Autor Tópico: Bateu a dúvida - Como reproduzir essa imagem?  (Lida 1712 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Online: 10 de Dezembro de 2015, 00:07:31
Recebi de um amigo DJ esta foto:



E me bateu a dúvida, de que maneira foi feita essa foto?

Pensei em algumas soluções, como disparar um flash em strobe, porém creio que não daria certo pois eu teria que usar um speedlight, e eu uso tocha, a outra soluçao que pensei foram varias exposiçoes multiplas com uma definitiva no fundo, aplicando tudo via PS, mas como faria os borroes usando equipamento de estudio?

Bom, no fim, pensei, pensei e pensei e não cheguei em uma conclusão definitiva, não sei como fazer e isso ta me matando :(
@jacobfotografiacriativa


diegosilvameira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2015, 07:35:53
Recebi de um amigo DJ esta foto:



E me bateu a dúvida, de que maneira foi feita essa foto?

Pensei em algumas soluções, como disparar um flash em strobe, porém creio que não daria certo pois eu teria que usar um speedlight, e eu uso tocha, a outra soluçao que pensei foram varias exposiçoes multiplas com uma definitiva no fundo, aplicando tudo via PS, mas como faria os borroes usando equipamento de estudio?

Bom, no fim, pensei, pensei e pensei e não cheguei em uma conclusão definitiva, não sei como fazer e isso ta me matando :(
Caro André, tudo bem?

Então, opinião de leigo, porém que estuda e pesquisa bastante. Não sei se já teve essas idéias, mas penso q ajuda nunca é demais :D

Raciocínio 1:
Múltiplas exposições e juntar tudo com o PS é uma saída bem plausível. O fundo preto facilita demais. Os borroes ao meu ver resolveria com longa exposição, o flash bem fraco ou apenas com a iluminação ambiente. Depois junta tudo, inclusive a fumaça da farinha, tirando algumas fotos dela separado.

Raciocínio 2:
A foto saindo pronta. Trabalhando com mais duas pessoas, uma longa exposição, tudo bem ensaiado e soncronizado e vários disparos do flash em potências diferentes. A roupa dos modelos já deveria estar suja previamente, daí vc pode testar fazer as duas alternativas, ou a primeira foto ser a principal, com a potência do flash principal no máximo (não analisei direto pq estou vendo no celular, mas me parece q tem apenas um flash), dois assistentes para jogar farinha, um de cada lado (cubra todo o estúdio com lona pois faz uma bagunça só ) os modelos vão para outra pose, ao lado, e vc dispara o flash novamente, só q desta vez na potência mínima, com eles se movimentando (o problema é o borrão, que com o flash não deve sair, mesmo em potência mínima.) acho q o q faria mais sentido, nas outras exposições, seria usar uma luz contínua que serão acesas apenas na hora das outras poses. Terminada essa segunda pose, apaga-se tudo eles correm para o outro lado, acende a outra luz e finaliza a foto.

Ou, a foto principal ficar por último, fazendo o caminho inverso do q falei acima.

É isso.  Me perdoe se falei besteira.

Grande abraço.
Canon T3, 18-55mm, 50mm 1.8 II


diegosilvameira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2015, 07:40:56
;D;D;D;D;D;D;D;D

Nossa cara, agora que vi, como tô vendo pelo celular e a claridade tava pouca, achei q tinha fumaça na foto e só tinha visto 3 exposições. Kkkkkkk kkkk.

Na verdade o que seria fumaça, é o movimento deles e tem uma porrada de poses diferentes.

Mas acredito que dê pra usar esse raciocínio que falei, só que sem a farinha pra fumaça kkkkkkkkkkkk ou não usa nada e esquece o mico que paguei. :-[:-[:-[

Desculpa aí mano.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 07:42:59 por diegosilvameira »
Canon T3, 18-55mm, 50mm 1.8 II


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2015, 09:17:40
André, será que não rola fazer os borrões com algum tipo de luz contínua que possa ligar e desligar, e daí a exposição principal com as tochas?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2015, 09:28:28
André, será que não rola fazer os borrões com algum tipo de luz contínua que possa ligar e desligar, e daí a exposição principal com as tochas?

Penso da mesma forma, Humberto.

Sala escura, lanterna, considerável tempo de exposição e ao final um disparo com flash.

Mas na prática, deve ser uma novela. Hahaha.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2015, 10:11:38
Tem algumas em que a cabeça está muito grande em relação ao resto, acho que foi feito tudo em pós, ou seja, a perspectiva mudou, acho dá pra eliminar a ideia de uma exposição só.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2015, 10:15:12
De fato, Vangelis. Outras inclusive tomadas de cima dos modelos. De toda forma, é um bom exercício tentar fazer numa única exposição.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 10 de Dezembro de 2015, 10:20:27
Se os modelos se movimentaram bastante, podem ter se aproximado mais da câmera em algumas poses, o que pode explicar a diferença de tamanho. Mas também acho que deve ter sido feito em mais de uma exposição.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 10 de Dezembro de 2015, 11:06:01
Acho que é meio que consenso ter havido mais de uma exposição.

Na exposição misteriosa, eu não sei como o cara fez, mas eu faria com longa exposição e lanterninha na mão do fotógrafo, iluminando uma área de cada vez, e pedindo pros modelos mudarem de posição. Eles mudariam de posição mesmo quando iluminados, o que geraria os borrões. Olhando a "sombra" do cara à esquerda, vejo sinal de luz dura, condizente com a lanterna.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #9 Online: 10 de Dezembro de 2015, 13:07:50
Acho que pode fazer uma serie de poses pausadas em longa exposição, com a luz de modelagem do flash continua mesmo, como eu fiz nessa foto (parando por uns 3 segundos em cada posição)...



E a ultima vc monta  a pose e dispara o flash, ou fazer uma segunda foto e monta depois as duas (que eh como eu acho que foi feito, ou então foi desligada a luz de modelagem (ou a guia a parte) na ultima foto, se não ficaria um contorno neles enquanto estivessem acertando a ultima pose) :ok:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 13:10:04 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #10 Online: 10 de Dezembro de 2015, 13:43:52
Se os modelos se movimentaram bastante, podem ter se aproximado mais da câmera em algumas poses, o que pode explicar a diferença de tamanho. Mas também acho que deve ter sido feito em mais de uma exposição.

Humberto, mas o intrigante é que a aproximação afetaria o foco. E todas as poses estão relativamente focadas (desconsiderando os borrões, por óbvio).
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2015, 13:49:55 por kleberpicui »
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367