Autor Tópico: 10 Dicas contra "Equipamentite Aguda"  (Lida 3620 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #15 Online: 04 de Janeiro de 2016, 15:10:59
Deste "mal", eu já estou curado... :D

Até há uns 5 anos, comprava tudo o que era lançado, trocava o celular todo ano, comprava lentes que não precisava, etc. Hoje a maioria dos meus eletrônicos tem mais de 3 anos de uso e não sinto a necessidade de trocá-los.

Só parei com o vício depois de anotar o quanto perdia financeiramente, além do tempo gasto para atualizar / sincronizar dispositivos e também a perda de espaço livre em casa (que ficava cada vez mais raro com a chegada de novos equipamentos).

Resultado: me sinto BEM melhor. Nem mesmo hábitos consumistas do momento (Starbucks, Outback, etc) me empolgam mais (citei isso pq tbm está na matéria que o colega colocou).
 


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #16 Online: 04 de Janeiro de 2016, 17:10:54
Eu normalmente penso da seguinte maneira: O que estou comprando com o upgrade? Evito pensar em coisas como "menos ruído", pois isto é dificilmente mensurável. Exemplificando:

Eu tenho uma Fuji X-E2, que comprei usada por 600 dólares. Por um tempo, pensei no upgrade pra X-T1. Quanto ficaria a brincadeira? Por cerca de 800 dólares (caso vendesse a minha pelo mesmo valor), eu ganharia:
- Maior visor
- Visor articulado
- Construção selada
- Foco mais rápido (quanto mais rápido? Parâmetro ignorado deliberadamente)
- Conector PC pra flash

Esses ganhos pagam este valor? Na minha opinião, de jeito nenhum! E, fora justamente o parâmetro ignorado, nenhum dos benefícios teria o potencial de fazer minhas fotos  melhores.

Desde então, tenho evitado equipamentos que irritam: transições idiotas, beeps que não podem ser removidos, confirmações que não possam ser configuradas pra nunca mais aparecerem, etc. Não tendo estas coisas, pra mim tá bom.


Pimentel_

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 05 de Janeiro de 2016, 20:14:00
Queria agradecer pelo compartilhamento deste texto. Estou exatamente nesta encruzilhada por ser iniciante e acabo estando nesta fissura de "melhoria"!

Foi um tapa na cara e até me senti envergonhado por estar exatamente na situação que ele descreve! rs
NIKON D3200 + NIKKOR 18-55 + 55-200


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #18 Online: 05 de Janeiro de 2016, 22:06:15
Olá

Eu acho que a maioria dos fotógrafos, amadores ou entusiastas passa por esta fase ( no caso dos profissionais as aquisições são mesmo por necessidade ). Talvez o maior problema seja não se dar conta e não sair da "fase" até ter empatado um bom dinheiro.
Eu estou como o colega de um dos posts acima. Atualmente tenho uma prateleira com um monte de equipamentos, bolsas, carregadores, algumas lentes etc. Mal tenho espaço e pior, quando saio para fotografar as vezes dá preguiça de decidir o que levar e levo um monte de coisas junto. Muitas vezes nem tiro da sacola, mas levo junto.
Desde o lançamento das câmeras digitais já tive diversas marcas e modelos e revendo minhas fotos mais antigas, percebi que não havia grande melhora nos resultados independentemente  do que havia usado.
Por muito tempo meu problema era minha imperícia mesmo.
Depois que comprei a NX30 resolvi parar a compulsão. Como amador não compensa e continuando no ritmo que eu vinha gastando, em breve os valores envolvidos ( e corrigidos )  poderiam ser suficientes para trocar de carro por exemplo.
As vezes me "pego" nas lojas de material fotográfico paquerando alguma lente ou câmera nova. Mas sinceramente, já tenho a certeza que o ganho em qualidade não compensa o custo e como escrevi acima, o equipamento não me torna melhor, tenho que investir em conhecimento mesmo e talvez se um dia trocar de equipamento, terá que ser quando eu já tiver tirado tudo o possível do que já tenho.
Abçs
PMVG


michelpcastro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #19 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 20:58:49
Adorei o texto. Tava quase trocando de câmera e axo que vou ficar com minha D5000 por mais tempo.

É muito fácil 'querer' algo mais novo. A sensação do novo é muito boa, mas se controlar é melhor ainda.


Luan Richard

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 131
Resposta #20 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 19:31:22
 :assobi: compulsividade off!