Autor Tópico: Fotos para Stock  (Lida 9498 vezes)

Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #30 Online: 03 de Dezembro de 2015, 07:50:45
voce e do grupo investidor de sucesso ne??

 :ok:
sim, estou lá

E você, envia suas fotos para sites de microstock?
Vamos compartilhar as experiências
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 03 de Dezembro de 2015, 09:10:37

, so não usei flash porque odeio...


Concordo - eu mesma não sei usar um flash corretamente.   :ok:

Seus problemas acabaram! :D :D :D

www.workshopflash.com.br

www.facebook.com/workshopflash


Não gosta de flash geralmente quem não sabe utilizar, com um bom estudo é possível conseguir ótimos resultados e ter a vantagem de controlar a luz da maneira que quiser :ok:

Uma das fotos que eu mais gosto da minha namo só foi possível por causa de flash



No caso da foto que vc postou, se eu tivesse colocado luzes no fundo e fizesse mais um ajuste de clarity na minha imagem, ficaria bem próxima.


Esse é meu garoto! Participou do primeiro WS e continua se aprimorando!



http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=107311.0

________________________________

Sobre a foto em si:


Euzinho chutaria uma lente 85 ou 100mm, toda aberta pra dar o bokeh,  iso medio/baixo, um softbox grande de frente com o garoto.
Velocidade de obturador baixa, pra poder pegar a luz de fundo. :)


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #32 Online: 03 de Dezembro de 2015, 09:54:25

Euzinho chutaria uma lente 85 ou 100mm, toda aberta pra dar o bokeh,  iso medio/baixo, um softbox grande de frente com o garoto.
Velocidade de obturador baixa, pra poder pegar a luz de fundo. :)

Uma 85mm ou 100mm toda aberta Mike não conseguiria deixar o garoto todo em foco. Com o foco no olho esquerdo o direito já estaria desfocado. Ou tem duas fotos, uma aberta e uma fechada, ou tem Focus Stacking ai.


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #33 Online: 03 de Dezembro de 2015, 10:40:03
:ok:
sim, estou lá

E você, envia suas fotos para sites de microstock?
Vamos compartilhar as experiências
cara,nw envio nao!As fotos que tiro,guardo apenas em Hds
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #34 Online: 03 de Dezembro de 2015, 11:46:23
:ok:
sim, estou lá

E você, envia suas fotos para sites de microstock?
Vamos compartilhar as experiências

Tô na luta, Wagner. De setembro pra cá entrei com mais afinco e planejamento na venda de imagens em microstock.

As primeiras experiências são as seguintes:

1 - Shutterstock dispara como a melhor agência. Representa mais de 60% dos ganhos, tem análise de imagens rápida.

2 - Fotolia, Dreamstime e Depositphotos seguem compensando a longo prazo. Baixa vendagem, mas um tanto quanto regular. Acho que dá pra tirar algum valor com um portfólio maior.

3 - Istock é a mais difícil de trabalhar. Envio péssimo de fotos, problemas com as autorizações de modelo - hora querem em português, hora aceitam em inglês, pedem a data da produção, logo é necessária uma autorização por modelo e por dia de produção etc. Tempo de análise muito demorado. Resultado: minha carteira lá é ridícula, mas ainda assim tem boas vendas considerando o tamanho do portfólio.

4 - A parte mais chata do processo tem sido os uploads para as várias agências que envio. A lógica diz para eu abandonar todas as outras e ficar apenas com a Shutterstock, mas vou insitir nas outras ainda por mais tempo. Afinal, só me toma um tempo que não utilizaria para outras coisas mais úteis, então vale a pena.

5 - Felizmente tenho tido apenas problemas pontuais com rejeições, procuro ter cuidado técnico nas produções para não fugir do que eles buscam.

6 - Minhas produções são imagens batidas, estilo clipart, com modelos (minha esposa e enteado, rs) em fundo branco encenando coisas do dia a dia. Tem uma concorrência feroz nesse estilo, mas dá pra procurar nichos ainda não explorado. Faço algum still também. Vendem pouco, mas é relativamente mais fácil produzir, já que não depende muito de fatores externos.

Enfim, essas são minhas primeiras impressões nesses poucos meses de envio regular.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 11:49:29 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #35 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:18:21
As primeiras experiências são as seguintes:

1 - Shutterstock dispara como a melhor agência. Representa mais de 60% dos ganhos, tem análise de imagens rápida.

...

Enfim, essas são minhas primeiras impressões nesses poucos meses de envio regular.

kleberpicui, me tira umas dúvidas, por favor?

O pagamento referente às fotos é em US$? Se forem, compensa no final das contas? (pensando nos vários descontos que terá nesse caso)

(SE FOR), é tranquilo receber essa grana nos bancos?  Tipo, há muita burocracia?
Canon


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #36 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:46:16
Tô na luta, Wagner. De setembro pra cá entrei com mais afinco e planejamento na venda de imagens em microstock.

As primeiras experiências são as seguintes:

1 - Shutterstock dispara como a melhor agência. Representa mais de 60% dos ganhos, tem análise de imagens rápida.

2 - Fotolia, Dreamstime e Depositphotos seguem compensando a longo prazo. Baixa vendagem, mas um tanto quanto regular. Acho que dá pra tirar algum valor com um portfólio maior.

3 - Istock é a mais difícil de trabalhar. Envio péssimo de fotos, problemas com as autorizações de modelo - hora querem em português, hora aceitam em inglês, pedem a data da produção, logo é necessária uma autorização por modelo e por dia de produção etc. Tempo de análise muito demorado. Resultado: minha carteira lá é ridícula, mas ainda assim tem boas vendas considerando o tamanho do portfólio.

4 - A parte mais chata do processo tem sido os uploads para as várias agências que envio. A lógica diz para eu abandonar todas as outras e ficar apenas com a Shutterstock, mas vou insitir nas outras ainda por mais tempo. Afinal, só me toma um tempo que não utilizaria para outras coisas mais úteis, então vale a pena.

5 - Felizmente tenho tido apenas problemas pontuais com rejeições, procuro ter cuidado técnico nas produções para não fugir do que eles buscam.

6 - Minhas produções são imagens batidas, estilo clipart, com modelos (minha esposa e enteado, rs) em fundo branco encenando coisas do dia a dia. Tem uma concorrência feroz nesse estilo, mas dá pra procurar nichos ainda não explorado. Faço algum still também. Vendem pouco, mas é relativamente mais fácil produzir, já que não depende muito de fatores externos.

Enfim, essas são minhas primeiras impressões nesses poucos meses de envio regular.
Kleberpicui,poderia explicar melhor como eh o esquema?Tipo,eu posso tentar postar qualquer tipo de fotos?
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #37 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:47:25
kleberpicui, me tira umas dúvidas, por favor?

O pagamento referente às fotos é em US$? Se forem, compensa no final das contas? (pensando nos vários descontos que terá nesse caso)

(SE FOR), é tranquilo receber essa grana nos bancos?  Tipo, há muita burocracia?

Jeferson,

Ainda não recebi o primeiro pagamento. É preciso alcançar um valor mínimo e só então a agência faz o pagamento. Então, ainda não enfrentei na prática o procedimento.

De toda forma, o pagamento é feito em dólar e é retido a título de tributo no exterior 30% do valor. Bem alto mesmo. A forma mais comum de pagamento é pelo Paypal, entrando como crédito no cartão de crédito. Não sei informar se é possível sacar esse valor ou transferir para uma conta corrente. Mas ainda que não seja, pode-se usar o valor tranquilamente para as compras no cartão.

Se recompensa ou não é uma análise do fotógrafo. Os valores são baixos por imagem, em torno de $0,25. Mas tem que considerar que uma vez a foto na agência, pode ser vendida infinitas vezes sem representar mais qualquer trabalho para o fotógrafo.

Acho muito difícil, até no longo prazer, viver exclusivamente de microstock. Vejo os mais experientes reclamando de redução nos ganhos pela concorrência. Mas parece ser uma excelente fonte alternativa de renda. Pra quem fotografa por hobby então, excelente.

Vejo relatos em fóruns internacionais de gente que faz em média $500 por mês com um portfólio com umas 1500 fotos. Acho bastante atrativo e possível conseguir algo semelhante. A sensação que já fiquei é que mês a mês, a cada nova foto que envio, minhas vendas aumentam, o que leva a crer que o resultado só depende basicamente de mim.

Outros fatores que fazem valer muito a pena é que a gente fica cada vez mais estimulado a fotografar. Meu equipamento ficava parado muito tempo, esperando uma viagem, um passeio ou uma sessão de retratos descompromissados com o pessoal de casa. Hoje tô pensando diariamente no que poderia produzir, no que venderia, estimulando a criatividade, o olhar e praticando bastante. E só por isso já valeria muito a pena.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #38 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:50:24
Ah! Pra ajudar a avaliar se compensa ou não posso falar o seguinte: em pouco mais de 2 meses dedicado posso dizer que se depender exclusivamente de microstock eu superei a linha de extrema pobreza, aquela que considera extremamente pobre pessoas que ganham menos de u$1,00 por dia. hahaha. Consegui essa média mês passado e sinto que pode ainda melhorar esse mês.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #39 Online: 03 de Dezembro de 2015, 13:44:21
Kleberpicui,poderia explicar melhor como eh o esquema?Tipo,eu posso tentar postar qualquer tipo de fotos?

Vamos lá. As agências de microstock não têm fotógrafos no quadro, dependem de colaboradores livres para montar seus bancos de imagens. Os fotógrafos enviam essas imagens, as agências cobram um valor pelas fotos vendidas aos terceiros e repassam uma parte desse valor ao fotógrafo dono da imagem.

O fotógrafo não perde a titularidade dos direitos da imagem, pendo enviá-la para vários bancos ou utilizá-la como convir. E a mesma foto pode ser vendida infinitas vezes.

Quanto ao tipo de foto que se pode enviar é basicamente qualquer coisa que possa ser aproveitada por um terceiro, normalmente agências de publicidade. Além de campanhas publicitárias as imagens ilustram notícias, artigos em sites ou revistas, livros e onde mais alguém possa precisar de uma imagem.

Como não vou conseguir esgotar o assunto aqui, recomendo a leitura do guia do colaborador elaborado pela shutterstock:
http://www.shutterstock.com/features/contributorsuccess/ptbr_shutterstock_guia_de_sucesso_do_colaborador.pdf

Ou ainda o da istock:
http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/sell-stock-photos.php
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #40 Online: 03 de Dezembro de 2015, 13:49:41
Aos que se interessaram, aqui vai o link para cadastro no Shutterstock:
http://submit.shutterstock.com/?ref=976367

Tem uma novidade lançada essa semana. Antes, para aceitarem um fotógrafo como colaborador era necessário o envio de 10 fotos e a aprovação de pelo menos 7. Hoje, basta aceitarem 1 das 10.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #41 Online: 03 de Dezembro de 2015, 14:37:46
Obrigado Kkeberpicui!Tinha ouvido falar desses bancos de imagens,mas nunca parei para ler o que era exatamente e pra qual finalidade.Seu comentario,de buscar fotografar mais,treinar o olhar,pensar e criar,alem de poder ganhar uns trocos,pode ser um empurrao para outros se inscreverem nesse site.Para mim,que nw curto muito paisagens por exemplo,ou outros tipos de fotos,podem acabar me ajudando de qualquer maneira,ate para aprender mais sobre composicao....eh onde eu peco e muito qd vou tirar fotos de alguem,nw tenho ideias kkkkk..Valeu fera,abracos!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #42 Online: 03 de Dezembro de 2015, 14:49:33
Acho realmente muito eficaz no aprendizado. É comum as fotos serem recusadas, mas normalmente eles indicam onde estamos pecando; seja na composição, na luz, no foco. É enriquecedor ter as fotos avaliadas por profissionais, nos força a tentar de tudo para não levar um fora e isso ajuda na evolução.

O revés é que as vezes as rejeições são meio infundadas. Já tive foto recusada numa agência sob alegação de não ter caráter comercial e a mesma foto ser aceita em outra e vendida poucos dias depois. O negócio é não encucar com as rejeições. Primeiro se dá ouvido e tenta melhorar a foto, se tens certeza que foi equivocada, muitas vezes basta reenviar que cai nas mãos de outro avaliador mais "brando". Heheh

Outra coisa bacana é que por ser um universo muito abrangente podemos escolher simplesmente produzir naquilo que gostamos. Tem pra quem gosta de paisagem, de rua, de retrato, de still etc.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #43 Online: 03 de Dezembro de 2015, 16:26:16
kleberpicui


estive olhando suas fotos no shutterstock e gostei, parabéns ficaram ótimas.
usou a cinquentinha na maior parte?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #44 Online: 03 de Dezembro de 2015, 16:29:56
kleberpicui


estive olhando suas fotos no shutterstock e gostei, parabéns ficaram ótimas.
usou a cinquentinha na maior parte?

Sim, creio que a maioria foi realizada com 50mm. Também uso bastante a 28mm e 85mm, ambas f/1.8.

E praticamente em todas uso pelo menos 2 flashs com modificadores.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2015, 16:32:16 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367