Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 119931 vezes)

palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #120 Online: 24 de Agosto de 2016, 16:34:34
Caraca manito, que complicado!
Tipo as vezes as pessoas não são nem o assunto da foto e eu tenho que fazer isso tudo só pq ela aparece na foto, sinceramente me deu vontade de desistir desse tipo de foto, e mandar só de animais,prédios,flores,natureza,mesmo...

Até em fotos que tem arte eles estão pedindo direitos autorais, to achando tudo muito burocrático.
Claro que é burocrático, é um negocio. Você está ganhando dinheiro com fotos de uma pessoa, tem que ter permissão dela.
Pará fotos editoriais (pex cobertura de algum evento) não precisa da liberação das pessoas em alguns casos.

Mesmo fotos de arquitetura e natureza tem que avaliar. Fotos em parques nacionais federais só com autorização do ibama. Vários prédios famosos ou estátuas como o Cristo redentor também tem que ter liberação por formulário. Tem um link lá no shutterstock sobre isso.

Estou acompanhando o tópico e acho muito interessante mas ainda não decidi entrar nessa. Não acho que tenha muitas fotos hoje que se encaixariam nos modelos então teria que começar a tirar mais fotos pensando nesses critérios. Como hoje é só hobby ainda não decidi se vale esse foco pra mim, mas acho muito legal quem consegue.

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #121 Online: 24 de Agosto de 2016, 19:37:30
Autorização do Ibama? Gostaria muito de ver uma fonte sobre isso.
Porque sinceramente acho que é bem equivocada essa informação.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #122 Online: 24 de Agosto de 2016, 19:47:41
http://www.shutterstock.com/blog/contributor-resources/legal/stock-photo-restrictions/

Brazil National Parks

Content which has been shot in Brazil National Parks are unacceptable for editorial or commercial use without permission from IBAMA. Some of these parks include:
Brasilia National Park
Iguacu National Park
Tijuca National Park (including Pedra da Gávea)
Serra dos Orgaos
Aparados da Serra
Jardim Botanico
Chapada Diamantina National Park

Óbvio que não sei se é implementada a restrição, mas está nas regras do shutterstock então teoricamente eles podem implicar

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #123 Online: 24 de Agosto de 2016, 20:25:04
É mesmo curioso, principalmente a restrição ao uso editorial, mas segue:

Lei n. 9985/2000
Art. 33. A exploração comercial de produtos, subprodutos ou serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos ou culturais ou da exploração da imagem de unidade de conservação, exceto Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural, dependerá de prévia autorização e sujeitará o explorador a pagamento, conforme disposto em regulamento.

Regulamento:
Decreto n. 4340/2002
Art. 27. O uso de imagens de unidade de conservação com finalidade comercial será cobrado conforme estabelecido em ato administrativo pelo órgão executor.

Parágrafo único. Quando a finalidade do uso de imagem da unidade de conservação for preponderantemente científica, educativa ou cultural, o uso será gratuito.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #124 Online: 25 de Agosto de 2016, 10:43:40
É mesmo curioso, principalmente a restrição ao uso editorial, mas segue:

Lei n. 9985/2000
Art. 33. A exploração comercial de produtos, subprodutos ou serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos ou culturais ou da exploração da imagem de unidade de conservação, exceto Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural, dependerá de prévia autorização e sujeitará o explorador a pagamento, conforme disposto em regulamento.

Regulamento:
Decreto n. 4340/2002
Art. 27. O uso de imagens de unidade de conservação com finalidade comercial será cobrado conforme estabelecido em ato administrativo pelo órgão executor.

Parágrafo único. Quando a finalidade do uso de imagem da unidade de conservação for preponderantemente científica, educativa ou cultural, o uso será gratuito.


Não sou advogado... Mas pra mim, sobre esse lance dos parques nacionais, é o tipo de lei que fere a constituição e por isso não teria valor numa possivel disputa.. posso estar enganado , claro..

Já havia discutido isso com um advogado experiente na área. Mas na época não tinha encontrado essa lei, então a opinião dele não pode ser totalmente fundamentada... Com essa lei nas mãos agora vou perguntar de novo. Se descobrir algo posto aqui.

De qualquer forma, não sei até que ponto é uma lei que é cumprida. Tenho conhecidos que tem várias fotos publicadas em revistas, livros, com remuneração, sem autorização, inclusive de pessoas.. Por exemplo, como fotografar uma pessoa do extremo sertão que não sabe ler e escrever, não tem endereço cadastrado pelos órgãos competentes e querer uma autorização dela?? Acham por exemplo que o Sebastião Salgado ou qualquer grande nome da fotografia tem autorização escrita de todas as pessoas retratadas e publicadas por eles?

 


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #125 Online: 25 de Agosto de 2016, 13:18:45
Não sou advogado... Mas pra mim, sobre esse lance dos parques nacionais, é o tipo de lei que fere a constituição e por isso não teria valor numa possivel disputa.. posso estar enganado , claro..

Já havia discutido isso com um advogado experiente na área. Mas na época não tinha encontrado essa lei, então a opinião dele não pode ser totalmente fundamentada... Com essa lei nas mãos agora vou perguntar de novo. Se descobrir algo posto aqui.

De qualquer forma, não sei até que ponto é uma lei que é cumprida. Tenho conhecidos que tem várias fotos publicadas em revistas, livros, com remuneração, sem autorização, inclusive de pessoas.. Por exemplo, como fotografar uma pessoa do extremo sertão que não sabe ler e escrever, não tem endereço cadastrado pelos órgãos competentes e querer uma autorização dela?? Acham por exemplo que o Sebastião Salgado ou qualquer grande nome da fotografia tem autorização escrita de todas as pessoas retratadas e publicadas por eles?

Se a norma cola ou não, pelo menos a Shutterstock respeita e não adianta insistir em mandar fotos assim pra lá sem a devida autorização. :D
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #126 Online: 20 de Setembro de 2016, 14:36:53
O número a ser perseguido

Em termos práticos, quanto podemos esperar?
Quais as metas a serem perseguidas?
Quanto tempo leva para se obter uma renda considerável?
Vamos chutar alguns números...
Você já parou para calcular o seu retorno mensal por foto?
Então faça essa conta simples. Divida o seu ganho mensal pelo número de fotos online.
Quanto deu?
No meu caso, foi ridículo... tenho até vergonha de dizer... US$ 0,09...
Isso mesmo! Cada imagem aprovada me rende 9 centavos de dólar por mês... e eu acho que isso é muito, muito pouco...
É difícil encontrar dados de outros fotógrafos para fazer uma comparação, porém, a partir de informações obtidas em fóruns internacionais, pude deduzir que o retorno mensal médio por foto de um profissional gira em torno de 1 dólar.
Ou seja, eu preciso melhorar, e muito, como fotógrafo! Não basta ter nossas fotos aprovadas. Elas devem atender às demandas do mercado para ser vendidas. Afinal, esse é o objetivo do jogo.
Aqui, já podemos estimar um número a ser perseguido. Num cálculo bem grosseiro, se queremos mil dólares por mês, devemos estabelecer a meta de ter mil fotos boas à venda. Da mesma forma, num raciocínio inverso, se o nosso portfólio tem 200 fotos, podemos esperar uma renda mensal otimista de 200 dólares.
Ah... mas esse indicador se refere apenas às fotos que estão online.
Não podemos nos esquecer de que a rejeição faz parte de nossa rotina.
Então, considerando a minha taxa de ~50% de fotos rejeitadas, eu devo produzir 2000 imagens, para ter a metade aprovada para venda.
E aqui finalmente podemos estimar quanto tempo vai levar para obtermos uma renda considerável. E isso vai depender da sua capacidade de produção.
Quantas fotos você consegue produzir e enviar por dia, todos os dias, de maneira consistente?
02 imagens por dia é um número razoável?
Não?
Consegue fazer mais? Ou menos?
Lembre-se que o momento do clique é apenas o primeiro passo.
Depois você ainda terá de inspecionar e selecionar o seu material, aplicar um tratamento básico, e inserir as palavras-chave, que talvez seja a parte mais chata e demorada de todo o processo.
Apenas para finalizar esse exemplo ilustrativo, vamos considerar uma produção média de 02 fotos por dia, com uma taxa de rejeição de 50%, e um retorno mensal por foto de 1 dólar.
Para se alcançar uma renda de mil dólares por mês, nessas condições, seriam necessários cerca de mil dias, ou seja, 2 anos e 9 meses.
Se quisermos acelerar o processo, devemos aumentar a eficácia do fluxo de trabalho (para enviar mais fotos por dia), melhorar a qualidade técnica (para reduzir a taxa de rejeição), e estar sempre atentos às tendências do mercado (a fim de produzir fotos que vendem mais).
Vai encarar?
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #127 Online: 20 de Setembro de 2016, 18:35:55
Bacana, Wagner.

Mas eu acho que esse retorno mensal de u$1,00 é meio surreal. Tenho um portfólio de aproximadamente 800 imagens, e somente 11 conseguiram essa façanha de render em média U$ 1,00 por mês. E algumas graças a vendas isoladas de valor elevado. Se retirar essas, fica apenas 8 de vendas regulares que rendem tanto assim. 1% do portfólio.

Seguindo essa lógica, para cada 100 fotos que faço, apenas 1 se igualaria a dos profissionais que comparou. Então para eu conseguir uma renda mensal de u$1.000, deveria ter quase 1.000 "fotos boas", na taxa de sucesso de 1%, deveria fazer 100.000 fotos. É foto pra burro! hahah

Não imagino que meu portfólio seja no nível dos mais experientes, mas reforço que esse ganho médio de 1,00 é no mínimo assustador.

Mas para fins de informação, cada foto minha rende em média u$ 0,15/mês. Considerando o último ano.

Acho interessante fixar metas e correr atrás delas, ajuda a nortear o trabalho, mas é muito frágil estimar ganho por imagem. São muitos fatores envolvidos. Prefiro fixar metas de envios mensais ou tamanho de portfólio. Fiz meu primeiro ano de envios a uma média de 1 imagem aprovada/dia e tem me rendido o suficiente para manter-me estimulado. Quero muito subir essa meta e esperar mais rendimentos, concordando com seu pensamento:

Citar
Se quisermos acelerar o processo, devemos aumentar a eficácia do fluxo de trabalho (para enviar mais fotos por dia), melhorar a qualidade técnica (para reduzir a taxa de rejeição), e estar sempre atentos às tendências do mercado (a fim de produzir fotos que vendem mais).
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #128 Online: 21 de Setembro de 2016, 09:06:38
Verdade, Kléber...
Talvez esse valor de US$ 1,00/foto/mês esteja superestimado porque geralmente o povo só se manifesta sobre esse assunto quando acha que já está bem. Quem está lascado não aparece.
A realidade da maioria deve ser bem diferente.
É como diz o ditado: "não compare os seus bastidores com o palco dos outros".
Obrigado por compartilhar a sua experiência conosco.
Precisamos ouvir a opinião de gente "de verdade" como você.

Ah... e concordo totalmente com a sua maneira de estabelecer metas, focando somente naquilo que está sob o nosso controle.
Apesar das comissões ínfimas, e do início desanimador, uma observação (que não é só minha) me mantém esperançoso: "quanto mais nos dedicamos, mais ganhamos" (ao contrário dos empregos com remuneração fixa).
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #129 Online: 21 de Setembro de 2016, 09:43:45
Este mês completei um ano de dedicação séria ao negócio e como vinha compartilhando minha experiência mensal até um tempo atrás, acho que vale uma análise desse 1 ano no ramo.

Vou listar algumas conquistas relevantes:

- Alcancei a marca de U$500,00 (há alguns dias) na Shutterstock e meus rendimentos subiram de 0,25/imagem para 0,33;
- Todo mês, desde março, consigo superar o valor mínimo para pagamento na SS (U$ 35,00), então mensalmente estou recebendo pagamentos desta agência. A média de rendimento mensal nela é de U$50,00;
- Já recebi pagamentos também da Fotolia (mínimo de U$50,00, duas vezes), da Bigstock (mínimo de U$30,00, uma vez) e este mês completei os U$100,00 necessários para pagamento na iStock;
- O valor máximo por imagem foi na iStock, de aproximadamente U$28,00 numa única venda;
- Minha taxa de aceitação das imagens é superior a 75%, então considero que não estou tendo dificuldades com rejeições;
- Tenho aprovadas, em média, 40 imagens por mês. E julgo meu fluxo muito tranquilo, principalmente porque muitas vezes tratam-se de séries de 10-20 imagens com mesma edição, título e palavras chaves que otimizam o serviço;

As minhas expectativas para o próximo ano:

- Construir um portfólio de 2000 imagens (hoje, tenho cerca de 800);
- Ampliar o portfólio na iStock. É uma das agências que mais remunera por imagem (a 2ª, perdendo apenas para a SS), mas é muito chata no envio/aceitação, o que fez com que eu não a priorizasse e tivesse um portfólio bem pequeno comparado às outras. Tenho nela 1/4 das imagens que tenho na SS, por exemplo.
- Também pretendo ampliar o portfólio na Alamy. Vende pouco, mas é a agência de retribuição mais justa (em torno de 50% da venda vai para o fotógrafo).

De agosto para cá uma maré ruim bateu e foi interrompida a sequência de crescimento nos ganhos mensais. Mas ainda assim, pretendo continuar com a meta de envios para o próximo ano. Só desisto se simplesmente parar de vender, já que outra importante motivação é simplesmente continuar fotografando, além de ganhar uns trocados.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #130 Online: 22 de Setembro de 2016, 22:13:38
Cara tem alguma manha em relação as tags(palavras-chaves) das fotos? Na questão de preencher para as fotos, você deixa pré salvo as palavras chaves daquele tipo de foto e depois só copia e cola lá?

Da uma preguiça danada ficar preenchendo aquilo kkk


Dorglao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 130
Resposta #131 Online: 23 de Setembro de 2016, 08:28:16
Eu tb acho a pior das etapas, eu estou com 28 fotos aprovadas sendo que estava com umas 20 até esta semana, e tive 15 compras até agora, sobre as tags eu não estou me empenhando muito... mas geralmente os assuntos iguais eu copio e colo sim... tinha que ter um meio mais fácil! :ponder:
60D / 6D / 5D Mark I / 50mm 1.8 / 17-40mm 4.0 / 70-200mm 2.8


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #132 Online: 23 de Setembro de 2016, 08:47:49
Tem formas bem mais fáceis. Abaixo explico como faço:

Primeiramente, quanto à inserir as palavras chaves e títulos nos arquivos. Uso o Lightroom, e no módulo Biblioteca, no meu à direita, tem os campos para inserção das palavras chaves, títulos e descrições. Pode fazer inclusive em lote, selecionando todas as fotos que deseja aplicar as alterações.

Na maioria das agências ainda é possível padronizar as palavras chaves depois o upload, selecionando todas e colando as palavras chaves em apenas uma aplica-se ao total selecionado.

A outra dica é quanto à escolher as palavras chaves. Eu uso o link abaixo:
http://microstockgroup.com/tools/keyword.php

Digite uma ou duas palavras chaves relevantes para sua imagem, depois selecione todas as imagens semelhantes a sua que aparecem no resultado e, avançado, abre-se uma lista das palavras chaves mais recorrentes entre as fotos que você selecionou.

O Shutterstock tem uma ferramente semelhante:
http://submit.shutterstock.com/portfolio/suggestions.mhtml

A última dica que dou é não desprezar as palavras chaves. Se possível, encontre as 50 palavras chaves relevantes para a imagem (lembrando que não vale spam).

Para as fotos que vendem mais a Shutterstock lista as palavras chaves que foram usadas na busca pelos compradores e nessa hora percebemos que as vezes palavras não tão diretas levaram os compradores a imagem.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #133 Online: 23 de Setembro de 2016, 12:00:53
Tem formas bem mais fáceis. Abaixo explico como faço:

Primeiramente, quanto à inserir as palavras chaves e títulos nos arquivos. Uso o Lightroom, e no módulo Biblioteca, no meu à direita, tem os campos para inserção das palavras chaves, títulos e descrições. Pode fazer inclusive em lote, selecionando todas as fotos que deseja aplicar as alterações.

Na maioria das agências ainda é possível padronizar as palavras chaves depois o upload, selecionando todas e colando as palavras chaves em apenas uma aplica-se ao total selecionado.

A outra dica é quanto à escolher as palavras chaves. Eu uso o link abaixo:
http://microstockgroup.com/tools/keyword.php

Digite uma ou duas palavras chaves relevantes para sua imagem, depois selecione todas as imagens semelhantes a sua que aparecem no resultado e, avançado, abre-se uma lista das palavras chaves mais recorrentes entre as fotos que você selecionou.

O Shutterstock tem uma ferramente semelhante:
http://submit.shutterstock.com/portfolio/suggestions.mhtml

A última dica que dou é não desprezar as palavras chaves. Se possível, encontre as 50 palavras chaves relevantes para a imagem (lembrando que não vale spam).

Para as fotos que vendem mais a Shutterstock lista as palavras chaves que foram usadas na busca pelos compradores e nessa hora percebemos que as vezes palavras não tão diretas levaram os compradores a imagem.
Valeu cara, n sabia dessa do Lightroom, vou tentar dar uma padronizada em todas aqui e ja postar em lote as fotos.
A sugestão de palavras eu ja usava, mas sempre da umas 25 palavras chave no maximo, ai tem que ficar adicionando mais 25...


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #134 Online: 27 de Setembro de 2016, 12:39:53
Sobre FOAP e outros aplicativos de celular para venda de fotos

Eu não tenho experiência com esses aplicativos, portanto minha opinião se baseia em uma pesquisa na internet e nos relatos de alguns seguidores do Fotoalma.
Vi que ainda não há uma grande história de sucesso nesse ramo. Por enquanto só promessas...
Acredito que o negócio tenha futuro, à medida que as câmeras de celulares evoluem em termos de qualidade técnica. Se houver interesse, é melhor começar logo, mesmo que o resultado ainda não seja animador, pois se algum dia isso "bombar", e o mundo inteiro correr para entrar na onda, você já estará dentro, entre os pioneiros. Mas quem é capaz de prever o futuro?
Receita básica: "Fé, paciência e persistência".
Se você acredita, mantenha o ânimo e não espere retorno imediato. Geralmente se leva anos de trabalho disciplinado, para fazer sucesso "da noite para o dia".
Alguns outros apps que o pessoal tem experimentado são (com muitas reclamações):
* Fotolia Instant
* Shutterstock Contributor
* Twenty20
* Snapwire
* EyeEm Market
* Scoopshot
* Stockimo
* Clashot
* Companion

Quem tiver experiência, poderia se manifestar, para enriquecer o debate?
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br