Autor Tópico: "Limpar" fungo na lente de forma alternativa  (Lida 8578 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 20 de Novembro de 2015, 01:55:12
Pensei, pensei e não consegui chegar na conclusão de qual área seria mais adequada pro tópico, ja que Arte Fotografica é pra falar de fotografia, as areas de DSLR sao sub-divididas por marcas e esse caso vale pra todas... então joguei aqui, onde pode tudo :P

A questão é a seguinte, minha Sigma 15mm 2.8 está com fungo;



Começou como um pontinho no meio da lente que eu pensava que era alguma poeirinha que tinha entrado, criou perninhas, mais perninhas, e agora está gigante. Ainda não compromete de fato a lente, mas me deixa preocupado, a questao é que lendo novamente a respeito revi a questao de que deixar a lente com outras pode passar, achei que nao aconteceria, po, minhas outras lentes sao seladas e tal... quem disse, a 50mm 1.4 G está la com um pontinho pequenininho la dentro também, que eu acho ja ser fungo...

Bom, lendo a respeito, UV da uma "matada" nos fungos, provavelmente não mataria definitivamente, mas reduz o risco de expandir, falam do sol, local seco, essas coisas que todo mundo ja sabe, porém pensei numa alternativa... dentistas trabalham com aquelas luzes UV roxas, parecidas com pistolinhas, pra secar polimeros e tudo o mais, no meu prédio tem um casal de dentistas amigos meus, será que surtiria efeito positivo pedir pra eles darem uma matada com a luz UV ali na lente?

Quero mandar a 15mm para limpeza, mas mandar abrir a 50mm, uma lente nova, não sei, não me soa como uma boa idéia  :no:
@jacobfotografiacriativa


Versiano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.352
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2015, 08:48:31
Chato isso..

Pode ser que funcione, mas falar em UV é 'genérico', existem várias frequências nesse espaço. A com maior poder  germicida se não me engano é a UV-C;

Deve verificar se o aparelho fotopolimerizador disponível atua nessa faixa; pois principalmente os de LED têm maior exatidão na frequência de polimerização de resinas odontológicas, ou seja eles não possuem ampla gama de frequência, como era mais comum nos de lâmpadas. Com o tempo esses últimos perdem eficiência.
''Equipamentos': o necessário para fazer 'boas fotos'...

Sempre me falta conhecimento e prática.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2015, 09:31:39
Cara... tenho medo disso tbm! Não sei aí em Sombrio, mas aqui na minha região, os invernos são muito úmidos, aí deixar as lentes em uma mochila não é a melhor coisa que tem! Estou estudando o que posso melhorar a esse respeito.
Sobre o UV.. até agora  que vi foi para deixar as lentes no sol por um tempo... de 15 a 20 minutos! Acho que vou começar a fazer isso... colocar a mochila aberta, com as lentes sem tampa no sol para evitar isso.
Tenho um pouco de receio devido a mudança brusca de temperatura, já embacei lentes apenas tirando da mochila e colocando na câmera, quando fui fotografar não via nada..em uma sessão de newborn, com o aquecedor ligado. Vai que condensa por dentro, pode ser muita viagem minha masss...

Acho que testar não teria problema... manda a 50mm e acompanha!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2015, 10:52:49
Deve verificar se o aparelho fotopolimerizador disponível atua nessa faixa; pois principalmente os de LED têm maior exatidão na frequência de polimerização de resinas odontológicas, ou seja eles não possuem ampla gama de frequência, como era mais comum nos de lâmpadas. Com o tempo esses últimos perdem eficiência.

a luz azul do fotopolimerizador está entre 400 e 500nm nos modelos de lâmpada halógena com filtro azul e entre 460-480nm nos modelos de LED, o que é bem longe da faixa UV com ação germicida, que fica entre 230-270nm




as lâmpadas comuns não alcançam faixa de luz com ação bactericida, o melhor seria luz solar direta, mas na impossibilidade, as lâmpadas UV-C prometem  250-260nm, o que teoricamente funciona... eu tenho usado desumidificador e de tempos em tempos um banho de sol nas lentes, mas planejo uma estufa e pretendo colocar luz uv, pode até não funcionar, mas é barato pra testar...



ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2015, 12:55:06
Cara, este fungo ainda está fácil pra tirar, mesmo que tenha pego o coache é pouco.
Te aconselho mandar pra Asteca aqui em Florianópolis. Eles mexem com isso (inclusive analógicas) há 30 anos.

Procurar o Araújo, se n me engano pra abrir a lente é uns R$40 ou R$50,00 reais.
Qualquer coisa me procura in-box ou no Face que te passo as coordenadas deles.

Abraço.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2015, 13:42:10
Só tinha contatos em porto alegre! Mas em floripa é mais fácil pois tenho parentes proximos morando la! Ja achei aqui no facebook, vou dar uma sondada!
@jacobfotografiacriativa


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2015, 14:09:56
O técnico é o Araújo. Não ganho pra fazer propaganda dos caras, mas são muito bons e honestos. E podes pedir antes um orçamento sem compromisso, aí eles te fazem uma avaliação do dano e explicam como vão intervir.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2015, 16:34:16
Vai ir pra la nesse fim de semana! Valeuzao!
@jacobfotografiacriativa


mautorre

  • Trade Count: (14)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 757
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2015, 18:33:36
Olha, já perdi uma 80-200 f2.8 que eu adorava por ter demorado pra tirar um fungo. Mesmo numa boa oficina, não houve como não deixar marca com sua remoção.
Corre e tira isso.


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2015, 19:43:15
Olha, já perdi uma 80-200 f2.8 que eu adorava por ter demorado pra tirar um fungo. Mesmo numa boa oficina, não houve como não deixar marca com sua remoção.
Corre e tira isso.

Vai ir pra la na semana que vem ja, começou com um pontinho e ta desse tamanho... a 50mm vou ter que segurar pra ver se aquilo la é fungo mesmo, se começar a expandir um pentelhezimo sequer ja vai pra limpeza... porque nao posso ficar mais de uma semana sem ela, uso demais...
@jacobfotografiacriativa


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2018, 11:23:03
Vai ir pra la nesse fim de semana! Valeuzao!

André, curiosidade: conseguiu remover o fungo no lugar indicado pelo colega do fórum?


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2018, 15:05:43
 :ponder: ac
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.