Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 117527 vezes)

althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 13 de Abril de 2016, 12:34:33
Entendo perfeitamente.

Ocorre que (quase) nunca parei pra FAZER FOTO PRA STOCK. As únicas que fiz PRA ISSO foi a de poker, e a da modelo com o passaporte. Todas as outras, são fotos aproveitadas de outros trabalhos.

Na do poker, vacilei mesmo, poderia ter aproveitado e composto diversas variações... Já na da modelo do passaporte, consegui uma boa foto, e fiz duas variações...

Agora, é pensar mais e produzir, produzir e PRODUZIR.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #61 Online: 13 de Abril de 2016, 12:37:55
Entendo perfeitamente.

Ocorre que (quase) nunca parei pra FAZER FOTO PRA STOCK. As únicas que fiz PRA ISSO foi a de poker, e a da modelo com o passaporte. Todas as outras, são fotos aproveitadas de outros trabalhos.

Na do poker, vacilei mesmo, poderia ter aproveitado e composto diversas variações... Já na da modelo do passaporte, consegui uma boa foto, e fiz duas variações...

Agora, é pensar mais e produzir, produzir e PRODUZIR.
Não se prenda a isso somente. Tenho recebido mensagens dos bancos pedindo fotos do Brasil em geral... cidades, costumes, festas, etc...

Produzir é legal, mas tem milhões de oportunidades por aí que é só clicar....


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 14 de Abril de 2016, 09:44:10
Mas imagine fotografar uma festa de rua..... a quantidade de autorizações envolvidas..... posso estar enganado, mas isso sempre me desmotivou a seguir nesse rumo.
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #63 Online: 14 de Abril de 2016, 09:57:09
Mas imagine fotografar uma festa de rua..... a quantidade de autorizações envolvidas..... posso estar enganado, mas isso sempre me desmotivou a seguir nesse rumo.
Tem muitos meios de fugir disso... fotografar de longe a multidão, fotografar só detalhe, borrar movimento com velocidade baixa, ou até mesmo vender como editorial em vez de comercial...


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #64 Online: 14 de Abril de 2016, 11:35:14
Tem muitos meios de fugir disso... fotografar de longe a multidão, fotografar só detalhe, borrar movimento com velocidade baixa, ou até mesmo vender como editorial em vez de comercial...

As sugestões do Luciano são bem válidas mesmo.

No campo das imagens editoriais fiz um teste recentemente. Fui fotografar retratos numa feira livre. Não peguei autorização das pessoas, enviei como editorial e as imagens, para minha surpresa, vendem.







Convenhamos: acho que a maioria das vendas são para blogs, configurando o caráter de notícia e não comercial das imagens, o que possibilita o uso de imagens editoriais.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 14 de Abril de 2016, 16:08:08
É, nunca pensei em fazer pra editorial...

 :ponder:
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Macrolook

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 495
Resposta #66 Online: 15 de Abril de 2016, 23:02:19
Legal sua iniciativa, eu particularmente não me sinto atraído pelo arroz e feijão da fotografia, fotos para bancos de fotografia são muito mais abrangentes, e seu estilo e o principal, o que gosta de fotografar conta muito.
Ainda estou aprendendo, estudando e muito, coisas para fotografar não faltam, e é ótimo para estudar, no meu caso, curto muito gastronomia.
Poderia indicar alguma leitura sobre direitos autorais ou até mesmo concessões em caso de contratos?

Grato. Ah, muito boas as fotos.
Comida é arte.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #67 Online: 16 de Abril de 2016, 11:37:08
Já usava no celular o app Microstockr (http://microstockr.com/) para acompanhamento das vendas nos bancos... Aliás, recomendo esse app...

Eles lançaram recentemente a versão desktop que eu já tinha instalado mas nem tinha cadastrado as contas dos bancos ainda..

Ontem fiz o cadastro e me espantei com um número que eu nunca havia prestado atenção e resolvi compartilhar pra dar um ânimo pra quem quer começar no negócio...

Como tinha acabado de instalar o software no computador, ele puxou todas as vendas já feitas nos bancos cadastrados... Total de pouco mais de 2500 dolares recebidos.

Meu primeiro cadastro foi na Shutterstock em Nov/2011, mas sempre levei meio em banho maria.. tinha umas 50 fotos cadastradas só.. De 2 anos pra cá que comecei a enviar com frequencia, e de 6 meses pra cá que comecei a enviar pra outros bancos ... Alguns só depois desse tópico... Hoje alguns passam de 1000 fotos e outros ainda bem no começo, com 100 fotos ou menos.

Então, durante esse tempo o negócio foi bem rentável! Pra fotos que "não valiam nada" aqui no computador, é um ganho que não dá pra desprezar!


« Última modificação: 16 de Abril de 2016, 11:37:55 por Luciano.Queiroz »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #68 Online: 16 de Abril de 2016, 21:21:33
Já usava no celular o app Microstockr (http://microstockr.com/) para acompanhamento das vendas nos bancos... Aliás, recomendo esse app...

Eles lançaram recentemente a versão desktop que eu já tinha instalado mas nem tinha cadastrado as contas dos bancos ainda..

Ontem fiz o cadastro e me espantei com um número que eu nunca havia prestado atenção e resolvi compartilhar pra dar um ânimo pra quem quer começar no negócio...

Como tinha acabado de instalar o software no computador, ele puxou todas as vendas já feitas nos bancos cadastrados... Total de pouco mais de 2500 dolares recebidos.

Meu primeiro cadastro foi na Shutterstock em Nov/2011, mas sempre levei meio em banho maria.. tinha umas 50 fotos cadastradas só.. De 2 anos pra cá que comecei a enviar com frequencia, e de 6 meses pra cá que comecei a enviar pra outros bancos ... Alguns só depois desse tópico... Hoje alguns passam de 1000 fotos e outros ainda bem no começo, com 100 fotos ou menos.

Então, durante esse tempo o negócio foi bem rentável! Pra fotos que "não valiam nada" aqui no computador, é um ganho que não dá pra desprezar!

Caramba, Luciano! Realmente é um relato bem motivador.

Realmente é fascinante ver nossas fotos, já feitas por prazer, ainda renderem um bom dinheiro. Sucesso!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


katia Sacco Fotos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
  • Sexo: Feminino
Resposta #69 Online: 06 de Maio de 2016, 14:39:33
Também adorei ler esse relato!!!
Sinal que da pra fazer uma grana! parece muito dificil ... mas pelo jeito vale a pena investir um tempo nisso.
Obrigada
katia Sacco Fotos
www.katiasaccofotos.com.br
face: katia sacco>fotos
instagran: katia_sacco_fotos
sacco.katia@gmail.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #70 Online: 17 de Maio de 2016, 14:31:45
Nova ferramenta para acompanhar as tendências de vendas na Shutterstock - Shutterstat:
http://www.modom.com.br/2016/05/saiba-quais-imagens-vendem-mais-no.html
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


caiofk

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #71 Online: 18 de Maio de 2016, 13:09:48
Muito obrigado pela colaboração. Mais uma alternativa para profissionais e amadores.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #72 Online: 08 de Junho de 2016, 14:32:16
Atualizando experiência em 08/06/2016

Percentual de ganhos:
Shutterstock - 57,3% [↓]
Fotolia - 15,6% [↑]
Dreamstime - 4% [↓]
Depositphotos - 3,8% [↓]
Bigstock - 5,7% [↓]
iStockphoto - 9% [↑]
123RF - 2,4% [↑]
Alamy - 2,2% [↑]

Tamanho do portfólio por agência:
Shutterstock - 567
Fotolia - 442
123RF - 320
Dreamstime - 185
Depositphotos - 488
iStockphoto - 98
Alamy - 92
Bigstock - 447

Análises:
- A Dreamstime continua piorando e praticamente não faço mais envios;
- A iStock e Fotolia bateram record de rendimentos e morderam uma fatia da importância da Shutterstock.
- A Shutterstock, por sua vez, deu menos retorno que o mês de abril, mas não levo muito em conta pois em abril teve uma venda fora da curva de U$ 20. De toda forma, o rendimento de maio foi superior ao de março.
- Esse início de mês está sendo muito otimista, se as projeções se confirmarem, será outro mês na sequência ininterrupta de crescimento dos rendimentos. Parte das vendas estão sendo alavancadas pelas fotos temáticas de festa junina.
- Alamy saiu do zero e com estilo. Fiz as duas primeiras vendas e cada uma me deu mais de U$ 6,00 de retorno. O suficiente para me dar estímulo para enviar mais fotos e tirar o portfólio da lanterna.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #73 Online: 08 de Junho de 2016, 16:07:34
Legal Kleber....
no meu caso, difícil bater a Shutter... não calculei, mas o rendimento lá deve ser uns 85 a 90% ... os outros 10 a 15% divididos entre todos os outros por enquanto..


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #74 Online: 08 de Junho de 2016, 16:22:55
Tomara que equilibre mais com os rendimentos das outras agências aumentando.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367