Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 119686 vezes)

banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #105 Online: 22 de Agosto de 2016, 21:54:51
Boa sorte! E é isso aí, continua enviando e tentando entender o mercado, com pouco tempo está fazendo uns trocados e a médio prazo já tá com uma boa renda extra.
Qual é o tipo de foto que costuma vender? Não sei ver o que é popular la no site..


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #106 Online: 22 de Agosto de 2016, 22:31:10
Qual é o tipo de foto que costuma vender? Não sei ver o que é popular la no site..

Haha. Esta é a pergunta de 1 milhão de reais. E acho que ninguém sabe responder.

Muitas dicas são no sentido de ficar antenado com as tendências. Já foi o tempo de fotos de fundo branco, texturas de tijolos para background etc. Atualmente, sinto que as agências estão estimulando fotos "lifestyle", com modelos parecendo pessoas comuns, fazendo coisas do dia a dia, com a impressão de um registro espontâneo, priorizando, inclusive, a luz natural. Sem falar em ficar ligado a datas comemorativas como páscoa, dia dos namorados/pais/mães e natal etc. Eu mesmo tive picos nas festas juninas e na páscoa com fotos temáticas.

Um bom indicador de tendências é a sessão de mais vendidos do Fotolia.

Outras dicas são no sentido de explorar um nicho pouco concorrido, mas até descobrir qual seria esse nicho...

Outros dirão que é ainda melhor tentar manter o portfólio bem variado. Até concordo.

Enfim, acho que ninguém tem a fórmula do sucesso no microstock e mesmo aqueles que estão tendo boas vendas precisam continuar subindo fotos e explorando novos nichos para manter-se dentro das tendências.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #107 Online: 22 de Agosto de 2016, 22:45:10
Problema que fotos com pessoas tem que ter direitos autorais ou sei la, postei uma com um desconhecido e me falaram que não podia e tal...

Acho que se for ficar pensando nisso se vai vender ou não, da mais trabalho do que upar o que vc quiser e pronto rs
Não da pra mudar o jeito de fotografar pra agradar os outros,mas a de datas comemorativas é uma boa mesmo, deve ter bastante procura!

Valeu pelas dicas Klebão!  Vamo ve se eu consigo vender algumas rs:ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #108 Online: 23 de Agosto de 2016, 00:18:34
Pesquisa por autorização de modelo (ou model release, em inglês) que vais encontrar modelos, alguns até das próprias agências. São eles que são necessários para o envio de fotos de pessoas reconhecíveis. Eu uso um aplicativo de celular que colhe até a assinatura gera as autorizações e nunca tive problemas: EasyRelease (é pago, mas deve ter alternativa gratuita).

Eu recomendo muito. Mas se não for possível conseguir a autorização, dá uma pesquisada também em enviar como "editorial", tem um link aqui entre as postagens com dicas sobre como fazer para enviá-las. Tem uma série de exigências quanto ao nome dos arquivos, mas nada tão complicado.

E concordo com você, é bom ficar antenado nas tendências, mas a principal vantagem que vejo do negócio é poder fazer foto quando eu quiser, do assunto que quiser e da forma que quiser (obviamente que dentro dos padrões exigidos).
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #109 Online: 23 de Agosto de 2016, 12:39:47
Pesquisa por autorização de modelo (ou model release, em inglês) que vais encontrar modelos, alguns até das próprias agências. São eles que são necessários para o envio de fotos de pessoas reconhecíveis. Eu uso um aplicativo de celular que colhe até a assinatura gera as autorizações e nunca tive problemas: EasyRelease (é pago, mas deve ter alternativa gratuita).

Eu recomendo muito. Mas se não for possível conseguir a autorização, dá uma pesquisada também em enviar como "editorial", tem um link aqui entre as postagens com dicas sobre como fazer para enviá-las. Tem uma série de exigências quanto ao nome dos arquivos, mas nada tão complicado.

E concordo com você, é bom ficar antenado nas tendências, mas a principal vantagem que vejo do negócio é poder fazer foto quando eu quiser, do assunto que quiser e da forma que quiser (obviamente que dentro dos padrões exigidos).
Vou pesquisar aqui, atrapalha mto não poder postar fotos com pessoas...
Alias ja vendi uma foto ganhei $0.25   :ok: :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #110 Online: 23 de Agosto de 2016, 12:52:18
Vou pesquisar aqui, atrapalha mto não poder postar fotos com pessoas...
Alias ja vendi uma foto ganhei $0.25   :ok: :ok:

Parabéns e não desanima. Mês que vem completo um ano de envios regulares e estou completamente motivado para continuar.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #111 Online: 23 de Agosto de 2016, 14:09:35
Parabéns e não desanima. Mês que vem completo um ano de envios regulares e estou completamente motivado para continuar.
Valeu!
Por curiosidade, vc tem quantas fotos lá e ja ganhou quanto mais ou menos?

abs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #112 Online: 23 de Agosto de 2016, 14:25:36
Hoje tenho em média mais de 500 fotos nas agências que envio com mais regularidade, que dá um envio médio de 40 fotos por mês. Acho que o acumulado em todo o período vai na casa de U$800,00. No início era bem fraco, mas nos últimos meses facilmente tem dado pra fazer mais de U$100,00 por mês.

Parece pouco, mas é como se todo mês conseguisse um flash novo, uma lente 50mm, uma nova mochila ou a parcela de uma câmera. :)

Mas tem que atentar para o valor do portfólio, tem gente que ganha bem mais com menos fotos, enquanto tem gente com portfólio muito maior que ganha menos. É aí que entra a importância do nicho certo, da qualidade das fotos e até mesmo da escolha do título e das palavras chaves. A quantidade é uma variável importante, mas nem de longe é a mais definitiva.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #113 Online: 23 de Agosto de 2016, 14:30:04
Hoje tenho em média mais de 500 fotos nas agências que envio com mais regularidade, que dá um envio médio de 40 fotos por mês. Acho que o acumulado em todo o período vai na casa de U$800,00. No início era bem fraco, mas nos últimos meses facilmente tem dado pra fazer mais de U$100,00 por mês.

Parece pouco, mas é como se todo mês conseguisse um flash novo, uma lente 50mm, uma nova mochila ou a parcela de uma câmera. :)

Mas tem que atentar para o valor do portfólio, tem gente que ganha bem mais com menos fotos, enquanto tem gente com portfólio muito maior que ganha menos. É aí que entra a importância do nicho certo, da qualidade das fotos e até mesmo da escolha do título e das palavras chaves. A quantidade é uma variável importante, mas nem de longe é a mais definitiva.
Po ta bem demais, daqui a pouco da pra viver só disso haha

Tenho dúvida quanto ao título das fotos, eu normalmente sou bem direto nos titulos, uma ou duas palavras, mas eu vi que o limite é de 200 caracteres, pensei será que quanto mais palavras tiver no título, maior vai ser a exposição? Ou não tem nada ver?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #114 Online: 23 de Agosto de 2016, 14:48:06
Po ta bem demais, daqui a pouco da pra viver só disso haha

Tenho dúvida quanto ao título das fotos, eu normalmente sou bem direto nos titulos, uma ou duas palavras, mas eu vi que o limite é de 200 caracteres, pensei será que quanto mais palavras tiver no título, maior vai ser a exposição? Ou não tem nada ver?

Já viu aquelas legendas de imagens para cegos? A página de Romário no facebook sempre utiliza, normalmente com a hashtag #Pracegover. É um texto descrevendo o que tem a imagem.

Acho que quanto mais informação relevante tiver no título e nas palavras chaves melhor da foto ser encontrada, lembrando que os compradores vão atrás delas por pesquisa de texto. É comum os buscadores (como o do Google, p. ex.) darem mais relevância ao título da página/imagem, depois às palavras chaves, então é realmente muito importante fazer uma descrição bem completa no título.

Uma dica pra preencher é descrever o sujeito, detalhes, onde, que ações e que emoções a imagem passa:

Sujeito: menina, homem, pai, enfermeira etc.;
Detalhes: moreno, adolescente, 20's, close up etc.;
Local: praia, cidade, escritório etc.;
Ação: pedalando, cozinhando, lendo;
Emoções: feliz, sincero, triste etc.

Pra essa minha imagem:

Ficou a seguinte descrição:
Small boy on the couch watching TV and eating popcorn at night in the living room
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #115 Online: 23 de Agosto de 2016, 15:11:45
Já viu aquelas legendas de imagens para cegos? A página de Romário no facebook sempre utiliza, normalmente com a hashtag #Pracegover. É um texto descrevendo o que tem a imagem.

Acho que quanto mais informação relevante tiver no título e nas palavras chaves melhor da foto ser encontrada, lembrando que os compradores vão atrás delas por pesquisa de texto. É comum os buscadores (como o do Google, p. ex.) darem mais relevância ao título da página/imagem, depois às palavras chaves, então é realmente muito importante fazer uma descrição bem completa no título.

Uma dica pra preencher é descrever o sujeito, detalhes, onde, que ações e que emoções a imagem passa:

Sujeito: menina, homem, pai, enfermeira etc.;
Detalhes: moreno, adolescente, 20's, close up etc.;
Local: praia, cidade, escritório etc.;
Ação: pedalando, cozinhando, lendo;
Emoções: feliz, sincero, triste etc.

Pra essa minha imagem:

Ficou a seguinte descrição:
Small boy on the couch watching TV and eating popcorn at night in the living room
Entendi, negócio é colocar todos os elementos que tem na foto mesmo né,eu não curto poluir o título de fotos pq tira a coisa artística dela, mas nesse caso nem acompanha a foto na verdade né.

Valeu klebão ta me ajudando mto  :D :D


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #116 Online: 24 de Agosto de 2016, 10:43:54
Gente, pra quem ainda tinha dúvidas, achei o artigo definitivo (em inglês, mas de leitura fluída mesmo traduzido pelo google):

http://www.michaeljayfoto.com/agency-news/from-zero-to-100-a-month-with-microstock-in-2016/

O cara tentou, desde o começo do ano, construir um portfólio que lhe rendesse U$100/mês e alcançou isso em junho/julho, com pouco mais de 500 imagens. Sua meta era enviar entre 50 e 100 imagens por mês.

Ele corretamente faz algumas ressalvas, como a que seu registro nas agências é mais antigo e sua visibilidade e retorno por download é maior que um iniciante, mas ainda assim partilho da semelhança com a minha experiência.

No artigo ainda estão exemplo de seus envios e as experiências com envios temáticos (páscoa, natureza). Fala ainda da expectativa a longo prazo e da necessidade de atualização do portfólio. Enfim, recomendo fortemente para aqueles que ainda não se decidiram pelo microstock ou ainda que desistiram no início da empreitada.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #117 Online: 24 de Agosto de 2016, 13:23:14
Pesquisa por autorização de modelo (ou model release, em inglês) que vais encontrar modelos, alguns até das próprias agências. São eles que são necessários para o envio de fotos de pessoas reconhecíveis. Eu uso um aplicativo de celular que colhe até a assinatura gera as autorizações e nunca tive problemas: EasyRelease (é pago, mas deve ter alternativa gratuita).

Eu recomendo muito. Mas se não for possível conseguir a autorização, dá uma pesquisada também em enviar como "editorial", tem um link aqui entre as postagens com dicas sobre como fazer para enviá-las. Tem uma série de exigências quanto ao nome dos arquivos, mas nada tão complicado.

E concordo com você, é bom ficar antenado nas tendências, mas a principal vantagem que vejo do negócio é poder fazer foto quando eu quiser, do assunto que quiser e da forma que quiser (obviamente que dentro dos padrões exigidos).
Eu pesquisei aki no shutterstock, é tipo um contrato de modelo falando q sou eu e tal, eu li mas não entendi direito como funciona, eu tenho que enviar pros cara assinado?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #118 Online: 24 de Agosto de 2016, 13:48:26
Eu pesquisei aki no shutterstock, é tipo um contrato de modelo falando q sou eu e tal, eu li mas não entendi direito como funciona, eu tenho que enviar pros cara assinado?

É um termo em que o modelo autoriza o uso de sua imagem a você. Nesse documento o modelo declara, entre outras coisas, que você ou um terceiro com sua autorização pode usar, inclusive para fins comercias, as imagens. Vai assinado pelo modelo, pelo fotógrafo (você) e por uma testemunha, além de ter uma foto do rosto do modelo.

Quando vai enviar as fotos tem um menu para selecionar a autorização de modelo referente à pessoa daquela foto. Nesse ponto você faz o upload da autorização digitalizada (em jpeg). Nas fotos seguintes da mesma pessoa não precisa refazer o upload, aparece lá para seleção as autorizações que já foram enviadas.

Se a foto tem três pessoas, por exemplo, vai ter que pegar uma autorização de modelo para cada uma delas e quando fizer o upload da foto, fazer também o das 3 autorizações e atribuir as 3 a foto.

Abaixa uma lista rápida de aplicativos para android que geram a autorização de modelo:

- Model Releaser (gratuito)
- Easy Release (pago)
- Model Release Master (gratuito)
- Model Release X (gratuito)

Modelos de autorizações:
iStock (EN): http://www.istockphoto.com/docs/languages/english/modelrelease.pdf
Fotolia (EN): https://www.fotolia.com/Info/Release/View/release_adult
123RF (EN): http://internal.123rf.com/handbook/handbookimgs/123rf_modelrelease.pdf

Citei as agências apenas para indicar quem produziu o modelo da autorização, mas obviamente o modelo de qualquer uma delas pode ser utilizado em todas.

Se não estou enganado, a Shutterstock tem um aplicativo próprio para celular que gera autorizações de modelo, além de permitir acompanhar os rendimentos etc. Vale conferir.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #119 Online: 24 de Agosto de 2016, 15:19:39
É um termo em que o modelo autoriza o uso de sua imagem a você. Nesse documento o modelo declara, entre outras coisas, que você ou um terceiro com sua autorização pode usar, inclusive para fins comercias, as imagens. Vai assinado pelo modelo, pelo fotógrafo (você) e por uma testemunha, além de ter uma foto do rosto do modelo.

Quando vai enviar as fotos tem um menu para selecionar a autorização de modelo referente à pessoa daquela foto. Nesse ponto você faz o upload da autorização digitalizada (em jpeg). Nas fotos seguintes da mesma pessoa não precisa refazer o upload, aparece lá para seleção as autorizações que já foram enviadas.

Se a foto tem três pessoas, por exemplo, vai ter que pegar uma autorização de modelo para cada uma delas e quando fizer o upload da foto, fazer também o das 3 autorizações e atribuir as 3 a foto.

Abaixa uma lista rápida de aplicativos para android que geram a autorização de modelo:

- Model Releaser (gratuito)
- Easy Release (pago)
- Model Release Master (gratuito)
- Model Release X (gratuito)

Modelos de autorizações:
iStock (EN): http://www.istockphoto.com/docs/languages/english/modelrelease.pdf
Fotolia (EN): https://www.fotolia.com/Info/Release/View/release_adult
123RF (EN): http://internal.123rf.com/handbook/handbookimgs/123rf_modelrelease.pdf

Citei as agências apenas para indicar quem produziu o modelo da autorização, mas obviamente o modelo de qualquer uma delas pode ser utilizado em todas.

Se não estou enganado, a Shutterstock tem um aplicativo próprio para celular que gera autorizações de modelo, além de permitir acompanhar os rendimentos etc. Vale conferir.
Caraca manito, que complicado!
Tipo as vezes as pessoas não são nem o assunto da foto e eu tenho que fazer isso tudo só pq ela aparece na foto, sinceramente me deu vontade de desistir desse tipo de foto, e mandar só de animais,prédios,flores,natureza,mesmo...

Até em fotos que tem arte eles estão pedindo direitos autorais, to achando tudo muito burocrático.