Autor Tópico: 10 Dicas contra "Equipamentite Aguda"  (Lida 3573 vezes)

PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Online: 30 de Novembro de 2015, 19:07:31
Olá

Encontrei este texto interessante. Não sei onde postar então peço aos moderadores que movam para a seção correta. Ou deletem se contrariar alguma regra do fórum, que confesso que não li.
http://www.fotografia-dg.com/10-dicas-contra-equipamentite-aguda/
Boa Leitura
PMVG
« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, 19:11:58 por DMZamora »


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2015, 20:25:07
Bom! Pertinente nos tempos de hoje.

Interessante a dica de ler comentários antigos sobre os equipamentos que vc tem. Pq em fotografia, na boa, o que era bom há 10 anos vai servir tb hoje (lá vem bomba!  :fight:), nem que tenha que depender da expertise do fotógrafo.

Obrigado pelo texto amigo!


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2015, 21:09:34
Foi por isto que resolvi compartilhar o texto. Eu me enquadrei perfeitamente nele. Ao longo do tempo juntei e estou guardando diversas câmeras.
E curiosamente tive a oportunidade de ganhar alguns concursos fotográficos regionais justamente com as mais antigas.
Recentemente adquiri uma NX30 e logo me peguei olhando preços e anúncios da NX1, só por causa da filmagem 4k. O pior é que eu nem filmo em Full Hd com as câmeras que já tenho.
No momento, estou tirando o máximo de uma NX11, que agora está com apenas 2700 fotos feitas.
Em outras palavras, juntei equipamento e fiz poucas fotos.
Acho que o texto vai enquadrar uns quantos daqui RSS
Abçs
PMVG


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2015, 01:43:39
Hoje, possuidor de duas FF e fixas de qualidade inquestionável, estou com um enorme desejo de ressuscitar minha 18-55mm que está aqui parada por estar com o anel da baioneta quebrado. Acho que vou comprar um no ML, consertar a bichinha e botar pra trabalhar.

 :D :D


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2015, 10:48:22
Hoje, possuidor de duas FF e fixas de qualidade inquestionável, estou com um enorme desejo de ressuscitar minha 18-55mm que está aqui parada por estar com o anel da baioneta quebrado. Acho que vou comprar um no ML, consertar a bichinha e botar pra trabalhar.

 :D :D

Mas n vai funcionar nas FF.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 01 de Dezembro de 2015, 11:13:39
Muito bom texto, valeu a pena ler e refletir.

No começo fiquei assim mesmo, louco pra comprar tudo o que existia de lentes. Hoje eu percebo que poderia ter maneirado e comprado somente o necessário, sem ter que me matar para comprar o que queria, que é um dos tópicos do texto "quero x preciso".
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2015, 11:20:11
Já falei em outro lugar aqui do Fórum. Mas me surpreendi com um fotógrafo de casamento aqui da minha região, super bem colocado na profissão e com técnica e olhar estético apurado. O cara usa duas 5D clássicas até hoje! 


Alexandre Ranieri

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.096
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo
    • Flickr
Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:02:51
Bom texto para reflexão.  :ok:

- Cara, que foto bacana, que equipamento vc usa?
- Um dedo, olhos e um cérebro.
______________________________________________________________


raphaelprata20

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:14:54
Otimo texto mesmo, e adorei o site... Não conhecia e tem dicas/informações valiosas ali ssrrss


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2015, 12:54:08
Mas n vai funcionar nas FF.

Tenho uma D3100 parada aqui pra isso.

 :D :D


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:10:54
Tenho uma D3100 parada aqui pra isso.

 :D :D

Grande garoto!  :clap:


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2015, 15:20:40
Na boa, sem querer me fazer, mas acho que uma pessoa que precisa ler tudo aquilo pra se convencer de que não deve ou não precisa comprar o que sente desejo de comprar.....olha.....deve procurar um médico.. :shock:

Claro que sabendo da existência de tantos aparatos e acessórios vez ou outra sentimos vontade e até necessidade de obter coisas novas, normal, mas eu sou quase o inverso disso, tenho só uma lente zoom e fico enrolando pra comprar outras coisas ( filtros, por ex ) por não ter certeza do real diferencial ou custo benefício disso, posso estar sendo burro, desleixado ou desavisado, mas....

Claro, muito diferente de quem trabalha com fotografia, onde existe a real necessidade de se ter tudo o que for agregar.


TonyFranco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 86
Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2015, 22:32:38
show, foi de grande valia, principalmente pra quem esta começando, como eu.


Ronan Liutti

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 02 de Dezembro de 2015, 23:47:49
Texto muito interessante.

Acho que ao passo que vamos saindo da nossa zona de conforto (em frente a um computador ou pendurado em um smartphone) e partimos para a prática, controlamos essa compulsão pela aquisição de novos equipamentos, pelo menos no caso da fotografia, pois, penso que essa sede de consumir o novo está diretamente ligada á falta de repertório/experiência/resultado, então, com tempo, estudo e prática vamos invertendo essa situação.

Recentemente, conversando com um fotógrafo (hobista, como eu) bastante talentoso de minha cidade, ele me mostrou a câmera que usava, uma Nikon D300, a qual chamava de "tanque de guerra", pois, embora já antiga e com aspecto de sucata, funcionava muito bem. Mudei um pouco minha maneira de "querer" novos equipamentos a partir dessa experiência, pois, percebi que estava me preocupando mais com a aquisição de novas ferramentas do que com a capacitação necessária para explorar o potencial das que eu já tinha. Esse texto vem consoar com essa reflexão que tive.

Abraço a todos!


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #14 Online: 17 de Dezembro de 2015, 16:10:27
Olá

Este outro texto, talvez complemente algo do primeiro.  http://www.fotografia-dg.com/uma-camera-simples-uma-ideia-na-cabeca/
O RafaelSombrio , mais acima mencionou que não precisava ler todo o texto ( longo ) para entender o conceito. Concordo, mas penso que dentre os frequentadores do fórum ( este e outros ) há diversos que gostam de textos um pouco mais longos, pelo prazer da leitura em si.
Eu mesmo acabo entrando e lendo sobre equipamentos que nunca tive ( reviews, comparativos, primeiras impressões etc ) e confesso que gosto quando as informações são para "mais ".
Bom, voltando ao tema, eu sou um acumulador. Comecei comprando uma Nikon L3, depois uma Canon 590IS, depois uma Samsung Nx11, uma Canon SX50HS, depois uma nikon D3200 e agora uma NX30. tenho todas as 6 e uso as 6. A Nikon L3 para laudos a trabalho, a 590IS quando saio para fotos meio de bobeira e assim por diante.
Hoje percebo que deveria ter pensado melhor e não comprado por impulso. Com o valor destas câmeras e mais algumas lentes que tenho avulsas, eu poderia ter comprado um equipamento melhor, uma ou duas lentes melhores também e me dedicado muito mais aos resultados.
Abçs a todos
PMVG