Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 117829 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #45 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:06:20
Eu ia perguntar isso, se toda foto depois passaria por esse processo.
Então não quer dizer as 10 que mandei passaram.
Toda foto é avaliada individualmente....


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #46 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 12:41:16
Eu ia perguntar isso, se toda foto depois passaria por esse processo.
Então não quer dizer as 10 que mandei passaram.

Pois é, vá logo se acostumando com as rejeições. Elas virão mesmo mesmo para fotos perfeitas. Mas não se assuste, normalmente os motivos são válidos.

Quando ingressei eles davam um retorno da quantidade de aprovações. Fiz exatamente 7/10 necessárias. Agora é focar na aprovação individual de cada uma.
Parabéns Kleber. É animador realmente o primeiro pagamento na conta...

Hoje eu já tenho plena convicção de que se eu ficasse sem minha renda principal poderiaem pouco tempo viver somente de microstock.

Engraçado que minhas fotos não vendem quase nada nos outros bancos fora a Shutterstock..

Um que nunca tinha vendido nada mas me surpreendeu é o 500px.. em faturamento é minha segunda opção hoje....

Ps: dá pra configurar valor menor que 100 dolares pra saque na shutter...


Valeu, Luciano! Realmente é empolgante.

Já tinha ouvido falar de pagamentos menores, mas não me interessei em fuçar.

Envio para alguns outros bancos que não representam quase nada mesmo, a exemplo do 123RF, que curiosamente é um dos maiores. Pra mim perde feito para todos os outros. Já 500px, nunca tentei.

Também tenho a sensação que poderia fazer um bom rendimento se fosse em dedicação exclusiva.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #47 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 16:47:42
Pois é, vá logo se acostumando com as rejeições. Elas virão mesmo mesmo para fotos perfeitas. Mas não se assuste, normalmente os motivos são válidos.

Quando ingressei eles davam um retorno da quantidade de aprovações. Fiz exatamente 7/10 necessárias. Agora é focar na aprovação individual de cada uma.
Valeu, Luciano! Realmente é empolgante.

Já tinha ouvido falar de pagamentos menores, mas não me interessei em fuçar.

Envio para alguns outros bancos que não representam quase nada mesmo, a exemplo do 123RF, que curiosamente é um dos maiores. Pra mim perde feito para todos os outros. Já 500px, nunca tentei.

Também tenho a sensação que poderia fazer um bom rendimento se fosse em dedicação exclusiva.
Na pagina de configuração vc seleciona o valor minimo de pagamento. Acho que o minimo que aceitam é 35 dolares.
Já teve época que eu usei como uma poupança. Deixei configurado pra 1000 dolares pra ir acumulando la.. quando deu uns 600 acabei sacando pra usar numa viagem....


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #48 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 21:31:57
Legal. Encontrei.

Mas vou deixar nos 100, como forma de meta mensal. Demorou 5 meses para o primeiro, quero alcançar a marca mensalmente. Mas talvez depois siga sua dica de alterar o valor pra usar como poupança ou quando o dolar não tiver tão valorizado.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #49 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 20:24:48
Parabéns, Kléber!
Muito obrigado por compartilhar sua trajetória.
É inspirador, e nos ajuda a manter a motivação em meio às rejeições e aos centavos por venda.

Você é uma prova de que uma pequena dedicação diária, regularmente, pode proporcionar ganhos crescentes e regulares no longo prazo.
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #50 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 21:29:00
Atualização: das 10 fotos só uma foi aprovada kkkkkkkkkkkkk
02 rejeições por titulo, coloquei o nome do lugar no titulo e reclamaram que não era em inglês  :doh:
Sunset walk in Boipeba´s beach
02 por composição/crop
05 uma mistura de oversharping e ruido.

todas as fotos eram iso 100, sem puxar exposição ou sombras.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #51 Online: 19 de Fevereiro de 2016, 22:36:20
Parabéns, Kléber!
Muito obrigado por compartilhar sua trajetória.
É inspirador, e nos ajuda a manter a motivação em meio às rejeições e aos centavos por venda.

Você é uma prova de que uma pequena dedicação diária, regularmente, pode proporcionar ganhos crescentes e regulares no longo prazo.

Muito obrigado, Wagner. Ainda tá tranquilo de manter o planejamento. São muitas as ideias de produções e o aumento gradativo dos rendimentos me mantem estimulado.

Atualização: das 10 fotos só uma foi aprovada kkkkkkkkkkkkk
02 rejeições por titulo, coloquei o nome do lugar no titulo e reclamaram que não era em inglês  :doh:
Sunset walk in Boipeba´s beach
02 por composição/crop
05 uma mistura de oversharping e ruido.

todas as fotos eram iso 100, sem puxar exposição ou sombras.

Pois é, Vangelis. Como eu disse, vá se acostumando. Mas não se preocupe, logo logo você pega o feeling de microstock e fica tudo mais fácil. É aprender com as rejeições. Não adiante se indignar.

Desejo sucesso a todos!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Wagner Okasaki

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #52 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 12:14:52
(em 17/02/16)
Total 311 imagens

Na data de hoje, cada imagem do meu portfólio me rendeu em média U$0,32. Pode parecer pouco, mas se eu parar de enviar imagens, elas continuam vendendo e esse valor aumentará com o tempo. Me estimula saber que cada foto parada no meu hd, que cada minuto ocioso no computador pode ser bem mais aproveitado.

Bom dia, Kleber!
Dizem que o princípio de Pareto (20% de nossos esforços são responsáveis por 80% dos resultados) se aplica a quase tudo.
Por essa regra, das suas 311 fotos online, ~62 seriam responsáveis por ~US$ 80 em ganhos.
Consequentemente, as outras cerca de 250 fotos venderiam muito pouco, ou nem venderiam.
Seu portfólio confirma essa estimativa?

O meu confirma, com algumas variações.
www.facebook.com/FotoalmaOficial
www.youtube.com/c/FotoAlma
Instagram: @wagnerokasaki
e-mail: wagnerokasaki@fotoalma.com.br


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #53 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 12:30:07
Bem aproximado, Wagner. Só que um pouco mais concentrado. Menos de 60 já representam os 80% dos rendimentos. E algumas, de fato, nunca venderam.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


brunoroc

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 389
Resposta #54 Online: 20 de Fevereiro de 2016, 14:37:54
muito obrigado a todos pelo tópico, muito informativo e vou tentar colocar umas fotos nos sites citados e depois do o retorno !
Fuck Gear


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #55 Online: 12 de Abril de 2016, 10:18:07
Partilhando minha experiência.

Agências que envio fotos e percentual de ganhos:
Shutterstock - 64,28%
Fotolia - 11,83%
Dreamstime - 7,83%
Depositphotos - 6,98%
Bigstock - 5,35%
iStockphoto - 2,62%
123RF - 1,11%
Alamy - 0,00%

Tamanho do portfólio por agência:
Shutterstock - 159
Fotolia - 132
123RF - 64
Dreamstime - 97
Depositphotos - 138
iStockphoto - 29
Alamy - 65
Bigstock - 88

Atualizando experiência (em 12/04/2016):

Percentual de ganhos:
Shutterstock - 62,2% [↓]
Fotolia - 15,2% [↑]
Dreamstime - 4,5% [↓]
Depositphotos - 4,6% [↓]
Bigstock - 6,2% [↑]
iStockphoto - 5,6% [↑]
123RF - 1,7% [↑]
Alamy - 0,00%

Tamanho do portfólio por agência:
Shutterstock - 448
Fotolia - 359
123RF - 229
Dreamstime - 173
Depositphotos - 353
iStockphoto - 88
Alamy - 66
Bigstock - 337

Análises:
- A Dreamstime parece que estagnou, mal se vende e a categorização individual das fotos faz com que eu não priorize tanto o envio;
- A iStock está menos criteriosa na avaliação, tinha muitas fotos rejeitadas por "problemas" com a autorização de modelo. Ora queriam em inglês, ora em português, e as vezes não aceitavam os arquivos gerados pelo app EasyRelease. Hoje estão aceitando praticamente tudo, o que tem estimulado o crescimento do portfólio. As vendas também.
- Fotolia também tem vendido cada dia mais.
- Todos os meses venho ganhando cada vez mais, mas março representou um crescimento exponencial. Só na Shutterstock consegui praticamente a mesma renda de todo o mês de fevereiro. Acredito que se deva às fotos temáticas da páscoa que enviei.
- US$ 20,00 por uma única venda. Consegui hoje a primeira venda de valor muito expressivo. U$ 20,00 por uma única venda na Shutterstock.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


althoffj

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.055
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 12 de Abril de 2016, 10:50:37
mostra pra gente qual foi a foto de 20 doletas!

até hoje, consegui US$ 2,37 numa única venda com essa foto aqui, no fotolia: https://br.fotolia.com/id/103859694

tenho menos de 20 fotos no fotolia: https://br.fotolia.com/p/200751150

... e 8 no shutter: http://www.shutterstock.com/cat.mhtml?gallery_id=3802949

é óbvio: 0,50 cents no shutter e 3,52 no fotolia.....

percebo que a fotolia aceita muitas fotos que shutter não aceita...
Adalberto Althoff Jr

Ouça meu podcast sobre fotografia

Nikon D40 | Nikon D5100 | 18-55 | 55-200 | 35 1.8G | SB700 | Nikon F55 | Nikon ZoomTouch 500s | Vivitar 28-80


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #57 Online: 12 de Abril de 2016, 11:02:46
percebo que a fotolia aceita muitas fotos que shutter não aceita...

Shutter é o banco mais chato que já vi até hoje pra aceitação. Mas, pelo menos pro meu portfolio, é onde realmente compensa enviar..

E mesmo que eles digam que não, são muito subjetivos na avaliação. Dependendo de quem vê a foto rejeita por besteira... Várias vezes, quando não concordo com a rejeição, apago do registro de rejeitada e envio de novo.. cerca de 80-90% das minhas rejeitadas passa na segunda tentativa.

Como nos outros bancos as vendas são pequenas, não faço controle de rejeição/ aprovação, memso porque passa quase tudo que mando.

Sobre valores, nem a pau que no meu caso os outros bancos chegam perto da porcentagem que vocês tem alcançado... A cada 100 dolares na Shutter vendo uns 15 somando todos os outros bancos..
« Última modificação: 12 de Abril de 2016, 11:03:33 por Luciano.Queiroz »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #58 Online: 12 de Abril de 2016, 12:24:22
mostra pra gente qual foi a foto de 20 doletas!

Foi essa aqui:



Uma bem regular, de uma sessão que não costuma vender tanto.

Sobre valores, nem a pau que no meu caso os outros bancos chegam perto da porcentagem que vocês tem alcançado... A cada 100 dolares na Shutter vendo uns 15 somando todos os outros bancos..

É mesmo uma experiência individualizada para cada contribuidor. A 123RF pra mim é uma das piores, bem diferente da média geral dos outros fotógrafos.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #59 Online: 12 de Abril de 2016, 12:32:06
é óbvio: 0,50 cents no shutter e 3,52 no fotolia.....

Apesar das poucas imagens de seu portfólio dá pra perceber que podes explorar mais cada produção. A da sinuca mesmo, talvez permitisse inúmeras variações de cena, com outros enquadramentos, como o close em uma mão preparando a tacada etc. Acho que isso pode ajudar bastante a incrementar seu portfólio e favorecer as vendas.

Gosto de pensar nas fotos como armadilhas de caça: quanto mais armá-las, mas chances tenho de colocá-las numa rota da presa ou atraí-las.

A shutterstock particularmente estimula essa postura de variações de abordagem.

A minha produção mais recente foi do meu guri comendo biscoito com leite sobre um fundo branco; enviei 30 fotos. Essa da foto de U$ 20,00 foram quase 20 fotos, salvo engano. Vai ver, se mandasse um número menor ou mesmo só uma, não teria captado esse comprador de U$ 20,00.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367