Autor Tópico: Oly EM5 II - Flash  (Lida 1791 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Novembro de 2015, 14:57:07
Alguém saberia me dizer se o flash removível do kit da EM5 II usa conector eletrico padrão? Se sim, então imagino ser possível utilizar um cabo extensor para usar o flash na mão, muito util para macros (já q ele nao é wireless, pelo q sei)
O da EM5 anterior usa um conector dedicado e nao existe cabo extensor para usar esse  flash fora da camera..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2015, 03:35:58
Creio que achei a resposta, bem animadora por sinal.
Os contatos originais na sapata sao 4, um a mais do que o tradicional, que serve de alimentaçao para flash que nao tem bateria.
No forum do  dpreview um usuário diz que o cabo de extensao da Canon tem 4 pinos que casam perfeitamente com os da sapata da EM5-II, permitindo usar o flash remotamente, pode servir  para macros de pequenos animais e também um boa economia, pelo menos inicialmente.
No mesmo post  se diz que esse flash é compativel com a E-M10 II e com algumas Lumix mais recentes: GM5, LX100, G7 e G8, mediante uma pequena raspagem no plastico para encaixar.
http://www.dpreview.com/forums/post/56431343

o cabo de 4 contatos para flash da Canon seria do tipo:


Super compacto,  esse mini-flash é selado contra agua e pó:

 
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2015, 03:42:00 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2015, 06:36:51
Muito bacana hein, da pra usar ele fora da camera para fotos normais tambem! Como faz o Mike Castro!
D600 - E-M10


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:50:32
até penso em comprar um pra minha em5 I mesmo. Bem mais interessante do que o que vem originalmente nesse modelo.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:53:02

Muito bacana hein, da pra usar ele fora da camera para fotos normais tambem! Como faz o Mike Castro!
Mas aí tem que ser com possibilidade de controles manuais de potência e distância focal.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:17:35
até penso em comprar um pra minha em5 I mesmo. Bem mais interessante do que o que vem originalmente nesse modelo.

Creio que voce esta pensando em outro flash, não? Isso porque o esse mini flash nao tem bateria e  necessita de contato extra para alimentaçao, o que a EM5 I nao tem.
Eu também estava quase comprando outro flash para poder usar em macro. Os bons ttl da marca custam bem caros e sao enormes, então como quebra-galho para macro com ttl, esse do do kit + o cabo extensor deve ajudar.. 



Mas aí tem que ser com possibilidade de controles manuais de potência e distância focal.

Nao tenho a camera, mas imagino que, pelo menos o controle de potencia possa ser ajustado no menu da camera..

« Última modificação: 01 de Dezembro de 2015, 13:20:56 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:00:13
Esqueci de ver em casa, mas pelo visto você já achou a resposta, hehehe. Eu tentei uma vez usar esse flash na LX100 e ele não funcionou, deve ser por causa do encaixe, como falam.

Os flashs da Olympus são caros, mas existem flashes de diversas marcas (eu tenho um da Vivitar) que funcionam com TTL nas Olympus; porém, em todas as minhas Olympus eu tenho de compensar o flash em +1 (o mesmo flash nas Panasonic funciona perfeitamente).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2015, 14:25:38
Thales, eh mesmo, mas sera que em ttl nao fica bom? Pelo menos nao chapa o flash de frente!
D600 - E-M10


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2015, 20:09:43
Thales, eh mesmo, mas sera que em ttl nao fica bom? Pelo menos nao chapa o flash de frente!
É uma possibilidade mas usar fora da câmera sem ser no modo manual é quase como usar a máquina em modo P ou Verdinho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2015, 22:29:29
Creio que voce esta pensando em outro flash, não? Isso porque o esse mini flash nao tem bateria e  necessita de contato extra para alimentaçao, o que a EM5 I nao tem.
Eu também estava quase comprando outro flash para poder usar em macro. Os bons ttl da marca custam bem caros e sao enormes, então como quebra-galho para macro com ttl, esse do do kit + o cabo extensor deve ajudar.. 

Não, estava pensando nesse mesmo. Não sabia desse detalhe. Obrigada por avisar!