Autor Tópico: Migrando de Canon para Nikon  (Lida 6692 vezes)

Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #30 Online: 10 de Dezembro de 2015, 19:58:22

Quero ver o do cara ué... Qual o problema ? Quero ver o exif, etc.
Nenhum problema, a não ser o fato de não estarem disponíveis.  :(
Mas tendo os dois sistemas, basta simular a mesma situação, que é bem simples!

Eu já fiz este comparativo, usei D600, D800E, 6D, 5DIII, T4i e D5100... todos seguem a mesma linha do resultado postado no site. A Canon, tanto FF quanto crop mostra um banding que começa ficar evidente acima dos 2.5 stops de ganho em pós. Já na Nikon, mesmo na D5100 eu pude recuperar 4~5 stops e ter uma imagem usável dependendo da situação(web para monitores ful HD por exemplo).

São dois arquivos bem distintos no quesito flexibilidade mas a Canon ta sendo bastante pressionada quanto a isso e segundo rumores, a 1Dx II já está vindo com correção deste problema... resta saber se os outros modelos também vão seguir esta linha.
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #31 Online: 10 de Dezembro de 2015, 20:04:32
O problema dos raws não estarem disponíveis é que quem me garante que o mesmo iso e exposição foram usados ? Sem essa informação e sem saber se os raws foram tratados direito, fica complicado. Vindo da internet eu desconfio de tudo, absolutamente tudo.



Vamos ver isso.... Amanha vou fazer uns testes com a D750, 7D e 5D.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #32 Online: 10 de Dezembro de 2015, 20:22:25
Vou muito na linha do Dellano. As lentes, acima de tudo tem me surpreendido. A 50 1.8 G deu um banho na 50 1.8 STM ou até mesmo na 50 1.4 da Canon. Vai ser tudo questão de gosto....

Estou quase comprando a 70-300 da Nikon pra testar uma linha mais básica e ver como se comporta na D800.

Ainda acho que a oferta de lentes Canon é mais farta em todos os ranges e as Zooms novas e novas lentes de 2012 estão tirando esse atraso mas ainda são muito caras.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 10 de Dezembro de 2015, 20:37:53
Em termos de lente, ainda acho que a Canon come MUITA mosca por não lançar uma EF-S 35mm f/1.8 de baixo custo como a Nikon tem.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #34 Online: 10 de Dezembro de 2015, 21:30:20

Em termos de lente, ainda acho que a Canon come MUITA mosca por não lançar uma EF-S 35mm f/1.8 de baixo custo como a Nikon tem.
Assim como a Canon tem a EF-S 24 2.8 que a Nikon não tem.... E por aí vai....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #35 Online: 10 de Dezembro de 2015, 21:48:43
Teste rapidinho, Fuji XE2 em ISO 400 subexposta -5 pontos

https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZWVVmWEpuN29DQm8
https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZblVKdUE3bGthY28

Corrigida da maneira mais amadora possivel:

https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZVlh1WHZZMDNxVkE
https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZVUdsTzVJMUFDbVk


Como veem, não precisa de Nikon D7xx ou D8xx. Outra hora posto com as outras cameras.

Mais um: 5Dc -4 pontos

https://drive.google.com/open?id=0BwKtsUYNtfdZX18xSnZTYW1rNE0


« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 22:09:02 por AFShalders »


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #36 Online: 10 de Dezembro de 2015, 22:44:30
Poderia postar em full?

Toda câmera tem sua capacidade de recuperação nos arquivos RAW, o que varia é a qualidade com que ela executa essa tarefa. Nos casos da Nikon e Sony, tem-se um resultado visivelmente superior aos concorrentes e isso é fato.

Segue abaixo o teste extremo de que falei... elevei 5 stops na barra de exposição, pintei com pincel a imagem inteira e adicionei mais 2,07 stops até atingir a exposição desejada:



Em alta resolução, mostra que a imagem está mesmo utilizável até para algumas aplicações profissionais:
https://c1.staticflickr.com/1/750/23367540720_1a2285a635_o.jpg


Não fiz qualquer ajuste no redutor de ruído, apenas a elevação de exposição, um tapa no contraste e correção de balanço de brancos.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 23:02:25 por Bosa »
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 10 de Dezembro de 2015, 22:52:06
E depois falam mal da D600/D610.

Eu não preciso de provas pra saber que a Nikon da uma banho na Canon em recuperação de informação. Mas vindo de vc Bosa, pra mim não sobra menor dúvida.
 :)

Só pra lembrar que isso não faz da Nikon insuperável tb.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #38 Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:23:20
Amanhã coloco.

Mas cá entre nós, pra que diabos alguém precisa de uma recuperação de 5 pontos ? Se o cara errou a este ponto, mereceu....


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #39 Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:30:26
Ninguém precisa disso tudo, mas mostra que se recupera a esse ponto, 3 stops é brincadeira de criança.. para uma imagem de exposição complicada também, com grandes contrastes entre altas e baixas luzes, o arquivo tira de letra se a fotometria for pensada.

Como dito pelo Rafa, isso não torna também a marca X ou Y imbatível.. é apenas um detalhe. Eu mesmo se estivesse na Canon não faria a migração só pra ter essa possibilidade... é apenas um recurso interessante em algumas ocasiões e que acabou que, com tempo me deixando mal acostumado... tipo fod*** vou clicar depois eu arrumo isso. :D
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:30:41
Amanhã coloco.

Mas cá entre nós, pra que diabos alguém precisa de uma recuperação de 5 pontos ? Se o cara errou a este ponto, mereceu....

Isso é recuperação teórica, digamos assim, aquilo que o sensor faz no extremo. Mas na prática, provavelmente, isso significa que se eu estiver usando ISO 1600 e precisar de uma recuperação de 2 pontos, por exemplo, eu terei melhor qualidade final com a Nikon. Isso, na prática, pode ser importante.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #41 Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:37:13
Continuo achando que isso não é muito relevante. Tem coisas muito mais importantes, como o AF e o ruido.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:40:31
Continuo achando que isso não é muito relevante. Tem coisas muito mais importantes, como o AF e o ruido.

Tem outra coisa, por exemplo. A Canon é menos tolerante a erro. Se fizer uma foto um pouco superexposta de uma noiva com vestido branco, a Nikon tem mais chances de recuperar os detalhes do vestido que a Canon. Isso pra mim conta.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #43 Online: 10 de Dezembro de 2015, 23:58:04
Tem outra coisa, por exemplo. A Canon é menos tolerante a erro. Se fizer uma foto um pouco superexposta de uma noiva com vestido branco, a Nikon tem mais chances de recuperar os detalhes do vestido que a Canon. Isso pra mim conta.

Cara, uma vez eu estava usando a 5Dc em montanha no inverno, neve e sol. Eu estava fazendo umas fotos em modo manual 1/250 F8 ISO 100. Aí eu esqueci que estava em modo manual e setei para ISO 800 para fotografar snowboard e esqui e já viu a merda que deu né ? Fotos 100% brancas. Com o DxO eu recuperei 100% das fotos e ficaram ótimas, e era branco sobre branco no sol.

Não estou falando que seja melhor que a D750 mas na prática, no mundo real não tem tanta diferença na esmagadora maioria das situações. Mesmo a da noiva...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #44 Online: 11 de Dezembro de 2015, 01:29:17
Tem outra coisa, por exemplo. A Canon é menos tolerante a erro. Se fizer uma foto um pouco superexposta de uma noiva com vestido branco, a Nikon tem mais chances de recuperar os detalhes do vestido que a Canon. Isso pra mim conta.

Vocês estão falando do mundo FF, e como disse ainda não tive o prazer de fotografar com uma FF Nikon, mas vou falar da D7100 e D7000, na recuperação de baixas luzes ambas impressionam, principalmente a D7100, nem com a 6D eu conseguia recuperar o que essa câmera consegue em baixa, agora, nas altas luzes é uma bost* das maiores, a D7000 então é uma piada, estourou perdeu, sem contar que basta super expor meio ponto que os tons ficam todos cagados.

Certa vez com a 6D em um casamento, bem na hora que o pai beijou a testa da filha para entrega-la ao noivo, meu flash, um 580EX II (que morreria semanas depois) deu um pau e disparou em carga máxima três disparos seguidos, clareou tudo, estourou geral as fotos, recuperei todas no RAW, vou procurar essas fotos nos back-up's e se achar eu posto aqui.

Altas luzes, nas câmeras que já tive é ponto pra Canon, e baixas luzes é ponto pra Nikon.