Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 118313 vezes)

guibellotti

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
  • Sexo: Masculino
Resposta #375 Online: 24 de Julho de 2017, 14:01:17
Tentou entrar em contato com o shutterstock?
Eles respondem rápido...


ABLouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #376 Online: 31 de Julho de 2017, 10:28:07
Tentou entrar em contato com o shutterstock?
Eles respondem rápido...

Enviei um e-mail hoje para o Shutterstock. Vou aguardar uma orientação ou intervensão deles.
Abraço


ABLouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #377 Online: 03 de Agosto de 2017, 11:21:00
Enviei um e-mail hoje para o Shutterstock. Vou aguardar uma orientação ou intervensão deles.
Abraço

No fim das contas a Shutterstock nem deu retorno ao meu e-mail e tão pouco tomou providência. Entrei em contato diretamente com o administrador do site e informei a violação de direitos autorais meu e dos demais colaboradores da Shutterstock. Prontamente fui atendido e as fotos foram retiradas da página do cidadão.
Abraço


Lucbastos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #378 Online: 07 de Agosto de 2017, 14:37:26
Boa tarde pessoal.

Recebi meu primeiro pagamento do Shutterstock.

Fiquei com uma dúvida. Aparentemente eles não descontaram o imposto de renda dos EUA, aqueles 30%.
Pelo que eu tinha entendido, eu seria taxado em 30%, mas aparentemente recebi o valor integral.
Será que não é recolhido na fonte e a gente tem que pagar por nossa própria conta?
Sabem alguma coisa a respeito disso?

O dinheiro tá lá no paypal. Acho que nem vou retirar agora. Talvez seja melhor deixar para quando eu for comprar alguma coisa lá fora.

Abraços,

Lucas


levisarubo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #379 Online: 07 de Agosto de 2017, 19:41:51
Boa noite, estou começando no shutterstock, com 80 fotos ainda, mas não vendi nenhuma, em 2 meses, será que estou errando em algo? Título, palavras-chave ou as fotos em si. se alguém puder me ajudar. Grato.
Segue meu portifólio
https://www.shutterstock.com/pt/g/levisarubo
« Última modificação: 07 de Agosto de 2017, 19:42:46 por levisarubo »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #380 Online: 08 de Agosto de 2017, 09:51:57
Boa tarde pessoal.

Recebi meu primeiro pagamento do Shutterstock.

Fiquei com uma dúvida. Aparentemente eles não descontaram o imposto de renda dos EUA, aqueles 30%.
Pelo que eu tinha entendido, eu seria taxado em 30%, mas aparentemente recebi o valor integral.
Será que não é recolhido na fonte e a gente tem que pagar por nossa própria conta?
Sabem alguma coisa a respeito disso?

O dinheiro tá lá no paypal. Acho que nem vou retirar agora. Talvez seja melhor deixar para quando eu for comprar alguma coisa lá fora.

Abraços,

Lucas

O desconto não é sobre todo o valor, apenas sobre as vendas feitas nos Estados unidos. Vai ver vendeu pouco ou nada lá.

E parabéns.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #381 Online: 08 de Agosto de 2017, 09:59:10
Boa noite, estou começando no shutterstock, com 80 fotos ainda, mas não vendi nenhuma, em 2 meses, será que estou errando em algo? Título, palavras-chave ou as fotos em si. se alguém puder me ajudar. Grato.
Segue meu portifólio
https://www.shutterstock.com/pt/g/levisarubo

Algumas explicações de uma olhada rápida no seu portfólio:

- 80 fotos Representa uma minúscula fração considerando o volume do banco.

- está fotografando temas muito concorrido - animais, céu. Coloque-se no lugar do comprador. Suas fotos são mais atrativas que as demais?

- está explorando temas sem apelo comercial. Tem que pensar como sua imagem vai ser útil.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Lucbastos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #382 Online: 08 de Agosto de 2017, 12:03:43
O desconto não é sobre todo o valor, apenas sobre as vendas feitas nos Estados unidos. Vai ver vendeu pouco ou nada lá.

E parabéns.

Obrigado Kléber!


BIG_DOG

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #383 Online: 09 de Agosto de 2017, 20:27:21
O Fotologia Podcast desta semana fala sobre isso:

#91 – Vendendo fotos em Bancos de Imagens

Bancos de Imagens, uma boa fonte de renda que ainda pode ser muito melhor explorada pelos fotógrafos brasileiros. No Fotologia de hoje, recebemos Renata Simões, gerente de Conteúdo Criativo da Getty Images, que explica tudo que você precisa saber pra começar a vender suas fotos na web, de forma rápida e certeira.

http://www.fotologia.net/vendendo-fotos-para-bancos-de-imagens/
Canon 5D, a clássica! + 50mm 1.8 + 85mm 1.8
https://www.instagram.com/marco_alima/


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #384 Online: 11 de Agosto de 2017, 01:27:08
Boa noite, sou novo em MicroStock, comecei a enviar fotos nesse final de semana para o iStock e SS, estou com pouco mais de 300 fotos no iStock e pouco menos de 300 no SS, interessante do SS é que a primeira foto vendida foi 1 dia após a postagem, na média desde segunda-feira, estou vendendo 1% do portfólio por dia, 3 fotos por dia, essa média estaria normal para o SS??

Tem como se basear numa média estável de vendas do portfólio para projeção?
« Última modificação: 11 de Agosto de 2017, 01:29:03 por Thiago Santos87 »


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #385 Online: 11 de Agosto de 2017, 08:08:28
Boa noite, sou novo em MicroStock, comecei a enviar fotos nesse final de semana para o iStock e SS, estou com pouco mais de 300 fotos no iStock e pouco menos de 300 no SS, interessante do SS é que a primeira foto vendida foi 1 dia após a postagem, na média desde segunda-feira, estou vendendo 1% do portfólio por dia, 3 fotos por dia, essa média estaria normal para o SS??

Tem como se basear numa média estável de vendas do portfólio para projeção?

Acho que 1%/dia é uma indicador bem positivo. Mas acho difícil trabalhar com metas que não dependem do seu esforço, mas sim dos compradores. Sempre trabalhei com meta de envios. Meu foco sempre foi enviar tantas fotos/mês ou alcançar a marca de tantas fotos em determinado período. As vendas são consequência da ampliação do portfólio.

Mas vale lembrar que mais importante que a quantidade é a qualidade dos arquivos, a concorrência do nicho e prestar atenção a tendências e temas sazonais.

Sucesso!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #386 Online: 11 de Agosto de 2017, 17:04:21
Fala galera... Esse mês ultrapassei a marca de 4,4 mil doletas recebidos somente na ShutterStock (em todo o tempo). Somando outras agências (que não somei ainda), já devo ter passado 6 mil.

Não podia deixar de passar aqui pra comentar pro pessoal que tá começando algumas coisas que aprendi nesse tempo...

01 - Não tem margem pra discussão. O negócio paga pouco mesmo! Mas esse pouco ao longo do tempo rende até bem. Mas chega ser desanimador receber centavos por uma foto que você investiu tanto pra produzir. Sempre entro nesse tipo de discussão com pessoas que estão no mercado e todas falam pra largar mão desse negócio de microstock e focar em Agências que valorizam seu trabalho. Concordo totalmente, só que quando vamos tentar nas agências desse tipo o pessoal quase sempre fecha as portas. É um ciclo, as agências reclamam que microstock ferrou com o mercado mas não te aceitam e te "obrigam" a vender no microstock, microstock paga sempre pouco porque tem muita oferta de fotógrafo e material, e por aí vai. Mas torneira que pinga nunca seca! Então ainda prefiro ganhar meus centavos do que deixar minhas fotos aqui no HD esperando uma grande agência aparecer e decidir pagar o que elas merecem.

Acho que na realidade esse modelo de negócio chegou pra ficar. Já era o esquema de vender fotos frequentemente por centenas de Reais. Mais ou menos da mesma forma como acontece no mercado de música com Spotify, deezer e outros; com mercado de cinema com Netflix, etc.. Paga-se quase nada por acesso aos conteúdos. Então ou você arruma um jeito de bilhões de pessoas verem seu material ou não vai ganhar dinheiro.

02 - No meu tipo de foto, decidi que simplesmente não vale a pena trabalhar com algumas agências. Daqui pra frente minhas fotos estarão somente na Shutterstock, Istock (GettyImages), 500px e Pulsar (essa uma agência que trabalha só com material brasileiro e promete valorizar mais o negócio). As outras todas que tentei não pagam o trabalho de catalogar no sistema deles. Mas isso não quer dizer que não sejam boas, só não são pro tipo de fotos que faço.

03 - Várias fotos que vendi com preço legal, na casa dos R$300 a R$500,00 foram pra agências brasileiras que entraram em contato comigo e preferiram negociar, mesmo pagando mais caro, depois de verem minhas fotos nessas agências de microstock. Então isso também tem que ser levado em consideração, é um portfolio acessado mundialmente por muita gente. Uma hora acaba encaixando alguma coisa boa! Uma delas por exemplo foi uma produção pra fazer a capa duma revista da editora Carta Capital uns 2 anos atrás.

04 - No começo tinha coisa de 70% de rejeição e não entendia porque. Bati o pé e fui tentando e hoje vejo que as fotos da época sempre tinham algum probleminha técnico mesmo, que nos meus olhos da época não percebia (ou não queria perceber). Alguns erros de captura meus mesmo, mas também problemas com equipamento, como falta de nitidez em lentes. Então se puderem, trabalhem com produtos de ponta! Dá pra trabalhar com kit básico sim, mas é mais difícil e dependendo do estilo de fotografia vai ter problema. Hoje minhas rejeições são bem pequenas.

05 - No meu caso, que faço fotos de viagens e lugares brasileiros, não adianta muito eu ficar me preocupando com tendências de mercado, essas coisas.. Se quero viajar pro mar e o mercado quer foto do sertão, não vou mudar minha viagem por conta disso! Mas se você optar por trabalhar com fotos em estúdio por exemplo, é uma ótima maneira de melhorar suas vendas.

06 - Ao contrário do que os centavos de pagamento dizem, acredito sim que dá pra se viver disso se esse for realmente seu foco. Se for encarado seriamente como trabalho, cumprindo hora todo dia e produzindo pra isso, dá sim pra levantar uma grana legal. O que não dá é pra trabalhar só no sábado e querer ganhar o salário da semana! Não é o meu foco por enquanto, isso é pra ser só o complemento que paga minhas viagens, mas se o lado que paga minhas contas fraquejar investiria meu tempo nisso sem dúvida.

07 - Sempre coloquei alguns poucos videos, principalmente porque minha internet era muito ruim pra enviar, não conseguia mesmo. Mas daqui pra frente esse também será um foco. Vende pouco comparado com as fotos, mas quando vende o pagamento é legal. Então não custa nada se você for fotografar uma cachoeira por exemplo, fazer umas tomadas básicas de 10 a 15 segundos...

Bom, é isso... não desistam! Para o alto e avante!

Quem quiser acompanhar algumas coisas do meu trabalho com viagens, criei um canal pra divulgação. Só procurar por "Caminho Traçado" no Facebook, Instagram, Youtube...

Abraços!

« Última modificação: 11 de Agosto de 2017, 17:29:34 por Luciano.Queiroz »


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #387 Online: 14 de Agosto de 2017, 11:01:07
Qual o link do portfólio de vocês no SS e IS?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #388 Online: 14 de Agosto de 2017, 11:09:17
Grande Luciano, parabéns pelo relato e pelas conquistas. Desejo cada vez mais sucesso!
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


ABLouro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #389 Online: 14 de Agosto de 2017, 12:02:30
Parabéns Luciano! Esses relatos são motivadores para nós que começamos agora.
Estou no 4º mês de vendas com um portifólio de aproximadamente 125 imagens e 21 vendas, totalizando algo próximo aos US$ 15,00.
Continuo animado e sempre procurando aumentar o portifólio.
Vamos em frente.
Abraço