Autor Tópico: Fotos para Stock  (Lida 9437 vezes)

naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Online: 30 de Novembro de 2015, 13:20:49
olá amigos,

venho aqui solicitar um esclarecimento de como conseguir nitidez e perfeição em fotos para banco de imagens
eu ja fiz de tudo e não consigo qualidade, nitidez o suficiente para competir com vendas de fotos

minha camera, minha lente deve ser um dos motivos:
atualmente tenho a canon T2i e uso a lente 50mm 1.8

quero e luto pra chegar nessa nitidez conforme imagem abaixo:



mais esta impossivel, por favor algum profissional que posso me ajudar?
por favor eu agradeço muito se alguem POSSA AJUDAR

Disponha para mais esclarecimentos
Marcelo
« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, 17:34:16 por Cristiane Gellert »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2015, 17:33:09
Cara, a 50mm tem uma ótica mto boa. Pra essa nitidez da foto tem que se atentar a algumas coisas.

1- Use sua lente em, no mínimo, f/2.8. F/5.6 seria o ideal, o "sweet point" da lente em termos de nitidez

2- Menor velocidade de obturador possível pra evitar o mínimo de tremida. 1/200, no mínimo. Se trabalhar apenas com flash, melhor ainda, pois o flash ajuda a congelar a imagem.

3- Foco cravado no olho. Nem 1cm pra trás ou pra frente.

4- Essa foto provavelmente foi feita com um ISO bem baixo (percebe-se pela qualidade das cores e ausência de ruído) e provavelmente luz controlada (o caso do flash ali em cima).

Tecnicamente, é isso que vc precisa pra uma boa nitidez.


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2015, 17:45:47
Cara, a 50mm tem uma ótica mto boa. Pra essa nitidez da foto tem que se atentar a algumas coisas.

1- Use sua lente em, no mínimo, f/2.8. F/5.6 seria o ideal, o "sweet point" da lente em termos de nitidez

2- Menor velocidade de obturador possível pra evitar o mínimo de tremida. 1/200, no mínimo. Se trabalhar apenas com flash, melhor ainda, pois o flash ajuda a congelar a imagem.

3- Foco cravado no olho. Nem 1cm pra trás ou pra frente.

4- Essa foto provavelmente foi feita com um ISO bem baixo (percebe-se pela qualidade das cores e ausência de ruído) e provavelmente luz controlada (o caso do flash ali em cima).

Tecnicamente, é isso que vc precisa pra uma boa nitidez.


Oi amigo, primeiro de tudo; Obrigado por tirar seu tempo em ajudar!
ref. a qualidade eu fiz bem o que você falou, so não usei flash porque odeio... usei outra iluminação superior
mais não adianta, não tem jeito que chegar nessa qualidade, parece incrível... essa foto é magnifica

será que não foi usado uma lente Zoom? e talvez uma mark III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2015, 17:56:05
Porque uma lente zoom faria diferença?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2015, 18:11:44
Porque uma lente zoom faria diferença?

diz dizer uma lente zoom top exemplo 24-70mm 2.8
acredito que a nitidez dela seja muito superior
claro isso é o que eu imagino.. estou em busca dessa nitidez e como é uma foto em um ambiente escuro
pelo menos EU não achei a solucao


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2015, 21:45:16
Mais alguem que possa ajudar?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2015, 22:34:56
Cara, não subestime seu equipamento. Envio fotos para Microstock tendo uma t3, modelo inferior à sua, e acho que a maioria das minhas fotos é feita com a 50mm f/1.8. Com essa configuração tenho problemas pontuais de rejeição e quase nenhum por falta de nitidez.

É como mencionaram, ISO 100, velocidade bem baixa (1/200 é ótimo) e abertura variar de acordo com a proposta: se for um retrato em externa, por exemplo, aberturas grandes para desfocar o fundo e eliminar distrações; se forem as clássicas de fundo 100% branco, usar entre f/8 e f/11 para não perder nenhuma detalhe.

Por tudo já dito, só tenho um conselho a te dar: não encare o flash como um empecilho. 1 ou 2 speedlights e alguns modificadores simples como sombrinhas tornarão sua fotografia mais controlável e ajudarão a enquadrar o seu resultado conforme o esperado nessas agências.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, 22:35:50 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2015, 22:44:32
Cara, não subestime seu equipamento. Envio fotos para Microstock tendo uma t3, modelo inferior à sua, e acho que a maioria das minhas fotos é feita com a 50mm f/1.8. Com essa configuração tenho problemas pontuais de rejeição e quase nenhum por falta de nitidez.

É como mencionaram, ISO 100, velocidade bem baixa (1/200 é ótimo) e abertura variar de acordo com a proposta: se for um retrato em externa, por exemplo, aberturas grandes para desfocar o fundo e eliminar distrações; se forem as clássicas de fundo 100% branco, usar entre f/8 e f/11 para não perder nenhuma detalhe.

Por tudo já dito, só tenho um conselho a te dar: não encare o flash como um empecilho. 1 ou 2 speedlights e alguns modificadores simples como sombrinhas tornarão sua fotografia mais controlável e ajudarão a enquadrar o seu resultado conforme o esperado nessas agências.

Amigo, obrigado por sua resposta.
a questao é que nesses ambientes sao escuros conforme a foto em questao
e se usar iso 100... velocidade em torno de 200 e uma abertura de 2.8 a foto fica muito escura... mesmo com uma iluminacao legal isso esta atrapalhando um bom resultado


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2015, 22:47:51
...so não usei flash porque odeio... usei outra iluminação superior...

Cara, uma foto como essa, "odiando flash" vai ser quase impossível conseguir.

Pra mim tem duas fotos ai e muita pós, a criança está toda em foco, do pompom do gorro até o dedinho da mão direita, e a julgar pela DF o diafragma está bem fechado, eu diria no mínimo F7.1,e pelas cores e textura ISO100. Iluminar uma cena assim com luz continua ia "cegar" a criança. Portanto um flash bem aplicado.
Uma segunda foto com diafragma aberto no talo para desfocar tudo e iluminar o fundo, e uma edição.

Se mandar bem no PS nem precisa da segunda foto.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2015, 22:56:25
O Roberto fez uma impecável engenharia reversa da foto.

Nem sempre a luz vai ser possível como se apresenta. Por isso existe o HDR, lightpaint, exposições múltiplas, flashes, flashes e flashes.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2015, 22:58:10
Cara, uma foto como essa, "odiando flash" vai ser quase impossível conseguir.

Pra mim tem duas fotos ai e muita pós, a criança está toda em foco, do pompom do gorro até o dedinho da mão direita, e a julgar pela DF o diafragma está bem fechado, eu diria no mínimo F7.1,e pelas cores e textura ISO100. Iluminar uma cena assim com luz continua ia "cegar" a criança. Portanto um flash bem aplicado.
Uma segunda foto com diafragma aberto no talo para desfocar tudo e iluminar o fundo, e uma edição.

Se mandar bem no PS nem precisa da segunda foto.

Poise por isso nao estou muito convencido com as respostas... tem muito secredo ai
é so analisar Bemmm a foto é muita perfeicao em um ambiente escuro... estou voltando a estaca zero  :(


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2015, 23:08:09
Cara, uma foto como essa, "odiando flash" vai ser quase impossível conseguir.


x2
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2015, 01:22:31
diz dizer uma lente zoom top exemplo 24-70mm 2.8

Cara, a 50mm, apesar de ser baratinha, tem nitidez impecável em f/5.6. As lentes tops geralmente entregam melhor resultado em situações mais extremas, mas em situações ideais, equipamentos baratos podem sim entregar resultados tops.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2015, 08:55:39
Poise por isso nao estou muito convencido com as respostas... tem muito secredo ai
é so analisar Bemmm a foto é muita perfeicao em um ambiente escuro... estou voltando a estaca zero  :(
Mas moço, tá todo mundo dizendo que é a questão é o controle da luz, velocidade e abertura adequadas... 
Não volta a estaca zero não, os conselhos da galera são ótimos!  :ok:

Sobre uso de flash, eu também não gosto nadinha de usar. Até vendi o meu.

Só que penso o seguinte: eu não vendo fotos. Se eu quisesse vender fotos, teria que adaptar minha fotografia ao mercado e à proposta das fotos a serem vendidas. Se para conseguir um tipo de fotografia, preciso ter um maior controle da luminosidade, eu precisaria sim, usar o flash da maneira adequada.
Poderia conseguir uma foto bacana sem o flash, mas teria muito mais trabalho e dor de cabeça para fazer a foto. E para quem lucra, o importante é entregar o produto certo, em um tempo adequado, certo?

Esse é meu ponto de vista (e se você não concordar, não tem problema nenhum), mas passando a teu caso: não seria um momento bacana de aprender novas técnicas e deixar de lado o preconceito contra o uso de flash?
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


naboa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #14 Online: 01 de Dezembro de 2015, 09:02:26
pagaria pra ver essa foto por trás da câmera  ;)