Autor Tópico: Riscos e Manchas em lentes  (Lida 3043 vezes)

Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Online: 27 de Julho de 2012, 18:49:50
Boa noite galera,to pra comprar uma lente usada porém ela ta com uma pequena mancha no coating frontal,não é fungo..uma mancha física mesmo,tipo um risco..isso é o suficiente para influenciar negativamente na qualidade de uma foto feita com ela?

desde já agradeço a quem puder me ajudar,abços!!  :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 27 de Julho de 2012, 19:01:43
depende do tamanho e localização... não pra testar e você mesmo tirar suas conclusões?
é difícil responder se atrapalha sem ver o problema..

Eu tinha uma 28-135 que entrou uns 3 ou 4 grãos de areia quando visitei os lençóis maranhenses.. ficou no elemento frontal, meio de lado. Nunca percebi uma mancha em nenhum foto causada por isso então nunca mandei limpar...
« Última modificação: 27 de Julho de 2012, 19:02:00 por Luciano.Queiroz »


Danilo Faria

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 271
  • Sexo: Masculino
  • ''A sociedade do Ansel'' ...hahaha
    • Twitter
Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2012, 21:06:56
então cara..a lente ta no sul  e eu sou de minas haha.. o cara me mandou 2 fotos feitas com ela,não percebi nada tbm..mas vai que né?! hahah meu medo é comprar e as fotos serem afetadas por isso,ah e o tamanho da mancha é medio..obrigado pela ajuda Luciano!! :ok:


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2015, 12:24:54
Olá a todos.

Tenho uma Canon G16 e surgiram dois pequenos riscos na lente da câmera. Tenho também uma antiga G11 com o mesmo problema.

Dei uma pesquisada na internet e é comum encontrar câmeras da série G da Canon com problemas deste tipo.

Alguém já passou por isso? Sabem o que pode ser feito a respeito?
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 29 de Novembro de 2015, 00:36:03
Veja se está atrapalhando sua imagem. Se não, sugiro deixar como está.

Arranhões só atrapalham em lentes cuja mínima distância de foco é muito pequena, ou são arranhões muito grandes.


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Dezembro de 2015, 23:55:32
Obrigado pelo retorno, felipemendes!

O risco é pequeno, mas interfere na imagem sim. A fotografia fica como se tivesse uma gotícula na lente, isso quando a fotografia é tirada com uma fonte de luz ao fundo.
𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Dezembro de 2015, 00:08:42
Obrigado pelo retorno, felipemendes!

O risco é pequeno, mas interfere na imagem sim. A fotografia fica como se tivesse uma gotícula na lente, isso quando a fotografia é tirada com uma fonte de luz ao fundo.

Um flare?


Thoth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Dezembro de 2015, 09:48:15
Não é um flare, é algo mais parecido com sujeira na lente. Para me fazer entender melhor, abaixo deixo uma imagem que apresenta o problema.

𺰘¨Thøth¨˜°ºð
"Todo mundo vive pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que irão pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"