Autor Tópico: [TUTORIAL] Como limpar seu equipamento fotográfico.  (Lida 127983 vezes)

lasg

• Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
Resposta #375 Online: 14 de Maio de 2019, 14:36:27
Para a limpeza de lentes, eu seguiria a receita clássica: Peróxido de Hidrogênio (Água Oxigenada) 130 Vol. e Hidróxido de Amônio (Amoníaco) 28%, diluídos em água na proporção de 1/3 cada um.
Cuidado para não inalar o Amoníaco e evitar que entre em contato com a pele, porque nessa concentração é muito forte.
Colocar a lente (só o vidro, obviamente) nesta solução e esperar três minutos, limpando suavemente com um cotonete.
Ao mergulhar a lente se consegue ver as borbulhas do efeito sobre a matéria orgânica (fungos).
Não deixar em contato mais de 3 minutos, para que o líquido não ataque a tinta preta que normalmente reveste a lateral da lente, ou o bálsamo que é utilizado como cola nos elementos óticos compostos por mais de uma lente.
Após esse processo, lavar em água e secar com papel especial ou pano de microfibra, e ainda, finalizar com umas boas sopradas com a bombinha de ar.
Todo o processo é relativamente fácil. A parte mais difícil para mim sempre foi evitar que a lente fique com microfiapinhos do papel ou do pano utilizado. Nunca consigo que fique 100% .
Outra coisa que inicialmente é frustrante, é notar que por maior que seja o esforço e o cuidado, se o fungo é antigo, acaba ficando uma marca no coating. É como uma marca d'água, que não afeta em nada a foto, mas que deixa aquele aspecto de que a lente já não é nova e passou por um processo de limpeza.
A mesma solução que citei no inicio, talvez mais diluída, eu usaria para limpar qualquer outra parte da lente que esteja com fungos (mesmo as partes que não são de vidro), tomando o cuidado de passar levemente com um cotonete e depois limpar com outro cotonete umedecido em água. Neste caso há que tomar cuidado para que a solução não fique muito tempo em contato com a parte plástica ou metálica, para que não fiquem marcas. Imagino que se passar nas partes con tinta, por exemplo, corre-se o risco de retirar a tinta. Depois de passar o cotonete umedecido em água, eu garantiria que estivesse bem seco (mas bem seco mesmo) antes de fechar a lente.
Pessoal: se escrevi alguma besteira, por favor, me corrijam!

LASG
Nikon D5300 & Nikon D90 & Sony ILCE-3000

lasg

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #376 Online: 14 de Maio de 2019, 14:48:28
Alcoois, ao contrário do que se pensa não são efetivos contra todos os tipos de fungos.

Concordo com isso, até porque coincide com todos os tutoriais que li antes de me arriscar a abrir e limpar uma lente.

Uso álcol isopropílico apenas para a higienização que faço SEMPRE que compro uma lente usada: antes de usar, mesmo que não tenha fungos, faço uma limpeza superficial em todo o corpo da lente, com um paninho de microfibra umedecido em álcol isopropílico (isopropílico de verdade: concentração de 99,3%). Acredito que isso retira a gordura de dedos do dono anterior...

Sim, sou meio paranoico com isso: jamais espeto em minhas câmeras nenhuma lente usada que não tenha passado por essa limpeza superficial.

Estou falando de lentes SEM fungos, porque se tiver fungos, em geral evito comprar. Se não há outra alternativa, porque se trata de alguma lente muito desejada, então passa pelo procedimento descrito na mensagem anterior: "banho" na solução de Peróxido de Hidrogênio (Água Oxigenada) 130 Vol. e Hidróxido de Amônio (Amoníaco) 28%.

LASG

bjp77

• Membro Ativo
Resposta #377 Online: 14 de Maio de 2019, 15:39:42
Lasg e Shalders grato pelos comentários de vocês.

Lasg,

lentes antigas vem com gordura, poeira, restos de pele e se forem zoom aí é que a coisa é feia. O isopropílico vai remover essa sujeira que acaba por facilitar a propagação de fungos.

Minha câmera Rebel T5 tem três anos; caí na água com ela, ela sobreviveu; comprei lentes e troco sempre, daí a facilidade de sujar. Limpei esta semana e vi que tinha a bendita mancha que percebi depois ser fungo. Naquela foto da página 25 o fungo está localizado por baixo do espelho. Não sei como não se propagou para o sensor e para as lentes.

O local de guardar a câmera é que não é adequado. Ela fica dentro da bolsa e do armário. Já notei que o armário atrai umidade. Vou comprar uma caixa estanque.
Considero válido limpar uma lente usada ao fazer a aquisição. Ela pode vir com surpresas que uma limpeza resolve. Mas eu não vou me aventurar a mexer no espelho da T5, pode ser que arranhe de vez. Identificar a contaminação já está de bom tamanho.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55mm + EF-S 75-300mm
Valdai Helios 44M-4 58mm + KMZ Tair-3S 300mm
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1985 inoperante

lasg

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #378 Online: 14 de Maio de 2019, 16:06:25
lentes antigas vem com gordura, poeira, restos de pele e se forem zoom aí é que a coisa é feia. O isopropílico vai remover essa sujeira que acaba por facilitar a propagação de fungos.

bjp77, concordo integralmente com o que você disse, já que não mencionou fungos nessa lista. Esse material (gordura, poeira, etc.) facilita o surgimento e a proliferação de fungos. Pelo que entendo, o álcol remove esse "alimento de fungos".

Mas fungos mesmo, a menos que sejam muito recentes, acho que o isopropílico não vai resolver. Por segurança, só aquela "solução matadora" mesmo.

O que você mencionou sobre o armazenamento também coincide com tudo o que li até agora: tem que ser em local adequado, e certamente, o armário não é local adequado. As caixas estanques tem que ter algum produto desumidificador para funcionar, pois não adiantaria você fechar a caixa com umidade dentro. Obviamente, ajuda muito arejar as lentes e fazé-las pegar um solzinho de vez em quando.

E sim, limpar a lente usada recém comprada é uma prática que adoto desde que comecei a comprar lentes usadas, motivado principalmente pelo meu pavor aos fungos...

LASG

bjp77

• Membro Ativo
Resposta #379 Online: 15 de Maio de 2019, 10:43:28
nesta matéria técnica da pagina 55 da revista Macrocosmo fala sobre fungos. Há uma solução de 94% de água destilada, 4% de amônia e 2% de peróxido de hidrogênio. Encontrei no Digiforum.
https://docs.google.com/file/d/0B71eOv9k03alMmI1ZGRkYTgtMmRjZS00NDBlLWFiZWItMGRmOTY2Y2E5MjNl/edit?pli=1&hl=pt_BR

Analisei ontem com uma lupa e vi que tem muitos fungos em quase toda a superfície do espelho.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55mm + EF-S 75-300mm
Valdai Helios 44M-4 58mm + KMZ Tair-3S 300mm
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1985 inoperante