Autor Tópico: [TUTORIAL] Como fazer micro ajuste de foco na sua lente  (Lida 24882 vezes)

JoilsonDO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2018, 12:52:02
Pessoal, boa tarde!

Lendo os comentários, li em outro lugar sobre o Rekain Focal, um software que calibra automaticamente?

o que vc falariam deste software??

Alguém já usou ou tem??


JoãoPereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Maio de 2018, 12:06:51
Saí de uma t3i pra uma 6D a pouco tempo e tive dificuldade com a questão do AF, uso uma 85mm1.8 e uma 40mm 2.8, fiz esse microajuste vendo alguns videos mas nunca achei que ficou 100%.
Vi aqui no fórum sobre o Reikan Focal.
Alguém que participou do grupo de compra naquela época, pode falar se realmente vale a pena a compra?
E estou disponível pra compra também, se quiserem fazer um grupo estou dentro e já tenho um amigo também que vai participar.
bom dia.
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” – Sebastião Salgado


JoãoPereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 09 de Junho de 2018, 16:10:30
Alguém?
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” – Sebastião Salgado


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 26 de Julho de 2018, 23:34:48
Este tutorial é ótimo, e estou fazendo muito progresso em tirar fotos agora, obrigado. :D :D :D :D :D
Que bom que ajudou...
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


JoãoPereira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2018, 16:33:42
Alguém querendo formar um grupo pra compra do Reikan?
“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” – Sebastião Salgado


penna_i

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 280
  • I am a passenger
Resposta #20 Online: 10 de Agosto de 2018, 17:38:18
pessoal, uma duvida:

Fazendo ajuste na minha lente 24-120 mm (nikkor), faço testes em 24 mm, 70mm e 120 mm. Assim vejo que o ajuste para uma determinada distância focal não necessariamente é o mesmo para outra.

Por exemplo, no ponto de ajuste ZERO, tenho um  FOCO preciso a 120 mm, mas FRONT FOCUS em 24 e 70 mm. No fim, cheguei a uma média razoavel com FOCO preciso em 24 e 70 mm e um discreto[talvez aceitável] BACK focus a 120 m - na posição +6

Faz sentido deixar o ponto de maior precisão no meio das distâncias focais máxima e mínima ou priorizar 120mm (pensando que é "zoom" e provavelmente terei maior detalhe do objeto fotografado?)
Nikon FM
Fujifilm XT 30
Instagram: Cardiologista_ivan.penna


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #21 Online: 30 de Agosto de 2018, 21:40:44
pessoal, uma duvida:

Fazendo ajuste na minha lente 24-120 mm (nikkor), faço testes em 24 mm, 70mm e 120 mm. Assim vejo que o ajuste para uma determinada distância focal não necessariamente é o mesmo para outra.

Por exemplo, no ponto de ajuste ZERO, tenho um  FOCO preciso a 120 mm, mas FRONT FOCUS em 24 e 70 mm. No fim, cheguei a uma média razoavel com FOCO preciso em 24 e 70 mm e um discreto[talvez aceitável] BACK focus a 120 m - na posição +6

Faz sentido deixar o ponto de maior precisão no meio das distâncias focais máxima e mínima ou priorizar 120mm (pensando que é "zoom" e provavelmente terei maior detalhe do objeto fotografado?)
Esse é o pior cenário quando tem Back e Front focus em diferentes distâncias focais. Mas aí vem a primeira pergunta que não quer calar: Qual a confiabilidade e repetibilidade do seu teste? Você fez certinho conforme manda o figurino? Você repetiu umas 3 vezes para ver se sempre dá a mesma coisa?
Se a resposta por positiva para as 3 perguntas você tem um pepininho na mão mas eu priorizaria o ajuste para as distâncias que você mais usa (caso entre 24 e 70 seja muito mais que as outras) ou ajustaria para 120 mm onde esses erros acabam sendo maximizados.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Diego Dahmer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
  • Sexo: Masculino
  • We are a married photographer couple 💑
    • Nosso Site
Resposta #22 Online: 13 de Setembro de 2019, 17:04:53
Que top seu vídeo e seu canal!
Então... Minha D750 estava com um problema gravíssimo de back focus, tentei fazer esse ajuste e não adiantou nada... Fui descobrir o motivo do problema e foi uma queda da câmera durante um evento, da altura de uma cadeira, já foi o suficiente para acabar com o foco... Vou hoje ou amanhã buscar ela da manutenção, a brincadeira vai sair R$1.100,00  :aua:



Ali Tuna

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #23 Online: 16 de Julho de 2020, 05:45:56
obrigado