Autor Tópico: (Ganhando de presente)... Valor modesto... Qual lente pedir?  (Lida 2702 vezes)

mgatti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Online: 24 de Novembro de 2015, 20:31:49
(Pessoal, eu me apresentei aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116277.0)

Então, agora estou com uma T5 que veste 18-55mm, uma 50mm 1.8 STM e uma 28-80mm. Pra cobrir evento tá dando bem, mas acho a nitidez de TODAS muito, muito a desejar  :(

Uma pessoa muito querida me disse pra escolher uma lente que ele iria me dar de presente!
 :wub: :wub: :wub: :wub: :wub: Mas sem abusos, é alguém que eu prezo muito e mesmo que possa pagar, não queria nada muito caro.

Numa faixa de preço de até no máximo 1200, tem algo que eu poderia fazer? Não sei que alternativas teria nessa faixa de preço. Porque parece que tem um belo "intervalo" de valor entre as minhas e as que estão acima...

Eu tinha visto a 85mm 1.8 STM, mas ela tá por 1.400.

Me sugeriram a Tamron 17-50 2.8 mas como meu equipamento é limitado e eu ainda não tenho um giro, acho melhor não ficar dependente de uma única lente cara, por enquanto. E ela é muito cara pra eu pedir, também. 

Tem alguma alternativa interessante que eu não esteja enxergando, por favor?
T5, 18-55mm, 28-80mm, 50mm 1.8/USM. Uma bateria e um cartão de 32. (Me deixem, quando tiver mais coisa daí eu omito esses haha)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:00:19
Você tem que conseguir ótimos resultados com a 50 1.8 STM. Se mesmo com essa lente não tiver os resultados que espera, o problema está na técnica que está usando. Mesmo não tendo um AF primoroso, essa 50 1.8 é ótima.

Posta umas fotos aqui para podermos lhe ajudar.

Eu venderia as suas duas lentes zoom e pegaria uma Tamron 17-50 2.8 se realmente precisa de zoom. Se vai partir para a área de eventos, siga com uma zoom ou dois corpos com duas lentes primes.

Pense como dica também na EF-S 24 2.8 STM. Excelente lente e super compacta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mgatti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:11:40
Puxa, Thales.. Não sei, eu sou uma pessoa super crítica, quanto mais eu olho para as imagens, mais elas me parecem ruins. Até evito olhar muito tempo porque na minha cabeça elas vão ficando cada vez piores  :aua:










T5, 18-55mm, 28-80mm, 50mm 1.8/USM. Uma bateria e um cartão de 32. (Me deixem, quando tiver mais coisa daí eu omito esses haha)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:26:15
Se você não acha a 50mm nitida a partir de f/2.0 acho melhor desistir da canon rsrsrsrs

Qual a velocidade usada nas fotos que vc nao acha nitida?
Na maioria das vezes ou é erro de foco ou baixa velocidade a falta de nitidez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:32:33
Olha.... Vendo suas fotos, não está de tudo ruim, pelo contrário. O que eu percebo é que a nitidez pode estar faltando por inconsistência no foco, ou as pessoas se mexeram depois que você cravou o foco ou pode ser velocidade baixa.

Procure deixar o mais firme possível a mão e usar velocidades acima de 1/125 com a 50 1.8 STM.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mgatti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 56
Resposta #5 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:35:24
Vou ver onde deixei a velocidade dessas, pessoal.
 
T5, 18-55mm, 28-80mm, 50mm 1.8/USM. Uma bateria e um cartão de 32. (Me deixem, quando tiver mais coisa daí eu omito esses haha)


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 24 de Novembro de 2015, 21:42:49
Vou ver onde deixei a velocidade dessas, pessoal.
Se tiver conta no Flickr fica mais legal para espiarmos as suas fotos e ver o EXIF.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2015, 00:06:18
Lembrando também que a 50 1.8 fica bastante soft quando utilizada na abertura máxima. Mesmo a STM, que é mais moderna, manteve essa característica. Se quer nitidez com ela, use aberturas acima de 2.0/2.2  :ok:
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2015, 09:22:10
Já disse no outro tópico, e digo agora: Venda as duas zooms, complete o presente e compre uma 17-50 2.8.

Por muito tempo, foi minha única lente.

Fazia DE TUDO com ela. Casamentos, ensaios, formaturas... Pode abraçar que não tem erro.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2015, 11:45:58
Bom dia mgatti,

Vi sua resposta num tópico onde alguém pedia comparações entre Sony e Canon e você disse sentir falta da nitidez que tinha na Sony Nex. Essa resposta me deixou com uma pulga atras da orelha, mas não falei nada pois desviaria do tema do tópico (e acho que já fiz muito disso por aqui). Agora que você abriu este sobre suas lentes, posso comentar.

Se não estou enganado, você utilizava a lente 18-55mm na Sony Nex. Eu nunca testei ela, mas pelo que vi na internet, ela não é muito diferente da 18-55mm das DSLR Sony, que usei bastante. Hoje eu tenho uma Canon com 18-55mm STM e te falo, é superior que a da Sony. Comparando com a 50mm f/1.8 então a diferença é enorme. Tem que ter alguma coisa errada ai.
Qual é a sua versão da Canon 18-55mm? Duas coisas que você pode estar tendo dificuldades é a menor profundidade de campo que a abertura maior da 50mm te proporciona e a falta do estabilizador de imagem.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2015, 11:47:09 por Leo P »


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2015, 11:54:36
Já disse no outro tópico, e digo agora: Venda as duas zooms, complete o presente e compre uma 17-50 2.8.

Eu ia dizer justamente isso  :ok:
Passei anos usando uma Tamron 17-50, que por sinal é uma lente excelente e um bom custo-benefício.

Também queria ganhar lente de presente  8-), mas eu sou um 'pouquinho" mais gananciosa  :assobi:
=> Essa coisa linda aqui
« Última modificação: 25 de Novembro de 2015, 12:36:54 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2015, 11:54:40
Não vi nada de anormal na nitidez das fotos, não da pra analisar a nitidez na tela com crop de 150%, vai quadricular e o ISO também influência na nitidez da foto. Eu se fosse você venderia suas lentes e "pediria" (completando o valor) uma 17-50 2.8 e ficava ainda com a 50 1.8 (embora vá usar pouco tendo a 17-50).

Vc não vai ficar dependente de uma lente apenas, vc tem 4 lentes fixas 2.8 em uma só. 17mm, 24mm, 35mm e 50mm. Faço de tudo com a minha e nunca me deixou na mão. Usada acha-se por uns R$1200. Ou uma boa opção pra complementar a 50mm é a 24mm 2.8 STM que o Thales citou, mas não espere um bokehzão igual o da 50mm devido a pequena distância focal.

Existe outros fatores que influenciam a nitidez da sua foto, a 50tinha tem fama de ser ótima em f/2.8, eu comprovei isso esses dias (nunca havia fotografado com uma antes) e me surpreendi com ela a partir de f/2.5.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 25 de Novembro de 2015, 12:05:33
Cara, a nitidez das fotos está otima. Talvez a única coisa que vi é que talvez, pelo uso de grande abertura da 50mm, vc ache que as fotos não estão nítidas pela baixa profundidade de campo. Mas de qualquer forma não há nada de errado com elas.

Faz o seguinte com a 50mm. Fotografa com ela em f/5.6, depois em f/4, f/2.8 e f/1.8 e diz o que vc acha aceitável de nitidez com ela. Não esqueça de usar, no mínimo, 1/160 de velocidade.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 25 de Novembro de 2015, 12:21:22
Também não vi nada de errado com as fotos. Algumas estão soft por DOF muito curto sem necessidade, como a primeira, onde o olho da menina está com foco cravadíssimo, mas devido ao DOF curto, o restante da imagem fica "xoxo", e como não está isolando o fundo, poderia usar tranquilamente um f/4 ou f/5.6 que teria uma imagem fantástica. Outras estão com o plano de foco errado, como a segunda imagem, que parece estar com foco no ombro do rapaz. Já a terceira está perfeita.

De qualquer modo, veja que essas variações que comentei estão ligadas a sua técnica. É claro que uma lente melhor (e mais cara) pode trazer mais nitidez (em alguns casos), bokeh mais bonito, etc, mas o que se consegue fazer com a cinquentinha STM já não deveria ser desculpa para querer uma melhor.

Voltando a pergunta inicial, se vai pedir algo de presente, peça a Tamron 17-50. É uma lente extremamente honesta, muito barata pela qualidade de imagem que entrega. Consegue garimpar alguma importada nova por menos de 1500 reais, ou alguma usada na casa dos mil reais. De quebra, poderia vender todas as outras zooms que possui hoje! Ou então, você mesma poderia fazer essa troca (vender as zooms e comprar a Tamron) e pedir de presente alguma outra lente mais específica, como a 85mm f/1.8, que também se consegue por cerca de mil reais usada. Ou então uma 10-18mm, caso queira brincar com ângulos diferentes. Fora a 24mm pancake que já indicaram... Enfim, tem bastante opção...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2015, 14:02:44
Achei a ultima foto com nitidez muito boa, apenas cores apagadas. Talvez nesse dia a luz não estivesse te ajudando ou céu nublado.

E nem sempre dá pra partir de uma velocidade elevada do obturador com f/2.8. Mesmo sendo uma lente clara, a 50mm 1.8 é muito sensível a variações de luz. Na minha T3i o fotômetro varia bastante com ela. Outra coisa é usar um tripé. Acho que ajuda demais.