Autor Tópico: Sebastião Salgado de 24-105  (Lida 26694 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #195 Online: 18 de Novembro de 2015, 14:27:53
Ele mesmo já disse, o digital que ele usa hoje é infinitamente melhor que o filme, fora o transtorno que era passar pela segurança em um aeroporto (sem passar pelo raio X) com malas cheias de filmes nas inúmeras viagens que ele fazia. Fora a tranqueira de equipamento que ele tinha que levar. Segundo ele o digital foi muito mais prático com ótimos resultados.
Eu acho que ele tenta repetir o efeito de filme para não perder a identidade Tião Salgado da fotografia que executa.

exatamente isso, o digital se tornou mais prático e com qualidade muito similar a do filme. a questão de emular o filme tem a ver com a manutenção de uma identidade que é bem característica dele. Uma coisa que reparei no Sal da Terra é que ele fotografa com a camera no modo monochrome... ou seja, o cara praticamente pensa em preto e branco, rs
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #196 Online: 18 de Novembro de 2015, 19:23:46
Voltando ao assunto do tópico não é de impressionar o fato do Salgado usar a 24-105... é uma baita lente, série L e entrega resultados excelentes!!!!
Eu particularmente, como outros colegas ja falaram aqui, acho que os melhores trabalhos dele foram EXODO e WORKERS...
Confesso que esperava mais quando vi a exposição Genesis no Jardim botânico no RIO, lá em 2013...
Fiquei um pouco decepcionado... esperava algo realmente fora do normal... algo espetacular....
Por que eu esperava isso??? Simples: se utilizando filme e lentes fixas o Salgado fez aquele trabalho de gênio anteriormente eu esperava que agora, com super equipamentos, fama, uma baita equipe de tratadores de imagem. TEMPO de sobra e uma quantia ABSURDA de dinheiro a disposição ele fizesse algo ainda mais fantástico.
Com isso eu estou sendo invejoso e dizendo que eu faço melhor????/
Obviamente não, só quero dizer que esperava mais de alguém que eu considero um dos melhores fotógrafos que conheço...

Parece o mesmo sentimento de pessoas que sempre ouviram falar da Monalisa, cresceram vendo a imagem do quadro na TV, livros, noticias, etc. Mas no dia que foram ver o quadro pessoalmente acabam dizendo "Eh so isso? Eu esperava algo melhor".

Conhecido como a decepcao da alto espectativa criada. Geralmente espectativas exuberadas levam a descepcoes.


marcoxavi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #197 Online: 19 de Novembro de 2015, 13:13:56

Só acho uma coisa idiota nisso. Com os recursos que ele tem, por que simplesmente não usou filme ? Nem digo 35mm, mas um bom 6x4.5 com um Tri-X ou Delta cairia como uma luva.

Depois era só imprimir os masters "analogicamente" e digitalizar.

Ele disse que abandonou filmes pois passavam em Raio X do aeroporto e danificavam, pois ele carregava todos os filmes para viagens, aí era Raio X em cima de Raio X.