Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 117821 vezes)

Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #390 Online: 15 de Agosto de 2017, 12:42:09
Que massa Luciano, qual o tamanho do teu portfólio hoje no Shutter Stock e quanto tempo para conseguir esse valor?


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #391 Online: 15 de Agosto de 2017, 12:46:47
Acho que 1%/dia é uma indicador bem positivo. Mas acho difícil trabalhar com metas que não dependem do seu esforço, mas sim dos compradores. Sempre trabalhei com meta de envios. Meu foco sempre foi enviar tantas fotos/mês ou alcançar a marca de tantas fotos em determinado período. As vendas são consequência da ampliação do portfólio.

Mas vale lembrar que mais importante que a quantidade é a qualidade dos arquivos, a concorrência do nicho e prestar atenção a tendências e temas sazonais.

Sucesso!

Queria fugir um pouco de fotos sazonais ou temáticas, acredito que vendem bem porém o resto do ano não ficam paradas sem vender?
Estou tentando ampliar o portfólio com qualquer tema, fotos bem variadas, de viagens, comidas, esportes, texturas a coisas bem abstratas, até o momento venho mantendo os 1% de venda diário, porém sem vender finais de semanas.

O trabalho maior não é nem tirar foto, é enviar.



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #392 Online: 15 de Agosto de 2017, 12:52:43
Queria fugir um pouco de fotos sazonais ou temáticas, acredito que vendem bem porém o resto do ano não ficam paradas sem vender?
Estou tentando ampliar o portfólio com qualquer tema, fotos bem variadas, de viagens, comidas, esportes, texturas a coisas bem abstratas, até o momento venho mantendo os 1% de venda diário, porém sem vender finais de semanas.

O trabalho maior não é nem tirar foto, é enviar.

As tendências e temas sazonais foram só sugestão. É bem mais válido enviar o que se gosta, pois é menor o bloqueio criativo e mais fácil manter a constância dos envios. Mas, num extremo, não adianta insistir em nicho ou tema que não vende. Ao menos, eu acho que não vale o trabalho.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #393 Online: 16 de Agosto de 2017, 13:42:40
Desculpe a demora nas respostas, estava viajando...

Aos que perguntaram, meu portfolio não é nada muito grande... https://www.shutterstock.com/g/lucianoqueiroz

É bem mais fácil ter portfolio grande quem se propões a trabalhar com estudio ou outra linha de imagens... viagens é complicado..

Vasculhando fotos lá achei o perfil desse cara: https://www.shutterstock.com/pt/g/nivens ... o cara tem mais de 360 mil arquivos! Desde 2010 artista microstock em período integral.. Tá aí a prova que se investir seu tempo nisso dá pra viver bem do negócio. Duvido que se não fosse bem lucrativo esse cara tinha essa quantidade de material lá.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2017, 13:43:19 por Luciano.Queiroz »


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #394 Online: 16 de Agosto de 2017, 16:02:35
As tendências e temas sazonais foram só sugestão. É bem mais válido enviar o que se gosta, pois é menor o bloqueio criativo e mais fácil manter a constância dos envios. Mas, num extremo, não adianta insistir em nicho ou tema que não vende. Ao menos, eu acho que não vale o trabalho.

Claro, compreendi, a questão das fotos sazonais atemporais acho válida, essas fotos saem bastante mesmo?


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #395 Online: 16 de Agosto de 2017, 16:04:55
Desculpe a demora nas respostas, estava viajando...

Aos que perguntaram, meu portfolio não é nada muito grande... https://www.shutterstock.com/g/lucianoqueiroz

É bem mais fácil ter portfolio grande quem se propões a trabalhar com estudio ou outra linha de imagens... viagens é complicado..

Vasculhando fotos lá achei o perfil desse cara: https://www.shutterstock.com/pt/g/nivens ... o cara tem mais de 360 mil arquivos! Desde 2010 artista microstock em período integral.. Tá aí a prova que se investir seu tempo nisso dá pra viver bem do negócio. Duvido que se não fosse bem lucrativo esse cara tinha essa quantidade de material lá.

360k fotos é muita coisa, chutando baixo, se vender 0,5% do portfólio por dia, só em dias úteis, o cara tira uns 9,5k doletas mês.


ABLouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #396 Online: 16 de Agosto de 2017, 17:05:46
Boa noite, sou novo em MicroStock, comecei a enviar fotos nesse final de semana para o iStock e SS, estou com pouco mais de 300 fotos no iStock e pouco menos de 300 no SS, interessante do SS é que a primeira foto vendida foi 1 dia após a postagem, na média desde segunda-feira, estou vendendo 1% do portfólio por dia, 3 fotos por dia, essa média estaria normal para o SS??

Tem como se basear numa média estável de vendas do portfólio para projeção?

Thiago, parabéns pelos resultados. A média é ótima.
Mande o link de seu portfólio.
Abraço
Alberto Brandão
« Última modificação: 16 de Agosto de 2017, 17:07:21 por ABLouro »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #397 Online: 17 de Agosto de 2017, 08:21:49
360k fotos é muita coisa, chutando baixo, se vender 0,5% do portfólio por dia, só em dias úteis, o cara tira uns 9,5k doletas mês.

Está subestimando o valor médio por foto. Pra mim, apesar de estar na faixa de 0,33 as fotos, o meu valor médio mensal fica na casa dos 0,50. Sem falar que o portfólio do sujeito não é simplesmente grande, as fotos parecem ser muito bem pensadas e trabalhadas, em total sintonia com o que esse tipo de mercado procura.

Concordo com Luciano, é um filão de muito potencial da fotografia. O problema é que muita gente acha que vai ter dinheiro fácil com meia dúzia de fotos que já tinha no HD. Como qualquer outro negócio, para ser bem sucedido tem que haver estudo, planejamento e principalmente muito esforço.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #398 Online: 17 de Agosto de 2017, 12:51:47
Está subestimando o valor médio por foto. Pra mim, apesar de estar na faixa de 0,33 as fotos, o meu valor médio mensal fica na casa dos 0,50. Sem falar que o portfólio do sujeito não é simplesmente grande, as fotos parecem ser muito bem pensadas e trabalhadas, em total sintonia com o que esse tipo de mercado procura.

Concordo com Luciano, é um filão de muito potencial da fotografia. O problema é que muita gente acha que vai ter dinheiro fácil com meia dúzia de fotos que já tinha no HD. Como qualquer outro negócio, para ser bem sucedido tem que haver estudo, planejamento e principalmente muito esforço.

O material dele é excelente e totalmente voltado para o mercado, o que achei mais interessante é o fato da maioria do material não ser foto e sim ilustração gráfica, não é um material fácil e rápido de criar, o cara deve ter uma empresa, equipe só para essa profissão.
Detalhe que ali é somente numa plataforma!

Realmente não é apenas enviar as fotos do HD, quem quer ganhar algo mesmo precisa se especializar.


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #399 Online: 17 de Agosto de 2017, 12:55:54
Thiago, parabéns pelos resultados. A média é ótima.
Mande o link de seu portfólio.
Abraço
Alberto Brandão

Portfólio bem pequeno, pouco mais de 400 fotos https://www.shutterstock.com/g/Thiago+Rocha+dos+Santos


ABLouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #400 Online: 17 de Agosto de 2017, 14:36:18
Portfólio bem pequeno, pouco mais de 400 fotos https://www.shutterstock.com/g/Thiago+Rocha+dos+Santos

Muito bom Thiago.
Obrigado por compartilhar conosco seu trabalho.
Abraço
Alberto Brandão


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #401 Online: 23 de Agosto de 2017, 14:46:05
Eu estou começando a tocar com mais intensidade agora...

Portifólio no SS já com quase 100 imagens e uma vendida por 25 dolares.
O Istock anda muito devagar, aliás, parado. Nunca vendi nada lá, mesmo com imagens já baixadas através do SS.

Alguém usa o Dreamstime.com?



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #402 Online: 24 de Agosto de 2017, 07:57:22
Eu estou começando a tocar com mais intensidade agora...

Portifólio no SS já com quase 100 imagens e uma vendida por 25 dolares.
O Istock anda muito devagar, aliás, parado. Nunca vendi nada lá, mesmo com imagens já baixadas através do SS.

Alguém usa o Dreamstime.com?

Fuja do Dreamstime. O sistema de envios é terrível e simplesmente não tem vendas. Só mantenho minha conta lá porque tenho uns 50 dólares pre receber. Mas no ritmo que vai, acho que vou receber esse saldo apenas quando a empresa encerrar as atividades, já que não espero alcançar os 100 dólares mínimos nunca.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #403 Online: 24 de Agosto de 2017, 08:09:50
Fuja do Dreamstime. O sistema de envios é terrível e simplesmente não tem vendas. Só mantenho minha conta lá porque tenho uns 50 dólares pre receber. Mas no ritmo que vai, acho que vou receber esse saldo apenas quando a empresa encerrar as atividades, já que não espero alcançar os 100 dólares mínimos nunca.
Tô nessa tb.. e tb com outros bancos..

Será que se encerrar a conta não tem como receber a mixaria antes de completar o valor minimo?

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #404 Online: 24 de Agosto de 2017, 10:13:05
Tô nessa tb.. e tb com outros bancos..

Será que se encerrar a conta não tem como receber a mixaria antes de completar o valor minimo?

Enviado de meu SM-T715Y usando Tapatalk

Pelo que tenho acompanhado em fóruns gringos, não tem como resgatar o valor. Ao menos no DT.

Pra mim, os outros bancos ainda compensam, principalmente porque não demanda mmuito trabalho pra upload. E representam uma parcela boa no rendimento:

Fotolia: 9,8%
iStock: 7,5 %
Alamy: 5,4%
Bigstock: 5,3%
Depositphotos: 3,1%
123RF: 3,1%
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367