Autor Tópico: SHOT COUNTER X Vida Útil  (Lida 4356 vezes)

Rômulo Valente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 02 de Dezembro de 2015, 19:20:50
Boa noite pessoal.

Estou procurando uma câmera com sensor full frame. Utilizo muito grandes angulares, 24mm ,21mm  e até 18mm fish eye em cameras de 35 mm e não me agrada o fator de corte das câmeras com sensor APS.
Escolhi uma Canon EOS 5D Mark II. O preço e o fato de eu já ter as lentes Canon me levaram a essa escolha.
Aqui aparece a dúvida! Pesquisei câmeras anunciadas que diziam terem feitos 350, 450 e até 500 mil cliques e, pesquisando sobre a vida útil do obturador, sites falam em 150, 200 mil.
Então, como um fotógrafo consegue dobrar a vida útil da câmera? Ou ela aguenta mesmo 450, 500 mil clique?
Agradeço de imediato a todos que puderem me ajudar.


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2015, 21:22:36
Boa noite pessoal.

Estou procurando uma câmera com sensor full frame. Utilizo muito grandes angulares, 24mm ,21mm  e até 18mm fish eye em cameras de 35 mm e não me agrada o fator de corte das câmeras com sensor APS.
Escolhi uma Canon EOS 5D Mark II. O preço e o fato de eu já ter as lentes Canon me levaram a essa escolha.
Aqui aparece a dúvida! Pesquisei câmeras anunciadas que diziam terem feitos 350, 450 e até 500 mil cliques e, pesquisando sobre a vida útil do obturador, sites falam em 150, 200 mil.
Então, como um fotógrafo consegue dobrar a vida útil da câmera? Ou ela aguenta mesmo 450, 500 mil clique?
Agradeço de imediato a todos que puderem me ajudar.

Apesar de já haver dezenas de tópicos no fórum discutindo o mesmo assunto, vai aqui a resposta à sua dúvida.

O número de clicks declarados pelo fabricante é apenas uma estimativa, não uma sentença de morte. A câmera tanto pode duar 2x ou 3x mais cliques, como "morrer" com metade da quantidade de clicks estimada.

A dica é: procure uma câmera que aparente estar em bom estado e, caso o número de cliques já esteja acima de 60% da estimativa, negocie um valor mais em conta, que compense uma eventual necessidade de troca do obturador.
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Dezembro de 2015, 01:01:52
Fora o fato da câmera poder ter tido o obturador trocado no meio do caminho.


Rômulo Valente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2015, 01:13:04
Grande Daniel, obrigado.
E aconteceu algo parecido. Uma mulher anunciando um 5D Mark II com 200 mil cliques porém a câmera estava aparentemente em muito bom estado e o preço estava bom. Vou ficar esperto.
Agradecido.

Grande Rafa, essa troca de obturador, serviço obviamente feito em autorizadas de calibre, pode ser considerado um reset no shot counter?

Eu dei uma olhada antes nos tópicos e achei alguma coisa, mas é que preciso fechar uma câmera ainda essa semana.

Valeu galera!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2015, 01:29:00
Grande Rafa, essa troca de obturador, serviço obviamente feito em autorizadas de calibre, pode ser considerado um reset no shot counter?

Em partes. O obturador é a parte mecânica da câmera que mais sofre desgaste e a troca dele permite mais uns milhares de cliques. Porém outras partes da câmera sofrem desgaste também e isso deve ser levado em conta. Por exemplo, trocar o obturador de uma Rebel não faz mto sentido, não só pq o custo disso é quase o da câmera inteira como também pelo fato de uma Rebel ser uma câmera bem frágil. Agora a 5D Mark II é mto resistente e mto provavelmente vale a pena a fazer a troca.



RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2015, 02:05:02
Eu acho válido comprar uma camera com obturador trocado apenas se valer muito, mas muito a pena mesmo. Veja que ao comprar uma camera neste estado, quando você quiser trocar de equipamento ela vai valer menos ainda do que pagou, mesmo se pagar muito barato. Sou a favor de juntar mais dinheiro e comprar uma seminova entre 20 e 60 mil clicks, se for FF. Tem gente que compra camera com obturador trocado, mas sempre quer ver a nota do serviço pra saber há quanto tempo foi feito. Agora imagine você vendendo uma camera com obturador trocado, e a nota do serviço tem mais de 1 ano...eu não compro, alguém compraria?  :ponder: :ponder: :ponder:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2015, 07:57:10
Eu, na minha modesta opinião acho que tudo varia de como você cuida da sua câmera. O cuidado que você tem com ela na hora de clicar, de guardar de dar manutenção influencia diretamente na quantidade de cliques que ela renderá no futuro.

Já vi muitas câmeras que renderiam 100k travando em 30.000 e também já vi muitos relatos de câmeras que renderam o dobro da quantidade calculada pelo fabricante. Eu acho que vai demais do uso e sorte também.

Pois se você usar o modo burst demasiadamente, os mecanismos internos da câmera se desgastarão com uma rapidez muito maior.

É só pensarmos que a câmera tem o funcionamento através de acionamentos mecânicos, e que este processo sofre desgaste natural, e quanto mais você "forçar" a câmera, mais rápido esse processo ocorrerá.

Eu imagino isso, se tiver algo que alguém queira acrescentar, por gentileza, fique a vontade.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 03 de Dezembro de 2015, 09:16:10
Eu, na minha modesta opinião acho que tudo varia de como você cuida da sua câmera. O cuidado que você tem com ela na hora de clicar, de guardar de dar manutenção influencia diretamente na quantidade de cliques que ela renderá no futuro.

Aqui vou discordar Lizandro.

Peças mecânicas internas que se atritam entre si, independe de fatores externos, para um obturador tanto faz se você aperta o botão com carinho ou com brutalidade, o movimento dele é o mesmo. Ter cuidado com o equipamento, quando muito vai conservar sua estética, e talvez um possível fungo, mas não vai mudar em nada o desgaste das peças mecânicas, e até mesmo vida útil de componentes eletrônicos.

Outra coisa é o "Dar manutenção". Câmera não é automóvel, que já fabricado para receber manutenção periódica. Câmera não é projetada para o "aperta e solta de parafusos", já abri algumas lentes e vi o quão delicado são suas peças, parafusos atarraxados em plásticos, etc. Manutenção em câmeras para mim, sem que ela apresente algum defeito, é quando muito, mas muito sujo, uma limpeza no sensor, e mais nada.

Desculpe a forma que vou falar Lizandro, mas estou falando de uma forma geral, e não pra você, mas para mim câmera rodada é câmera rodada, eu não compro.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #8 Online: 03 de Dezembro de 2015, 12:13:29
Roberto, sem problema. Cada um tem sua opinião e isso aqui é um fórum justamente para discutirmos assuntos. Ainda assim, continuo achando que se você surrar a câmera, os outros componentes se desgastarão com uma velocidade muito maior.

Eu já comprei câmeras usadas, mas recomendo a compra somente de vendedores conhecidos e confiáveis, pois a chance de comprar uma câmera que foi usada para filmar ou que teve seu obturador trocado é grande.

Quanto ao desgaste que te disse, uma pessoa que não cuida bem do seu equipamento poderá sim ter problemas não só estéticos, mas mecânicos como por exemplo poeira aumentando o atrito entre os outros componentes, sujeira e fungos.

Mas é como eu disse, essa é minha opinião e a minha experiência de vida como fotógrafo que é pequena.

Estamos ai, sempre pra aprender mais e pode ter certeza de que o que você disse servirá pra mim como aprendizado.

Abraço!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Dezembro de 2015, 18:10:27
Conheço uns 5 fotógrafos profissionais, e destes 5, 4 são daqueles que sentam o dedo sem dó, até debaixo de chuva se precisar. O que os 4 dizem é praticamente a mesma coisa: não posso me dar ao luxo de ter cuidado e zelo com equipamento, a hora que der pau, troco o obturador, faço uma limpeza e toco pra frente.  :shock:


Rômulo Valente

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2015, 15:06:42
Fala galera,

Muito obrigado mesmo pelas dicas. Foram fundamentais para minha aquisição.

Então ... comprei mesmo uma Canon EOS 5D Mark II. Segui o conselho de DMZamora. Não tinham muitas opções de usadas. Na OLX tinham 2. ML mais umas 10. Peneirei e escolhi a que tinha realmente a melhor aparência e cuidados gerais, alça nova, tudo limpinho, nada que PS não resolva mas vou pagar mediante inspeção e a que tinha menos cliques (100 mil). Tá tranquilo.

Tinha uma com 280 mil, quase o dobro do que o fabricante informa.

Por falar nisso, eu não li um número oficial da Canon a respeito disso. Sempre em sites especializados. Vou na Fé que a minha vai aguentar mais uns 180 mil!!!

Também foi a minha primeira, agora de várias, participação em um forum especializado e fotografia. Muito satisfatório.

Em breve vou atualizar meu portfolio, vou soltar pra galera me dar opiniões.

Valeu mesmo geral.

Grande abraço!