Autor Tópico: Tendências de fotografia  (Lida 2977 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Online: 24 de Novembro de 2015, 16:51:20
Eu não trabalho na área de fotografia, apesar de fazer uns freelas de vez em quando.
Mas acompanho muitos colegas fotógrafos, e percebi que a fotografia de pessoas (retratos) está caminhando para uma tendência um pouco diferente de até um tempo atrás.

Fotos de casais e crianças com fundo artificialmente desfocado, inclusão de elementos, como folhas, raios de luz, bolhas e até bichos, mulheres com coroas de flores na cabeça e vestido longo, cenários que lembram filmes ou contos de fadas, etc etc. Tenho visto esse tipo de foto com cada vez mais frequência nas redes sociais.

Exemplos:
http://www.authenticprivilege.com.br/
http://jinkyart.com.au/

Penso que se a oferta vem aumentando, é porque há procura, certo?

Não desmereço o trabalho desse pessoal, que aliás não deve ser fácil de fazer.
Apesar de não gostar muito de alguns exageros...

Fico me perguntando o que um cliente busca ao fazer fotos assim, totalmente fora da realidade.
Será que com o acesso que todo mundo tem a uma câmera hoje em dia para fotografar o dia a dia, a fotografia profissional vai acabar tomando o rumo de "arte digital"? Vai acabar sendo esse o diferencial, com o passar dos anos?

Outra coisa que me vem a mente é que em breve veremos um festival de horrores, quando os novatos ou aventureiros começarem a fazer esse tipo de montagem "por conta", naquele esquema "book por 50tão". Já andei vendo umas coisas bregas ou mesmo bizarras por aí. Bom, pelo menos essa é a parte engraçada da história.  :hysterical:

O que os colegas do fórum acham?
Como que quem trabalha profissionalmente recebe esses "modismos fotográficos"?
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:06:36
vivendo e aprendendo.. eu ainda não tinha visto sites/profissionais especializados nesse tipo de trabalho. Tem umas imagens que são bem legais no segundo link. Acredito que pra todas as áreas tem lugar para o bom gosto e a criatividade na medida certa. Hoje mesmo, com toda profusão de câmeras, tem espaço para bons profissionais que seja por talento, seja por equipamento ou a junção de ambos, conseguem resultados que um amador jamais conseguiria.



Jaime M.S

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:49:59
Eu acredito que seja a evolução e diferenciação, como o Newborn, até uns anos atrás não se via, agora virou febre, o pessoal hoje em dia ta usando o mesmo tipo de tratamento de imagens pra tudo, o Vintage, Washed style, vejo gente colocando flare falso, haze light falsa, com actions de photoshop que se tornam ridículas, tipo um dia nublado com um haze light, totalmente sem noção, esses efeitos são bonitos quando se consegue naturalmente, na câmera, é o que sempre tento. Eu antigamente adorava trabalhar com flashes, estilo Adriano Gonçalves, hoje prefiro mais a luz natural, mais estilo Nei Bernardes e Daniel Aguilar, mas é óbvio, ambos pesam a mão no tratamento, lapidam a imagem, quem já foi no WS deles sabe hehe.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2015, 17:56:05
Eu acho que para fazer trabalhos assim, a pessoa tem que ter muita noção de iluminação, e principalmente de artes gráficas.
Só que me pergunto... será que essas fotos, em alguns anos, não serão o que o cut-out é hoje para a gente (o cúmulo do brega)?

Não sei se eu ia querer ver um um ensaio gestante meu daqui uns 20 anos, por exemplo, comigo de vestidão esvoaçante, florzão na cabeça e raios de luz sobre mim. Ou com um cenário do Senhor dos Anéis logo atrás...  :hysterical:
« Última modificação: 24 de Novembro de 2015, 17:56:51 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Jaime M.S

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2015, 18:15:08
Eu acho que para fazer trabalhos assim, a pessoa tem que ter muita noção de iluminação, e principalmente de artes gráficas.
Só que me pergunto... será que essas fotos, em alguns anos, não serão o que o cut-out é hoje para a gente (o cúmulo do brega)?

Não sei se eu ia querer ver um um ensaio gestante meu daqui uns 20 anos, por exemplo, comigo de vestidão esvoaçante, florzão na cabeça e raios de luz sobre mim. Ou com um cenário do Senhor dos Anéis logo atrás...  :hysterical:


 :hysterical: Pior que é verdade, prefiro criar fotos atemporais, que daqui 20 anos não será uma coisa brega, no máximo uma coroa de flores, recomendo roupas de cores neutras, maquiagem básica e nada muito modinha, mas se eles querem o contrário, fazer o que? kkkk


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2015, 18:35:04
eu gosto de alguns trabalhos nessa linha, principalmente quando há uma ótima produção de figurino combinando com o ambiente e um uso criativo da luz.

porém, nao curto manipulação digital exagerada, tipo inclusão de elementos na composição e etc. nesse sentido, sou bem purista.

e quanto ao fato de ficar brega daqui uns anos, tirando os trabalhos mais geniais e que acabam se tornando atemporais, quase tudo que é velho fica brega, rs
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2015, 19:00:46
Podem jogar pedra mas eu adoro esta linha.

É claro que tem aqui e ali uma edição meio forçada, mas o espírito do trabalho me agrada muito.

E vou além, se houver algum WS especializado nesta técnica podem me informar que tenho todo interesse.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 24 de Novembro de 2015, 19:28:20
Cris, um dos (se não o mais) fotógrafos mais caros de Sorocaba, trabalha exatamente nessa linha do segundo exemplo que você postou (achei até que tinha visto uma foto dele ali, mas fui conferir no face dele e é apenas muito parecida), e o cara tem trabalho todo santo sábado, e já andou fazendo eventos até fora do Brasil, o seu diferencial é exatamente esse tipo de fotografia.

O cut-out, nós fotógrafos achamos brega, mas as noivas adoram, mas adoram mesmo, faça uma lamina inteira com um cut-out e veja a reação dela quando você mostra.

Temos que ficar atento ao que funciona com o cliente se quisermos não ser mais um na multidão, eu não gosto dessas modinhas, mas estou mudando minha visão quanto ao mercado, por que a fotografia está sucumbindo, e vai ficar no mercado quem oferecer o diferente (óbvio que algo bem feito).


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #8 Online: 24 de Novembro de 2015, 20:09:11
Está na moda e tem demanda para isso.
Um dia até pensei em fazer ensaios para "cosplayers", devido a escassez de ofertas neste ramo. Só não entrei de cabeça pq, assim como vc, a fotografia não é a minha principal ocupação.


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #9 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:25:05
Eu não curto muito... mas tem demanda, pelo menos por enquanto que é moda!
Hoje em dia vejo que a tendência está fazendo com que a fotografia seja 25% equipamentos, 25% técnica e 50% o pós! Tem gente que vai dizer que não... mas pega um equipamento bacana, e entrega uma foto para o cliente sem tratamento nenhum para ver se ele vai gostar!

Estou começando a estudar Ps justamente pela tendência... que tem mercado e podes fazer um diferencial... 2, 3 fotos em um ensaio... no final isso acaba tendo um retorno para vc!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:50:37
Eu pessoalmente não gosto, profissionalmente não ofereço porque não tempo para me dedicar a produção de um ensaio assim.
Acho que é passageiro, produção demais cansa rapido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2015, 22:44:45
Achei o australiano legal, simples e criativo, porém o nacional tosco, fotos normais (algumas ruins) com efeitos pra disfarçar. Mas não duvido que isso atraia bastante clientela.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2015, 07:52:25
Podem jogar pedra mas eu adoro esta linha.

É claro que tem aqui e ali uma edição meio forçada, mas o espírito do trabalho me agrada muito.

E vou além, se houver algum WS especializado nesta técnica podem me informar que tenho todo interesse.

O cara do primeiro link oferece WSs de fotos desse tipo.  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2015, 07:57:27
Então, justamente...
Deve existir muita, procura, senão a oferta não cresceria tanto.
Não se busca mais "fotografia", se busca "arte digital".

Não sou puritana não, nada contra manipulação digital. Ainda mais se estão pagando por esse tipo de trabalho.
Não gosto muito do brega, mas se há quem gosta...  :hysterical:

Como não sou profissional, fico me perguntando como é para quem atua na área acabar tendo que se enquadrar nesse tipo de estilo, mesmo não gostando do resultado.  :ponder:
E me pergunto se eu teria saco para me tornar profissional. Acho o mercado da fotografia muito complicado.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 25 de Novembro de 2015, 10:27:45
A fotografia é um campo imenso e pode ser encarada de diversas formas, como uma forma de arte e expressão, de registro documental, e claro que também como uma forma de comércio. Assim faz todo sentido que os fotografos ofereçam o que as pessoas estão dispostas a pagar independente do modismo. E essa é a grande diferença entre um hobista e um fotógrafo profissional, enquanto o primeiro pode avaliar um estilo de fotografia apenas pelo seu valor artistico/estético, o profissional tem de pagar todas as suas contas no final do mês com o que ganha da fotografia mesmo que algumas vezes o resultado possa ser descrito como kitsch.

Pessoalmente acho exagerado, mas algumas imagens ficam muito bonitas. Meio oníricas, mas sonhar de vez em quando faz bem...
5D IV e alguns vidros