Autor Tópico: Zenit 12xp - Primeira câmera de filme  (Lida 6914 vezes)

kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Online: 06 de Dezembro de 2015, 16:31:59
Boa tarde Pessoal,

Esse é meu primeiro post no fórum o qual descobri procurando dicas e tentando esclarecer algumas dúvidas sobre máquinas fotográficas a filme 35mm.

A uma semana, encontrei essa joinha aqui na feira que ocorre aos domingos, na Redençao em POA, e gostaria de ver se alguém já fotografou com essa camera e se tem algumas dicas importantes de manuseio desta, visto que estou para queimar meu primeiro filme nela, assim que eu tiver um tempo livre (provavelmente só depois das provas da faculdade - pra nao perder o foco). Resumindo, gostaria de saber se existe algum macete que deve ser observado e que só quem já teve uma saiba e se sim, caso esteja disposto a compartilhar a informação, agradeço!

Peço que me perdoem, caso já tenha um tópico parecido e se já tiver, o modera sinta-se a vontade de fechar o mesmo.

Filme que consegui comprar para teste, em minha pequena cidade do interior, é um ColorPlus 200 da Kodak. Lente que veio nela é a famosa Helios 58mm/f2.




« Última modificação: 06 de Dezembro de 2015, 16:50:08 por kieling85 »
Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2015, 08:48:59
Olá

Eu tive uma Zenit 122, que é muito parecida. Vou reunir algumas informações e posto detalhes depois. Se a câmera estiver ok, as fotos saírão muito boas. Vendi a minha recentemente no ML , para M. Gerais e só o fiz porque uso mais as digitais. Mas usei por duas décadas a 122 e acho que posso passar algumas dicas. Aguarde.
Abç
PMVG


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2015, 11:40:25
orra... essa aí parece que saiu da caixa sem uso hein  :ok:

dicas... não tem muito o que dizer, visto que é uma câmera bem interessante. compra um filme e manda brasa. Usei uma dessas por muito tempo e fui bem feliz com ela.
Parabéns pela aquisição.


kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2015, 01:28:02
Boa noite pessoal,

Desculpa não responder antes, mas estava um pouco corrido.

Realmente, comprei ela no "susto". Vi que estava muito nova e como eu tinha ela em mão, na minha frente, nao quis deixar ela. Tem muita 12xp a venda, mas em estado bem pior.

A lente, infelizmente está com um ponto de fungo, pequeno mas está lá, então terei que ver se afeta a imagem ou não. Pelo viewfinder não se vê esse ponto pelo menos, mas só depois de revelar um rolinho é que ficarei tranquilo. Mas lente tem aos montes que servem.

Comprei o único filme que achei na minha cidade, so pra teste. Um Kodak Colorplus 200.

Fico no aguardo então PMVG!  :Dexy

Agradeço o feedback pessoal. Muito obrigado!

Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2015, 09:15:50
De lente você está bem servido, eu uso uma Helios na minha digital, é fantástica, melhor que minha 50mm 1.8.

Eu tenho uma 122 acabadinha aqui, comprei para decoração, mas ela funciona, só o fotometro não consegui fazer funcionar, até pensei em comprar um filme pra ela, mas na minha cidade não achei, e não quiz pegar pela net.
Essa (e todas as Zenit) são um tanque de guerra, não terminam nunca.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2015, 09:40:10
Bom Dia

Conforme prometido, aqui vão algumas informações da experiência que tive com a Zenit 122.
Primeiramente é uma câmera robusta, de fácil focagem e bastante confiável. As fotos sempre tiveram a qualidade que eu esperava de uma SLR.
Houveram alguns problemas de funcionamento, nada que desabonasse o equipamento e que menciono a seguir:
1) Com o passar do tempo o fotômetro deixou de funcionar. Na época levei a uma oficina e  o técnico disse que o problema acontecia devido a "ressecamento do isolamen   to dos fios que permitia uma fuga de corrente". Não sei se é exatamente nestes os termos, mas básicamente havia problemas que começaram com funcionamento intermitente do fotômetro e culminaram com a parada total do mesmo.
Se bem me lembro o fotômetro indicava através de luz verde ou vermelha a exposição.
Lembro também que algumas vezes as fotos ficavam ligeiramente subexpostas, então logo passei a usar um pouco mais de exposição ( até 1 ponto , mas não lembro se era possível meio ponto ). A eventual "diferença", entre o informado pelo fotômetro e o que eu usava, caso não fosse o correto, era corrigido pelo laboratório da revelação. Em resumo, o erro de um ponto para mais era melhor do que um ponto para menos.
2) A minha apresentou , em algumas ocasiões, exposição parcial do quadro. Isto era causado por um travamento das cortinas do obturador, que as vezes começavam a apresentar ferrugem. Então as vezes uma das cortinas corria e a outra parava na metade.
Neste caso a solução foi bem caseira. Eu usei cotonetes para tirar a ferrugem fina e outro cotonete , muito levemente  embebido em óleo de máquina de costura, permitia manter o mecanismo OK. O óleo era removido com outro cotonete seco de modo que restava apenas um leve brilho na parte metálica das cortinas.
Isto eu fiz pela parte de dentro , levantando o espelho e pela tampa traseira , nos dois lados do mecanismo. Mas tem que tomar cuidado para não encostar o óleo nas laterais ou espelho porque aí é chato de limpar.
Mas isto pode ter sido apenas na minha. Aconselho a antes de botar o filme, abrir a tampa de trás e fazer vários disparos com velocidades diferentes e e aberturas diferentes, olhando contra a claridade para ver se a lente, cortinas e velocidade estão ok.
Use também a regulagem B ou T e veja se funcionam corretamente.
3) Fungos nas lentes, se em pequena quantidade ou pouco visíveis não interferirão na qualidade da imagem. No entanto tendem a aumentar com o passar do tempo, se a câmera ficar em lugar escuro e úmido por muito tempo. Se gostar do equipamento, mande limpar. Se for no primeiro ou no último elemento, pode até limpar em casa. Mas tem que ter habilidade para não danificar. Na dúvida, melhor não fazer. Eu fazia isto porque moro em cidade pequena e ficava muito difícil encontrar as oficinas.
4) Se você não teve experiência com câmeras de filme, talvez seja interessante saber que há um trecho do filme usado para prender no carretel. Com habilidade, se você prender bem no inicio deste trecho e avançando apenas uma ou duas vezes a alavanca do filme para ficar firme, pode conseguir 15 fotos no filme de 12; 27 no filme de 24 e 39 no filme de 36. Eu fiz isto sempre.
5) No meu tempo, haviam as seguintes marcas de filmes: Kônica, Fuji, Kodak e Agfa/Orwo. Nesta ordem de qualidade.
6) Quando o fotômetro estragou eu passei a usar a tabela de exposição que vinha na caixinha do filme. Para ISO 100 ou 125: Velocidade 1/125 - F16 para praia ou neve; F11 para lugares ensolarados; F8 para sol " Fraco " ( sombras pouco visíveis no chão ) ; F5.6 para nublado claro ( cena bem luminosa  mas olhando para o chão não se via sombras ); F4 para nublado ou lugares na sombra , por exemplo, no lado externo de um ginásio, com o sol no lado oposto e F2.8 para fotos dentro do mato, entardecer e amanhecer ( já sem a presença do sol "visível ".
Para outros ISOs fazer a compensação necessária .
Obviamente  pode usar qualquer combinação alternativa de abertura /velocidade , mantendo a relação acima. Em algumas situações haverá necessidade de a velocidade e abertura cooperarem no mesmo sentido, mas são situações menos frequentes.
7) Fotos em dias nublados ou na sombra mais intensa, tendem a ficar menos saturadas. Nas digitais é possível corrigir mas no filme não espere muita coisa. Prefira a melhor iluminação se quiser boas cores.
8) O recurso B/T permite excelentes fotografias noturnas, registrando riscos no céu correspondentes as estrelas. Eu fazia filmes de até 1 a 2 horas de exposição em áreas rurais e em noites de lua nova e céu limpo. Também permite vários truques como foto de fantasma, uma pessoa olhando para ela mesma com roupa e posição diferente. Uma pessoa carregando outra ou ela mesma na mão etc. Haviam várias possibilidades e o limite é a criatividade.
Acho que por enquanto é isto.
Boa sorte com o equipamento e depois nos informe o que achou.
Abç
PMVG


kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2015, 12:02:14
Bom dia PMVG,

Agradeço as dicas e o tempo gasto para produção desse texto!  :worship: :clap:

O fotômetro por enquanto, sem disparar com filme, apenas apontando para fazer a medição para ver o que acusa, aparentemente está funcionando. É realmente possível que o problema que ocorreu para você venha a acontecer comigo, pq não se sabe como o antigo dono conservava o equipamento, não é mesmo?

Eu tenho as duas câmeras e as lentes dentro duma caixa organizadora com um potinho de anti-mofo, para retirar a umidade. Acho que isso ajuda bastante.

Na minha 35mm da Nikon, fui relaxado uma época e ela começou a ter fundo na parte traseira, no elemento mais externo. Realmente é fácil de limpar, tendo muito cuidado.

Ja imprimi um pequeno guia que encontrei aqui no fórum, postado por outro membro, com uma tabela de EV´s e as respectivas configurações, assim posso checar e anotar os testes que farei.

Como também moro em uma cidade pequena, também não tenho técnico por perto para fazer a limpeza, mas vou tentar achar algum lugar que o faça em POA. Se tiver sorte em achar um bom, acho que compensa, pq a lente está igualmente linda, assim como a câmera.

Os filmes infelizmente estão cada vez mais difíceis de encontrar em lojas físicas. Na internet, a loja nacional que encontrei com o estoque mais variado de filmes é a Orange Photo. Acho que no fim das contas terei que comprar deles.

Assim que tiver algumas fotos prontas, postarei os primeiros resultados da aventura! ehehehe

Abraços!

Ótimo final de ano a todos!
Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2015, 10:30:27
Eu tive uma!

Ela é linda, apesar de achar meio grandona! A lente é fantástica (e muito já foi dito dela)!

Mas, infelizmente, fiquei com ela por pouco tempo... um dia fui sair pra fotografar com ela, e o visor quebrou internamente (acho) por bater na fivela do meu cinto usando o strap que coloquei nela. Quando fui levar para assistência para fazer um orçamento, fiquei espantado: para arrumar ficava mais caro que o valor câmera. Decidi vender a câmera no estado (uma pessoa no Mercado Livre comprou mais por causa da lente).

Hoje estou feliz da vida com uma OM-1!

Resumindo, só tome cuidado com batidas ou quedas, mesmo que pequenas. Ela parece ser muito frágil.

Depois poste o resultado desse filme que fez (irá fazer) com ela.  :ok:

PS: Mas que achado, hein? Ela veio com case e tudo? Está linda de dar inveja!!!
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2015, 10:34:36 por bfscf »


kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2015, 23:32:52
Depois poste o resultado desse filme que fez (irá fazer) com ela.  :ok:

PS: Mas que achado, hein? Ela veio com case e tudo? Está linda de dar inveja!!!

Boa noite...sim, assim que revelar o primeiro rolinho posto fotos aqui mesmo neste tópico.

Felizmente veio com case. Está igualmente bem cuidado. Eu não imaginava comprar uma, mas pelo estado de conservação e se tratando de uma venda direta, cara a cara, com essa pessoa que sempre tem a banca ali na feira da Redenção, arrisquei. Deis uns cliques com ela já, mas ainda não enchi o rolo.

A OM-1 é uma camera que eu acho linda também. Quem sabe no futuro acho uma bem cuidada também!

Abraço!

Valeu pela dica sobre ser frágil!  :ok:
Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Resposta #9 Online: 15 de Janeiro de 2016, 01:31:36
Infelizmente minha Zenit deu defeito na cortina no vigésimo  quarto click. Levei para conserto, ja que estava de férias no Rio e orçamento foi de 180 reais. Mais da metade que paguei por ela.

Resolvi fazer botar ela no negócio por outra máquina, uma Pentax Spotmatic, perfeitinha. Funciona que é uma beleza. E ainda pude ficar com a lente Helios.

Como não tenho fotometro nela, estraguei algumas fotos, outras ficaram boas. Mas ainda preciso escanea-las para mostrar a vocês.

Primeira lição: Nunca se sabe quando elas poderao dar problema.
Segunda lição: Anotar sempre as configurações usadas para saber onde foi o erro, nas fotos que não sairam boas! ehehe

Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


marcoscabralb

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #10 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 22:27:41
Bah que pena! Só vi este post agora. Moro em POA/RS e tenho quatro câmeras analógicas, todas compradas aqui. Duas Pentax (uma Spotmatic F e outra K1000), uma yashica e claro este tanque de guerra da Zenit. Comprei a minha de um cara que herdou ela e inicialmente estava toda nova, mas trancava e levei no Ibraim, localizado aqui no centro de POA/RS. Qualquer coisa manda uma MP para mim, que te envio o contato dele. O cara é uma lenda e arruma tudo, mas é meio carinho. Ele faz toda mão por 130 pila e dá garantia de 3 meses. Gente fina. Ele tem uma loja com o irmão na Av. bento Gonçalves que tem muito material analógico.
Sempre levo elas nele, mas fiquei sabendo que tem outro cara que faz manutenção na voluntários ou próximo ao viaduto da conceição.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Fevereiro de 2016, 22:33:26
Bah que pena! Só vi este post agora. Moro em POA/RS e tenho quatro câmeras analógicas, todas compradas aqui. Duas Pentax (uma Spotmatic F e outra K1000), uma yashica e claro este tanque de guerra da Zenit.

As Zenits são super frágeis, dessas aí o tanque de guerra mesmo é a K1000! :)


marigodinho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 03 de Abril de 2017, 14:50:43
Infelizmente minha Zenit deu defeito na cortina no vigésimo  quarto click. Levei para conserto, ja que estava de férias no Rio e orçamento foi de 180 reais. Mais da metade que paguei por ela.

Resolvi fazer botar ela no negócio por outra máquina, uma Pentax Spotmatic, perfeitinha. Funciona que é uma beleza. E ainda pude ficar com a lente Helios.

Como não tenho fotometro nela, estraguei algumas fotos, outras ficaram boas. Mas ainda preciso escanea-las para mostrar a vocês.

Primeira lição: Nunca se sabe quando elas poderao dar problema.
Segunda lição: Anotar sempre as configurações usadas para saber onde foi o erro, nas fotos que não sairam boas! ehehe

Hey, Kieling! Onde você levou sua Zenit aqui no Rio?
Comprei uma 12XS, ja troquei a bateria e nada de luzinhas do fotometro. Acho que não esta funcionando, ne? :(
Triste...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 03 de Abril de 2017, 15:29:54
As Zenits são super frágeis, dessas aí o tanque de guerra mesmo é a K1000! :)

Não que sejam frágeis. É qua a maioria que tem a venda por ai já suportaram todos os tipos de abuso.
A recomendação é óbvia, teste muito bem antes de comprar, senão corre o risco de ficar com um peso de papel ou calço para a porta.

Eu tenho bronca com a Spotmatic, dão muito problema no fotômetro e no espelhamento do prisma. A K1000 é melhorzinha.

Para mim, a melhor câmera de filme mecânica, levando em conta o custo-benefício-confiabilidade é a Olympus OM-1, seguida pela Pentax MX. As Nikkormat também são boas mas dão muito problema no fotômetro.

Já as tão veneradas Nikon FM2 eu detesto. Tive 4 delas e elas tem dois problemas cronicos: travamento e cortina fora de posição. A FM não dava esse problemas.

As Minolta SRT são excelentes também.


Mas se for optar por câmeras eletrônicas, reafirmo aqui o que já disse mil vezes. A melhor série sem sombra de dúvida no custo-benefício-confiabilidade são as Canon EOS "Rebel" (500/500G/300, etc.) tenho duas compradas zero no final dos anos 1990 e funcionam 100%. Não tem erro.