fotográficas Digitais.

Veja um trecho do texto que está no site do Clicio
http://www.clicio.com.br/index.php?cat=29&pag=195#RAW

Capturar imagens no formato RAW oferece flexibilidade na pós-produção, permitindo o processamento e criação de imagens com a maior qualidade possível.
Fotógrafos que capturam arquivos RAW podem escolher o espaço de cor, o balanço de branco e, até certo ponto, o valor de exposição (configuração, ISO), depois de a foto ter sido registrada, por meio do software de processamento de imagens. Além disso, muitos processadores RAW possuem algoritmos de redimensionamento que, alguns dizem, é superior aos mecanismos de interpolação do Photoshop, por estarem trabalhando com os dados RAW; dados reais, de pixels, capturados pelo sensor de imagens da câmera. Arquivos RAW oferecem também mais profundidade de bits que o JPG, possibilitando edições mais agressivas, tanto no RAW quanto nos arquivos de 16 bit importados pelo Photoshop.

Muitos fabricantes de câmeras criaram formatos de RAW proprietários, sem documentação.
Pega leve, rapaz.

A curva é aplicada na conversão. Como o Nuno já disse: "abrir apenas, as fotos no Nikon Capture, ou no Nikon Capture NX. Nunca no Photoshop." Ao tirar em RAW e converter no NC a curva é aplicada. O resultado não é o mesmo se tirado direto em JPEG. O processo de Sharpening é melhor pelo computador.
« Última modificação: 15 de Novembro de 2006, 11:27:11 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------