Autor Tópico: [ARTIGO] Microstock - Como vender fotos na internet  (Lida 117869 vezes)

Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #405 Online: 29 de Agosto de 2017, 13:39:39

Umas dúvidas, vocês possuem algum download em finais de semana? Existem alguma época do mês que os downloads aumentam ou diminuem?




Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #406 Online: 29 de Agosto de 2017, 13:41:49
Alamy e Bigstock, qual o valor médio que eles pagam por download?

Alguém já vendeu no 500px? tinha umas 100 fotos lá e não vendeu nada em alguns meses, deletei minha conta.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #407 Online: 30 de Agosto de 2017, 10:05:50
Umas dúvidas, vocês possuem algum download em finais de semana? Existem alguma época do mês que os downloads aumentam ou diminuem?

Finais de semana são muito ruins de download por uma questão meio óbvia, as pessoas trabalham menos nesses dias. Época do mês não é fácil definir, mas o dia da semana, pra mim a terça feira costuma ser o dia de mais download.

Alamy e Bigstock, qual o valor médio que eles pagam por download?

Alguém já vendeu no 500px? tinha umas 100 fotos lá e não vendeu nada em alguns meses, deletei minha conta.

Bigstock normalmente o download sai a 0,27, mas alguns são um pouco mais valiosos (mas raros). Já Alamy é a agência que menos vende, mas o valor por download é o mais alto - a minha média é de U$ 15,00 / imagem.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #408 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:35:26
Finais de semana são muito ruins de download por uma questão meio óbvia, as pessoas trabalham menos nesses dias. Época do mês não é fácil definir, mas o dia da semana, pra mim a terça feira costuma ser o dia de mais download.

Bigstock normalmente o download sai a 0,27, mas alguns são um pouco mais valiosos (mas raros). Já Alamy é a agência que menos vende, mas o valor por download é o mais alto - a minha média é de U$ 15,00 / imagem.

Comecei a enviar para o Alamy, complicado iniciar em outra plataforma até aprender bem, o Shutter ultimamente tem caído os downloads, ,estou vendendo a mesma quantidade de fotos com um portfólio 4x maior, a única diferença é a qualidade das novas fotos, são todas mais conceituais e modernas, aparentemente as fotos vendidas no shutter são as minhas piores como texturas ou fotos de paisagens simples e as que menos possui apelo estético, já o istock e Adobe estão vendendo mais que o Shutter, o adobe está vendendo mais que todos na verdade e com menos fotos no portfólio além de um valor superior.

Acho que tudo tem a ver com o tipo de fotos e os clientes das plataformas, estava vendo uma comunidade Tailandesa do Shutter, pessoal tirando foto direto com celulares de baixa qualidade e vendendo muito mais que aqui, por valores muito altos. É como se os clientes do Shutter fossem muito menos exigentes, dá vontade de começar a subir fotos de celular sem nenhum tratamento no SS, só para testar.



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #409 Online: 06 de Setembro de 2017, 10:40:00
Comecei a enviar para o Alamy, complicado iniciar em outra plataforma até aprender bem, o Shutter ultimamente tem caído os downloads, ,estou vendendo a mesma quantidade de fotos com um portfólio 4x maior, a única diferença é a qualidade das novas fotos, são todas mais conceituais e modernas, aparentemente as fotos vendidas no shutter são as minhas piores como texturas ou fotos de paisagens simples e as que menos possui apelo estético, já o istock e Adobe estão vendendo mais que o Shutter, o adobe está vendendo mais que todos na verdade e com menos fotos no portfólio além de um valor superior.

Acho que tudo tem a ver com o tipo de fotos e os clientes das plataformas, estava vendo uma comunidade Tailandesa do Shutter, pessoal tirando foto direto com celulares de baixa qualidade e vendendo muito mais que aqui, por valores muito altos. É como se os clientes do Shutter fossem muito menos exigentes, dá vontade de começar a subir fotos de celular sem nenhum tratamento no SS, só para testar.

Já bati nessa tecla de imagens que vendem bem em uma agência e não na outra. Por isso não abro mão de trabalhar com várias. Pra mim tem compensado.

Quanto à questão das fotos com celular, já fiz esse teste também. Volta umas páginas no tópico que vai ver que vendi uma foto tosca do meu teclado sujo que vendeu algumas vezes. Tirei foto também de uma prateleira de supermercado com meu celular que também vendeu. Nas duas fiz o keywording e o envio pelo próprio aplicativo da Shutterstock.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #410 Online: 08 de Setembro de 2017, 15:55:36
Estou fazendo o teste com fotos do celular. Umas duas semanas depois de aceitas eu vou contar se vendeu rsrs

Estranho que no Istock eu criei o cadastro e em uma semana já tive 4 downloads, mas eles pedem 1 mês para fornecer as estatísticas dos downloads.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #411 Online: 13 de Setembro de 2017, 09:42:32
Compartilhando com os colegas: acabei de fazer a venda n. 5.000 no shutterstock.  :D
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #412 Online: 13 de Setembro de 2017, 15:08:45
Pelo que tenho acompanhado em fóruns gringos, não tem como resgatar o valor. Ao menos no DT.

Pra mim, os outros bancos ainda compensam, principalmente porque não demanda mmuito trabalho pra upload. E representam uma parcela boa no rendimento:

Fotolia: 9,8%
iStock: 7,5 %
Alamy: 5,4%
Bigstock: 5,3%
Depositphotos: 3,1%
123RF: 3,1%

Você possui quantidade semelhante de fotos em cada portfólio?

Atualmente envio para o Shutter, Getty, Adobe e comecei no Alamy e 123RF, pensando se vale a pena Depositphotos e Bigstock


Samuk11

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #413 Online: 14 de Setembro de 2017, 10:49:04
Boas pessoal,

Felizmente encontrei este tópico à dois dias e depois de ler tudo o que continha tenho a dizer que foi a maior descoberta que fiz relacionada com microstck. Já aprendi bastante com vocês!!

Vou fazer um pequeno resumo da minha aventura neste mundo.

Em 2012 apaixonei-me pelo mundo da fotografia e desde então registei-me em vários sites para divulgar os meus trabalhos, com maior relevância ao 500px.
No ano passado tive como vocês todos a ideia de fazer render também as fotografias, já que tenho milhares em HD. Registei-me na altura no Dreamstime, Fotolia, Alamy e Shutterstock. E como a maioria do pessoal as rejeições e a demora nas aprovações tiraram todo o entusiasmo e rapidamente acabei por esquecer o assunto.
Curisamente, no Fotolia ficou uma foto. À 3 dias atrás recebi um mail a dizer que tinha vendido uma foto (não era novidade para mim, explico mais à frente) mas a venda era nesse tal Fotolia que à muito me tinha esquecido que existia.

Ora bem, isso deu algum animo e desta vez procurei informar-me muito melhor (este forúm foi precioso) e à dois dias que ando a fazer upload de fotos nestes três sites:
 - Shutterstock
 - Fotolia
 - Istock

Ainda não vendi nada, mas não estou preocupado com isso... quero é carregar o máximo de fotos para ver se consigo um história idêntica à do Kleber e do Luciano.

Para finalizar e como falaram aqui de vendas nos 500px eu com duas fotos fiz nesse site as seguintes vendas:
 - a mesma foto por 50 dls e 150 dls uma semana depois
 - e outra foto por 250 dls

 na altura não as tinha à venda mas fui contactado pelos administradores do site dizendo que tinha alguém interessado nelas. Vendi sem exclusividade, imaginem os valores se assim o tivesse feito.

Saudações a todos! 


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #414 Online: 14 de Setembro de 2017, 12:55:19
Você possui quantidade semelhante de fotos em cada portfólio?

Atualmente envio para o Shutter, Getty, Adobe e comecei no Alamy e 123RF, pensando se vale a pena Depositphotos e Bigstock

Shutterstock: 2000
Fotolia: 1453
123RF: 1768
Dreamstime: 244
Depositphotos: 1584
iStockphoto: 402
Alamy: 1030
Bigstock: 1734
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #415 Online: 14 de Setembro de 2017, 14:47:22
Shutterstock: 2000
Fotolia: 1453
123RF: 1768
Dreamstime: 244
Depositphotos: 1584
iStockphoto: 402
Alamy: 1030
Bigstock: 1734

Porque você praticamente desistiu do iStock? Ele vende praticamente igual ao SS


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #416 Online: 14 de Setembro de 2017, 14:54:47
Porque você praticamente desistiu do iStock? Ele vende praticamente igual ao SS

Não é que desisti, é que como a maior parte do meu portfólio é de fotos com pessoas e o iStock pede uma autorização para cada produção, além de recusar fotos por todos os motivos menos óbvios possíveis (já negaram autorização porque estava em português, depois uma em inglês dizendo que deveria ser na língua nativa do modelo), perdi um pouco do estímulo de enviar pra lá.

Sem falar no sistema próprio de envios, pelo programa deles e não por um ftp qualquer como envio o restante. É um conjunto de dificuldades que me desestimula. Mas sem dúvida, meu sonho era ter meu portfólio todinho lá também.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #417 Online: 21 de Setembro de 2017, 10:38:46
Pessoal,

Vcs sabem como faço para ver quais imagens minha foram baixadas no IStock? Eu vejo que foram feitos download, mas não consigo saber quais foram baixadas.

Vlw.


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #418 Online: 22 de Setembro de 2017, 10:20:30
Pessoal,

Vcs sabem como faço para ver quais imagens minha foram baixadas no IStock? Eu vejo que foram feitos download, mas não consigo saber quais foram baixadas.

Vlw.

Na iStock a coisa funciona diferente, o valor de cada foto é calculado após fechar o mês, porque as fotos são vendidas em diversos sites e cada um possui um preço diferente e pacotes diferentes, por exemplo, um pacote que o cliente pode baixar 10 fotos e paga 20$ mês, se ele baixar uma foto sua, eles esperam virar o mês para calcular quantas fotos esse cliente baixou, se ele baixou 1 foto apenas, a comissão é calculada em cima dos 20$.

As comissões são calculadas 20 dias após terminar o mês, sendo assim o relatório das fotos vendidas e para onde etc... Só sai no dia 20 de cada mês, o relatório desse dia 20 (20 Setembro), é relativo as fotos vendidas entre 01/08 a 31/08.

Para  ver isso basta ir em no menu MEU DESEMPENHO, se não aparece gráfico nenhum é porque ainda não teve um relatório fechado de um mês que teve downloads, se possui gráficos nessa página, pode ir em EXPORTAR, seleciona o ultimo mês, e gera um arquivo .txt. Esse arquivo é bem xarope de compreender, eu entro no site https://www.todayis20.com/, faço o upload desse arquivo txt e ele me gera gráficos, já mostra as fotos que tiveram download etc...

Se não fizer isso terá que procurar no site da iStock o código da foto presente no txt, uma por uma, muito trabalho.


Thiago Santos87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #419 Online: 22 de Setembro de 2017, 10:22:57
Shutterstock: 2000
Fotolia: 1453
123RF: 1768
Dreamstime: 244
Depositphotos: 1584
iStockphoto: 402
Alamy: 1030
Bigstock: 1734

Kleber, me tira uma dúvida, eu enviei umas 450 fotos no Alamy, ele possui tão poucos downloads assim? Não tive até agora em Setembro, consegue ter um número descente de downloads nessa plataforma?