Autor Tópico: Filtro polarizador  (Lida 3877 vezes)

Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2015, 09:10:12
Muito obrigado Cristiane!

Estou entre Tiffen e Hoya mesmo. O blog que você me passou é ótimo, vou usar as dicas.

Obs.: As fotos do seu site são sensacionais!!!
Obrigada, que bom que gostou!  :ok:

Esse blog é bem legal mesmo, tive a oportunidade de fazer o workshop com o Waldyr (dono do blog), e valeu muito a pena. Um ótimo investimento, com certeza!
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #16 Online: 30 de Novembro de 2015, 09:31:59
Já eu tenho um Tiffen original UV que me traz a impressão de que torna as cores lavadas de maneira geral. Parece que ele interfere no contraste de forma indesejável.

Tenho um polarizador Kenko na 18-135 e ele até o momento não fez feio não. Acho que o pior mesmo é o uso sem o aprendizado. Estou melhorando nesse quesito.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #17 Online: 30 de Novembro de 2015, 14:56:57
Já eu tenho um Tiffen original UV que me traz a impressão de que torna as cores lavadas de maneira geral. Parece que ele interfere no contraste de forma indesejável.

Tenho um polarizador Kenko na 18-135 e ele até o momento não fez feio não. Acho que o pior mesmo é o uso sem o aprendizado. Estou melhorando nesse quesito.

Valeu guto, estou entre a Tiffen e a Kenko.

A propósito, vocês acham que tem muito perigo comprar filtros usados ?


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #18 Online: 30 de Novembro de 2015, 14:58:43
Valeu guto, estou entre a Tiffen e a Kenko.

A propósito, vocês acham que tem muito perigo comprar filtros usados ?
Não acho. Sexta mesmo comprei um.
Só que é de gente que conheço...
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #19 Online: 30 de Novembro de 2015, 15:05:53
Não acho. Sexta mesmo comprei um.
Só que é de gente que conheço...

Entendi. Ah! e obrigado pela dica da loja Angel, aqui é BH é difícil achar variedades de lojas de equipamentos fotográficos. Sempre é bom ter mais uma opção.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #20 Online: 30 de Novembro de 2015, 19:11:19
Não acho. Sexta mesmo comprei um.
Só que é de gente que conheço...

Ou quando se pode olhar o filtro na mão, verificando arranhões e maus tratos quaisquer. Até onde sei, filtro CP não degrada com o tempo, se for tratado com cuidado.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #21 Online: 03 de Dezembro de 2015, 15:22:48
Ou quando se pode olhar o filtro na mão, verificando arranhões e maus tratos quaisquer. Até onde sei, filtro CP não degrada com o tempo, se for tratado com cuidado.

E só uma dúvida crucial, talvez a mais importante kkk. Como sou fotografo inicial, você acham realmente importante eu possuir um filtro para tirar fotos de paisagem ?


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 03 de Dezembro de 2015, 15:55:23
E só uma dúvida crucial, talvez a mais importante kkk. Como sou fotografo inicial, você acham realmente importante eu possuir um filtro para tirar fotos de paisagem ?

Tentei deixar claro isso desde a primeira resposta deste tópico: ao meu ver, não.

Como já dito, ele dá um up geral no contraste (em especial da vegetação) e na saturação do céu, além de ter uma função que não se consegue reproduzir na pós-produção, que é a de remover aqueles reflexos nas lâminas d'água, mostrando, por exemplo, o fundo de um lago com água parada.

Agora, se é essencial? Não acho. E inclusive vai atrapalhar em situações como por do sol ou em alguns ângulos em grande angular onde podem aparecer "manchas" estranhas.

Lembrando que algumas lentes específicas sequer aceitam filtros. A Tokina 16-28 mesmo tem o elemento frontal convexo (que não permite um filtro plano montado à sua frente) e mesmo assim é uma das melhores lentes para landscapes.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #23 Online: 03 de Dezembro de 2015, 17:15:16
Tentei deixar claro isso desde a primeira resposta deste tópico: ao meu ver, não.

Como já dito, ele dá um up geral no contraste (em especial da vegetação) e na saturação do céu, além de ter uma função que não se consegue reproduzir na pós-produção, que é a de remover aqueles reflexos nas lâminas d'água, mostrando, por exemplo, o fundo de um lago com água parada.

Agora, se é essencial? Não acho. E inclusive vai atrapalhar em situações como por do sol ou em alguns ângulos em grande angular onde podem aparecer "manchas" estranhas.

Lembrando que algumas lentes específicas sequer aceitam filtros. A Tokina 16-28 mesmo tem o elemento frontal convexo (que não permite um filtro plano montado à sua frente) e mesmo assim é uma das melhores lentes para landscapes.

Concordo. Filtros podem realmente atrapalhar quando usados de maneira errada. Melhor dominar o princípio da foto de paisagem antes de se aventurar em variações.


riquemg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
Resposta #24 Online: 03 de Dezembro de 2015, 17:40:14
Bem, é isso. Vou me "aquietar" um pouco em relação ao filtro e treinar um pouco mais para identificar se de fato eu precisarei de um.

Muito obrigado à todos!  :ok: