Autor Tópico: Ensaio Externo com fixas  (Lida 2883 vezes)

erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Online: 28 de Novembro de 2015, 15:52:10
Olá, estou para fazer um ensaio de casal e um de família somente com uma Canon 50mm 1.8 e uma 24mm 2.8 stm, sempre fiz com lentes zoom, o lugar onde serão tiradas as fotos é público e distância não será problema. Gostaria de saber se alguém encontrou alguma dificuldade que gostaria de compartilhar ou cuidado que é preciso ter. Valeu.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2015, 17:52:08
Eu sempre faço ensaios externos com fixas, é bem confortável pois dá pra se movimentar à vontade e não tem preocupação em perder alguma foto por falta de zoom. Vai tranquilo. Só resista à tentação de usar aberturas grandes o tempo todo, algumas cenas pedem profundidades de campo maiores...


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2015, 22:32:58

Eu sempre faço ensaios externos com fixas, é bem confortável pois dá pra se movimentar à vontade e não tem preocupação em perder alguma foto por falta de zoom. Vai tranquilo. Só resista à tentação de usar aberturas grandes o tempo todo, algumas cenas pedem profundidades de campo maiores...

Isso aí!


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2015, 22:37:58
Obrigado pelas respostas, Humberto Yoji você utiliza duas câmeras ou troca as lentas na hora?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2015, 23:34:24
Obrigado pelas respostas, Humberto Yoji você utiliza duas câmeras ou troca as lentas na hora?

Antes usava duas câmeras, agora uso uma só e vou trocando as lentes. Mas acostumei a trocar bem rápido, já deixo elas sem as tampas nos estojos de cintura e aprendi a tirar a lente da câmera com uma mão só. Em menos de 2 segundos consigo trocar de lentes.


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2015, 11:29:42
A troca de lentes durante eventos é super tranquila, só cuida com o vento no caso de ensaios externos e boa!!!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2015, 16:11:40
Acho que vc só tem a ganhar fazendo ensaio externas com fixas. Sobretudo com essa dupla, minha preferida (aproximadamente 35mm/85mm equivalente).


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2015, 16:53:04
se já tem costume com fixas e ficar se movimentando vai ser tranquilo... como já disseram, cuidado com o vento na troca de lente.... já tive problema usando lente mecânica e não conseguir foco em alguns momentos e precisar repetir
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #8 Online: 29 de Novembro de 2015, 22:14:03
Antes comecei com zoom!! tudo bem tinha bastante versalidade mas me deixava na zona de conforto, parti para as fixas, as minhas primeiras foram justamente essas que vc citou.

Hoje para mim usar fixas em ensaio é bem melhor pois nao me deixa parado, sempre um passo pro lado, pra tras, pra frente, explorando mais os ângulos e buscando novas perspectivas.



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 29 de Novembro de 2015, 22:37:47
Dá pra fazer na boa. Acho que precisa se preocupar bastante com a iluminação além da direção artística.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2015, 11:19:41
Antes usava duas câmeras, agora uso uma só e vou trocando as lentes. Mas acostumei a trocar bem rápido, já deixo elas sem as tampas nos estojos de cintura e aprendi a tirar a lente da câmera com uma mão só. Em menos de 2 segundos consigo trocar de lentes.

Humberto, que tal um vídeo tutorial ensinando essa técnica jedi de troca de lente? ;)
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Daniela Alves

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.451
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2015, 11:51:50
Eu tinha me acostumado a fazer com zoom por achar mais "fácil", pensar em fazer com fixa dava até um medinho. Mas sábado fiz um apenas com uma lente fixa e foi até tranquilo, chega a ser legal porque você percebe o quanto fica acomodado e as vezes até se limita usando só zoom. Achei a qualidade mais satisfatória e quase não perdi foto por foco, o que acontecia bem mais com a zoom.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2015, 12:24:16
Humberto, que tal um vídeo tutorial ensinando essa técnica jedi de troca de lente? ;)

Ahahaha, vídeo não sei, mas posso tentar explicar. Eu uso uma alça de ombro estilo black rapid, daí a câmera fica do lado direito do meu corpo, virada de ponta-cabeça. Seguro a lente com a mão direita e, com o polegar direito, aprto o botão de soltar a lente. Daí é só girar a lente e tirar. Com a mão esquerda, já tiro a nova lente da bolsa da cintura, coloco a primeira lente na bolsa e aí, com as duas mãos, encaixo a nova lente na câmera. Treinei bastante em casa antes de colocar em prática, consigo fazer o processo bem rápido. Mas tem que ser muito cuidadoso.

 :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2015, 12:41:05
Parabéns. A bolsa na cintura parece que faz tudo funcionar mais facilmente.

Uso mochila e é uma novela fazer todo processo. Em trilhas no mato ou na rua então... Muitas vezes recorro à colocá-la no chão pra ajudar.

Já especificamente quanto a troca de lente, minha luta é em expor o mínimo possível o sensor aberto, já que não trabalho tanto contra o tempo como em eventos. Com a câmera na alça no pescoço afrouxo a lente da câmera sem retirá-la (segura bem se não rosquear toda), retiro a tampa da lente reserva e tento nas mãos mesmo fazer a trocar. As vezes sai rápido, as vezes me embanano um pouco recolocando a tampa na lente substituída.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2015, 13:41:30
A bolsa na cintura parece que faz tudo funcionar mais facilmente.


Uso dois dessas estojos na cintura:




Já especificamente quanto a troca de lente, minha luta é em expor o mínimo possível o sensor aberto, já que não trabalho tanto contra o tempo como em eventos. Com a câmera na alça no pescoço afrouxo a lente da câmera sem retirá-la (segura bem se não rosquear toda), retiro a tampa da lente reserva e tento nas mãos mesmo fazer a trocar. As vezes sai rápido, as vezes me embanano um pouco recolocando a tampa na lente substituída.

Não tenho tanta paranoia com a câmera aberta. Se fizer a troca rápido, serão 2s ou menos com o sensor "exposto". Volta e meia eu faço uma limpeza preventiva, mas nunca sujou a ponto de comprometer. Mas, de qualquer forma, tento ser sempre o mais rápido possível.

Eu guardo as lentes nos estojos já sem as tampas. Claro que o risco de sujar é maior, mas agiliza demais o processo. Deixa os estojos abertos, as lentes com o parassol para fora, também facilita na troca.

 :)