Autor Tópico: Limpeza do sensor  (Lida 1579 vezes)

c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Online: 23 de Novembro de 2015, 20:25:42
Amigos... gostaria de dicas a respeito da limpeza do sensor. Eu tenho duas Nikon DSLR... elas estão apresentando alguns pontos de sujeira nas fotos.

Eu travei o espelho e usei a bombinha de ar... uma das câmeras ficou perfeita... saiu toda a sujeira, mas a outra não consegui tirar tudo com o ar. Um pouco da sujeira saiu, mas ainda tem um pouco grudado no sensor. Ao abrir a câmera e olhar com cuidado eu consigo ver umas partículas bem pequenas presas ali. Tentei bombear várias vezes, mas não sai.

Eu estou pensando se compro aquelas latas de ar comprimido pra colocar um ar mais forte. Ou talvez pensei na possibilidade de usar um cotonete com álcool isopropilico... mas não sei se isso pode ser arriscado. Gostaria de sugestões.

Obrigado,


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2015, 20:40:41
Eu sou meio medroso e cagão com essas coisas. Levaria numa assistência ou pediria para algum amigo que manja disso.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 23 de Novembro de 2015, 20:46:50
Levaria numa assistência ou pediria para algum amigo que manja disso.

X2.

Ar comprimido não é recomendável pois o jato é muito forte e pode danificar as cortinas, sem falar da condensação de água por conta da baixa temperatura criada pela descompressão do ar.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2015, 21:43:05 por DMZamora »
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #3 Online: 23 de Novembro de 2015, 21:13:21
E o cotonete? Pode ser arriscado?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Novembro de 2015, 21:46:23
E o cotonete? Pode ser arriscado?

Cara, não inventa  :doh:

O interior da câmera não é local para ser manipulado por quem não sabe exatametne o que está fazendo.

Já foi recomendado fazer o serviço com quem entende e dispõe das ferramentas e produtos adequados.

Agora, se você ainda assim prefere arriscar...
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2015, 08:16:17
Eu sou meio medroso e cagão com essas coisas. Levaria numa assistência ou pediria para algum amigo que manja disso.

Se tem uma dica que eu posso te dar é NÃO TENTE LIMPAR SOZINHO.

Eu fiz isso e acabei sujando ainda mais o sensor. Mande em uma assistência, é barato e mais seguro.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2015, 09:16:09
Deixem eu colocar uma resposta positiva aqui, para variar: eu mesmo limpo o sensor de minha D750. Não sou profissional e saber como fazer isso (na verdade vc limpa o vidro/filtro que fica em cima do sensor) é parte do hobby... Se vc é cuidadoso e consegue limpar o ouvido com cotonete sem furar o tímpano, sem dúvidas consegue fazer isso. Tem que dispor do "cotonete" (swab) no tamanho correto do sensor e de líquido de limpeza, que tem no Mercado Livre. Veja mais opiniões de quem faz isso sozinho nestes posts:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115773.msg1194640#msg1194640

Veja este vídeo, avalie se tem habilidade manual para tal e não tem mistério: compre no ML o "swab" com o líquido próprio (Eclipse), lá existe um kit com pochete da própria Photographic Solutions. É um pouco caro, entretanto. Agora, se tem como levar numa loja que faça isso, é mais tranquilo, claro...  :ok:

https://youtu.be/FEQuFvTGP04