Autor Tópico: Lente de 85mm e lente de 75mm/300mm  (Lida 1599 vezes)

riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Online: 22 de Novembro de 2015, 12:23:32
opa,

Sou leigo em fotografia e fiquei muito na dúvida com relação à lentes. Fui olhar algumas lentes para comprar e vi que uma lente 85mm da Canon custa o triplo de uma lente 75/300mm. A segunda lente não tem ajuste para 85mm também? Por que essa diferença tão grande de preços?


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2015, 17:13:08
Riquemg, não é o alcance de uma lente que determina seu preço e qualidade, é o contrário, quanto mais "zoom" uma lente tem, pior é a imagem gerada, e mais escura é lente, a lente 85mm (seja F1.8 ou F1.2) simplesmente destrói a 75-300 na qualidade de imagem, é incomparável.

Não da nem pra imaginar uma comparação entre as duas.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2015, 17:33:48
Riquemg, não é o alcance de uma lente que determina seu preço e qualidade, é o contrário, quanto mais "zoom" uma lente tem, pior é a imagem gerada, e mais escura é lente, a lente 85mm (seja F1.8 ou F1.2) simplesmente destrói a 75-300 na qualidade de imagem, é incomparável.

Não da nem pra imaginar uma comparação entre as duas.

Entendi, vou pesquisar artigos para entender melhor.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2015, 11:01:29
Seguindo com seu exemplo, riquemg, você pode encontrar lentes fixas com distância focal de 50mm com diversos preços. Na Canon, por exemplo, temos a EF 50mm f/1.8 STM por cerca de 100 dólares, a f/1,4 USM por cerca de 400 dólares e a f/1.2 L USM por mais de 1000 dólares. Ainda teria a f/2.5 Macro, as versões de marcas como Sigma e sua recente f/1.4 ART, versões sem auto-foco da Zeiss e por aí vai. E depois teríamos essa mesma distância focal "contemplada" dentro de diversas lentes-zoom, como a 24-105mm, 24-70, 28-135mm e por aí vai outra infinidade de modelos. Dentro de todas estas zooms, você pode sim fixar o anel nos 50mm e trabalhar como se fosse uma fixa. Mas aí entra o que o colega Dellano respondeu: de forma resumida, o projeto de uma lente fixa é mais simples, possibilitando maiores aberturas (f/stop) e, de forma geral, melhor qualidade de imagem e, especialmente, aquele desfoque mais bonito (bokeh mais derretido). Lentes zooms são mais complexas, possuem mais elementos, e aí dificilmente conseguem obter o mesmo nível de qualidade de uma zoom. Quando conseguem, custam verdadeiras fortunas.

Essa briga entre fixas e zooms é ferrenha. Muita gente prefere as fixas devido a essa maior qualidade de imagem, maior abertura, etc. Outros abrem mão em prol da maior versatilidade das zooms. Aí entram questões secundárias como preço, tamanho, peso, etc etc...

Ainda no exemplo inicial, você se espantaria ao comparar os resultados de uma foto tirada com a 85mm e com a 75-300 trabalhando nos mesmoes 85mm.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2015, 11:21:13
Importante dizer que provavelmente você comparou a 85mm com uma zoom de baixo de custo.
O mais correto seria comparar com as 70-200mm f/4 ou 70-200mm f/2.8, ai você vai ver que é até barata a 85mm 1.8 rsrsrs
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2015, 22:54:47
Legal. E eu achando que lentes eram triviais. Acredito que como estou começando, talvez o interessante seja explorar ao máximo o que mais gosto de fotografar com minha lente 18-55mm f3.5 e depois entender quais as limitações para fotos que gosto e aí sim investir em novas lentes.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2015, 23:00:55
Legal. E eu achando que lentes eram triviais. Acredito que como estou começando, talvez o interessante seja explorar ao máximo o que mais gosto de fotografar com minha lente 18-55mm f3.5 e depois entender quais as limitações para fotos que gosto e aí sim investir em novas lentes.

Cara, vivo falando isso e vc chegou a essa conclusão sozinho. Fiquei feliz agora!!!!!

 :) :) :) :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2015, 09:55:41
Legal. E eu achando que lentes eram triviais. Acredito que como estou começando, talvez o interessante seja explorar ao máximo o que mais gosto de fotografar com minha lente 18-55mm f3.5 e depois entender quais as limitações para fotos que gosto e aí sim investir em novas lentes.

Perfeitamente!  :clap:
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2015, 15:07:44
Kkkkk! Bem, então é isso aí. Obrigado a todos pelos conselhos.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2015, 16:20:37
Legal. E eu achando que lentes eram triviais. Acredito que como estou começando, talvez o interessante seja explorar ao máximo o que mais gosto de fotografar com minha lente 18-55mm f3.5 e depois entender quais as limitações para fotos que gosto e aí sim investir em novas lentes.

As lente é o que fazem a diferença, não só elas... mas com a mesma técnica, vc tem fotos diferentes usando lentes diferentes!
Conselho... estude! Vc só vai sentir necessidade de trocar sua 18-55 a partir do conhecimento, saber o que a 50mm fixa faz que a sua em 50mm não faz! E o conhecimento pode fazer vc fotografar melhor com sua 18-55 do que muita gente com lentes top!  ;)
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1