Autor Tópico: caçador de trovões  (Lida 2911 vezes)

zeus55

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
Online: 22 de Novembro de 2015, 21:24:25
Olá colegas. Estava um pouco sumido.
Minha dúvida é: qual melhor configuração para fotografar trovões e a foto ficar super pró.
Tenho uma fantástica Semi DX 7100 com 18.300 mm.

Fico no aguardo. :ok:


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2015, 09:40:52
 :aua:      Infelizmente não dá prá fotografar trovões.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2015, 09:41:48 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Diogenes

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2015, 14:43:18
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
:aua:      Infelizmente não dá prá fotografar trovões.
Se você acha que pode, você tem razão. Se acha que não pode, também tem razão. Você é quem sabe!


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2015, 15:06:59
Olá colegas. Estava um pouco sumido.
Minha dúvida é: qual melhor configuração para fotografar trovões e a foto ficar super pró.
Tenho uma fantástica Semi DX 7100 com 18.300 mm.

Fico no aguardo. :ok:

Realmente a pergunta não foi feliz, mas vamos lá. Se pode fotografar raio, relâmpago, descarga elétrica... Mas o trovão só se pode escutar.

Dito isso, você precisa de uma longa exposição (eu diria no mínimo uns 3 segundos), que vai exigir um tripé e paciência. Ajuste sua abertura normalmente, se necessário use um filtro ND pra aumentar seu tempo de exposição.

Tem muito material sobre como fotografar relâmpagos no fórum, procure outros tópicos.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Jaime M.S

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 23 de Novembro de 2015, 21:59:30
Tipo assim:


Ai foi usado 3,2 seg, no timer, abertura 5.6, ISO 100, com tripé, fiz o foco em um raio anterior e deixei em modo manual, foram várias tentativas, fiz da sacada do ap, não sou homem o suficiente pra ir na praia caindo raio assim kkkk :hysterical: pena os fios na frente, mas ta valendo.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 23 de Novembro de 2015, 22:10:50
Citar
Ai foi usado 3,2 seg, no timer, abertura 5.6, ISO 100, com tripé, fiz o foco em um raio anterior e deixei em modo manual, foram várias tentativas, fiz da sacada do ap, não sou homem o suficiente pra ir na praia caindo raio assim kkkk :hysterical: pena os fios na frente, mas ta valendo.

Foto muito linda....mas no caso essa aí é foto de raios e não de trovão, não? hehehe  :p :ponder:
« Última modificação: 23 de Novembro de 2015, 22:13:18 por Danilo_cs »


Jaime M.S

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2015, 22:16:13
Foto muito linda....mas no caso essa aí é foto de raios e não de trovão, não? hehehe  :p :ponder:

kkkkkkkkkkk :hysterical:


Edubastos

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 496
  • Sexo: Masculino
    • Site Eduardo Bastos
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2015, 00:12:21
Fotos de raios, pra mim, existem 3 maneiras:

1- sorte + paciência;
2- paciência + sorte;
3 - Pra quem usa Canon, MagicLantern! É o bicho da goiaba hahah

Lightning in Florianópolis 07/11/2014 by Eduardo Bastos, no Flickr

Bincadeiras a parte. Não existe uma configuração adequada para esse evento, pois cada raio é um raio e vai exigir uma fotometria diferente.
O que faço é fotometrar o ambiente e depois colocar 1 ou 2 pontos negativos, isso depende da intensidade dos raios. Fotografar em RAW ajuda muito pra dar uma geral nas luzes depois.

Agora se ouviu o trovão, já era! Perdeu a foto..... :assobi: :assobi: :ponder:



abs
http://www.eduardobastos.com

Instagram - @eduardodeoliveirabastos


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2015, 12:14:38
Lembrando também que a 18-300 DX tem estabilização de imagem, que deve ser desligada quando se usa o tripé.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2015, 12:43:15
Uma vez li sobre um aparelho que funciona do mesmo jeito que os flashs em modo slave.
Senão me engano ele detecta o primeiro raio, o que sobe, e dispara capturando o segundo raio.

http://www.bhphotovideo.com/explora/photography/hands-review/lightning-activated-shutter-triggers-ubertronix
« Última modificação: 24 de Novembro de 2015, 12:48:02 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:15:43
Uma vez li sobre um aparelho que funciona do mesmo jeito que os flashs em modo slave.
Senão me engano ele detecta o primeiro raio, o que sobe, e dispara capturando o segundo raio.

http://www.bhphotovideo.com/explora/photography/hands-review/lightning-activated-shutter-triggers-ubertronix

Eu ia dizer que acho mais fácil colocar no disparo automático. Deixa lá rolando uns 3 minutos de cada vez.

Tá, não é mais fácil (3 segundos por foto por 3 minutos dá 60 fotos pra escolher depois), mas é mais barato e descompromissado...


afelipe

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
    • Flickr
Resposta #12 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:34:58
Ótimo tópico, ainda que talvez já duplicado.
Digo isso porque hoje eu consegui a minha primeira foto de raios!

E ficou, ó! Uma merda  :hysterical: Só fotografou um dos raios. Não o conjunto da obra, que só pode ser conseguido com uma exposição mais longa.

Fotografei na mão, sem tripé, com velocidade alta para o que já li até aqui. Ou seja, nada a ver.
Vou ter que ler e treinar mais.

Agora, o que eu queria saber é: como saber o momento do disparo?
Li acima que a Canon tem um tal MagicLantern. Mas eu tenho Nikon. Então tem que deixar a foto no tripé, disparando a esmo até capturar um raio? Ops, Trovão?
Ok, then....

Valeu pelo tópico. Atirou no que viu, acertou no que não viu  :aua:
Fuji HS50EXR | Nikon D7200 + 35mm + 18-300mm | Sony HX50v | Meu celular | (não necessariamente nessa mesma ordem)


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:39:53
As fotos dos raios acima são muito bonitas. As duas que tentei uma vez saíram horríveis!

Em...eu fiquei pensando...Será que o único jeito de fotografar trovões é só por estocar vento? :p  :ponder:

Hehehe
« Última modificação: 24 de Novembro de 2015, 20:40:16 por Danilo_cs »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2015, 03:49:35
E ficou, ó! Uma merda  :hysterical: Só fotografou um dos raios. Não o conjunto da obra, que só pode ser conseguido com uma exposição mais longa.

Beleza! Tá por dentro até aqui.

Citar
Fotografei na mão, sem tripé, com velocidade alta para o que já li até aqui. Ou seja, nada a ver.
Vou ter que ler e treinar mais.

Não! Tava indo tão bem lá em cima... Você realmente precisa do tripé, ou de (muita) sorte. Mas o bom fotógrafo não conta muito com sorte. Mesmo com as longas exposições, você dificilmente vai conseguir vários relâmpagos na mesma foto. Por isso, mais ainda vc precisa do tripé: precisa mesclar várias imagens pra "juntar" todos os relâmpagos em uma imagem só. Pra ficar alinhamento perfeito entre as imagens, tripé.

Além de longa exposição, vc precisa deixar a foto sub-exposta, pra que quando vc fotografar o raio, a exposição fique certa. O quanto de sub-exposição vai depender de quão perto vc está da tempestade. Mais perto, mais sub-exposto.

Não se preocupe muito com o tempo da exposição citado de cerca de 3 segundos, desde que o tempo seja longo o suficiente pra ter mais tempo de disparo que de "não disparo". Se em um tempo t qualquer, metade do tempo a câmera estiver em não disparo, é metade da chance de pegar um raio.

Use pequenas aberturas (f/ elevado) e bola pra frente.

Citar
Agora, o que eu queria saber é: como saber o momento do disparo?
Li acima que a Canon tem um tal MagicLantern. Mas eu tenho Nikon. Então tem que deixar a foto no tripé, disparando a esmo até capturar um raio? Ops, Trovão?

Bem por aí. Idealmente, vc programa a câmera ou usa um intervalômetro pra fazer disparos em tempos regulares. O importante é não ficar encostando na câmera, nem pra apertar o disparador, pra não borrar sua foto. Se a câmera não tem intervalômetro embutido, use um controle remoto. Tem uns chineses baratinhos pra Nikon no ML. Dependendo do seu celular, tem app de controle remoto universal que tem disparador. Sei que os Samsung e HTC topo de linha têm.