Autor Tópico: Fotografia de Casamento  (Lida 4305 vezes)

fernando lima

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #15 Online: 29 de Outubro de 2006, 18:26:06
Putz gostei mt desse tópico, faz um bom tempo que não aparece uma discussão legal sobre o tema casamentos.

Bom todos ou quase todos comentários aqui nesse post são D+. Mta gente aqui se enquadra em muita coisa que foi falado aqui. Quase todo mundo tá procurando se firmar, ou já é firmado em fotos socias, e o mais importante está buscando sempre se atualizar.

Eu mesmo sou um cara novo (23 e 12 meses, ehhe) há mais ou menos 1 ano e meio diretamente com esse tipo de fotografia, mas ainda estou engatinhando. E aos poucos vou aprendendo e me atualizando mais e mais. Apesar de não ter cursos em minha região, mas os Fóruns da vida (BR, MF, FB) me ajudaram muito. Tb fiz amizades com novos fotógrafos que estão em busca de inovação, e com pouco tempo de trabalho já mostram um portfólio bem preparado.

Ontem fui há um casamento, e quem estava fazendo fotos foi o fotógrafo que fez o meu. Ele é amigo nosso, e era quem fazia as fotos junto com meu pai,  quando eu nao trabalhava diretamente com fotos. Fiquei observando o trabalho dele, e vi que na minha concepção desde que ele fez o meu casamento, meu aprendizado fez-me passar em "qualidade e conhecimento" o dele, apesar dele ter um bom tempo de experiência e de respeito. Mas, acredito eu, que hoje em dia faço um trabalho bem melhor que o dele para os clientes que estou em busca, porém pros clientes dele, ele está fazendo um ótimo trabalho. E eu estou procurando alcançar um cliente um pouco a frente disso.

Hoje procuro espaço ainda num nível de clientes intermediário e não o AA ou AAA, e talvez nem seja esse meu alvo, mas acredito que deve ser algo próximo disso. Estou fazendo freela pra uma empresa onde seus clientes são esses AAA e estou gostando muito (fiz apenas 1 trabalho pra eles), pois minha obriagação são as fotos "diferentes", com isso estou sendo "forçado" à usar minha criatividade, e com isso aumentar o meu aprendizado e conhecimento.



Bom pelo jeito esse tópico vai render bons coments. Vou ficar por aqui sempre observando e comentando!!!:snack:  
Fernando Lima


Flavio Ribeiro

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 493
  • Sexo: Masculino
    • Fotografia comercial · Publicidade · Produto · Gastronomia · Retratos · Arquitetura · Moda
Resposta #16 Online: 29 de Outubro de 2006, 18:59:03
Eu acho que hoje, como já foi falado, há clientes de vários tipos.

Conheço pessoas que adoram aquele estilo clássico de fotografia de casamentos, com aqueles enquadramentos clássicos...

Já vejo que hoje muitas pessoas procuram um diferencial. Nesse meu primeiro casamento, lembro-me bem da minha amiga (que ficou como primeira fotógrafa), falando com o cliente, e o cliente perguntando: "Mas vocês fazer aquelas fotos com efeito, tipo quase tudo preto e branco e uns detalhes coloridos?".

Aí percebi que esse cliente já têm um gosto diferenciado, aí pude "pirar" em alguma fotos, fazendo ângulos diferentes, efeitos com o flash, cut-out's, e coisas do tipo.

Conheço fotógrafos que por anos trabalharam com filme e hoje trabalham com câmeras digitais, mas não têm uma certa afinidade com programas de edição de imagem. Alguns deles tercerizam essa parte, outros não...

Talvez aí já se crie um diferencial que pode chamar a atenção do cliente.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2006, 19:01:25 por Flavio Ribeiro »
FLÁVIO RIBEIRO
www.flavioribeirofotografia.com.br
https://500px.com/flavioribeirophotography
Insta @flaviovinhoribeiro
        @flavioribeirofotografia


FábioVenhorst

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 184
    • Fábio Venhorst Fotografias
Resposta #17 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:17:03
esses diferenciais com certeza atraem clientes interessados em criatividade e inovação...há tb o tipo de cliente q eh feijão com arroz, bem tradicional...e tem aqueles que se as fotos não ficarem nem muito escuras nem muito chapadas e com cabeças cortadas, como as fotos que eles mesmo produzem com suas câmeras, eles já consideram o trabalho do fotógrafo maravilhoso... :doh:
« Última modificação: 31 de Outubro de 2006, 09:17:44 por FábioVenhorst »
Fábio Venhorst - AFB

Fábio Venhorst Fotografias


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #18 Online: 31 de Outubro de 2006, 09:36:38
Sexya feira fui em um casamento. Igreja, noiva de vestido chegando em carro alugado antigão, festa, conjunto tocando, etc,etc.
O fotógrafo ???

Um sujeito com uma EOS-sei-lá-qual de 1990, usando o flash embutido, e perdendo momentos cruciais ( como o noivo beijando a aliança antes de colocar na noiva ).
Tá bom...... muitos vão me criticar e dizer que é o fotógrafo que é importante, não o equipamento, blá, blá, blá. Sorry.......se fosse meu casamento eu mandava o cara voltar para casa.....
Então acho que o equipamento ajuda, em muito sim. Mas ou você sabe aproveitar os momentos ou você faz um filminho como o modo burts da câmera para não perder nada.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #19 Online: 31 de Outubro de 2006, 10:10:43
Putz Guto, flash embutido ninguém merece..
Mas aproveita e vê se consegue ver o álbum mais tarde.... :denken:  :wallbash:  :laughing:

 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #20 Online: 31 de Outubro de 2006, 11:56:32
Citar
Putz Guto, flash embutido ninguém merece..
Mas aproveita e vê se consegue ver o álbum mais tarde.... :denken:  :wallbash:  :laughing:
Commmmmm certeza.
Vou morrer de curiosidade............. mas verei.
Quase que eu levei minha máquina para fotografar como "platéia", mas fiquei com medo depois na festa em deixar ela na mesa. Sabe como é festa de casamento. Música, bebida....... depois ia encontrar 5 máquinas...rs
Agora seria interessante se tivesse levado, principalmente quando desse uma foto de presente aos noivos e eles gostassem mais da minha do que a do fotógrafo contratado.....kkkk
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Zeiss

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 698
    • Melhor pra Deus
Resposta #21 Online: 15 de Novembro de 2006, 22:18:09
Ultimamente tenho feito apenas freelancer para amigos mas espero brevemente estar com rádio flash e dois corpos digitais pra ir ao serviço sem medo de problemas. Casamento é muito sério e se vc falhar os problemas são muitos. Eu estou de longe da área tmb pq meus fins de semana estão normalmente ocupados em outra área, mas dá pra ver alguns fatos.
Aqui a indicação de um fotógrafo por cerimonialistas e donos de buffet cria uma situação a meu ver vergonhosa, onde mentiras e guerrinhas pessoais avacalham a área. Os que indicam colocam medo nos clientes:"...se vc contratar esse aí eu não me responsabilizo...". Na verdade se houver problema ninguém se responsabiliza por nada.
Empresas que levam dois ou três fotógrafos, todos vestidos de terno preto e cujo fotógrafo principal tem pose de o melhor do mundo, tem grande chance de se dar bem, claro que apoiado por cerimonialista influente. Se a foto sai razoável o cliente nem liga muito pq o que vale é todos verem na festa que a noiva contratou "aquele" fotógrafo, famoso e caro e ninguém vai chegar e dizer que ficou ruim. Levar notebook pra festa e imprimir fotinhas pros convidados tmb é essencial na cabeça dos incautos.
Existem ótimos fotógrafos com esta forma de apoio de indicações e esta forma de trabalhar como empresa organizada e grandes equipes de apoio; não falo dos ótimos fotógrafos que assim fazem e tenho amigos assim. Mas no andar da carruagem aparecem os gaiatos que só trazem "a casca" dos grandes; só a estrutura de empresa, a enorme equipe fardada a rigor, as fortes indicações e uma pose de "best" que ao se ver as fotos mostra ser "vazia" pois o mesmo é um excelente comerciante, um hábil manipulador e um fraco fotógrafo.
Com a manipulação digital "tira rugas e espinhas" e as coberturas fotográficas de "mil fotos por evento" aliadas a pouca cultura fotográfica da clientela, criou-se vícios de mercado que, se o profissional não se adequar a elas vai ter dificuldade de convencer os clientes. Vc não tira rugas? Só faz trezentas fotos na festa? Não leva três fotógrafos? Ah, coitado, vai ter que ralar pelo lugar ao sol. Não é apadrinhado de cerimonialista? Tá ruim. Ou esquece casamentos e vai para os infantis de 30 fotos 15x21a preço de banana. Pelo menos nas bandas de cá ocorrem estas mazelas.
Felizmente uns poucos heróis estão conseguindo com bom trabalho mostrar seu potencial e conquistar seu espaço.
A boa imagem da empresa, o ótimo equipamento, a estrutura de apoio de postura profissional e a real qualidade final do trabalho são essenciais, o problema é que muitos só tem parte do necessário, principalmente a parte mais visível, a fachada, e que não produz o último e mais importante item que mencionei: qualidade no resultado final das fotos.
Realmente pra quem não entende de foto nem conhece estas mazelas, é difícl se dar bem ao buscar um fotógrafo pra cobrir seu evento neste mundo cruel.
João Bosco
Sony Alpha A100+18-70+F56AM
Sony NEX F3 Black+18-55
Panasonic Lumix TZ10
boscovieira@hotmail.com-Fortaleza-CE