Autor Tópico: Filtro polarizador  (Lida 3840 vezes)

riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 20 de Novembro de 2015, 14:19:33
Opá,

Não entendo quase nada de acessórios e gostaria de uma ajuda de vocês. Comprei uma Canon T5 com lente EF-S 18-55mm e estou olhando algum filtro polarizador para comprar, porém estou com receio pois não sei muito bem como é o esquema de compatibilidade da lente com os filtros. Com relação a marca, como será meu primeiro filtro, pensei na Tiffen (depois de ver uma discussão aqui no fórum). Alguma dica de qual modelo comprar ?

Obrigado!


isaacwga

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
  • Sexo: Masculino
  • E fez-se a luz!
Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2015, 18:09:54
Cara, pra essa lente vai um filtro de 58mm de diâmetro. Segue um link pra vc ver. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-706271996-filtro-hoya-polarizador-circ-58mm-original-p-canon-e-nikon-_JM


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Novembro de 2015, 05:31:19
Opá,

Não entendo quase nada de acessórios e gostaria de uma ajuda de vocês. Comprei uma Canon T5 com lente EF-S 18-55mm e estou olhando algum filtro polarizador para comprar, porém estou com receio pois não sei muito bem como é o esquema de compatibilidade da lente com os filtros. Com relação a marca, como será meu primeiro filtro, pensei na Tiffen (depois de ver uma discussão aqui no fórum). Alguma dica de qual modelo comprar ?

Obrigado!

Lembre que a 18-55 gira o elemento frontal enquanto faz o foco. Com isso, o uso de filtro polarizador (vulgo CP) fica bastante dificultado.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #3 Online: 21 de Novembro de 2015, 13:51:37
Lembre que a 18-55 gira o elemento frontal enquanto faz o foco. Com isso, o uso de filtro polarizador (vulgo CP) fica bastante dificultado.

Isso significa que só posso colocar o filtro depois de definir o foco?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 21 de Novembro de 2015, 13:58:20
Isso significa que só posso colocar o filtro depois de definir o foco?

Só pode girar o filtro depois de definir o foco, mas ele pode estar enroscado antes. É possível fazer, mas é bem complicado.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2015, 15:42:27
Só pode girar o filtro depois de definir o foco, mas ele pode estar enroscado antes. É possível fazer, mas é bem complicado.

Entendi, achei que o filtro fosse uniforme e não precisasse de girar. A ideia seria dar um pouco mais de cor e menos reflexos para as imagens.


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2015, 16:09:32
O polarizador gira...você tem que encontrar a posição que tira mais reflexos...
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2015, 09:52:36
O polarizador gira...você tem que encontrar a posição que tira mais reflexos...
Só pode girar o filtro depois de definir o foco, mas ele pode estar enroscado antes. É possível fazer, mas é bem complicado.
Vlw Felipe e Rafael, ficarei atento aos detalhes.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2015, 09:53:15


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 23 de Novembro de 2015, 10:52:05
Qual aplicação você está imaginando para o polarizador? Já estudou a respeito? Se sim, e se for para paisagens e para aquele efeito numa lâmina d'água, pode usar foco manual com a câmera num tripé e aí a história do elemento frontal da lente não será tão limitante, apenas um pouco mais chato.

Com relação a compatibilidade, pergunta do seu primeiro post, não existe muito mistério: basta pegar aquele número que aparece na frente da lente com um símbolo de diâmetro (no caso da sua, 58mm). As roscas são padronizadas. O único limitante é no caso das lentes que giram o elemento quando usadas com filtros variáveis, exatamente o caso discutido. Ou quando o elemento frontal é convexo e não permite a instalação de um filtro plano, mas aqui já não é o caso.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2015, 09:12:59
Qual aplicação você está imaginando para o polarizador? Já estudou a respeito? Se sim, e se for para paisagens e para aquele efeito numa lâmina d'água, pode usar foco manual com a câmera num tripé e aí a história do elemento frontal da lente não será tão limitante, apenas um pouco mais chato.

Com relação a compatibilidade, pergunta do seu primeiro post, não existe muito mistério: basta pegar aquele número que aparece na frente da lente com um símbolo de diâmetro (no caso da sua, 58mm). As roscas são padronizadas. O único limitante é no caso das lentes que giram o elemento quando usadas com filtros variáveis, exatamente o caso discutido. Ou quando o elemento frontal é convexo e não permite a instalação de um filtro plano, mas aqui já não é o caso.

Oi Elder,

No caso estou indo para patagônia no verão e pela pesquisa que fiz o filtro recomendado foi o polarizador mesmo.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2015, 09:39:04
Oi Elder,

No caso estou indo para patagônia no verão e pela pesquisa que fiz o filtro recomendado foi o polarizador mesmo.

Polarizador é um filtro que realmente não pode faltar em fotografia de paisagens.
Já usei muito em lente 18-55, e é tranquilo. Vai fundo que é um bom investimento.
Sou chata com filtros, só compro Hoya. Tiffen é uma boa marca também. Apenas fuja de outras marcas, polarizadores genéricos podem trazer resultados bem esquisitos em suas fotos.

Importante ressaltar alguns cuidados no uso de polarizador:
- excesso de saturação no céu, trazendo um efeito irreal/artificial à foto - mas isso vai muito do gosto pessoal da pessoa;
- manchas no céu (acontece com lentes grande angulares). Essas manchas já aparecem naturalmente em GA, e o polarizador acaba evidenciando isso. A dica é: tentar não usar a lente em 18mm + polarizador. Use uma DF um pouco maior.

No mais, o polarizador vai ajudar bastante em fotos de paisagens, tirando reflexos indesejáveis e trazendo maior saturação as cores.

Ah!
Segue mais algumas dicas bacanas de fotografia de paisagem, do Waldyr Neto: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2015_01_01_archive.html
Creio que serão bem úteis nessa sua viagem!
« Última modificação: 26 de Novembro de 2015, 09:41:58 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2015, 10:53:51
Exatamente. Sabendo como o polarizador funciona, é só partir para o abraço! O problema é tratar ele como um filtro UV qualquer e nunca mais tirar da câmera: existem aplicações onde ele não é necessário ou até atrapalha.

Eu sempre remei contra a maré no sentido das marcas mais convencionais (Hoya, Tiffen, B+W) pelo seguinte: justamente pela fama que criaram, a chance de os falsificarem é mais alta. Pesquisei bastante e encontrei "gente grande" usando os Kenko, que inclusive fabricam para o mercado OEM e estampam outras marcas. Já tive alguns e até hoje só sucesso.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2015, 20:02:10
Polarizador é um filtro que realmente não pode faltar em fotografia de paisagens.
Já usei muito em lente 18-55, e é tranquilo. Vai fundo que é um bom investimento.
Sou chata com filtros, só compro Hoya. Tiffen é uma boa marca também. Apenas fuja de outras marcas, polarizadores genéricos podem trazer resultados bem esquisitos em suas fotos.

Importante ressaltar alguns cuidados no uso de polarizador:
- excesso de saturação no céu, trazendo um efeito irreal/artificial à foto - mas isso vai muito do gosto pessoal da pessoa;
- manchas no céu (acontece com lentes grande angulares). Essas manchas já aparecem naturalmente em GA, e o polarizador acaba evidenciando isso. A dica é: tentar não usar a lente em 18mm + polarizador. Use uma DF um pouco maior.

No mais, o polarizador vai ajudar bastante em fotos de paisagens, tirando reflexos indesejáveis e trazendo maior saturação as cores.

Ah!
Segue mais algumas dicas bacanas de fotografia de paisagem, do Waldyr Neto: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br/2015_01_01_archive.html
Creio que serão bem úteis nessa sua viagem!

Muito obrigado Cristiane!

Estou entre Tiffen e Hoya mesmo. O blog que você me passou é ótimo, vou usar as dicas.

Obs.: As fotos do seu site são sensacionais!!!


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2015, 09:09:00
Eu sempre remei contra a maré no sentido das marcas mais convencionais (Hoya, Tiffen, B+W) pelo seguinte: justamente pela fama que criaram, a chance de os falsificarem é mais alta. Pesquisei bastante e encontrei "gente grande" usando os Kenko, que inclusive fabricam para o mercado OEM e estampam outras marcas. Já tive alguns e até hoje só sucesso.
Eu só compro filtros em lojas confiáveis, Angel Foto, por exemplo.
Assim minimiza-se a chance de ser filtro falsificado.

Eu já tive um filtro da Kenko e não gostei. Só que acho que o meu era falsificado, pois as fotos ficavam realmente TERRIVEIS com ele. Como eu tava começando a fotografar, devo ter caído no conto do vigário.

Vejo por aí excelentes rewiews sobra a Kenko.  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/