Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 117536 vezes)

bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #30 Online: 22 de Janeiro de 2016, 13:12:49
Caros,
 finalmente tive a primeira foto aceita no Fotolia, só que recebi o seguinte e-mail:

Citar
...
Como é do seu conhecimento, a venda de recursos criativos é uma atividade económica.
Por esse motivo os rendimentos advindos dessas vendas estão sujeitos a impostos e devem ser mencionados na declaração do IRS.
A esse título, agradecíamos que consultasse a rubrica "Centro Fiscal" em seu espaço pessoal de modo a seguir os procedimentos indicados nessa página.

Enquanto não preencher os documentos indicados, uma parte dos seus rendimentos sofrerá uma retenção na fonte como o prevê a Lei Fiscal.
Se preencher o formulário correspondente à sua situação, poderá beneficiar de uma taxa de retenção reduzida ou nula sobre suas vendas.

Deste modo, convidamo-lo a seguir o mais rapidamente possível os procedimentos indicadas na rubrica "Centro Fiscal" para beneficiar de condições mais vantajosas.

Cordialmente,

A Equipe Fotolia

Então, entrei lá no site e não entendi direito os procedimentos. Vi que o Brasil não tem acordo fiscal com os EUA, não tenho ideia do que eu tenha que fazer. Alguém pode dar um help?

Abraço


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #31 Online: 25 de Janeiro de 2016, 09:23:45
Como o Brasil não tem acordo fiscal com os EUA, o preenchimento do formulário fiscal não altera nada. Se não preencher vai ser tributado, se o fizer, também. Não tem como ser beneficiado de abatimento na tributação.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #32 Online: 26 de Janeiro de 2016, 07:52:14
Então, entrei lá no site e não entendi direito os procedimentos. Vi que o Brasil não tem acordo fiscal com os EUA, não tenho ideia do que eu tenha que fazer. Alguém pode dar um help?


Essa é uma regra que só vale para os bancos de imagens sediados nos Estados Unidos.
Pela lei fiscal norte-americana, todos os rendimentos originados lá, no próprio país, estão sujeitos a retenção de impostos na fonte.
Isso significa que você será taxado sempre que o comprador das suas fotos também estiver nos Estados Unidos.
Se o cliente for de outro país, essa tributação não ocorre.
De qualquer forma, quem não mora nos Estados Unidos tem de preencher o formulário W-8BEN, que pede algumas informações pessoais nossas.

E de quanto é essa retenção?
Para quem não mora lá, o percentual é de até 30%, podendo ser menor se você residir num país que tenha um acordo fiscal, ou tratado de impostos.
Como Bruno e Kléber já falaram em comentários anteriores, o Brasil não tem um acordo com os EUA.
O imposto é retido na fonte, então, quando você resgatar o dinheiro, já vai vir descontado.
E se, mesmo com esse desconto, os seus ganhos anuais ultrapassarem o limite estabelecido pela Receita Federal do Brasil, você ainda vai ter de pagar o imposto de renda aqui.
O bom é saber que nesse caso você vai estar contribuindo com a saúde, educação, segurança pública, infraestrutura... de dois países...  :no:

Mas o preenchimento é obrigatório?
Nesse ponto, as orientações são um pouco divergentes.
Alguns dizem que “se você não preencher, vai estar sujeito à retenção máxima”, dando a entender que o preenchimento não é obrigatório, principalmente para quem mora no Brasil, que já vai ter retenção de 30% de qualquer jeito.
Por outro lado, de acordo com as instruções do próprio IRS ("receita federal" dos EUA):

"You must give Form W-8BEN to the withholding agent or payer if you are a nonresident alien who is the beneficial owner of an amount subject to withholding, or if you are an account holder of an FFI documenting yourself as a nonresident alien. If you are the single owner of a disregarded entity, you are considered the beneficial owner of income received by the disregarded entity. Submit Form W-8BEN when requested by the withholding agent, payer, or FFI whether or not you are claiming a reduced rate of, or exemption from, withholding."

No meu entendimento, essa parte grifada está dizendo que é necessário enviar o formulário mesmo que não tenhamos direito a uma taxa reduzida.

Eu passei mais de seis meses enviando e vendendo fotos, sem preencher o formulário.
Não sei se ia dar problema na hora de resgatar os créditos, porque eu ainda não atingi o saldo mínimo pra isso.
Mas, o preenchimento é tão simples, que não custa nada fazer.
Minha sugestão é: preencha. Não é difícil.

A forma de preenchimento e envio varia um pouco entre os bancos de imagens, entretanto, de maneira geral as informações solicitadas são as seguintes (a numeração corresponde aos campos do formulário disponível na maioria dos sites):
1 - seu nome completo
2 - "N/A" (obs.: alguns pedem o país de cidadania)
3 - marcar a opção “individual”
4 - seu endereço
5 - preencher somente se seu endereço de correspondência for diferente do anterior. Caso contrário, deixar em branco
6 e 7 - números de identificação: deixar ambos em branco
8 - "reference number": preencher com a sua data de nascimento, no formato MM-DD-AAAA
9 - marcar a opção “a”, e selecionar “Brasil”
10 - deixar em branco
11 - não marcar o quadradinho
12 - "capacity in which acting": informar a sua área de atuação, p. ex. "photography"
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


bruno_or

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
Resposta #33 Online: 26 de Janeiro de 2016, 09:16:51
Acabei de ver seu vídeo no Youtube! Muito em explicado. Valeu pelas dicas  :worship:


rafaelx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #34 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 17:40:57
Boa tarde pessoal.

Gostaria de agradecer a todos pelas dicas. Acompanhei o tópico desde o início e resolvi tentar subir algumas imagens no Shutterstock.

Segue os resultados até agora para auxiliar a galera.

Coloquei no final de dezembro até hoje 185 imagens e consegui vender até o momento 30 vezes.

Como fui colocando as imagens gradativamente, o número de vendas vem crescendo a cada dia. Dessas 30 imagens, 20 foram vendidas em fevereiro. No final do ano espero ter um valor suficiente para comprar uma lente nova  :)

Quem tiver interesse, segue o link das fotos que disponibilizei: http://shutterstock.com/g/Rafael+Xavier

Além de aumentar a quantidade de fotos no Shutterstock, comecei a utilizar o Alamy.com e vamos ver no que dá.

Uma dica: Ao ter uma foto reprovada, refaça a edição.  Eles gostam de fotos sem sombras, com um brilho acima do meu gosto pessoal. Se a foto realmente estiver boa, ela passará com os ajustes devidos (questionáveis, mas enfim...).

Abraços e obrigado por compartilhar as experiências.





kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #35 Online: 11 de Fevereiro de 2016, 21:42:13
Parabéns pelo portfólio, Rafael. E sucesso!

Não pensas em enviar para outras agências de microstock - fotolia, dreamstime, istock etc?
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


rafaelx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #36 Online: 12 de Fevereiro de 2016, 09:00:11
Parabéns pelo portfólio, Rafael. E sucesso!

Não pensas em enviar para outras agências de microstock - fotolia, dreamstime, istock etc?

Obrigado Kleber!

Pretendo sim, mas falta tempo. Depois que terminar de enviar as fotos no Shutterstock vou testar uma dessas.

Valeu.  :ok:


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #37 Online: 15 de Fevereiro de 2016, 10:09:13
Rafael,

O programa Xpiks que citei algumas postagens atrás - e que venho usando agora regularmente - pode ajudar bastante no envio a múltiplas agências: http://ribtoks.github.io/xpiks/screenshots/

Não exige muito retrabalho. Dá pra fazer o upload de uma vez só para todas as agências (exceto istock). Aliás, ainda há a necessidade de concretizar o envio em cada agência, mas dá uma otimizada absurda no envio.

Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #38 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 11:35:26
Alcancei hoje o limite mínimo de saldo (U$100,00) para pagamentos na Shutterstock - http://submit.shutterstock.com/?ref=976367. Quero compartilhar aqui a trajetória com vocês:

Rendimentos por mês:
set/15: 2,88
out/15: 16,01
nov/15: 20,89
dez/15: 20,18
jan/16: 22,40
fev/16: 17,76 (em 17/02/16)
Total: U$100,12

Envios de imagens por mês:
set/15: 35
out/15: 75
nov/15: 46
dez/15: 89
jan/16: 47
fev/16: 19 (em 17/02/16)
Total 311 imagens

Na data de hoje, cada imagem do meu portfólio me rendeu em média U$0,32. Pode parecer pouco, mas se eu parar de enviar imagens, elas continuam vendendo e esse valor aumentará com o tempo. Me estimula saber que cada foto parada no meu hd, que cada minuto ocioso no computador pode ser bem mais aproveitado.

Nesse período, enviei em média 2 imagens por dia. Nada tormentoso se considerar que dá pra enviar entre 10-15 fotos por produção ou saída fotográfica.

Estou cada dia mais encantado com a ideia de fazer um dinheiro extra com meu hobby. Não vivo da fotografia e acho que o ramo de microstock é ideal para pessoas em situação semelhante, que tem uma primeira fonte de renda e buscam a longo prazo rendimentos consideráveis.

Só pra constar, continuo enviando para outras agências. A Shutterstock representa 60% dos meus ganhos. A segunda mais rentável é a Fotolia - https://www.fotolia.com/partner/203154350, que também está se aproximando ao mínimo necessário para sacar os rendimentos.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #39 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 12:01:26
Com o dolar a 4 reais, é um dinheiro bom para quem não iria ganhar nada.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #40 Online: 17 de Fevereiro de 2016, 12:21:12
Com o dolar a 4 reais, é um dinheiro bom para quem não iria ganhar nada.

Pois é. Não dá pra gente adorar essa valorização do dólar considerando seu impacto de modo geral, mas dá pra tirar algum proveito disso. É colocar alguns ovos em outras cestas.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #41 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 09:32:44
Enviei as fotos ontem e fui aprovado hoje no shutter stock.
Estava preocupado com o relato do pessoal que é rejeitado varias vezes mas foi mais fácil do que pensei.
A foto da minha identidade ainda está em avaliação, acho que só falta isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #42 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 10:29:37
Enviei as fotos ontem e fui aprovado hoje no shutter stock.
Estava preocupado com o relato do pessoal que é rejeitado varias vezes mas foi mais fácil do que pensei.
A foto da minha identidade ainda está em avaliação, acho que só falta isso.

A galera reclamava mais antes, quando o necessário de aprovação eram 7 das 10 fotos. Há uns dias eles alteraram os requisitos, passando a ser necessária apenas uma aprovação. O que é legal, já que todos os envios futuros são inspecionados, não faz tanto sentido o retrabalho.

Desejo sucesso na empreitada, Vangelis. Espero que traga as dúvidas e experiências para discussão.

Recentemente um usuário iniciou um tópico no fórum da Shutterstock sobre as fotos que fazem mais sucesso. Dá uma olhada, é ótimo para quem tá começando:
http://forums.submit.shutterstock.com/topic/87892-most-successful-photo-subjects-on-shutterstock/
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 10:32:46 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #43 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:02:51
Alcancei hoje o limite mínimo de saldo (U$100,00)

Parabéns Kleber. É animador realmente o primeiro pagamento na conta...

Hoje eu já tenho plena convicção de que se eu ficasse sem minha renda principal poderiaem pouco tempo viver somente de microstock.

Engraçado que minhas fotos não vendem quase nada nos outros bancos fora a Shutterstock..

Um que nunca tinha vendido nada mas me surpreendeu é o 500px.. em faturamento é minha segunda opção hoje....

Ps: dá pra configurar valor menor que 100 dolares pra saque na shutter...
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2016, 12:05:11 por Luciano.Queiroz »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #44 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:04:46
Eu ia perguntar isso, se toda foto depois passaria por esse processo.
Então não quer dizer as 10 que mandei passaram.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs