Autor Tópico: Dúvidas sobre ISO abaixo de 100  (Lida 3826 vezes)

Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Novembro de 2015, 18:57:09
Prezados,

Uma coisa que me ocorre, especialmente quando fotografo em dias muito claros, é por que motivo as DSLRs não permitem a redução do ISO do forma consistente (sei lá, algo em torno de 4 a 5 pontos abaixo do ISO 100)?

Para mim seria uma mão na roda poder usar lentes claras bem abertas em um dia claro. Agora, imaginem por exemplo o fotografo comprar uma 200mm f2, morrer de vontade de "explodir" o fundo e ficar limitado a:

- Filtros de densidade neutra (respeito quem usa mas evito ao máximo)
- Horários em que a incidência solar é mais amena (embora em termos de qualidade da luz seja bem bacana)
- E a um obturador que, no caso das Nikons, opera em 1/250 com flash.

Algum fera saberia me iluminar com uma resposta consistente?


Na oportunidade, alguém conhece algum material/teste/ análise sobre a qualidade da imagem quando usamos o ISO mais baixo que o base da câmera?

É sabido por todos que ISOs elevados apresentam alguns problemas na imagem (embora hoje possamos usá-los de forma incrivelmente alta e com qualidade) mas, na prática, não me recordo de ter percebido perda ao usar por exemplo L 1.0.

Para mim seria maravilhoso poder usar um ISO L 4.0 por exemplo. Será que sou só eu nessa intenção?

Sendo assim, fico a me perguntar por que as fabricantes não resolvem este problema (que até acho que não deve ser tão complicado tecnologicamente) ou apresentam alguma outra solução, como permitir operar com flash em velocidades bem maiores que 1/250 (este sim penso que já pode ser um problema)?

Certamente eu compraria uma câmera que oferecesse esta possibilidade.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2015, 19:04:27
Se você estiver usando raw, dá pra sobrexpor e ajustar pra baixo na pós. Efetivamente você estaria aumentando o sinal em relação ao ruído, e tirando fotos com um ISO mais baixo. O único limite é a capacidade do seu sensor de recuperar altas luzes.


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2015, 19:12:39
escrevi um monte sem ter lido direito a sua dúvida,  :aua:
como não sei como apaga, só tô editando o texto aqui para dizer que torço pela resolução da sua dúvida em tempo breve!  :ok: :ok: :ok: :ok:
« Última modificação: 26 de Novembro de 2015, 19:15:29 por adrianof14 »
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2015, 19:12:58
ou apresentam alguma outra solução, como permitir operar com flash em velocidades bem maiores que 1/250 (este sim penso que já pode ser um problema)?

Certamente eu compraria uma câmera que oferecesse esta possibilidade.

Mas não é exatamente isso que conjunto câmeras + flash com HSS (high speed sync) fazem?


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2015, 19:13:41
Bucephalus,

Obrigado pela resposta.

Eu sempre fotografo em RAW e estou confortável com o limite de meu sensor (que até acredito estar folgado entre os melhores do mercado), mas este não é o ponto aqui (por favor não me entenda mal, ok?).

Se tiver alguma ideia sobre as minhas questões será um prazer aproveitar a sua contribuição.

 :ok: :ok:

Forte abraço.

D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2015, 19:17:17
Mas não é exatamente isso que conjunto câmeras + flash com HSS (high speed sync) fazem?

Cristiano Soares, eu também uso Alien Bees, logo HSS não vai resolver. Mesmo usando Speed Light, carecerei de rádio que o permita e não estou bem certo de poder usar a potência que usaria em full power e com a mesma performance.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2015, 21:14:50
Bucephalus,

Obrigado pela resposta.

Eu sempre fotografo em RAW e estou confortável com o limite de meu sensor (que até acredito estar folgado entre os melhores do mercado), mas este não é o ponto aqui (por favor não me entenda mal, ok?).

Se tiver alguma ideia sobre as minhas questões será um prazer aproveitar a sua contribuição.

 :ok: :ok:

Forte abraço.

Minha resposta é congruente com a sua pergunta. Se o limite mínimo do seu sensor é ISO 100, você pode sobre expor a imagem ("expor para a direita" é como alguns chamam) e depois puxar o raw pra baixo. Efetivamente você vai estar criando ISO 50 dependendo do quanto puxar.

https://en.wikipedia.org/wiki/Exposing_to_the_right
http://digital-photography-school.com/exposing-to-the-right/
https://photographylife.com/exposing-to-the-right-explained

E a maioria das DSLRs não oferecem ISO abaixo de 50 porque isso seria inútil pra maioria dos usuários. Somente alguns fotógrafos precisam de ISO muito baixo, e eles compram digitais de médio formato que em alguns casos podem chegar a ISO 25 e utilizam no estúdio com luz controlada. Ao mesmo tempo, DSLRs conseguem ter velocidades de obturador baixíssimas, como 1/8000, então é muitas vezes possível usar uma lente clara totalmente aberta em um dia de sol sem muitos problemas, em especial se você expor pra direita.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #7 Online: 27 de Novembro de 2015, 00:10:10

E a maioria das DSLRs não oferecem ISO abaixo de 50 porque isso seria inútil pra maioria dos usuários.

Acho que a limitação é tecnológica, afinal várias câmeras possuem o modo estendido que permite selecionar um ISO 50 "simulado" que é igual ao 100 subexposto via software, ou seja, se tem é pq existe a demanda e se é "falso" é pq a tecnologia não permite. É só ver as primeiras digitais que começavam em 200.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Novembro de 2015, 02:16:14
Acho que a limitação é tecnológica, afinal várias câmeras possuem o modo estendido que permite selecionar um ISO 50 "simulado" que é igual ao 100 subexposto via software, ou seja, se tem é pq existe a demanda e se é "falso" é pq a tecnologia não permite. É só ver as primeiras digitais que começavam em 200.

Sim, existe um limite tecnológico de quanta luz um fotodiodo pode absorver e o processador pode converter, mas essa não é uma questão que os engenheiros estão empenhados em resolver pois só iria beneficiar uma parcela pequena dos usuários. Algo que seria mais útil para a maioria é aumentar a qualidade do sinal em altas sensibilidades, e é nisso que eles tem se concentrado nos últimos anos ao ponto de hoje existirem câmeras com ISO na casa dos 6 dígitos.

Se o fotógrafo quer usar uma lente f/2 totalmente aberta na luz do dia (como eu já usei) é só colocar em ISO 100 ou 50 e uma abertura rápida tipo 1/4000 ou 1/8000. Se ainda assim estiver passando muita luz o fotógrafo pode usar um filtro ND ou sobre expor 1 ou 2 pontos e puxar de volta no raw.


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #9 Online: 27 de Novembro de 2015, 11:51:57
tópico bastante interessante.

marcando.



Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 27 de Novembro de 2015, 11:55:22
Bucephalus,


Como você faz para usar flash* em 1/8000?

* - Em full power
   - Strobe
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 27 de Novembro de 2015, 13:40:19
Pessoal não entendeu, criei até um tópico correlato  perguntando sobre filtro ND.

O nosso colega, assim como eu, quer fotografar com sua lente clara em plena luz do dia usando flash de preenchimento.
Obrigatoriamente nossa maior velocidade é 1/200 e iso 100.
Sobra só a abertura para fazer a fotometria correta, que geralmente dá f/11, f/16, estourando o fundo f/8.
Bem longe de um f/2 ou f/1.4.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 27 de Novembro de 2015, 13:54:24
Sendo assim, fico a me perguntar por que as fabricantes não resolvem este problema (que até acho que não deve ser tão complicado tecnologicamente) ou apresentam alguma outra solução, como permitir operar com flash em velocidades bem maiores que 1/250 (este sim penso que já pode ser um problema)?

Certamente eu compraria uma câmera que oferecesse esta possibilidade.

Tem certeza? Tal câmera existe, mas eu não compraria!

http://www.bhphotovideo.com/c/product/893189-REG/Hasselblad_H5D_40_DSLR_Camera_With.html

Max Sync Speed: Flash can be used at all shutter speeds.

You Pay: $13,495.00  :eek: :D

Falando sério, se não quiser usar filtro ND, acho que o jeito seria pegar uma câmera com leaf shutter. A única que tem esse recurso e que não é médio formato, das que me lembro, é a X100S. E ela tem filtro ND embutido:

http://www.mikekobal.com/strobists-delight-the-leaf-shutter-advantage-of-the-fuji-x100s/
D600 - E-M10


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2015, 13:56:10
Pessoal não entendeu, criei até um tópico correlato  perguntando sobre filtro ND.

O nosso colega, assim como eu, quer fotografar com sua lente clara em plena luz do dia usando flash de preenchimento.
Obrigatoriamente nossa maior velocidade é 1/200 e iso 100.
Sobra só a abertura para fazer a fotometria correta, que geralmente dá f/11, f/16, estourando o fundo f/8.
Bem longe de um f/2 ou f/1.4.

Acho que ai nesse caso ou utiliza o filtro ND ou uns dois flashs em HSS.

O porque de não investirem em ISO baixo eu não faço ideia. Talvez por questões mercadológicas mesmo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 27 de Novembro de 2015, 17:30:37
Só pra lembrar, a anciente Nikon D40 tinha sincronia de flash até 1/500.  :assobi: