Autor Tópico: Migrando de Canon para Nikon  (Lida 6614 vezes)

djonart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Fotografando o melhor da vida
    • Jeniffer Aluine Fotografia
Online: 09 de Dezembro de 2015, 19:12:20
Boa tarde pessoal, como o titulo já diz estou migrando para Nikon, foi mais de um ano pensando se valia a pena ou não, mas chegou a hora.

Vendi minha 5D Mark II, e penso em pegar uma D700 ou D610.
Ainda estou em dúvida, qual corpo vocês acham?

Falta vender 5D Mark III ou trocar por uma D3, é um bom negócio para os dois?  :)





« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 06:55:20 por Pope »
facebook.com/jaluine

facebook.com/djonartan

www.jaluine.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2015, 20:32:50
Boa tarde pessoal, como o titulo já diz estou migrando para Nikon, foi mais de um ano pensando se valia a pena ou não, mas chegou a hora.

Vendi minha 5D Mark II, e penso em pegar uma D700 ou D610.
Ainda estou em dúvida, qual corpo vocês acham?

Falta vender 5D Mark III ou trocar por uma D3, é um bom negócio para os dois?  :)


São excelentes câmeras, embora a D3 e a D700 não sejam exatamente novas. Acho que a equivalente à 5D MkIII seria a D750.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 06:55:37 por Pope »


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 09 de Dezembro de 2015, 21:16:28
São excelentes câmeras, embora a D3 e a D700 não sejam exatamente novas. Acho que a equivalente à 5D MkIII seria a D750.

Acho que nao, a D750 é um corpo que se encontra entre a D610 e a D810, a D810 sendo o corpo mais "evoluido" antes da D4s. Sendo assim a D810 é a camera concorrente da 5D mrkIII (principalmente pelos valores que se assemelham) e a D610 sendo concorrente da 6D, a D750 nao tem uma concorrente direta, ja que fica no meio termo. Ja a d700 sim, é uma concorrente da 5D mrkII

Quanto a sua duvida, cara, como o amigo Felipe falou, tanto a D3 quanto a D700 sao cameras antigas, porém sao monstras da fotografia, se voce precisa de uma camera fullframe, top de linha, com um corpo sensacional, AF apuradissimo e um ISO 6400 nao é assim tão importante pra voce, vai nelas. Se ter uma camera nova na caixa, com um corpo e um AF nao tao apurado, porém com mais tecnologia, vai de D610. Eu uso uma pra todos meus trabalhos atualmente e nao tenho nada a reclamar, além de ter um high ISO mto bacana, tem 6fps que é bem legal (nada comparado a D3) e tem algumas funcoes bem bacanas extras (pra mim nao as uso, mas talvez pra voce seja util)

Se quiser ver trabalhos com ela, tenho meu flickr www.flickr.com/andreluisjacob
@jacobfotografiacriativa


adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #3 Online: 09 de Dezembro de 2015, 21:41:19
eu ainda tenho dificuldade em entender o que leva alguém a trocar de marca.
principalmente quando vejo aqueles testes onde se colocam lado a lado fotos feitas por uma e outra marca e ninguém consegue dizer, com certeza, qual é qual...

não é uma coisa tipo mac x windows que há diferença até no conceito de interação com a máquina.

o dia que uma marca apresentar uma revolução no modo de se fazer fotografia (algo como as cameras mirroless estão sendo nesse momento), eu entenderia com mais clareza uma troca, fora disso, não consigo me dar ao trabalho de trocar todo meu set de lentes e câmera por causa de uma diferencia tão mínima que há entre uma e outra.
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2015, 01:00:28
Fazer um breve resumo das FF da Nikon sobre o meu ponto de vista:

-D610: FF de entrada. Excelente custo benefício e ótima pedida se não precisa de AF top.

-D750: Absolutamente perfeita pra eventos. Sensor com desempenho maravilhoso, sobretudo em ISO alto. AF excelente. Enfim, câmera bem completinha. Se dinheiro não fosse problema, teria duas dessa.

D810: Resolução de 36MP é perfeito, EMHO, pra quem quer grandes ampliações com nitidez maravilhosa e não tem fluxo de trabalho muito grande, pois os arquivos pesam pra tratar, além de ter um corpo bem parrudo e top em termos de recursos.

-D3: Precisa de uma metralhadora? Vai usar a câmera em situações bem adversas? Recomendo pra esportes/fotojornalismo.

-D700: Corpo parrudo, muitos recursos, AF top, sensor um pouco antigo mas ainda muito bom. Quem tem é apaixonado, mas vai perder em desempenho de ISO para as câmeras mais novas.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2015, 07:09:28
eu ainda tenho dificuldade em entender o que leva alguém a trocar de marca.
principalmente quando vejo aqueles testes onde se colocam lado a lado fotos feitas por uma e outra marca e ninguém consegue dizer, com certeza, qual é qual...

não é uma coisa tipo mac x windows que há diferença até no conceito de interação com a máquina.

o dia que uma marca apresentar uma revolução no modo de se fazer fotografia (algo como as cameras mirroless estão sendo nesse momento), eu entenderia com mais clareza uma troca, fora disso, não consigo me dar ao trabalho de trocar todo meu set de lentes e câmera por causa de uma diferencia tão mínima que há entre uma e outra.
Somos dois... Eu trocaria a 5DMkIII por uma D750 que são equivalentes em termos de especificações.
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2015, 08:37:42
Amigo, eu tenho a D610 e já testei a D750. Em termos, é como os colegas disseram acima. D610 é ótima custo benefício. Faço casamentos, ensaios, gestantes, aniversários, etc... Tudo com ela. Nunca tive problemas e sempre me entregou um resultado maravilhoso.

Agora se você precisa de um AF rápido e preciso, não hesite, pegue a D750. Você não vai se arrepender, ela é demais.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2015, 09:25:18
Pessoal, estou acompanhando o tópico, mas uma dúvida me surgiu. Por que migrar de marca se faz justificável? A pergunta é baseada numa resposta sobre conceitos técnicos, não em subjetividade ou em afinidade com fabricante.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2015, 11:21:28
Nunca fui muito apegado a marcas, mas claro que tem câmeras que gosto mais e que gosto menos. Não precisa ter justificativa, na prática basta pegar nas mãos e ver se se sente mais confortável no uso. Pode ser uma razão tão idiota quanto essa. Acho isso de fidelidade à uma marca algo que não tem tanta justificativa a ponto de te travar para sempre com alguma delas.

Mas tecnicamente, principalmente levando em conta os modelos citados, não acho que tenha tanta diferença. Por coincidência andei brincando ontem com uma D750 e conheço bem a 5D MK3. Não consegui distinguir absolutamente nenhuma diferença séria entre as duas. Duvido que com lentes boas e nas mãos de pessoas experientes faça alguma diferença.

O problema é que os fan boys da Nikon irão te falar uma coisa e os da Canon outra.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 11:22:45 por AFShalders »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2015, 11:26:16
Pessoal, estou acompanhando o tópico, mas uma dúvida me surgiu. Por que migrar de marca se faz justificável? A pergunta é baseada numa resposta sobre conceitos técnicos, não em subjetividade ou em afinidade com fabricante.

Tecnicamente, talvez a Canon seja melhor pra quem precisa de lentes TS e fazer vídeo. Mas pra fotografar em 99,9% das situações, não há nada que uma ofereça que a outra não tenha.


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2015, 12:54:24
Tudo igual entre estas marcas, câmeras, lentes e flashes.

Mas no Brasil é muito mais negócio ter Canon. Inclusive para compartilhar equipamentos com seus colegas de fotografia e/ou segundos e terceiros fotógrafos que quase de certeza usam Canon.


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 10 de Dezembro de 2015, 13:10:10
É fora que migrar te faz perder muita grana... Falando de gosto, não há oque discutir.
Mas ficaria quieto com a 5Dm3


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 10 de Dezembro de 2015, 13:11:17
Tudo igual entre estas marcas, câmeras, lentes e flashes.

Mas no Brasil é muito mais negócio ter Canon. Inclusive para compartilhar equipamentos com seus colegas de fotografia e/ou segundos e terceiros fotógrafos que quase de certeza usam Canon.

Acho que depende da região. No Rio de Janeiro, observo um pouco mais fotógrafos de Nikon que de Canon.

E acho que só existem dois cenários onde faz sentido trocar:
1. Fotógrafo novo, sem muitos acessórios, que se sente mais confortável em outra marca, e
2. Fotógrafo experiente, que busca um recurso que sua câmera não tem e não tem previsão de lançar (por isso acho os roadmaps extremamente importantes).

Fora isso, é achar que a grama do vizinho é mais verde.


djonart

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
  • Sexo: Masculino
  • Fotografando o melhor da vida
    • Jeniffer Aluine Fotografia
Resposta #13 Online: 10 de Dezembro de 2015, 15:40:50
Muito obrigado a todos que me ajudaram, vou de D700 e D750.

O que preciso é foco rápido e certeiro, como fotografo casamento com minha esposa podemos ter uma câmera "top" e outra que não seja tão boa.
 :D

Pessoal, não existe diferença entre uma MK III e uma D90 quando tudo for favorável, se tiver como ter uma fotometria perfeita não tem câmera que não faça uma foto boa...
Trabalho a 4 anos com Canon, resolvi trocar pela tecnologia, a MK III não me atende, não existe comparação com o sensor da Nikon, estou a mais de um ano estudando a troca.

A diferença da Nikon, e  que faz toda a diferença é o ALCANCE DINÂMICO.
Só se você fotografa em jpeg para achar que é tudo igual...

Esse me fez pegar raiva da Canon, não preciso de uma câmera que filme, sou fotografo preciso de qualidade, não existe comparação entre os RAWs de uma e de outra.   :no:

http://www.rossharvey.com/reviews/nikon-d750-review

Faço fotos incríveis com a MK III, sou muito agradecido a Canon, mas não tem comparação, ao menos hoje não.

Comecei a olhar todos os fotógrafos que gosto do trabalho, comecei a estudar, conversar, sobre cores, tons de pele, foco. Não estou mudando por que a grama do vizinho é mais verde, estou mudando porque lá a grama tem mais raiz, se é que me entendem...

Equipamento não faz fotografo.

Muito obrigado a todos.  :ok:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 15:42:15 por djonart »
facebook.com/jaluine

facebook.com/djonartan

www.jaluine.com


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2015, 15:56:57
Depois dê uma lida no meu review da D800. Voltei a usar Nikon depois de um bom tempo com Canon.

Sinceramente tudo vai depender da usa necessidade e experiência com a Canon. Eu ainda continuo achando que a ergonomia da disposição dos botões melhores na Canon. Em termos de qualidade de imagem elas se equivalem e vão mais da lente e técnica usadas. Partindo desse princípio e o fato de que tem uma 5D2, eu iria para a família D700/D800 ou D750.

O AF da D800 é bem mais versátil e eficiente que na 5D2.

Uma coisa que eu posso dizer é que a capacidade de recuperar altas e baixas luzes na Nikon me deixou surpreso mesmo já esperando isso.

Se eu trabalhasse com fotografia eu tenderia a fica na Canon por conta do melhor mercado de usados.

No fim das contas é uma decisão só sua. O bom de mudar de marcas e modelos é que você sempre acaba apurando um pouco mais a técnica por conta de precisar se adaptar ao novo modelo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales