Autor Tópico: Acho que fiz M...  (Lida 3438 vezes)

Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Online: 06 de Dezembro de 2015, 19:13:51
Galera, aqui vai um misto de dúvida, desabafo e incerteza.  :ponder:

Fui ver uma 5Dc nos ultimos dias. A máquina tava moída, mas como é uma 5D, o sujeito a ilustrou como o supra sumo da situação. Não duvido que seja, mas aquela que fui ver... já está ansiando pela morte.

Diante da dificuldade de encontrar uma "Coroa" dentro dos padrões de conservação que eu julgo aceitável, parti para uma D7000. Estava negociando com um forista de outro espaço, que por sinal me apresentou uma câmera muito novinha mesmo. Mas o valor final do kit excedia o que fui "permitido" a gastar em véspera de natal.  :o

Apareceu uma D5100 usada muito pouco, diz o dono que não chega a 100 clicks. Tudo na caixa, bonitinho e etc num preço bem convidativo. Fechei a compra e defini de vez a venda da T3i.

Agora tá batendo aquele desespero de saber se fiz "caca" ou se vou conseguir segurar a onda. O que mais pesquisei, inclusive aqui, foi sobre a qualidade da imagem. Li em algum canto que a qualidade chega a ser levemente superior a da D7000. O que difere ambas, além da construção robusta e selada e do auto foco, são os atalhos que um fotógrafo experiente pode sentir falta.   

É nessa onda de preocupação que estou...  :(

Não sou profissional, mas quero chegar num nível profissional de qualidade. Minha afinidade é com o fotojornalismo e com a fotografia documental. Isso acaba pegando o gancho da "street photography", que é outra coisa que admiro.

Não sei se dei um passo em falso, mas isso, talvez amanhã, após pegar a câmera, eu possa começar a responder.

Outra parada que eu gostaria de perguntar é qual lente com range aceitável que tenha auto foco rápido? Pergunto isso porque dizem que a AF-S 18-55mm G ED VR que vem nesse kit é lenta pra burro. Pensei na 18-70mm, mas acho que não tem VR. Fora que não quero passar dos 800 reais de investimento. O que vocês poderiam comentar sobre essas lentes populares da Nikon? Conheço um pouco melhor as Canon, por isso a duvida.

 :ok:
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2015, 19:16:17 por Guto Pereira »


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2015, 19:26:16
Guto, não vou dizer que fez m... pois as duas câmeras T3i, D7000 ou D5100 são parecidas em qualidade de imagem e a velocidade é mais ou menos a mesma. O que muda entre as duas câmeras é a marca e devido a isso as lentes, organização do menu e a filosofia das marcas.

Se quer câmeras mais rápidas invista numa Canon EOS 7D ou Nikon D200, mas se quer qualidade de imagem podia sim ter investido numa 5D ou em muitas Fullframes, mas nesse caso guarde uma grana ou parcele no cartão em sites como o Mercado Livre. Se quiser qualidade de imagem qualquer 5D ou D70xx vai te dar velocidade boa e uma qualidade legal, a não ser que possa guardar uma boa grana e comprar uma Canon EOS 1Dx ou a Nikon D4s que são as melhores câmeras das respectivas marcas.
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Dezembro de 2015, 23:13:18
Para street,  creio vai agradar porque a d5000 tem tamanho bem reduzido.
Mas o que vai apanhar é ter que entrar em menus para acessar algumas funções.
De qualquer forma, agora já foi...
Mas creio também que pode ser questão de se acostumar.
D200


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 06 de Dezembro de 2015, 23:53:53
Não vejo muita "M" nessa troca aí. Na verdade, seis por meia-dúzia, ao meu ver...
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2015, 00:04:33
Élder, espero perceber fotos com mais nitidez e maior DR.

Agora, e quanto a uma lente mais rápida para foco? 18-70?


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2015, 00:06:35
Élder, espero perceber fotos com mais nitidez e maior DR.

Agora, e quanto a uma lente mais rápida para foco? 18-70?

Talvez tenha um pouco mais de DR, mas nitidez não terá nenhuma diferença significativa.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2015, 08:01:34
Nao menospreze uma 18 - 55  vr para fotografar na rua.

 :ok:










« Última modificação: 07 de Dezembro de 2015, 08:15:42 por Leonardo Tonin »


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #7 Online: 07 de Dezembro de 2015, 08:32:03
Obrigado, Leonardo. Li aqui que a versão II da 18-55 é fabulosa pelo que custa. Aquela que parece ter um botão no anel do zoom, que por acaso não sei pra serve porque nunca peguei uma nas mãos.

Eu tive uma D40 com 18-55 e achava lenta de foco. Vi também muitos relatos sobre essa lentidão. Apenas queria uma lente que focasse mais rápido.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.495
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 07 de Dezembro de 2015, 12:35:09
Élder, espero perceber fotos com mais nitidez e maior DR.

Agora, e quanto a uma lente mais rápida para foco? 18-70?

Desculpe "saltar" pra conclusão, mas acho que isso é G.A.S. Nada pra se envergonhar, todo mundo tem isso de vez em quando. Todo equipamento tem limitações. Maior velocidade, maior nitidez, maior DR... Se essas coisas fossem realmente importantes, não haveriam boas fotos feitas com as Nikon D100, D50, D70, ou com as Canon do início da era digital.

Sobre sua pergunta, acho que vc deu um passo pro lado. Um passo pequeno pra frente seria equipamento melhor. Um grande passo pra frente é investir em instrução.

Desculpe se pareço ofensivo, não é em nada minha intenção.  :ok:


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #9 Online: 07 de Dezembro de 2015, 13:08:47
Desculpe "saltar" pra conclusão, mas acho que isso é G.A.S. Nada pra se envergonhar, todo mundo tem isso de vez em quando. Todo equipamento tem limitações. Maior velocidade, maior nitidez, maior DR... Se essas coisas fossem realmente importantes, não haveriam boas fotos feitas com as Nikon D100, D50, D70, ou com as Canon do início da era digital.

Sobre sua pergunta, acho que vc deu um passo pro lado. Um passo pequeno pra frente seria equipamento melhor. Um grande passo pra frente é investir em instrução.

Desculpe se pareço ofensivo, não é em nada minha intenção.  :ok:

Não há nada de ofensivo, Felipe. Pelo contrário, há sinceridade. Sinto que tô nessa mesmo. Mas é natural quando estamos aprendendo algo novo e achamos que a limitação está onde não se justifica.

Preciso aprender mais mesmo.


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Dezembro de 2015, 18:47:47
35 1.8 dx






amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #11 Online: 07 de Dezembro de 2015, 18:57:36
acho que foi muito empenho pra trocar uma canon de entrada por uma nikon de entrada. Fosse pela d7000 ainda ok;


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #12 Online: 07 de Dezembro de 2015, 20:51:16
Guto Pereira, sabe ao menos qual o estilo de fotografaia que mais lhe agrada? Pra te ajudar com a lente, precisamos saber!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #13 Online: 07 de Dezembro de 2015, 21:46:17
Guto Pereira, sabe ao menos qual o estilo de fotografaia que mais lhe agrada? Pra te ajudar com a lente, precisamos saber!

Boa noite, Vincent. Gosto muito de street photography. Gosto demais de retratos, principalmente em P&B de alto contraste. Ainda tenho que aprender bastante e quero enveredar, quem sabe profissionalmente, com fotojornalismo e fotografia documental.

Abaixo segue um fotografia minha de um senhor que dança e se exercita diariamente numa praia do meu bairro. Esse senhor é tão zen e tão cordial que achei bacana registrar o momento. Acho interessante demais conseguir captar sentimento com uma fotografia. Isso me cativa.


Zen by Guto Pereira, no Flickr

Amanhã acho que teremos um desfecho para a situação. Hoje choveu muito e não consegui resolver a Nikon, fora que apareceu outra "coroa", que me deixou confiante de que esteja à toda prova. Vamos ver o final dessa estória.

Eu havia definido de pegar uma 35mm 1.8G no caso da Nikon. No caso da 5D, eu já tenho uma 50mm 1.8 e só pensaria numa zoom EF, porque as zoom que tenho não funcionam nela por serem EF-S.

Acho que a melhor coisa mesmo é finalizar essa situação e me dedicar 100% ao estudo.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #14 Online: 07 de Dezembro de 2015, 22:14:36
Aqui tem outra fotografia que gosto muito. Fiz durante o registro da última feira do Vinil aqui no Rio. Sou um dos fundadores de um clube de vinil, o CCVTD - Clube Carioca do Vinil e Toca Discos, e fui registrar para criar conteúdo para a página do clube no Facebook.


Feira acontecendo by Guto Pereira, no Flickr

Eu ainda não aprendi a gostar de cenas montadas, tipo cena de estúdio, com modelo e direção e etc. Acho que não gosto por não ter o menor traquejo com isso e também por ser bem crú ainda na fotografia. Mas como tudo é transitório nessa vida, quem sabe.