Autor Tópico: Assuntos para 18-55  (Lida 2105 vezes)

alexandrecampini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 29 de Novembro de 2015, 17:27:11
Oi gente! Comprei uma T5, e veio com a lente 18-55. Sei que ela não faz milagres, e como sou iniciante (MESMO!) nesse mundo, gostaria de saber quais assuntos são interessantes de se fotografar com essa lente. Valeu! :D


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 29 de Novembro de 2015, 18:24:43
Olá, acho que nesse tópico vais encontrar informações pra lá de interessantes pra tua lente do kit  :D

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=86897.0


alexandrecampini

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:12:04
Valeu cara, realmente deu bons exemplos. Mas queria ter uma noção dos limites dessa lente, sabe? Sei que ela não serve para fazer eventos esportivos, por exemplo. Em qual situação ela se encaixa perfeitamente? Valeu! :D


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2015, 20:13:01
Cara, 18-55mm é um range que lhe permite fotografar 80% dos assuntos possíveis. Portanto, é mais fácil perguntar o que vc não consegue fotografar com essa lente: macro; assuntos que precisam de grandes distâncias (pássaros, animais selvagens; esportes), ambientes escuros sem flash (sobretudo com assuntos em movimento), assuntos com efeito bokeh. De resto, pode fotografar praticamente tudo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2015, 22:42:17
Dá para fotografar de tudo:

Algumas coisas de acordo com a DF (não é regra mas costuma ser assim):
18 a 24 mm - Paisagens, Arquitetura, grupos grandes de pessoas
24 a 35 mm - Paisagens, Street Photography, Grupos de poucas pessoas (meio corpo) ou pessoa de corpo inteiro
35 a 55 mm - Retratos, street photography, etc...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 29 de Novembro de 2015, 23:31:18
Serve pra tudo que você não esteja longe demais em 55mm e serve para tudo que você não esteja perto demais em 18mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2015, 01:52:50
Valeu cara, realmente deu bons exemplos. Mas queria ter uma noção dos limites dessa lente, sabe? Sei que ela não serve para fazer eventos esportivos, por exemplo. Em qual situação ela se encaixa perfeitamente? Valeu! :D

Em minha opinião, cada um deve saber dos limites de seu equipamentos, e usá-los até o limite, pra não entrar no G.A.S. (Gear Aquisition Sindrom, ou Síndrome de Aquisição de Equipamento, que é quando se fica procurando motivos pra justificar compra de novo equipamento). O papo zen é pra dizer que:

Os limites desta lente são: uso APS-C, 18 a 55 mm, abertura máxima f/3.5. O que não quer dizer que ela não sirva pra esportes. Ou pra retratos. Ou pra astrofotografia. Ela serve pra qualquer coisa, a não ser que ela não entregue algo que você precise. Mas isso só você pode dizer, de acordo com seus objetivos. Em resumo, use a lente e veja do que ela é capaz. Naquele tópico citado, é mostrado que ela é capaz de muito mais coisa que as pessoas pensam.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2015, 02:09:50
Não posso falar da 18-55mm da Canon, mas da Nikon eu tenho um dos modelos(http://www.nikon.com.br/nikon-products/product/camera-lenses/af-s-dx-zoom-nikkor-18-55mm-f%252f3.5-5.6g-ed-ii.html) e posso falar quais as limitações dela:

-Construção frágil
-Escura, ruim pra fotografar em locais escuros sem flash e pra fazer bokeh
-Autofoco bem lento (já testei a 18-55mm STM da Canon e achei o AF muito bom, o que não seria uma limitação nesse modelo).

Mas com certeza a qualidade da imagem não é um ponto fraco dela. Muito pelo contrário, tenho fotos com a 18-55mm toda aberta que acho excelente em nitidez.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2015, 09:34:35
A 18-55mm é uma lente frágil e escura, não tem como negar.
Mas tem muita foto boa feita com ela por aí. Muitas mesmo, como foi exemplificado acima.

Uma meta bacana para quem está aprendendo fotografia seria conseguir tirar o melhor proveito do equipamento que tem. Pensando assim, você acaba aprendendo mais, e se preocupando com pontos mais importantes na fotografia, que o equipamento em si: luz, fotometria, composição.

Boa sorte aí, e seja bem-vindo ao hobby!  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2015, 12:49:20

A 18-55mm é uma lente frágil e escura, não tem como negar.
Mas tem muita foto boa feita com ela por aí. Muitas mesmo, como foi exemplificado acima.

Uma meta bacana para quem está aprendendo fotografia seria conseguir tirar o melhor proveito do equipamento que tem. Pensando assim, você acaba aprendendo mais, e se preocupando com pontos mais importantes na fotografia, que o equipamento em si: luz, fotometria, composição.

Boa sorte aí, e seja bem-vindo ao hobby!  :ok:
Eu fiz up muito antes de tirar o máximo da maioria dos meus equipamentos. Engraçado que três anos depois pude ter uma T2i com lente do kit e ontem eu fotografei com uma D3100 + lente do kit. Consegui fotos muito bacanas. Isso mostra como sempre tem como tirar mais do equipamento.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2015, 12:53:07
Eu fiz up muito antes de tirar o máximo da maioria dos meus equipamentos. Engraçado que três anos depois pude ter uma T2i com lente do kit e ontem eu fotografei com uma D3100 + lente do kit. Consegui fotos muito bacanas. Isso mostra como sempre tem como tirar mais do equipamento.
Eu também fiz isso. Aliás, eu fui muito na onda de equipamento, antes de me aperfeiçoar.
Perdi mó grana na brincadeira  :aua:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


PetersonAbelha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Dezembro de 2015, 09:47:02
Pra mim, um dos melhores exemplos q vi na última semana é a foto q ilustra a capa do facebook da Canon Brasil esse mês. Feita com uma T5 + 18-55mm III - em 21mm, f/3.5, 15s - ISO 400. Nada q um bom olho e um tripé não resolvesse rsrs Estava na neura de ter q comprar mais lente, pq era a do kit e blá blá blá
Eu tinha acabado de comprar minha T5i quando vi essa foto. Comprei só a 50 1.8 STM (pq ela é o q eu curto), de zóio na 55-250 stm e nem pensei em pegar mais nenhuma antes de moer essas q terei 8)

Curte a obra:

https://scontent-gru1-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/fr/cp0/e15/q65/12189022_960539404005636_7956542112317190227_n.png.jpg?oh=60dd122d0c3fef4cbb003c9a8d75fc08&oe=56F3029A
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 09:50:50 por PetersonAbelha »
Canon T5i  - :clap: sonho realizado
EF-S 18-55 f/3.5-5.6 IS STM
EF 50 F/1.8 STM
YN600EX-RT (powered by Eneloop®)
Canon SX50 HS - 


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 03 de Dezembro de 2015, 14:41:34
A 18-55mm é uma lente frágil e escura, não tem como negar.
Mas tem muita foto boa feita com ela por aí. Muitas mesmo, como foi exemplificado acima.

Uma meta bacana para quem está aprendendo fotografia seria conseguir tirar o melhor proveito do equipamento que tem. Pensando assim, você acaba aprendendo mais, e se preocupando com pontos mais importantes na fotografia, que o equipamento em si: luz, fotometria, composição.

Boa sorte aí, e seja bem-vindo ao hobby!  :ok:

 :ok:

Mas fragil nao é nao... a 18-55 da Nikon tem 5 anos de garantia e ainda nao vi nenhuma estragada


zedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 03 de Dezembro de 2015, 15:10:05
Da pra fotografar muita coisa amigo, já deram bons exemplos aí


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2015, 06:33:06
uma dica é ir no flickr e pesquisar "18-55mm"... aí vc vai entender que as possibilidades são infinitas.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot