Autor Tópico: aplicativo que fotografa no modo raw  (Lida 10007 vezes)

adribr1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Online: 07 de Dezembro de 2015, 22:21:58
Oi, mundo fotografico, procurei smartphone que fotografa em modo raw e dai vendedor me vendeu um sansung j5 confirmando q eu conseguiria. so que dai mais tarde eu descobri q nao tem instalado o aplicativo e dai eu teria que baixar. dai eu achei no play store um tal de manual camera e o fv5 que sao pagos; alguem de voces ja usou estes aplicativos do play store e sabe me dizer se presta o modo raw deles ou conhece outro aplicativo melhor?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2015, 22:52:46
Eu desconheço celular que fotografe em RAW. Mesmo que faça entendo que se tirou em RAW é porque quer tirar proveito da edição é pra isso se faz um computador ou tablet grande. Editar no celular me cheira a tosquice ou Tabajara.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #2 Online: 08 de Dezembro de 2015, 00:01:24
Lumia 1020 fotografa em raw, nativamente. Isso de aplicativo parece balela....


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 08 de Dezembro de 2015, 00:20:34
Realmente há aplicativos que fotografam em RAW, e há celulares que permitam fazer arquivos RAW. Eu ia virar mico de circo, porque jurava que seu celular não faz.

Dito isto, experimente a versão lite do FV-5:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.flavionet.android.camera.lite&hl=pt

E se gostar, cogite comprar a versão full, pra ajudar o desenvolvedor. Não custa muito, e respondendo pesquisas vc ganha créditos na loja de aplicativos. Paga o app rapidinho.  :ok:


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #4 Online: 08 de Dezembro de 2015, 15:12:22
A partir do Android 5.0, é possível tirar fotos em RAW, porém o celular precisa ter o Camera2 API implementado, senão não rola. Há um aplicativo chamado Manual Camera Compatibility test que testa se o seu celular é compatível com RAW. Se for compatível, você pode usar o próprio manual camera ou o FV-5 já indicado.
O meu celular é um Moto X 2014, roda o Android 6.0 e não é compatível com RAW. Para editar as fotos, há até um Lightroom free recém lançado (ontem ou anteontem).
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2015, 15:14:57 por Carlos HP »


kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Resposta #5 Online: 15 de Dezembro de 2015, 17:13:35
Alguns Nokias fotografam nativamente, mas são com sistema Windows e alguns torcem o nariz pra ele, porém o primeiro Android que se destacou pra valer pelos modos manuais de fotografia que possui e pelo fato de fotografar em RAW, é o LG G4.

Um app que achei, porém não testei por ser pago e pra mim não compensa, já que a camera do cell é uma fraca (Moto X2). Nome do app - Manual Camera: https://play.google.com/store/apps/details?id=pl.vipek.camera2 e o site que me informou desse programa aqui: http://www.tudocelular.com/android/noticias/n48480/camera-manual-traz-suporte-a-raw-no-lollipop.html

Galeria inteirinha com fotos tiradas pelo LG G4 aqui:
https://www.flickr.com/groups/2817972@N21/pool/page2

Tem um artigo aqui no Blog do Colby Brown, sobre a câmera e com fotos feitas com ela:
http://www.colbybrownphotography.com/gear-review-a-photographers-take-on-the-lg-g4/

Video aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=BxMTNBR-mAY

Sério, esse celular é uma tentação pra quem gosta de fotografia e quer algo prático, junto consigo todo tempo!

Espero ter ajudado! Abraços!
Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


kieling85

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Estudande de Filosofia e fotógrafo amador! =D
Resposta #6 Online: 15 de Dezembro de 2015, 17:49:24
Casualmente essa discussão me gerou interesse para testar o que muitos dizem que "só basta ter android 5" ou superior para isso.

Acredito que não, como podem ver na imagem abaixo, meu Moto X2, rodando Android 6 e mesmo assim não permite habilitar tal função.

Câmera FV-5 supostamente vem em duas versões (a free - rubish) e a paga, mas a free já era para permitir fotos em RAW, mas isso não acontece, pelo menos no meu celular. O Mi2RAW era outra opção gratuita que eu gostaria de testar, porém, mesmo problema. Esse nem sequer deixa executar o app, pois diz que é compatível somente com 4 ou 5 aparelhos (nenhum samsung também).

OBS.: O que pode ser a causa do problema do motoX2 é que, assim que ele foi lançado, ele ainda saiu com o Android 4 e isso pode ser o que impossibilita nesse caso. Mas não tenho certeza!



Temo que o cara que te disse que daria para fotografar em RAW, sequer conhecer o que seja Raw!
Digital -> Nikon D40 / Nikkor 35mm f1.8 / Nikkor 70-300 AF f4-5.6 G
Analógica -> Zenit 12xp / Helios 44M4 58mm f2 / Pentax Takumar 28mm f3.5
Smartphone -> Motorola MotoX2 (shit câmera for the price!)


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2015, 10:19:01
Como dito pelos colegas:

1- A partir do Android 5.0 se abre a possibilidade de RAW em celulares, mas não basta apenas isso, o aparelho deve ser compatível com o recurso.

2- Até onde li, atualmente são compatíveis com o recurso: Nova linha Nexus, Moto X 2015, LGG4

particularmente entendo que o recurso não fará diferença para a grande maioria dos usuários, mas para nós amantes da fotografia, vejo sim boas possibilidades, nos momentos em que o smartphone é a única câmera disponível, ter o arquivo em RAW para editar posteriormente no PC ou tablet, recuperando luzes e sombras, acho que será uma nova possibilidade!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 22 de Dezembro de 2015, 13:24:12
Câmera FV-5 supostamente vem em duas versões (a free - rubish) e a paga, mas a free já era para permitir fotos em RAW, mas isso não acontece, pelo menos no meu celular. O Mi2RAW era outra opção gratuita que eu gostaria de testar, porém, mesmo problema. Esse nem sequer deixa executar o app, pois diz que é compatível somente com 4 ou 5 aparelhos (nenhum samsung também).

Mi2RAW foi feito pra um celular em específico da Xiaomi, e por acaso funciona em alguns outros aparelhos. O Camera FV-5 gratuito tem justamente a limitação de não fotografar em RAW. Testei a versão paga, e tenho aqui alguns arquivos DGN pra contar a história. Mas meu celular é um Nexus 6P.

Citar
OBS.: O que pode ser a causa do problema do motoX2 é que, assim que ele foi lançado, ele ainda saiu com o Android 4 e isso pode ser o que impossibilita nesse caso. Mas não tenho certeza!

Não é exatamente o Android 4, mas sim não ter o hardware necessário pra implementação da captura em RAW. Não só a câmera tem que ser capaz de entregar o RAW quanto o caminho de dados (vulgo bus) tem que ser capaz de transmitir estes dados. Cada arquivo RAW do meu celular ficou com 26 Mb, pra uma câmera de 12 Mp.

Citar
Temo que o cara que te disse que daria para fotografar em RAW, sequer conhecer o que seja Raw!

O site do fabricante dificilmente vai ter esta informação. Eu tinha lido em algum lugar que esse Samsung j5 fotografava em RAW, mas li agora outro negócio dizendo que não fotografa.



Dogasantos

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 135
  • Sexo: Masculino
  • Instagram: @dogasantos
Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2016, 21:08:16
LG G4 fotografa em raw com o app de câmera padrão.
Com qualquer IOS (e acredito que com android também), você consegue alguns aplicativos que fotografam no formato TIFF lossless (sem compressão, sem perdas). É muito melhor que JPEG, pois preserva muito mais informações, porém, menos que raw.

Com TIFF lossless, você já consegue fazer uma boa edição de imagem, sem perdas.

O problema do JPEG, é que além de ter uma compressão muito grande (por isso, perda de informações em espectro não visível), ele gera uma nova compressão a cada vez que você edita/salva uma imagem, então quanto mais você edita/salva uma imagem JPEG, pior ela fica. Basicamente, essa compressão funciona agrupando pixels que tem cores muito "parecidas", que no olhar sem critérios, não é perceptível. Entretanto, ao cropar/dar zoom, esses detalhes fazem bastante diferença. O que acontece quando você salva muitas vezes o mesmo jpeg, é que esses pixels "parecidos" ficam cada vez mais agrupados e cada vez formam blocos maiores, até que a imagem fica uma grande porcaria :)


Sony A7II / Fuji XE2
Instagram/500px: dogasantos


adribr1

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #10 Online: 25 de Março de 2016, 23:23:25
obrigada a todos q responderam...eu ja tentei varios aplicativos, inclusive este fv 5 q nao funciona no gratuito. e parei de acreditar em aplicativos. prefiro fotografar com a camera e no celular deixa estar como esta. obrigada


emlm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 97
Resposta #11 Online: 19 de Abril de 2016, 06:49:21
Tinha um lumia 830 e fotografava em Raw diretamente do aplicativo nativo do sistema, as fotos eram ótimas, agora estou usando um J5 e creio que esse realmente não faz raw. Vou procurar essa ideia do TIFF.
« Última modificação: 19 de Abril de 2016, 06:51:57 por emlm »


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2016, 23:19:26
o ProCam faz em tiff.

vlw