Autor Tópico: LIVROS - FOTOGRAFIA (indicações)  (Lida 3823 vezes)

guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:54:32
Boa tarde amigos de forum,

Semanas atras estive procurando algumas indicacoes de livros para ler, foi ai que encontrei o topico de Dicas de Livros. Obtive otimas indicacoes, porem percebi que é complicado para se obte-las devido ao fato de o topico possuir 11 paginas e centenas de posts desorganizados.
Sendo assim, resolvi compilar todas as informacoes daquele topico (dicas, comentarios, notas, etc) e organizar em apenas um topico. Separei os livros em algumas categorias, busquei as informacoes de editoras que estavam faltando e coloquei todos eles no mesmo padrao.

Caso alguem tenha alguma outra sugestao, favor enviar uma MP que altero no topico.
Pretendo editar o topico sempre que alguma nova sugestao de livro aparecer. (Nao sei se isso é possível.....moderação precisaria me ajudar)

Bom.... é isso. Como foram diversos livros é capaz de eu ter cometido erros, quanto a categoria, editoras e etc; por favor me avisem se notarem algo errado.

Segue lista:

LIVROS - FOTOGRAFIA



ARTE

Titulo: A fotografia como arte contemporânea
Autor: Charlotte Cotton
Editora: Martins Fontes
Idioma: Portugues
Comentarios:

Titulo: Photography, Art and Techinique
Autor: Alfred A. Blaker
Editora: Senac
Idioma: Ingles
Comentarios: Photography, Art and Techinique

Titulo: The art of Photography
Autor: Barnbaum
Editora: Rocky Nook
Idioma: Ingles
Comentarios:

Titulo: The Conspiracy of Art
Autor: Jean Baudrillard
Editora: Semiotext
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Nao sao livros sobre fotografia especificadamente mas sao livros sobre art onde a fotografia tambem faz parte.”

Titulo: The Preference for the Primitive
Autor: E.H. Gombrich
Editora: Phaidon Press
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Nao sao livros sobre fotografia especificadamente mas sao livros sobre art onde a fotografia tambem faz parte.”

Titulo: Ways Of Seeing
Autor: John Berge
Editora: Penguin Books
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Nao sao livros sobre fotografia especificadamente mas sao livros sobre art onde a fotografia tambem faz parte.”




CASAMENTO




Titulo: Dynamic Wedding
Autor: David Beckstead
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Outro que fez bastante diferença é o "Dynamic Wedding", do maluco do David Beckstead. É um livro voltado para fotografia de casamentos, mas na prática ele fala basicamente de composição, então serve mesmo para quem não trabalha com casamentos. Ele fala de vários detalhes que fogem das regras básicas de composição, vale a pena dar uma folheada. E ele foi lançado originalmente em português (mesmo o autor sendo americano), então não tem problemas de traduções toscas.”
“O cara fala praticamente apenas de composição, de como criar imagens marcantes e dinâmicas, muito bom. Recomendo inclusive pra quem não fotografa casamentos, pois ele dá muitas ótimas dicas de composição. Esse ainda pretendo ler novamente assim que tiver um tempo.”


Titulo: Fotografia de Casamento
Autor: Marcos Andreoni
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“É muito bom, ele usa uma linguagem fácil e é muito direto nas questões práticas, sem enrolação, fala de todas as etapas do casamento, de vários tipos de casamentos diferentes, bem legal. Acho que vale bem a pena, ainda mais pra quem tá começando.
O único porém é que a qualidade da impressão é bem ruim, péssima mesmo, e as fotos todas saíram escuras e muito saturadas, pelo menos na minha cópia. Mas o que importa mesmo é o texto, que é de boa qualidade.”
Titulo: O Guia da Fotografia de Casamentos
Autor: Vinicius Matos
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Wedding Photography from the Heart: Creative Techniques to Capture the Moments that Matter
Autor: Joe Buissink e Skip Cohen
Editora: Amphoto
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Além das fotos do cara serem bacanas, o que ele fala sobre a fotografia de casamentos em geral é bem como eu penso que deve ser, achei muito bacana e recomendo a todos. A Editora Photos tem uma versão traduzida, mas não sei da qualidade da tradução e nem da impressão, e a versão original em inglês é também muito mais barata (paguei US$9 com frete na Amazon!!!).

Vale muito a pena, recomendo fortemente. Provavelmente um dos melhores livros sobre fotografia de casamentos que já li. A ressalva é que ele não fala muito da parte técnica (o que pra mim é um ponto positivo!), então quem quer um livro sobre dicas de como fotografar um casamento não vai curtir muito”




COMPOSICAO



Titulo: Arte da Composição
Autor: Ernesto Tarnoczy Junior
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Resumo: o livro mostra ao fotógrafo iniciante, amador avançado ou profissional, técnicas eficientes para compor elementos em fotografia, desde paisagens, fotografia abstrata, fotojornalismo, fotografia de casamento, still life e arquitetura.
Minha opinião: Gostei. Desperta para detalhes da composição fotográfica.”


Titulo: Composição - Col. Fotografia Básica
Autor: David Prakel
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Composição - de Simples Fotos a Grandes Imagens
Autor: Excell, Laurie
Editora: Altabooks
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Mastering Photographic Composition, Creativity and Personal Style
Autor: Briot
Editora: Rocky Nook
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: O Olho do Fotógrafo
Autor: Michael Freeman
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Achei o livro muito bom. A leitura é fácil e te permite ampliar os horizontes acerca da fotografia, através do conhecimento de teorias de composição e linguagem.”
“Recomendo fortemente a leitura”
“É o livro que sempre procurei sobre composição fotográfica e tinha dificuldade de encontrar.. aborda de forma muito clara vários aspectos da composição. Embora a grande maioria das técnicas eu já praticasse de forma instintiva, é bom ler e aprender informações técnicas de onde vem cada coisa. RECOMENDO!!”



COMUNICACAO VISUAL



Titulo: Fundamentos da comunicação visual
Autor: Bo Bergstrom
Editora: Rosari
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Esse livro na verdade não é de fotografia, mas é bem interessante para fotógrafos também.”



DIREITO


Titulo: DIREITO AUTORAL PARA FOTÓGRAFOS
Autor: Marcelo Pretto
Editora: iPhoto Editora
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Sinopse: O objetivo deste livro é fornecer uma visão geral sobre o Direito na fotografia. Qual lente usar para não ser processado por invasão de privacidade? Autor da foto é quem aperta o botão ou quem a concebe? Quais são os direitos de um fotógrafo freelancer? Podemos usar as fotos dos clientes em nosso portfolio? O que fazer quando os seus direitos são violados? Essas e outras questões são esclarecidas pelo autor de forma clara e objetiva.

Este livro também inclui modelos de contrato de prestação de serviço, cessão de direitos, autorização de uso de imagem e licença. Além de uma sessão com casos práticos e dúvidas mais frequentes.

Meu comentário: Comprei o livro depois que assisti o curso de Direito Autoral do Marcelo Pretto na Eduk. Pra quem não é da área de direito como eu, o assunto é muito interessante e muito esclarecedor. Deu pra entender muito mais sobre essa questão de direitos autorais, além de tirar alguns mitos que eu mesmo tinha como verdadeiros. Acho somente que poderia ser melhor escrito, mas entendendo que o autor é fotógrafo e advogado, e não escritor, até passa. RECOMENDO!”



ESTUDIO



Titulo: 1.000 Poses para fotos de mulheres
Autor: Eliot Siegel
Editora: Europa
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Book - Direcao de modelos
Autor: Billy Pegram
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Li esse da editora Photos e adorei! Explica bem o por que certas posiçoes da modelo nao sao bem vindas numa foto.”


Titulo: Poses Perfeitas
Autor: Roberto Valenzuela
Editora: iPhoto Editora
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Foi o último livro que comprei. É maravilhoso porque explica como construir uma pose sem ter que memorizar posições inúteis. É um tipo de livro que deixa vc com vontade de sair fotografando pessoas na rua!”




EXPOSICAO




Titulo: Understanding Exposure, 3rd Edition: How to Shoot Great Photographs with Any Camera
Autor: Bryan Peterson
Editora: Amphoto
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Breve resumo: É um livro voltado para quem está iniciando com a câmera e o autor começa o livro nos motivando a deixar a câmera sempre no modo M. A partir daí, ele vai dando informações mais práticas sobre o triângulo da exposição e algumas dicas de fotometria, composição, bokeh, panning, etc.
Opinião: Extremamente útil para entender os conceitos básicos de uma maneira mais prática
Recomendo: sim
Nota: 8”
“Não sei se tem versão em português. O tema principal é como obter uma "exposição correta" em diversas situações, com várias dicas, mas fala também sobre aspectos gerais da fotografia digital.”



FLASH



Titulo: Flash Dedicado
Autor: Neil van Niekerk
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Até agora, o livro mais importante para minha fotografia e meu trabalho foi o "On-camera flash" ("Flash Dedicado"), do Neil van Niekerk. Com ele eu aprendi basicamente tudo o que sei de flash atualmente, e isso fez uma diferença enorme na qualidade do meu trabalho. Recomendo a todos, mesmo aos que não usam flash com frequência.”



Titulo: Sem medo do flash
Autor: José Fernandez
Editora: iPhoto Editora
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Para mim, o livro mais completo de flash dedicado. Leitura obrigatória. Serve para fotógrafos amadores como profissionais.”


Titulo: Understanding Flash Photography: How to Shoot Great Photographs Using Electronic Flash
Autor: Bryan Peterson
Editora: Amphoto
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Breve resumo: É um livro voltado para quem está iniciando com o uso de flashs speedlight. Como o outro livro do mesmo autor, ele fala sob um ponto de vista mais prático, tentando nos induzir ao uso correto do flash.
Opinião: Muito útil para noções básicas sobre o uso do flash. Está na lista de releitura.
Recomendo: sim
Nota: 8”




GUIA / MANUAL




Titulo: 52 Lições de Fotografia Digital
Autor: Editora Europa
Editora: Europa
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: A Foto em Foco
Autor: David du Chemin
Editora: Altabooks
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Excelente!!”



Titulo: COMO LER UMA FOTOGRAFIA
Autor: Richard Salkeld
Editora: Gustavo Gili
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Equipamento Fotográfico
Autor: Thales Trigo
Editora: Senac
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Exposicao Perfeita
Autor: Michael Freeman
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Manual para compreensão e domínio de de técnicas para conseguir a exposição ideal em uma cena, seja ela zerada, para a direita ou para esquerda.
Recomendo fortemente para todo e qualquer usuário, especialmente iniciantes e intermediários, muito embora mesmo um usuário avançado possa usá-lo para rememorar técnicas e experimentar novas abordagens para conseguir expor melhor.
Fala inclusive sobre pós processamento.
7 para iniciantes; 10 para intermediários e 4 para avançados.”



Titulo: Fotografia Avancada de Langford
Autor: Michael Langford & Efthimia Bilissi
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Indicado para avançados.
Manual sobre fotografia na era digital e filme. Com muita informação sobre filmes e explicações minuciosas sobre tecnologia, químicos e a física relativa a luz, objetiva, captação de luz no filem/sensor, etc... Manual extremamente avançado. Definitivamente não é indicado para iniciantes e mesmo usuários intermediários terão dificuldades com ele.
Nota 0 para um iniciante, 3 para um intermediário e 9 para um avançado.”



Titulo: Fotografia de viagem - Guia de Campo
Autor: Michael Freeman
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Fotografia Digital
Autor: Ênio Leite
Editora: Viena
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Fotografia Digital na Pratica - Vol2
Autor: Scott Kelky
Editora: Prentice Hall
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Autor festejado e aclamado no mundo da fotografia.
Achei um livro muito do besta. Um monte de lugares-comuns para se conseguir boas fotos. Não há erros, mas muita simplificação. Para quem quer simplesmente seguir um passo-a-passo e fazer uma boa foto sem se preocupar em aprender, será um excelente livro. Para quem quiser compreender e dominar o processo fotográfico, pode pular direto para o próximo livro da estante na seção de fotografia da livraria.
Linguagem coloquial e direta, de fácil leitura.
Um usuário intermediário e dedicado consegue praticamente toda a informação que o livro apresenta aqui mesmo no MF.
Indicado para usuários iniciantes e intermediários.
Nota 10 para iniciantes, 4 para intermediários e 0 para avançados.”
“Básico, mas com dicas interessantes, especialmente para iniciantes”



Titulo: Fotografia Digital Passo a Passo
Autor: Tom Ang
Editora: Europa
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Guia completo sobre fotografia digital, esse livro é bastante didático e aborda os temas de maneira linear e clara. Com exercícios práticos e sugestões de pesquisa é um livro muito interessante para os iniciantes ou para quem já tem conhecimento.”


Titulo: Fundamentos da fotografia criativa
Autor: David Präkel
Editora: GG Brasil
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Breve resumo: O livro aborda conceitos básicos da linguagem, composição e ramos da fotografia
Opinião: Como disse é um livro mais leve, básico, ideal para iniciantes.
Recomendo: sim
Nota: 8”



Titulo: Leia isto se quer tirar fotos incríveis
Autor: Henry Carroll
Editora: GG Brasil
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Atualmente estou lendo o livro "Leia isto se quer tirar fotos incríveis", do fotógrafo e escritor Henry Carroll.
Muito bom, linguagem simples, está desmitificando tudo que eu achava em relação as configurações de câmera e fotografia.”



Titulo: Ligeiramente Fora de Foco
Autor: Robert Capa
Editora: Cosac Naify
Idioma: Portugues
Comentarios:
“O livro é de 1947 e comprei a reimpressão de 2010, portanto não sei até que ponto é totalmente fiel à original. Acho que nunca li um livro tão rápido na minha vida! Fiquei emocionado, extasiado e um tanto perplexo em ver como era a vida de um fotógrafo na Segunda Guerra Mundial... O relato de desembarque no dia D na praia da Normandia é nada menos que surpreendente e aterrorizante!! Livro rico em histórias e com muitas imagens da época. RECOMENDADO!”



Titulo: Novo Guia de Fotografia National Geographic
Autor: James P. Blair
Editora: National Geographic
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Indicado para todos os níveis, especialmente para os iniciantes, embora intermediários e avançados possam se aproveitar das imagens para se inspirar.
É uma manual bemmmm básico sobre fotografia. Ensina de modo bem superficial, e até mesmo com generalizações perigosas, os principais conceitos e fundamentos sobre fotografia. Inclui várias excelentes imagens e algumas com análises do porquê aquela fotografia ser diferenciada.
Nota 8 para um iniciante. Nota 2 para um avançado.”



Titulo: O Fotógrafo Completo - 3ª Edição
Autor: Editora Europa
Editora: Europa
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: O Novo Manual de Fotografia, O Guia Completo para Todos os Formatos (4ª Ed.)
Autor: John Hedgecoe
Editora: Senac
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Indicado para todos os níveis.
É uma manual dos mais populares e referenciados no mundo da fotografia. Com revisão para a era digital, ainda traz muita informação sobre filmes e revelação. Aborda todos os assuntos relacionados à técnica e conceitos relacionados à fotografia. Altamente indicado para os iniciantes, muito embora mesmo o mais avançado dos fotógrafos possa retornar a ele para confirmar informações. Considero uma leitura obrigatória a todos os fotógrafos.
Nota 10 para um iniciante, 10 para um intermediário e 5 para um avançado.”



Titulo: POR TRÁS DA IMAGEM - PESQUISA E PRÁTICA EM FOTOGRAFIA
Autor: Gustavo Gili
Editora:
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: The Complete Photographer
Autor: Tom Ang
Editora: DK Publishing
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Breve resumo: O autor aborda quase todos os estilos fotográficos, com suas opiniões e melhores práticas que julga serem indispensáveis ou de valor para quem quer fazer tais tipos de foto.
Opinião: É um livro útil para dar mais visão a quem já tem uma noção básica, inicial, sobre fotografia.
Recomendo: sim
Nota: 8”
“O livro é dividido em várias seções - fotografia de moda, paisagens, moda, esportes etc. Cada seção traz a visão de fotógrafos especializados na área, que falam sobre suas experiências e inclusive fazem análise de fotos e minitutoriais. Gostei bastante do livro. Vale a pena conhecer.”



Titulo: The Digital Photography Book, Vol. 1, 2 ,3 e 4
Autor: Scott Kelby
Editora: Peachpit Press
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Breve resumo: Em seus livros, o autor parte da premissa de que ele lhe servirá como um companheiro em saídas fotográficas. Então, ele aborda diversos temas, como retratos, paisagens, panoramas, uso do flash, etc. dando dicas sobre técnicas e equipamentos de maneira bastante prática.
Opinião: Extremamente útil para entender os conceitos básicos de uma maneira mais prática. Estou relendo os 3 e, em seguida, partirei para o volume 4.
Recomendo: sim.
Nota: 8”
“são ótimos para iniciantes, pois passa o conhecimento de forma direta e sem firulas... São quatro livros e virei fã do cara... recomendo...”
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:55:19
HISTORIA



Titulo: A Camara Clara
Autor: Roland Barthes
Editora: Saraiva de Bolso
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Breve resumo: uma análise da fotografia como signo expressivo.
Opinião: Esse é um livro que particularmente todos deviam ler. foi uma das fontes que usei quando escrevi o artigo "Fotografia e a dialética do olhar" pro Fotografe Uma Ideia [ http://fotografeumaideia.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=2370&Itemid=138 ]
Recomendo: sim
Nota: 8”
“Breve resumo:  O livro é um clássico e trata sobre a perspectiva da fotografia na visão de Barthes. Não esperem um livro dos mais empolgantes e de fácil compreensão, afinal Barthes, junto com Umberto Eco é um dos "papas" da semiótica ( e tudo ligado à semiótica não possui interpretação das mais fáceis). Apesar de não ser uma leitura muito didática, também não é das mais difíceis. Afinal, se até eu consegui compreender boa parte, todo mundo consegue. O texto é parcialmente envolvente ao ponto que não te encoraja tanto a prosseguir mas também não te deixa em paz antes de terminar o livro.Nele, há vários conceitos da fotografia como studium, puntum, operator, espectator, spectrum, satori, fotografia como identidade vs verdade, noema da fotografia, etc. A primeira parte é bem interessante, já na segunda, ele começa com o chororô da foto da mãe q morreu- isso vai te deixando entediado até ele utilizar isso como exemplo pro restante do livro.
Opinião: Deve ser lido, principalmente pelos fotógrafos q admiram street. Apesar da subjetividade do autor, MUITO se aproveita.
Recomendo: sim
Nota: 9”



Titulo: A história da arte
Autor: E.H. Gombrich
Editora: LTC
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Cartier Bresson - O Olhar do Seculo
Autor: Pierre Assouline
Editora: L&PM EDITORES
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Achei a leitura cansativa no começo do livro, provavelmente por ser uma época já muito distante nossa e por falar em muitos nomes da arte francesa e Européia que pra mim não são conhecidos e por isso acaba deixando um pouco confuso.. Passada essa parte inicial da vida do HCB o livro tomou outra forma pra mim e foi surpreendente. Mas achei que faltaram imagens pra ilustrar. Comenta-se muito em várias fotos icônicas dele mas não existe a imagem pra ilustrar, talvez por ser uma edição de bolso. Se eu tivesse que descrever em uma palavra seria no mínimo "inspirador".. RECOMENDADO!”
“Biografia do HCB escrita por um amigo próximo e que partilhou a intimidade do biografado.
Inspirador e magnífico. Simples assim!!!
Altamente recomendado para todos os usuários.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.”
“Opinião: Peguei a dica desse livro aqui neste tópico e gostei muito. É bem interessante ter uma ideia da formação do conhecimento (backgorund de pintura, estudo das obras de gandes mestres...), acontecimentos e experiências de vida que influenciaram o trabalho de HCB. O trabalho extremamente reconhecido do mestre do fotojornalismo certamente conta com o fator sorte em uma definição que eu, particularmente, carrego comigo: a oportunidade associada à capacidade. O livro começa justamente falando sobre a formação dessa capacidade, quando ainda jovem se interessa pela pintura; passa pelas situações vividas decorrentes dessa escolha em detrimento aos negócios da família; a convivência com inúmeros ícones da história, seja em cinema, pintura, poesia ou política. O mais interessante do livro, talvez, seja justamente a cronologia e descrição dos inúmeros momentos históricos vivenciados e captados pela câmera de HCB: a Segunda Guerra e o seu fim, a morte de Gandhi, a Revolução Chinesa, sem contar a sua relação com os Estados Unidos e Inglaterra e suas vivências na África, no México e a Guerra Civil Espanhola.
Recomendo: Sim.
Nota: 10”



Titulo: Estética da fotografia - perda e permanência
Autor: François Soulanges
Editora: Senac
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Breve resumo: o livro é uma análise/questionamento da fotografia em seus mais variados status: arte, informação, memória etc.
Opinião: É uma obra mais recomendada pra quem já está ha algum tempo no caminho, já que em sua maior parte trata da desconstrução de conceitos clássicos.
Recomendo: sim
Nota: 10”



Titulo: Preto no Branco
Autor: Flávio Damm
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“É um livro relativamente curto onde o fotógrafo conta várias histórias sobre fotografias que fez durante as viagem para cobrir as pautas da extinta Revista O Cruzeiro...
Leitura fácil, com ótimas histórias vividas por ele e ricos personagens. Me deixou com mais vontade ainda de comprar uma Leica! Vou pirar se não arrumar dinheiro ou não parar de ler essas coisas!!!!!!!!!!
Recomendado!”
“O colega Jeff me indicou , e estou devorando letra a letra , dentro do tema  é excelente”



Titulo: Sobre fotografia
Autor: Susan Sontag
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Breve resumo: são seis ensaios em que a Susan discorre sobre as relações humanas com a fotografia e o mundo imagético. Vale por ser não apeas um apanhado histórico da fotografia mas também por levantar questionamentos sociológicos entre o homem e a foto.
Opinião: Vale MUITO a pena comprar & ler.
Recomendo: sim
Nota: 10”
“A mulher simplesmente arrebenta em TUDO que faz, interessante conhecer a biografia dela...”
“É um dos livros fundamentais pra se entender a relação entre a sociedade moderna e a fotografia; elucida ainda temas como ética, real X realidade e como o progresso interfere no olhar e nas formas de capta-lo, tempo (sua passagem e tentativas de "congelamento").
Gostei do livro. E é bom lembrar que a Sontag teve um caso com a fotógrafa Annie Leibovitz e foi, além de filosofa, cineasta e roteirista. Ou seja: o livro não é só diletantismo (e se fosse, isso nao diminuiria sua importância).”




Titulo: Tudo Sobre Fotografia
Autor: Juliet Hacking
Editora: Sextante / Gmt
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Muito embora o nome seja altamente pretensioso o livro é altamente recomendado para todos os níveis de usuários.
Aborda a história da fotografia com muitas imagens antigas, explicando o processo histórico da descoberta, consolidação, popularização e segmentação da fotografia. Muitos dados históricos serão encontrados. Leitura rica e de fácil assimilação.
Não é um manual. é um livro sobre fotos e suas capturas.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.”
“Atualmente estou lendo esse livro e recomendo a todos. Não se trata de um livro técnico, não diretamente, mas conta a evolução da fotografia a partir de fotos históricas. Muito bom, até pra ter a noção que fotografia vai muito além de nomes consagrados com Cartier-Bresson.”





ILUMINACAO



Titulo: DIÁRIOS DE ILUMINAÇÃO
Autor: Kevin Kubota
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:

Nesta obra, Kevin Kubota traz técnicas criativas de iluminação em um livro divertido, projetado para que você possa encontrar o que precisa em poucos segundos. Você verá como Kevin Kubota cria os mais diferentes tipos de iluminação para diferentes cenas com o orçamento que cabe no seu bolso. São cenários para fotografia de casamento, publicidade, retrato, estúdio, book, moda, crianças, entre outros, em ambientes de luz natural e artificial, com locações internas e externas em 101 esquemas criativos.

Além disso, você pode conferir dicas do autor sobre os equipamentos para montar o seu kit de iluminação, exemplos práticos dos mais diferentes tipos de iluminação, além de técnicas básicas de pós-produção para aplicar o seu estilo no seu trabalho. Divirta-se com o espírito bem-humorado de Kevin Kubota em uma leitura gostosa e atraente de seu mundo da iluminação.

Com este livro você irá:
Conheçer as tendências históricas de iluminação;
- Saber como utilizar as regras essenciais de qualidade, quantidade e taxas de luz;
- Aproveitar o máximo seu fotômetro e histogramas compondo cenários incríveis de iluminação;
- Reunir seu próprio kit de iluminação para todas as situações;
- Deixar suas imagens magníficas com o Aperture®, Lightroom® ou Photoshop®”




Titulo: ESTUDIO foto, arte, publicidade, splashes
Autor: tony generico
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Estou lendo agora e gostando muito! Apesar de não parecer pela capa, mas 90% do livro fala só sobre iluminação que pode ser aplicada também em retratos.”




Titulo: Guia de iluminação para fotógrafos (3ª Ed.)
Autor: Bill Hunter
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Iluminação em Estúdio
Autor: Christopher Grey
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Iluminaçao em Estudio por Christopher Grey, as fotos do cara sinceramente nao me agradaram muito, mas as dicas que ele da sobre iluminaçao em estudio foram bem uteis, principalmente iluminaçao de fundo, low keys e coisas do tipo, peguei de um amigo, nao li todo mas foi bem util!!”



Titulo: Iluminação: Da luz natural ao flash
Autor: Syl Arena
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Eu comprei o Iluminação: Da luz natural ao flash, do Syl Arena. Gostei bastante. Vale a pena dar uma conferida pra ver se te atende.”



Titulo: Luz, Ciência e Magia (2ª Ed.)
Autor: Bill Hunter, Steven Biver, Paul Fuqua
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“O melhor livro sobre luz que eu já pus as mãos.
Não é um livro sobre dicas. É para compreender a luz e saber trabalhar com ela em todas as situações possíveis e imagináveis, seja em estúdio, seja em externas, seja com luz natural, seja com luz artificial, seja com ambas, seja luz branca, seja colorida, seja luz polarizada, etc...
Ensina a trabalhar e compreender o porquê do trabalho com a luz com os mais diversos materiais. Couro, plásticos, metal, madeira, vidro, pele, etc...
Altamente recomendado para intermediários e avançados.
Nota 4 para iniciantes, 10 para intermediários e 7 para avançados.”



INSPIRACAO



Titulo: A Câmera
Autor: Ansel Adams
Editora: Senac
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: A Cópia
Autor: Ansel Adams
Editora: Senac
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: A Mente do Fotografo
Autor: Michael Freeman
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:
"Acabei de ler hoje. Da mesma maneira que o primeiro (O olho do fotografo), foi muito enriquecedor para o meu ínfimo conhecimento fotográfico.”



Titulo: A visão do fotógrafo
Autor: Michael Freeman
Editora: Bookman
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Contexto e narrativa em fotografia
Autor: Maria Short
Editora: GG Brasil
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Criatividade Em Preto e Branco - Dicas e Técnicas de Fotografia Digital
Autor: Harold Davis
Editora: Altabooks
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: GENESIS
Autor: Sebastiao Salgado
Editora: TASCHEN
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Humans of New York
Autor: Brandon Stanton
Editora: St. Martin's Press
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Pessoal, eu mal comecei a ler, mas já tenho um dos meus livros favoritos sobre fotografia de todos os tempos: "Humans of New York", de Brandon Stanton, St. Martin's Press. Até onde eu saiba, ainda não tem nenhuma versão traduzida para o português, mas a quantidade de texto é pequena e dá pra acompanhar tranquilamente.

O livro reúne alguns retratos feitos nas ruas de Nova Iorque ao longo de 3 anos, com citações em cada foto. Não são retratos de street comum, o fotógrafo parou cada indivíduo e posou para as fotos, e conversou com a grande maioria deles, e as citações nas fotos são histórias contadas pelos fotografados ou então a situação particular da foto. Muito bom, ainda não li nem 1/4 do livro mas já estou adorando!

Pra quem tiver curiosidade, ele mantém um site (além de uma página no facebook e no tumblr): http://www.humansofnewyork.com/



Titulo: Humans of New York - Stories
Autor: Brandon Stanton
Editora: St. Martin's Press
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Este é o segundo livro do Stanton, conta com historias mais longas sobre os fotografados.
Para quem não leu o primeiro é apenas Humans of New York.”



Titulo: Magnum Contatos
Autor: Varios
Editora: IMS
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Um livro que recomendo muito é o Magnum Contatos, que traz análises das cópias contatos de grandes fotógrafos. Muito bom para entender como o momento decisivo é conseguido.”
“Comprei faz 1 mês e estou adorando!
O livro mostra os contatos de vários fotógrafos da agência Magnum, com explicações sobre a escolha das fotos, se houve produção ou as fotos foram feitas na rua ao acaso, se teve ensaio, se foi improviso planejado, etc.
Simplesmente explica um pouco os conceitos criativos de cada um.
Nota 9”



Titulo: Mestres da Fotografia - National Geographic
Autor: Claudio Marcondes
Editora: National Geographic
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Livro da National Geographic que aborda alguns trabalhos do Steve McCurry, Michael Nichols, Michael Yamashita e David Doubilet.
Imagens, imagens e mais imagens desses 4 grandes fotógrafos da atualidade. E show de belas imagens, algumas com legendas dos próprios autores.
Altamente recomendado para todos os usuários.
Nota 10 para todos on níveis de usuários.”



Titulo: O instante contínuo
Autor: Geoff Dyer
Editora: COMPANHIA DAS LETRAS
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: O Negativo
Autor: Ansel Adams
Editora: Senac
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: O século Moderno
Autor: Cartier-Bresson
Editora: Cosac Naify
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Breve resumo: O livro reúne diversos cliques do mestre Bresson no mundo pré e pós 2ª Guerra.
Opinião: não bastassem os cliques do mestre, o livro ainda traz um mapa com a cronologia das suas viagens, que ajuda a nos situar ao longo da produção de sua obra.
Recomendo: sim
Nota: 10”


Titulo: Photo Inspiration - Secrets Behind Stunning Images
Autor: 1x.com
Editora: Photos
Idioma: Ingles
Comentarios: “O livro é bom. Traz informção de camera, lente, abertura, velocidade e iso. E o tratamento feito na foto em pós produção. Isso tem me levado a uma interrogação muito grande. Será que toda foto precisa de uma super pós produção de programas? A julgar pelo livro, sim.”



Titulo: Photography as meditation
Autor: Hoffmann
Editora: Rocky Nook
Idioma: Ingles
Comentarios:



Titulo: Poesia Visual - Um Guia para Inspiração e Criatividade Fotográfica
Autor: Chris Orwig
Editora: Alta Books
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Resumo: guia fornece inspiração, técnicas simples e tarefas para impulsionar seu processo criativo e aprimorar suas imagens digitais utilizando luz natural sem equipamentos adicionais.
Minha opinião: Inspirador.”


Titulo: Robert Capa vol. 6
Autor: Robert Capa
Editora: Photo Poche
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Breve resumo: O livro reúne algumas das melhores fotos de Capa.
Opinião: Esse livro em particular é da série Photo Poche,  que salvo engano é de 12 volumes, cada um sobre a obra de um fotógrafo. Trata-se de um livro-legenda, com poucos textos e muitas fotos. O volume 6 é sobre Robert Capa, mas todos os volumes são uma ótima aquisição.
Recomendo: sim
Nota: 9”


Titulo: Roube como um artista
Autor: Austin Kleon
Editora: Rocco
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Six strings heroes
Autor: Neil Zlozower
Editora: Chronicle Books
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Breve resumo: O livro reúne os melhores cliques de ZLoz sobre guitarristas no palco e fora dele.
Opinião:Fotografia de bandas é uma das minhas linhas favoritas. Particularmente curto muito mais o trabalho do Bob Gruen, mas o Zloz também vale a pena conferir.
Recomendo: sim
Nota: 7”


Titulo: The Definitive Collection
Autor: Robert Capa
Editora: Phaidon Press
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Contém cerca de 1000 imagens feitas pelo Capa, até sua última foto minutos antes de ser morto por uma mina terrestre no Vietnam. Excelente fonte de inspiração, ao menos para mim.
Nota 10”



Titulo: Uma Antologia Pessoal
Autor: Thomas Farkas
Editora: IMS
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Recomendo um livro de fotografias do Thomas Farkas (Uma Antologia Pessoal). Lindo!”



MACRO



Titulo: Closeup Shooting - A Guide to Closeup, Tabletop and Macro Photography
Autor: Cyrill Harnischmacher
Editora: Rocky Nook
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Breve resumo: Breves explicações sobre os segredos para boas fotografias macro e exemplos de imagens com indicação de abertura, velocidade e lente usada.
Opinião: Excelente. Leve e dinâmico, traz as informações importantes, sem textos extensos e cansativos. Bastante ilustrado também!
Recomendo: sim
Nota: 10”



NEGOCIO



Titulo: Ganhar dinheiro na fotografia
Autor: Armando Vernaglia Jr.
Editora: Fotografia-DG
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Marketing Fine Art Photography
Autor: Briot
Editora: Rocky Nook
Idioma: Ingles
Comentarios:



Titulo: Photographer's Market 2015
Autor: Bostic
Editora: North Light Books
Idioma: Ingles
Comentarios:



Titulo: Profissão Fotógrafo
Autor: Dane Sanders
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


guinicholas

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 326
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2015, 13:55:42
POS-EDICAO



Titulo: Adobe Photoshop : Os 10 Fundamentos
Autor: Clicio Barroso
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Tratamento profissional . Objetivo e ensinar a utilizar o Photoshop , porem em um nivel de analise mais profissional da imagem , apresentando conceitos e nao so "faça isto"”


Titulo: Adobe Photoshop CS6
Autor: Adobe Press
Editora: Adobe Press
Idioma: Portugues
Comentarios:


Titulo: Adobe Photoshop Lightroom 3 - O Guia Completo para Fotógrafos Digitais
Autor: Clício Barroso
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Autor altamente reconhecido no Brasil.
Livro de fácil leitura e completa assimilação.
Não ensina a tratar imagens e sim a trabalhar com todo o potencial do LR.
Fala sobre TODAS as funções do programa, embora algumas de forma simplificada.
Altamente recomendado para quem quer fazer do LR seu principal programa de edição, organização e exportação de arquivos.
Já tem atualização desse livro para a versão 4. Altamente recomendado para todos os níveis usuários.
Nota 10 para todos os níveis de usuários.”



Titulo: Adobe Photoshop para Fotógrafos, Designers e Operadores Digitais
Autor: Altair Hoppe
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Autor festejado no Brasil.
Livro de fácil leitura, embora com algumas simplificações.
Noções precisas sobre várias técnicas de tratamento de imagens digitais, mas não dá a compreensão necessária para o usuário conseguir trabalhar com essas técnicas em toda e qualquer imagem, muito menos saber identificar qual técnica deve ser evitada para uma imagem em particular em prol de um outra técnica distinta.
É como um livro de receitas... Faça isso e isso e mais isso e o resultado é isso.
Só que ele esquece de dizer que nem sempre o resultado é isso, porque muitas vezes a imagem que o usuário vai processar não 'casa' com aquela técnica de tratamento.
Em questão de tratamento, indicado para usuários iniciantes e intermediários.
Nota 10 para iniciantes, 5 para intermediários e 0 para usuários avançados em tratamento digital.”



Titulo: Adobe Photoshop Tratamento e Edição Profissional de Imagens
Autor: Alexandre Keese
Editora: Desktop
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Tratamento profissional . Objetivo e ensinar a utilizar o Photoshop , porem em um nivel de analise mais profissional da imagem , apresentando conceitos e nao so "faça isto"”



Titulo: Lightroom 4
Autor: Clicio Barroso
Editora: Photos
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: O Sistema de 7 Pontos  para Photosohop
Autor: Scott kelby
Editora: Altabooks
Idioma: Portugues
Comentarios:
“Conceito pratico , ensina a usar a ferramente mas com analise passa a passo do que esta sendo feito na imagem e o porque . necessita de conhecimento basico do Photoshop .
    entrega 21 imagens , que serao analisadas em 21 lições . Dando soluções diferentes para uma mesma situação”



Titulo: Photoshop & Fotografia - Vol. 9: Melhore seus retratos
Autor: Editora Europa
Editora: Europa
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Professional Photoshop: The Classic Guide to Color Correction (5th Edition)
Autor: Dan Margulis
Editora: Peachpit Press
Idioma: Ingles
Comentarios:
“Conceito puro , vai a fundo mesmo e so fala o minimo necessario sobre a ferramenta”



RETRATO



Titulo: Curso de Fotografia de Retrato
Autor: Mark Jenkinson
Editora: Europa
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Portrait photography - secrets of posing & lighting
Autor: Mark Cleghorn
Editora: Pixiq
Idioma: Ingles
Comentarios:



Titulo: Portrait photography handbook
Autor: Monte Zucker's
Editora: Amherst Media
Idioma: Portugues
Comentarios:



Titulo: Posing for portrait photography
Autor: Jeff Smith
Editora: Amherst Media
Idioma: Ingles
Comentarios:
Para conhecer meu trabalho acesse:
https://www.flickr.com/photos/guinicholas/
https://500px.com/guinicholas

Nikon D5300 / 11-16mm 2.8 / 17-55mm 2.8 / 35mm 1.8 / 70-200mm 2.8 / SB700 / e quase uma centena de livros :D


angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2015, 08:13:29
rapaz... é muito livro!

parabéns pelo trabalho de compilar todas as informações do tópico.

acrescentaí mais dois, os dois que li recentemente:

1) CONDOR, de joão pina
escrevi um tópico aqui:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=116378.0


2) ARQUITETURA DO SILÊNCIO, de manoel de barros e adriana lafer
esse terminei ontem. espetacular, primoroso, muito bem-acabado, o encontro de um dos nossos maiores poetas com uma de nossas grandes fotógrafas.. tudo de bom!
talvez escreva algo mais sobre ele, se arrumar tempo :)
segue link:
http://www.travessa.com.br/arquitetura-do-silencio/artigo/d6e7b940-b89a-4ab1-b979-ab305d02ea73


abs,


pkawazoe

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
Resposta #4 Online: 02 de Dezembro de 2015, 21:04:45
pode incluir ai esse outros

FILOSOFIA DA CAIXA PRETA, Vilém Flusser

ATO FOTOGRÁFICO, Philippe Dubois

A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA, Walter Benjamin

e o texto A PEQUENA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA, Walter Benjamin