Autor Tópico: Para efilho (REEF)  (Lida 911 vezes)

Marcelo Kato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Kato
Online: 30 de Novembro de 2015, 06:41:45
Beleza efilho?

Eu também era aquarista, só que até 2011. Hoje estou fora do hobby sem previsão de retorno, mas o meu interesse pela vida marinha continua, kkkkkk.

Dá uma olhada nas fotos do meu último pico reef!

http://www.marcelokato.com/br/photograph_sealife.shtml

É isso aí.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2015, 09:54:04
Caramba, Marcelo, que site fantástico o seu!!!! Recomendo a todos!!!  :clap:

Essas fotos foram feitas em um reef maior, não? A variedade é espantosa...

Pois é, a gente vai começando com um aquário para betta e, de repente, está com um quinhentos litros marinho na sala...  :(

Hoje eu não consigo imaginar como seria minha sala sem esse aquário, mas as coisas vão evoluindo dentro dele: como o nitrato acumula no substrato e os peixes crescem, apenas os animais mais resistentes sobrevivem. Além de coral leather, coral de fogo, esponjinhas e um ou outro zoanthus, xênia e anêmona, nada resiste aos níveis elevados de nitrato. Existem dezenas de equipamentos para reduzir esses nitratos (e outros "atos"...), mas o resultado final é um dinheirão gasto e um trabalhão, pois vc está "forçando a barra da Natureza". Um fim de semana fora de casa e vc pode voltar com uma tragédia na sala...

Assim, após esses anos experimentando com todo tipo de reator, suplemento, o diabo, deixei a Natureza seguir seu curso: os peixes crescem, eu os alimento bem, muito pouca alga (está tudo em equilíbrio e os tangs raspam qq coisa vegetal que aparece), retirei o skimmer (que não causou qq alteração no aquário, para meu espanto...), só faço TPA a cada 6 meses (se tanto) e recompleto a água com água da bica!!!!!  :shock:

No aquário fica uma boa luminária LED substituindo as HQI, o chiller TECO funcionando que é uma beleza há 8 anos sem problemas (temperatura é algo que não deve variar), as Tunze agitando e aerando a água e a reposição automática com um sistema Tunze também, supersimples.

Paciência e tolerância a perdas é fundamental para um aquário marinho. E não apavorar com alga, com o tempo (pelo menos um ano), tudo volta ao normal...  :ok:


Marcelo Kato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Kato
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2015, 15:32:23
Opa efilho, valeu pela resposta e por ter curtido o meu site :ok:

Então, o meu reef era gigante, um monstro de 25 litros, kkkkk.
Bom, na verdade era um sistema de 4 pequenos compartimentos totalizando uns 50 litros.
Esse aqui: http://glassbox-design.com/2009/the-remarkable-pico-reef-of-marcello/

Legal, você parece ser bem experiente!
Conhece o fórum ReefCorner?
http://www.reefcorner.org
Tem uma galera bacana por lá.

 :)


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2015, 18:00:04
Conhece o fórum ReefCorner?

Conheço sim, fui bastante ativo por lá em 2007-2008 mas o interesse foi diminuindo à medida que as experiências e os papos se tornavam repetitivos, coisa normal em fórum...  :)

Vi que seu pico-reef fez sucesso no Glassbox Design, parabéns!!!!! Por que desmontou???? Falta de tempo???   :ok:


Marcelo Kato

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Kato
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2015, 05:13:03
Verdade, depois que o fórum cresceu e aumentou o número de novatos os assuntos começaram a repetir sem fim, normal mesmo.

Desmontei o reef porque na época me mudei do Japão para o Brasil, kkkkk.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2015, 09:20:46
Ah, o pico-reef estava no Japão, então... Sem vontade ou tempo de montar outro aqui?  :)