Autor Tópico: Canon 135L F2  (Lida 20634 vezes)

Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #150 Online: 07 de Dezembro de 2015, 09:19:57
Concordo que nitidez não é tudo, mas bokeh é mais importante para o fotógrafo do que para o cliente.
A grande maioria dos clientes nem sabem que existem diferenças da "qualidade" do desfoque. Estando o fundo desfocado, pra eles já é suficiente.

Pelo menos comigo, nunca um cliente veio pedir para que eu tirasse fotos em f/1.2 ou com uma Helios 44 para ter aquele tipo de bokeh, mas faziam questão que tivessem boas cores, contraste e nitidez.






Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #151 Online: 07 de Dezembro de 2015, 09:42:31
Concordo que nitidez não é tudo, mas bokeh é mais importante para o fotógrafo do que para o cliente.
A grande maioria dos clientes nem sabem que existem diferenças da "qualidade" do desfoque. Estando o fundo desfocado, pra eles já é suficiente.

Pelo menos comigo, nunca um cliente veio pedir para que eu tirasse fotos em f/1.2 ou com uma Helios 44 para ter aquele tipo de bokeh, mas faziam questão que tivessem boas cores, contraste e nitidez.

Essa discussão é bastante recorrente. Concordo contigo, mas o mesmo ponto de que um cliente nunca solicitará que a foto seja feita com X lente ou com Y abertura também vale para não solicitar uma Z nitidez. Acaba entrando naquele fator de qualidade percebida: o camarada não sabe o que é que foi feito ali, mas percebe que a foto ficou mais bonita.

Nitidez, cores e contraste são bases evidentes para uma foto esteticamente bem acertada, mas entendo hoje que o bokeh é um dos principais atributos que eu via naquelas fotos lindas de casamento e que não sabia porque a de alguns fotógrafos eram tão mais bonitas. Eu aqui, mesmo tendo milhares de mensagens num forum de fotografia, amador dedicado e entusiasta de equipamentos, não sei explicar tecnicamente ou perceber as nuances entre duas boas lentes, mas me mostre uma foto de uma 135 f/2L com aquela sensação 3D descolando o assunto do restante da imagem que eu vou reconhecer na hora. Ou no caso da discussão, aposto que mesmo um cliente não sabendo dizer que isso é bokeh melhor da lente melhor, vai sentir aquele "wow" ou no mínimo gostar da imagem.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #152 Online: 07 de Dezembro de 2015, 10:48:00
... o camarada não sabe o que é que foi feito ali, mas percebe que a foto ficou mais bonita.

Concordo com isso.. Em vários comparativos feito, principalmente com as 50mm, a maioria de nós aqui no fórum não acerto 100% com foto foi feita com tal lente... imagina o cliente!
Mas tira um retrato com uma 50mm 1.8 e outro igual com uma L e mostra pra ele, a grande maior vai preferir a L mesmo sem saber pq, só acha a foto mais bonita!
Meu último ensaio pré wedding, fiz praticamente só com a 135 e a 85L... entreguei 200 fotos para o casal (sei que é bastante, mas tive alguns motivos para fazer um ensaio "grande"). Entreguei o CD sábado e acabei de receber uma mensagem que querem fazer 5 quadros das fotos, alem das inclusas no "pacote".

Segue uma...
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #153 Online: 07 de Dezembro de 2015, 11:31:43
Concordo com o que foi dito. Eu, pessoalmente, prefiro uma objetiva com um bokeh bonito e suave do que uma objetiva com nitidez extrema. Se eu tivesse condiçõe$, teria comprado a 50/1.2L ao invés da Sigma 50/1.4 Art... E eu escolhi a 135L justamente pelo belo desfoque. Mas a nitidez dela é muito boa, e um agrado a mais, rsrs.

Também concordo que um bokeh bonito ajuda a "perceber" a foto como mais bonita. Mas é bem subjetivo mesmo.

Como essa discussão veio da comparação entre a Canon 135L e a Rokinon 135, devo dizer que, no comparativo que eu vi, não só a Rokinon é um pouco mais nítida como o desfoque de fundo é tão bom quanto o da Canon...
http://dustinabbott.net/2015/03/samyang-135mm-f2-ed-umc-review/


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #154 Online: 07 de Dezembro de 2015, 12:24:09
[...]
Como essa discussão veio da comparação entre a Canon 135L e a Rokinon 135, devo dizer que, no comparativo que eu vi, não só a Rokinon é um pouco mais nítida como o desfoque de fundo é tão bom quanto o da Canon...
http://dustinabbott.net/2015/03/samyang-135mm-f2-ed-umc-review/

Matéria interessante.
Ele acho que a nitidez e contraste da Rokinon chegam próximo ao Zeiss APO Sonnar T* 135mm/f/2. E o parasol dela tem o tamanho mais coerente do que a da EF 135mm.
Não notei tanta diferença entre o bokeh entre as duas. Pelo menos não no meu monitor... :hysterical:

Por isso que estão metendo a faca no preço da lente coreana (mesmo sendo manual).


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #155 Online: 07 de Dezembro de 2015, 13:29:51
Achei mais curioso ainda o fato de não ter nem confirmação de foco nem exif... fica como uma lente manual das antigas!  :o
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2015, 13:30:10 por Elder Walker »
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


mbennert

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 512
  • Sexo: Masculino
  • Mais que uma profissão... Uma paixão!
    • https://www.facebook.com/MarceloBennertFotografia
Resposta #156 Online: 07 de Dezembro de 2015, 13:32:35
Achei mais curioso ainda o fato de não ter nem confirmação de foco nem exif... fica como uma lente manual das antigas!  :o

Pelo que eu sei, lentes com foco manual ficam assim... já que não possuem nenhum elemento eletrônico para ser identificada pela câmera!
minha 50mm manual fica tudo zerado tbm!
Fuji X-T2 / Fuji X-T20 (x2) / Canon FTb
Fujinon 23mm F2.0 / 56mm F1.2 / 18-55 F2.8-4
Canon FD 50mm 1.4 s.s.c.
Godox TT685 + X1


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #157 Online: 07 de Dezembro de 2015, 13:37:58
É que algumas manuais modernas possuem comunicação, transferindo exif e confirmando o foco. Ou seja, são completas, porém sem o motor de foco. Essa é manual "pura" por assim dizer...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #158 Online: 07 de Dezembro de 2015, 14:17:42
É que algumas manuais modernas possuem comunicação, transferindo exif e confirmando o foco. Ou seja, são completas, porém sem o motor de foco. Essa é manual "pura" por assim dizer...

Eletrônica zero mesmo, mas vendem o chip de confirmação de foco.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs