Autor Tópico: Dúvidas sobre ISO abaixo de 100  (Lida 3852 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 27 de Novembro de 2015, 17:59:25
Acho que ai nesse caso ou utiliza o filtro ND ou uns dois flashs em HSS.

O porque de não investirem em ISO baixo eu não faço ideia. Talvez por questões mercadológicas mesmo.

No meu caso, achei que filtro ND era mais barato.
Mas depois de ver o preço de um filtro bom, que não tenha muito color cast e não tire nitidez. E ainda de ter que comprar 3 filtros (para 35mm, 50mm e 85mm), ou um kit lee da vida.

Acho que comprar outro YN 568 e 3 radios TTL vai sair mais barato.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Novembro de 2015, 18:34:28
Vangelism,

Ja fiz sessão de fotos em que usar dois Speed Lights de numero guia 58 (YN 565EX e SB 910) ao mesmo tempo dentro do softbox não deram conta de empurrar.

Lembrando que para alguns bastaria chegar a fonte de luz mais perto do rosto da noiva mas lembro que, pelo ISL, os pés dela estariam bem mais escuros.

Se esta for a proposta, manter toda a noiva bem exposta, não estou bem certo de que dois flashs em HSS vão resolver a empreitada.

Kokimoto,

Não só pelo preço (beeem salgadinho) mas as médio formato não devem ser assim as mais indicadas para sessões de fotos externas (naquela correria danada, com um monte de cenas em pouquíssimo tempo). Será que são?


Enfim, a minha proposta foi mesmo a de provocar a turma e também a de ver se eu havia deixado escapar alguma solução.

O fato é que, ao menos para mim, uma câmera com vários Pontos de ISO abaixo de 100 seria muito interessante.

 :ok: :ok:
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #17 Online: 27 de Novembro de 2015, 21:43:19
Soprani, a citacao às medio formato foi so zoeira kkk

Mas a x100s com leaf shutter parece um bom jeito de contornar o problema! O que achou do link que postei sobre ela? Vc se imagina trabalhando daquele jeito? O unico porem eh ter de trabalhar apenas no 35mm (equiv).

Acho que iso base = 6 nao eh fabricado por questao de mercado mesmo, como falaram. Muito pouca gente usaria, e os isos altos sofreriam por tabela.
D600 - E-M10


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #18 Online: 27 de Novembro de 2015, 22:17:24
Prezados,

Uma coisa que me ocorre, especialmente quando fotografo em dias muito claros, é por que motivo as DSLRs não permitem a redução do ISO do forma consistente (sei lá, algo em torno de 4 a 5 pontos abaixo do ISO 100)?

Para mim seria uma mão na roda poder usar lentes claras bem abertas em um dia claro. Agora, imaginem por exemplo o fotografo comprar uma 200mm f2, morrer de vontade de "explodir" o fundo e ficar limitado a:

- Filtros de densidade neutra (respeito quem usa mas evito ao máximo)
- Horários em que a incidência solar é mais amena (embora em termos de qualidade da luz seja bem bacana)
- E a um obturador que, no caso das Nikons, opera em 1/250 com flash.

Algum fera saberia me iluminar com uma resposta consistente?


Na oportunidade, alguém conhece algum material/teste/ análise sobre a qualidade da imagem quando usamos o ISO mais baixo que o base da câmera?

É sabido por todos que ISOs elevados apresentam alguns problemas na imagem (embora hoje possamos usá-los de forma incrivelmente alta e com qualidade) mas, na prática, não me recordo de ter percebido perda ao usar por exemplo L 1.0.

Para mim seria maravilhoso poder usar um ISO L 4.0 por exemplo. Será que sou só eu nessa intenção?

Sendo assim, fico a me perguntar por que as fabricantes não resolvem este problema (que até acho que não deve ser tão complicado tecnologicamente) ou apresentam alguma outra solução, como permitir operar com flash em velocidades bem maiores que 1/250 (este sim penso que já pode ser um problema)?

Certamente eu compraria uma câmera que oferecesse esta possibilidade.

Já existem. Mas custa caro. Como já comentaram aqui chama-se O High Speed Sync. Com flash remoto todos funcionam com flash de estúdio custa caro. A Broncolor tem, a Profoto tem, mas é a partir de U$$ 2.500 + uma caralhada de acessórios.

Hoje eu trabalho com 2 SB's em full power pra usar meus rádios em HSS com até 1/8000. O problema é com o sol do meio dia, os SB's faltam em potência... precisa ao menos uns 600w pra dar um preenchimento e uns 800w (óbvio que vai depender de quanta luz tem no ambiente) pra usar como luz principal e escurecer o fundo no obturador (Hss). Tudo isso pra usar a 50mm em f1.4 hehehe

Tem equipamento para todas as necessidades... mas custa muita grana.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2015, 22:18:33 por C. Ferrari »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #19 Online: 28 de Novembro de 2015, 00:00:04
A Nikon D70s tem sync speed a 1/500 de velocidade.

Cameras em geral sao para uso ou fotografos que fazem trabalhos mais gerais. Qualquer trabalho mais especifico nao tem jeito, vc tera que ter uma camera mais dedicada para tal trabalho.

No caso, para fotos em f/1.8 ou maior, com luz de flash de preenchimento, vc tera o que precisa com camera de filme, onde vc pode usar filme ISO 50 ou ISO 25. E se precisar pode puxar o filme para ISO 15 ou menor.

Para sync speed 1/500+ vc acha em Medio formatos com folga.

Nao adianta. Nao existe ferramenta perfeita. O negocio eh ir atras da ferramenta que vc precisa e fim. Ou se adaptar com o que tem, mesmo que a contra gosto, como filtros ND por exemplo.

Eu ate acho bom nao existir a camera que faca tudo. Para mim, quanto mais dedicado uma ferramenta melhor, pq mais focado vc fica ao resultado que procura obter, sem distracoes e duvidas quanto opcoes que a camera oferece.

Por exemplo, quando quero fazer fotos na vertical eu uso a camera que so faz fotos panoramicas. Quando estou com ela na mao nao fico vendo ou na duvida qual o melhor enquadramento. Ela so faz panoramica na horizontal entao onde estiver e o que eu estiver fazendo, com essa camera na mao eu tenho que dar um jeito de fazer o melhor em panoramico horizontal. Para fotos na vertical uso outra camera 6x9. Que apesar de ser possivel de faser tambem fotos na horizontal ela acaba nao sendo a opcao para enquadramento horizontal, afinal de contas, quase sempre a outra camera panoramica eh melhor para uso, entao nao ha o que pensar, nao handuvidas, nao ha distracoes.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 00:10:03 por C R O I X »


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #20 Online: 28 de Novembro de 2015, 07:55:42


Para mim seria uma mão na roda poder usar lentes claras bem abertas em um dia claro. Agora, imaginem por exemplo o fotografo comprar uma 200mm f2, morrer de vontade de "explodir" o fundo e ficar limitado a:

A maioria dos filtros de 52mm podem ser inseridos na parte de trás dessa lente, inclusive um ND.

No caso de lentes normais, pra não gastar muito com filtros de diferentes tamanhos, você compra um bom filtro de 77mm e usa adaptadores step-up nas lentes com rosca de diâmetros menores, e um parasol genérico pra complementar.

Pra tudo tem solução.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #21 Online: 28 de Novembro de 2015, 09:22:35
Prezados,

Uma coisa que me ocorre, especialmente quando fotografo em dias muito claros, é por que motivo as DSLRs não permitem a redução do ISO do forma consistente (sei lá, algo em torno de 4 a 5 pontos abaixo do ISO 100)?

Para mim seria uma mão na roda poder usar lentes claras bem abertas em um dia claro. Agora, imaginem por exemplo o fotografo comprar uma 200mm f2, morrer de vontade de "explodir" o fundo e ficar limitado a:

- Filtros de densidade neutra (respeito quem usa mas evito ao máximo)
- Horários em que a incidência solar é mais amena (embora em termos de qualidade da luz seja bem bacana)
- E a um obturador que, no caso das Nikons, opera em 1/250 com flash.

Algum fera saberia me iluminar com uma resposta consistente?


Na oportunidade, alguém conhece algum material/teste/ análise sobre a qualidade da imagem quando usamos o ISO mais baixo que o base da câmera?

É sabido por todos que ISOs elevados apresentam alguns problemas na imagem (embora hoje possamos usá-los de forma incrivelmente alta e com qualidade) mas, na prática, não me recordo de ter percebido perda ao usar por exemplo L 1.0.

Para mim seria maravilhoso poder usar um ISO L 4.0 por exemplo. Será que sou só eu nessa intenção?

Sendo assim, fico a me perguntar por que as fabricantes não resolvem este problema (que até acho que não deve ser tão complicado tecnologicamente) ou apresentam alguma outra solução, como permitir operar com flash em velocidades bem maiores que 1/250 (este sim penso que já pode ser um problema)?

Certamente eu compraria uma câmera que oferecesse esta possibilidade.

 Para isso antes de comprar a 200 f2, compra a AF105DC ou AF135 DC,as duas sao f2,  sao especificas para isso, se bem podem ser usadas como lente comum , tambem.
Ja usei fazendo moda em praia, diafragma 16 e o fundo em 2.8.ISO 25 (Ektar 25 da Kodak), historinhas do seculo passado, :hysterical: :hysterical:
DC, significa Defocus Control, sao lentes do ano 1993/1995, mas ainda sao fabricadas.
Caso resolvido, :hysterical: :hysterical:
Abraços.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 09:24:24 por agalons »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #22 Online: 28 de Novembro de 2015, 13:08:00
Não entendi essa lente dc, coloco em f16 e o fundo fica desfocado igual a f2.8?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #23 Online: 29 de Novembro de 2015, 00:38:22
Não entendi essa lente dc, coloco em f16 e o fundo fica desfocado igual a f2.8?
DC , DEFOCUS CONTROL
controla o desfoque,
sao lentes especificas para moda em externas,
tem alem do aro de diafragma normal,
outro para controlar o desfoque desejado.
Novidade absoluta do ano 1990!!!,  :hysterical: :hysterical:
Achei isto, pode ajudar
http://www.kenrockwell.com/nikon/135mm-f2-dc.htm
http://www.nikonusa.com/en/nikon-products/product/camera-lenses/af-dc-nikkor-135mm-f%252f2d.html
« Última modificação: 29 de Novembro de 2015, 01:00:48 por agalons »


alexandrecampini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #24 Online: 29 de Novembro de 2015, 16:24:46
O jeito é esperar os asiáticos resolverem esse problema. Hahaha


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #25 Online: 29 de Novembro de 2015, 18:27:45
O jeito é esperar os asiáticos resolverem esse problema. Hahaha
Os japa sao Asiaticos!! :hysterical: :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #26 Online: 29 de Novembro de 2015, 22:32:16
DC , DEFOCUS CONTROL
controla o desfoque,
sao lentes especificas para moda em externas,
tem alem do aro de diafragma normal,
outro para controlar o desfoque desejado.
Novidade absoluta do ano 1990!!!,  :hysterical: :hysterical:
Achei isto, pode ajudar
http://www.kenrockwell.com/nikon/135mm-f2-dc.htm
http://www.nikonusa.com/en/nikon-products/product/camera-lenses/af-dc-nikkor-135mm-f%252f2d.html

Se eu entendi bem, não daria muito certo....
O controle do desfoque só tem efeito nas áreas já fora de foco, não ia ser útil em aberturas pequenas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #27 Online: 30 de Novembro de 2015, 08:10:26
Se eu entendi bem, não daria muito certo....
O controle do desfoque só tem efeito nas áreas já fora de foco, não ia ser útil em aberturas pequenas.

Antes de comprar lentes especificas para algum trabalho o ideal e poder fazer algum teste,
para nao se arrepender fazendo compras erradas.
procurando por ai, em cidades grandes podemos achar destas a venda,
e antes de comprar testar, para ver se e correta.
abs.