Autor Tópico: chiaroscuro  (Lida 1586 vezes)

angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Online: 19 de Novembro de 2015, 23:57:29
bom dia amigos,

segue esboço de série conceitual P&B, com tratamentos diferenciados para dia e noite.

ficaria feliz em ouvir as críticas da turma, princ uns toques sobre o que acharam da pós!

obrigado, abs e bom feriado a todos,



1) chiaroscuro

chiaroscuro by angelo di candia, no Flickr



2) legoland

legoland by angelo di candia, no Flickr



3) gotham city

gotham city by angelo di candia, no Flickr



4) o monolito de kubrick

kubrick's monolith by angelo di candia, no Flickr



5) gotham city, II

gotham city, II by angelo di candia, no Flickr



6) stretched in time

stretch'd in time by angelo di candia, no Flickr



7) o triunfo da morte, bruegel (ou do frio concreto sem-vida)

the triumph of death, bruegel (or lifeless, cold concrete) by angelo di candia, no Flickr




Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2015, 00:18:22
Eu gostei bastante, e as imagens se beneficiam ao serem vistas em tamanho maior no Flickr. O tamanho no qual elas foram postadas aqui não faz jus ao bom trabalho.

Minha única ressalva no tratamento é o ruído. Ele foi gerado naturalmente pelo ISO alto ou foi adicionado na pós? O ruído deu um visual fantástico, mas espero que ele não tenha sido artificial.

Excelentes capturas  :ok:



angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2015, 11:09:39
valeu, bucephalus!

a maior parte do grão, princ nas fotos de dia, foi adicionada no LR.  :(

abs!
« Última modificação: 20 de Novembro de 2015, 11:10:04 por angelo di candia »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2015, 11:51:13
Gostei das fotos e do tratamento.
Fiquei com impressão de um pouco de inclinação para a direita nas gotham city (acho que estou com TOC :ponder:)


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2015, 16:02:30
Gostei muito do
4) o monolito de kubrick

Nunca canso de ver imagens com estes tons e grain  :ok:

Lindas fotos!


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2015, 21:27:48
Muito boas!!


Marcelguitar

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 527
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2015, 23:59:18
Que fotos lindas amigo... O tratamento delas estão realmente soberbas, gostei demais desse PB. Ainda quero aprender a fazer fotos de arquitetura, treinar o olhar para esse tipo de fotografia... Gostei de todas, em especial as fotos numero 2,5 e 7... A foto 6 esta belíssima também, você usou que tipo de luz nos modelos, flash, focal  de led? pois o fundo está lindo todo desfocado e você fez a foto de noite, que é ainda mais difícil... Parabéns pelas fotos
Conheça um pouco das minhas fotos no meu Instagram pessoal:  https://www.instagram.com/marcelmendescarvalho/

Perfil Profissional Instagram: https://www.instagram.com/marcelmendes_fotografia/

Projeto Imigrantes e Casa do Povo https://500px.com/marcelguitar7


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #7 Online: 21 de Novembro de 2015, 11:09:46
Curti muito também, tanto as fotos quanto o tratamento. Servirá de inspiração para o P&B que pretendo fazer algum dia também!  :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Novembro de 2015, 12:50:12
Curti mto. Daquelas dignas de quadro.

PB está maravilhoso e composições excelentes.

 :clap: :clap:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2015, 09:06:06
Oi! Quando li o título, pensei que fosse ver outro tipo de fotografia...
A 2 é clássica. Gostei mais da 4 e da 5.
Alguns detalhes: o corte da torre da 3 poderia ter sido evitado e acredito que poderia começar a treinar correção de perspectiva em suas fotos, para corrigir as verticais em convergência que ficam bem evidentes nas laterais dessas fotos...


Joabe Juliano

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 804
  • Sexo: Masculino
  • A sua fotografia é um testemunho da sua existência
Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2015, 13:13:50
Lindas fotos! Gostei da 5 e 7
INSTA: @jotabe_melo (Joabe Melo)


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Novembro de 2015, 18:26:20
Belo P&B, Angelo. Gostei de todas, mas a 5 foi a que mais me agradou.

Parabéns!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2015, 13:04:23
Gostei das fotos e do tratamento.
Fiquei com impressão de um pouco de inclinação para a direita nas gotham city (acho que estou com TOC :ponder:)

Muito boas!!

Gostei muito do
4) o monolito de kubrick
Nunca canso de ver imagens com estes tons e grain  :ok:
Lindas fotos!

Curti muito também, tanto as fotos quanto o tratamento. Servirá de inspiração para o P&B que pretendo fazer algum dia também!  :ok:

Curti mto. Daquelas dignas de quadro.
PB está maravilhoso e composições excelentes.
 :clap: :clap:

Lindas fotos! Gostei da 5 e 7

Belo P&B, Angelo. Gostei de todas, mas a 5 foi a que mais me agradou.
Parabéns!


caros cristiano, edu, rafa sombrio, carlos, rafa meira, joabe e pedreira

agradeço o carinho e o incentivo de todos.

valeu mesmo! abs!




angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2015, 13:21:18
Que fotos lindas amigo... O tratamento delas estão realmente soberbas, gostei demais desse PB. Ainda quero aprender a fazer fotos de arquitetura, treinar o olhar para esse tipo de fotografia... Gostei de todas, em especial as fotos numero 2,5 e 7... A foto 6 esta belíssima também, você usou que tipo de luz nos modelos, flash, focal  de led? pois o fundo está lindo todo desfocado e você fez a foto de noite, que é ainda mais difícil... Parabéns pelas fotos

marcel

obrigado pelos comentários!

legal vc ter percebido: na foto 6, realmente tava MUITO escuro, dá pra ver pelos bancos.. lembro bem desse dia e dessa foto: foi qdo estreei o mini-flash da XT1. como pode ver, apesar de pequeno e do NG ser só 8 (!!), ele realmente dá conta do recado. assim, a foto ser boa é muito mais mérito do conjunto todo (sensor xtrans, prime fuji e flash), do que deste apertador de botão aqui.

valeu! abs!



angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #14 Online: 24 de Novembro de 2015, 13:52:38
Oi! Quando li o título, pensei que fosse ver outro tipo de fotografia...
A 2 é clássica. Gostei mais da 4 e da 5.
Alguns detalhes: o corte da torre da 3 poderia ter sido evitado e acredito que poderia começar a treinar correção de perspectiva em suas fotos, para corrigir as verticais em convergência que ficam bem evidentes nas laterais dessas fotos...


olá pris,

valeu pelas críticas, bastante consistentes. é isso o que busco, crescer! :)

sobre o título, eu tb esperaria outra coisa, rs. alguns dos meus títulos são apenas referências a coisas que gosto, sem maiores pretensões, e é claro que este é um deles. quis homenagear alguém que absolutamente VENERO: caravaggio. gosto mais (muito mais!) do chiaroscuro dele do que aquele clássico, dos primeiros florentinos (ou que o de rembrandt, posterior a ele). acho instigantemente belo o quão mais intenso, mais contrastante ele é (ou por outra, o quanto mais ele acresce conteúdo às ideias da obra).

apesar de não observar as clássicas relações de volume do método artístico, o jogo de luz e sombra da primeira foto é como o chiaroscuro barroco: forte, denso, compacto - de modo que a associação com caravaggio foi-me imediata. e, de toda sorte, a imponência desse prédio, a sombra espessa que se projetava nele, tudo me exigia esse pesado antagonismo, pra adequar a narrativa às minhas pretensões :)

sobre o corte na antena da 3: foi realmente um vacilo imenso na composição :( e qdo alinhei a foto cortei mais ainda, não teve jeito. my fail!

sobre as falhas gerais de perspectiva: já há algum tempo eu corrijo automaticamente as perspectivas, é a primeira ação do meu fluxo após a importação, princ pras lentes extremas. porém essas fotos são do começo do ano, de minha estreia com a fuji, quando eu tava conhecendo o ACR. ao fazer os pequenos ajustes pra postar aqui, esqueci de rever esse furo de iniciante (que ainda sou, mas que engatinhava então).

novamente, muito obrigado,


ps: aproveito pra tirar uma dúvida com o pessoal que usa fuji no LR/PS: não sei como instalar os presets pras minhas fujinons, andei pesquisando há um tempo e não encontrei solução. no meu LR (CC, atualizado) só há, de fujinon, correção de lente pra série X100 (que é o que acabo usando pra distância focal mais ou menos equivalente). lembro de ter lido em algum lugar que o RAF sai com alguma correção na importação, mas revi aqui agora e não parece ser o que acontece comigo. se alguém puder ajudar, agradeço!