Autor Tópico: Novo no ramo !  (Lida 2845 vezes)

xpkgrower

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 24 de Novembro de 2015, 08:25:12
Olá, primeiramente obrigado por me dar acesso a este espaço, sou novo em tudo, estou querendo tirar muitas dúvidas, se alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato.

Tenho 17 anos, sempre gostei de fotografia, acho que combina 110% comigo, por isso decidi que é isso que quero para minha vida. Mas nesse desejo existem várias dúvidas que acabam me complicando.

1. O que é melhor, fazer vários cursos sobre ou uma faculdade ?

2. Após terminar meus cursos ou minha faculdade, qual o primeiro passo ? Ir em uma agência buscar emprego, trabalhar um tempo com fotógrafos mais experientes ou montar um portfólio sozinho e depois divulgar ? (Essa é minha dúvida maior).

No momento é só, agradeço a todos que puderem me ajudar.

Atenciosamente João Ulisses


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2015, 09:19:26
Não trabalho com fotografia, mas o que vou lhe dizer é o que fiz durante minha época de faculdade até onde estou hoje e adaptei esse caminho para o que penso ser o mesmo caminho dentro da fotografia. :ok:

Faça uma faculdade, ela te dará bagagem técnica/didática sobre o que é a fotografia, estudo da luz, estudo de equipamento, técnicas de fotografia, empreendedorismo, administração, etc..., na faculdade voce com o tempo criará parcerias e amizades no meio, pois assim como você haverá muitos outros lá com o mesmo gosto, o que é bom, pois podem dessas parcerias surgirem grandes idéias de negócios e boas idéias, pois o que o mercado quer sempre é inovação.

Paralelo a isso se puder e tiver tempo, faça as workshops que são dirigidas ao seu gosto por fotografia, vamos dizer que voce quer seguir a linha de casamentos, então quanto mais workshops de casamentos voce fizer, mais por dentro do seu "ramo de negócio" você estará inserido.

Na faculdade voce terá estágio, então trabalhe para fotógrafos, aprenda observando seu trabalho e veja como é o seu dia-a-dia os prós e contras, porque toda profissão tem seus altos e baixos, e certamente você terá o seu também, então isso vai te ajudar a ver como contornar e seguir em frente sem desanimar.

Tem gente que já nasce com a fotografia no sangue, são bons observadores por natureza e fazem fotografia com certa facilidade, se voce se sente assim, ou se voce tem essa facilidade, então estudando e aplicando as técnicas aprendidas de fotografia, em pouco tempo poderá ter sim um bom portifólio.

Mas se concentre em aprender e focar naquilo que voce quer dentro da fotografia, ela é diversificada e se dedidar a um ramo dela requer tempo e muito estudo e ter perseverança já que pretende viver de fotografia.
 :ok:
Fábio Pedro.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:39:30
Tenho 17 anos, sempre gostei de fotografia, acho que combina 110% comigo, por isso decidi que é isso que quero para minha vida.
Nossa!
Antes eu fosse decidida assim aos meus 17 anos!  :)

Citar
1. O que é melhor, fazer vários cursos sobre ou uma faculdade ?
Não fiz faculdade nessa área, é algo que pretendo fazer no futuro (depois de velhinha mesmo). Só que no meu caso, não é para atuar profissionalmente e sim por gosto mesmo!  :)

Você já terminou o colegial?
Se não terminou, não acha que seria interessante algum curso básico rápido para você "sentir" melhor a área?
A decisão de qual curso superior fazer é bastante importante! 


Citar
2. Após terminar meus cursos ou minha faculdade, qual o primeiro passo ? Ir em uma agência buscar emprego, trabalhar um tempo com fotógrafos mais experientes ou montar um portfólio sozinho e depois divulgar ? (Essa é minha dúvida maior).
Como o Fábio falou, numa faculdade (e acredito que em cursos também) você acabará conseguindo contatos e parcerias. Trabalhar com fotógrafos mais experientes é bom, para colocar em prática aquilo que você aprendeu na teoria. Eu acredito que o resto simplesmente vá acontecendo, de acordo com seu empenho e esforço!  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Jaime M.S

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2015, 18:09:52
Parabéns, que ótimo ser decidido assim com 17 anos, eu estudo fotografia desde 2004, além do que os colegas falaram, uma ótima dica é aprender Inglês, a maior parte do conteúdo de qualidade hoje é nessa lingua, tem muito brasileiro só "traduzindo" as técnicas de fotógrafos internacionais e se consagrando como inovadores por aqui com seus Workshops, comigo foi tudo na base do gosto e da garra, o que eu queria aprender ia lá e pesquisa exaustivamente, faço isso até hoje, comecei com fotografia aquática de esportes, depois passei para ensaios externos e estúdio, depois fotografia de esportes em terra, depois fotografia de casamento, família e eventos, além da fotografia 360º, Tours Virtuais e Arquitetura.

O importante não é como você vai aprender, mas a sua vontade em aprender, acho muito válido livros de bons autores por exemplo:

The Photographer's Eye: Composition and Design for Better Digital Photos do Michael Freeman
Poses Perfeitas do Roberto Valenzuela

Já tem outros materiais, por exemplo do David Beckstead que achei dinheiro jogado fora, muito superficial e pouco técnico


xpkgrower

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:52:06
Nossa ! Quanta gente me ajudando, não esperava por isso, fiquei muito feliz.
Bom, meus planos são os seguintes:

Terminar o 3 Colegial, e em seguida fazer vários cursos, como o da Escola Focus, ler livros, visitar workshops, não optei pela faculdade :( !

Agradeço a todos que me ajudaram, e me desejem sorte no ramo !

Paz e saúde a todos, Jah Bless !


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:52:34
Isso que o Jaime disse é muito importante, aprenda Inglês :ok:

Se tiver que viajar a trabalho como fotógrafo ou por puro lazer esse é o idioma universal, então aprenda Inglês ;)

Fora que, aqui no BR, você poderá fazer muito bico como fotógrafo e guia de estrangeiros! ;)
Fábio Pedro.


xpkgrower

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2015, 22:43:12
Agora outra dúvida. Terminando meus cursos, visitando vários workshops, portfólio montado.

Onde procurar emprego ? De que maneira ?



Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2015, 09:33:59
Agora outra dúvida. Terminando meus cursos, visitando vários workshops, portfólio montado.

Onde procurar emprego ? De que maneira ?



Cada cidade tem sua demanda, mas de uns tempos pra cá os fotógrafos que trabalham em jornais e revistas são por formação Jornalistas, acredite! :D

Tenho uma conhecida que fez faculdade de fotografia, começou dando aulas em cursinhos de introdução a fotografia, depois conseguiu ir trabalhar para a Seeduc-RJ, como fotógrafa de eventos e depois disso arranjou emprego em outra faculdade dando aulas de fotografia e junto a isso abriu a própria empresa de fotografia, essa mulher fez de tudo para poder chegar onde chegou e acho que ela não parou por ai, tem tempo que não falo com ela, mas sempre recebo email marketing dela falando de cursos e workshops da empresa dela.

Márcia Costa: https://www.facebook.com/marcia.costa.96780

E foi ela mesma quem me deu essa informação há algum tempo, mas isso eu acho que é aqui no Rio de Janeiro, não sei como pode ser em outros estados, mas acredito que todo começo deve pertir de um pequeno ponto, talvez com seu entusiasmo e dedicação, voce já começe da mesma forma. :ponder:
Fábio Pedro.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2015, 14:39:13
essa parte que a Cristiane Gellert citou eh interessante;
--
Se não terminou, não acha que seria interessante algum curso básico rápido para você "sentir" melhor a área?
A decisão de qual curso superior fazer é bastante importante! ...

imagino que para fazer faculdade de fotografia,voce devera comprar o equipamento antes,para testar,aprender,etc...entao,pq nw comprar e aprender o basico,para realmente ter a certeza que sera esse o caminho a seguir e nao gastar dinheiro e tempo sem necessidade???
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


xpkgrower

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2015, 20:47:24
essa parte que a Cristiane Gellert citou eh interessante;
--
Se não terminou, não acha que seria interessante algum curso básico rápido para você "sentir" melhor a área?
A decisão de qual curso superior fazer é bastante importante! ...

imagino que para fazer faculdade de fotografia,voce devera comprar o equipamento antes,para testar,aprender,etc...entao,pq nw comprar e aprender o basico,para realmente ter a certeza que sera esse o caminho a seguir e nao gastar dinheiro e tempo sem necessidade???

Exatamente, já estou cerca de um ano com a DSLR do meu pai (o coroa só usava pra hobby, fui obrigado a roubar kkkk). Estou gostando MUITO da área, e ainda percebo que irei trabalhar com o que eu realmente amo.

Agora o que me causa desespero é tirar minha renda própria, onde procurar empregos e tal. Creio que essas dúvidas são normais na minha idade, mas quero entrar o mais preparado possível neste ramo.

Novamente agradeço a todos que estão me apoiando, um dia encherei todos de orgulho !
« Última modificação: 27 de Novembro de 2015, 20:47:47 por xpkgrower »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #10 Online: 28 de Novembro de 2015, 05:53:54
Amigo, quanto as respostas do tópico, o pessoal respondeu pois você é minoria, acredite, a maioria criar tópicos deturpando a fotografia com perguntas do tipo "qual camera eu compro pra fotografar casamentos?" e outras baboseiras, você por estar na contra-mão disso, em busca de adquirir o conhecimento ja é um grande diferencial.

Bom, eu tenho 22 anos, comecei a fotografar por hobbye aos 18, aos 20 abri meu próprio estudio, simplezinho, hoje trabalho exclusivamente com fotografia e em dois anos de estudio reinvesti uma boa parcela do que ganhei para evoluir mais ainda meu ambiente de trabalho, e cada vez mais minha clientela tem aumentado.

Tentando responder tua pergunta, qual foco você tem? Você pensa em buscar emprego? Ser assalariado? Ou seu objetivo é empreender (é mais dificil, voce vai pensar varias vezes que nao da certo e se nao tiver foco, pode acabar desistindo)? Criar seu próprio nome, sua própria marca, ser dono de um estúdio ou até de uma agência?

Lembre-se, dentro da fotografia você pode seguir carreira em DEZENAS de áreas, tem fotografos retratistas, tem fotografos com foco em ensaios femininos, tem fotografos que atuam na área de ensaios pessoais (gestantes, casais, 15 anos, que é parte da minha área), eventos, publicidade (produtos, still, comida), tem fotografo de moda...

Conheço caras que ganham muita grana tendo um estudio/agencia de moda, os caras tem contatos com pessoal de agencia de modelos, empresas, graficas, fazem campanhas, lookbooks, e entregam o catalogo pronto pra empresa fechando orçamentos de algumas dezenas de milhares de reais, todo ano, duas vezes por ano. Ja conheço outros que sao casamenteiros, os caras conhecem padres e pastores do Brasil inteiro e as vezes nem religiosos são  :hysterical:

Vou contar um pouco de como aconteceu comigo;

Comecei a fotografar por hobbye, como quase tudo que faço na vida, gosto de aprender as coisas, adorava fotografar, paisagens, dia-a-dia, andava de skate e fotografava o pessoal inspirado em fotos de revistas de Skate e tudo o mais, comprei uma DSLR e fui começar com objetivo de aprender, li muito, vi muito vídeo, alguns bons livros, observando o tempo inteiro. Nunca fiz um curso sequer, nem workshop, depois de um ano fotografando, um amigo meu me ofereceu pra ter um estudio dele que estava parado, nao fotografava mais a anos, aceitei de imediato porém o estudio ficava numa cidadezinha do interior, muito pequena, o estudio estava meio acabado, por influencia do meu sogro larguei e montei um estudio simplezinho nos fundos do prédio dele, na epoca tinha uma camera, uma 18-55, uma 50mm 1.8 e uma 70-300 (lente terrivel), peguei meu FGTS de estagiario numa delegacia e comprei duas tochas Mako com alguns modificadores, tripés e dois fundos, nao pagava aluguel mas também nao era um estudio bem localizado, era dificil de explicar pros clientes mas me foi de grande valia, era esse estudio aqui;





Trabalhei 1 ano e meio ai, depois achamos que ja podiamos fazer algo com nossa cara, buscamos uma sala bem localizada, no centro da cidade, num ambiente mais "requintado", montamos ele a nossa forma, investimos todas as economias, hoje trabalho aqui;







Claro, cada um, cada um, eu sempre tive uma facilidade de aprender sozinho, até prefiro, assim acredito eu que minha fotografia tem a minha visão conforme meus diversos erros e acertos, outra coisa é que eu sempre tive um pensamento mais empreendedor, adoro gerir o negócio, ficar vendo custos, lucros, o que investir, o que segurar, quando fazer coisa x ou y... tenho 22 anos, não tenho filhos, se eu investir uns 20/30 mil reais e o negócio não der certo, bola pra frente, tenho uma vida inteira pra acertar, mas, até o momento tem dado super certo.

Siga seu coração cara, se você curte a idéia de uma faculdade ou um curso, o faça, estar perto de outros profissionais sempre é bom, sendo por amizade ou por workshops. Um abraço
« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 05:54:35 por André Luis Jacob »
@jacobfotografiacriativa


xpkgrower

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 28 de Novembro de 2015, 10:38:15
Amigo, quanto as respostas do tópico, o pessoal respondeu pois você é minoria, acredite, a maioria criar tópicos deturpando a fotografia com perguntas do tipo "qual camera eu compro pra fotografar casamentos?" e outras baboseiras, você por estar na contra-mão disso, em busca de adquirir o conhecimento ja é um grande diferencial.

Bom, eu tenho 22 anos, comecei a fotografar por hobbye aos 18, aos 20 abri meu próprio estudio, simplezinho, hoje trabalho exclusivamente com fotografia e em dois anos de estudio reinvesti uma boa parcela do que ganhei para evoluir mais ainda meu ambiente de trabalho, e cada vez mais minha clientela tem aumentado.

Tentando responder tua pergunta, qual foco você tem? Você pensa em buscar emprego? Ser assalariado? Ou seu objetivo é empreender (é mais dificil, voce vai pensar varias vezes que nao da certo e se nao tiver foco, pode acabar desistindo)? Criar seu próprio nome, sua própria marca, ser dono de um estúdio ou até de uma agência?

Lembre-se, dentro da fotografia você pode seguir carreira em DEZENAS de áreas, tem fotografos retratistas, tem fotografos com foco em ensaios femininos, tem fotografos que atuam na área de ensaios pessoais (gestantes, casais, 15 anos, que é parte da minha área), eventos, publicidade (produtos, still, comida), tem fotografo de moda...

Conheço caras que ganham muita grana tendo um estudio/agencia de moda, os caras tem contatos com pessoal de agencia de modelos, empresas, graficas, fazem campanhas, lookbooks, e entregam o catalogo pronto pra empresa fechando orçamentos de algumas dezenas de milhares de reais, todo ano, duas vezes por ano. Ja conheço outros que sao casamenteiros, os caras conhecem padres e pastores do Brasil inteiro e as vezes nem religiosos são  :hysterical:

Vou contar um pouco de como aconteceu comigo;

Comecei a fotografar por hobbye, como quase tudo que faço na vida, gosto de aprender as coisas, adorava fotografar, paisagens, dia-a-dia, andava de skate e fotografava o pessoal inspirado em fotos de revistas de Skate e tudo o mais, comprei uma DSLR e fui começar com objetivo de aprender, li muito, vi muito vídeo, alguns bons livros, observando o tempo inteiro. Nunca fiz um curso sequer, nem workshop, depois de um ano fotografando, um amigo meu me ofereceu pra ter um estudio dele que estava parado, nao fotografava mais a anos, aceitei de imediato porém o estudio ficava numa cidadezinha do interior, muito pequena, o estudio estava meio acabado, por influencia do meu sogro larguei e montei um estudio simplezinho nos fundos do prédio dele, na epoca tinha uma camera, uma 18-55, uma 50mm 1.8 e uma 70-300 (lente terrivel), peguei meu FGTS de estagiario numa delegacia e comprei duas tochas Mako com alguns modificadores, tripés e dois fundos, nao pagava aluguel mas também nao era um estudio bem localizado, era dificil de explicar pros clientes mas me foi de grande valia, era esse estudio aqui;





Trabalhei 1 ano e meio ai, depois achamos que ja podiamos fazer algo com nossa cara, buscamos uma sala bem localizada, no centro da cidade, num ambiente mais "requintado", montamos ele a nossa forma, investimos todas as economias, hoje trabalho aqui;







Claro, cada um, cada um, eu sempre tive uma facilidade de aprender sozinho, até prefiro, assim acredito eu que minha fotografia tem a minha visão conforme meus diversos erros e acertos, outra coisa é que eu sempre tive um pensamento mais empreendedor, adoro gerir o negócio, ficar vendo custos, lucros, o que investir, o que segurar, quando fazer coisa x ou y... tenho 22 anos, não tenho filhos, se eu investir uns 20/30 mil reais e o negócio não der certo, bola pra frente, tenho uma vida inteira pra acertar, mas, até o momento tem dado super certo.

Siga seu coração cara, se você curte a idéia de uma faculdade ou um curso, o faça, estar perto de outros profissionais sempre é bom, sendo por amizade ou por workshops. Um abraço

Mano, adorei muito sua história, e garanto, sou um pouco parecido com você ! Meu sonho é ser um fotografo conceituado no ramo, ser um dos primeiros nomes a ser citado para trabalhos importantes, sei que precisarei de muito esforço, mas com fé e muito estudo eu chego lá !
Sou bastante jovem, AMO skate e surf (pratico os 2 hehe), queria muito trabalhar com isso, mas meu foco principal seria as paisagens, as belezas da cidade, mostrar a cultura de diversos povos, religião, e assuntos polêmicos, creio que amarei trabalhar desta forma !

Agora é muito estudo e bola pra frente !

Obrigado por estar me ajudando, fiquei muito feliz e grato.


« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 10:39:09 por xpkgrower »


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2015, 10:35:59
Exatamente, já estou cerca de um ano com a DSLR do meu pai (o coroa só usava pra hobby, fui obrigado a roubar kkkk). Estou gostando MUITO da área, e ainda percebo que irei trabalhar com o que eu realmente amo.

Agora o que me causa desespero é tirar minha renda própria, onde procurar empregos e tal. Creio que essas dúvidas são normais na minha idade, mas quero entrar o mais preparado possível neste ramo.

Novamente agradeço a todos que estão me apoiando, um dia encherei todos de orgulho !

opaaa disso eu nw sabia(roubo) kkkk desconsidere meu comentario!E ohhh ,essa eh p vc  :clap: :clap:  muitos,na sua idade,nw sabem de nada,nw fazem nada e nem pensam no futuro.Esses,futuramente,culparao o governo,falarao da falta de opções etc...eh isso ai,estude muito e boa sorte!!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


xpkgrower

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2015, 14:16:36
opaaa disso eu nw sabia(roubo) kkkk desconsidere meu comentario!E ohhh ,essa eh p vc  :clap: :clap:  muitos,na sua idade,nw sabem de nada,nw fazem nada e nem pensam no futuro.Esses,futuramente,culparao o governo,falarao da falta de opções etc...eh isso ai,estude muito e boa sorte!!!

Obrigado irmão ! Mas as dúvidas estão corroendo minha cabeça, tem momentos que parece que tudo vai dar certo, ai penso por outro lado e vejo um lado negro, onde quero descobrir para não passar apertos no futuro.

Gosto de fotografar paisagens, ambientes naturais, odeio casamento, eventos. Tem como trabalhar somente no natural ? É mais difícil achar emprego ? Onde buscar emprego para fotos de paisagens e etc ?

Obs: Não quero nunca cobrir eventos :(


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2015, 15:30:01
Obrigado irmão ! Mas as dúvidas estão corroendo minha cabeça, tem momentos que parece que tudo vai dar certo, ai penso por outro lado e vejo um lado negro, onde quero descobrir para não passar apertos no futuro.

Gosto de fotografar paisagens, ambientes naturais, odeio casamento, eventos. Tem como trabalhar somente no natural ? É mais difícil achar emprego ? Onde buscar emprego para fotos de paisagens e etc ?

Obs: Não quero nunca cobrir eventos :(

rapaz....ai complica hein!!Aqui no japao por ex,os japas gostam muito de caes e gatos,de carros tunados,etc...talvez se vc morasse aqui,poderia ganhar dinheiro dessa forma,vendendo fotos para revistas ou para calendarios,catalogos etc....ai no brasil nw faco ideia.Dessa forma,reforcarei meu Boa Sorte a vc rsrs
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II