Autor Tópico: Konica Minolta A200  (Lida 16158 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 04 de Abril de 2005, 16:29:32
Olá,
tenho recebido vários posts perguntando sobre a minha A200, então fiz um resumo de todas as respostas que enviei e montei um pequeno review.

Por que escolhi a A200?
Sou iniciante em fotografia, saí de uma Sony Cybershot P5 e gostaria de uma câmera “boa” com recursos de vídeo, pois tenho uma filha de dois anos. Nem pensei em SLR por questões de praticidade, $$ e também pelo fato de não poder filmar. Logo me “enquadrei” na categoria Prossumer.
Gosto de tirar fotos da natureza e lógico da minha filha, isso acontece muitas vezes dentro de casa, onde a luz è quase sempre pouca e/ou artificial.

Inicialmente coloquei os modelos lado a lado e comparei os recursos, seguem as minhas conclusões:

Sony F828: Só não comprei por causa do tamanho e por não ter estabilizador de imagens. Moro na Alemanha e aqui e em toda Europa praticamente é considerada sem dúvida a melhor prossumer. Não sei por que no Brasil o pessoal mete o pau nela. Tem defeitos? Aberração cromática? Ok, todas tem...mas em relação a recursos, velocidade, qualidade de imagem, foco noturno, lente é excelente! Posso dizer sem medo. Para quem procura uma câmera para bastante uso noturno, sem dúvida a melhor escolha.

Nikon 8800: Fiquei fascinado com o zoom de 10x (35-350mm) mas como a angular começa em 35mm, descartei. Afinal tiro muita foto também de galera, dentro de casa e preciso de pelo menos 28mm. Também não gostei do acionamento eletrônico do zoom, se fosse através de anel acho que ajudaria.. Peguei a câmera na mão e achei o menu extremamente complicado e a câmera è bem lentinha. Li também que com pouca luz ela deixa a desejar. Porém tenho que admitir que fiquei impressionado com a qualidade das imagens que baixei da net. Muito boas!

Canon Pro1:  Considero a mais fraquinha de todas. USB1.0, imagens plásticas devido ao forte processamento interno, não tem estabilizador, lenta para focar, fraca com pouca luz, etc.. Comparando com as outras, descartei no início. Parece que com a atualização do firmware melhorou bastante (?).

Olympus C8080: Talvez a melhor em qualidade de imagem. Mas só tem 5x zoom, é feia e pesada e não tem estabilizador de imagens. Por esses motivos a descartei.

A200 : o que mais me chamou a atenção foi o tamanho, estabilizador de imagem, 7xzoom (28-200mm), ISO 800 (tá certo que tem ruído, mas tem a opção!), Qualidade de vídeo 800x600 (15fps) e principalmente zoom/foco manual através de anel que a deixa muito mais rápida e precisa. Além do que quando o zoom è acionado eletronicamente, haja bateria.
Ela è relativamente pequena comparando com as concorrentes porém tem uma boa pegada, è bem rápida, vai bem com pouca luz, considerada por muitos a melhor depois da F828 para fotos noturnas e faz boas fotos macro. O menu è simples e fácil, tem trava de ajustes, memória para até 5 regulagens, ampliação do centro da imagem no modo foco manual para ajudar a focar e muito mais.

Tem defeitos? Lógico….vamos lá:

1. Foco:
Já tinha lido em alguns reviews que ela simplesmente às vezes erra no foco automático.
Estou com a câmera há 3 meses e aconteceu comigo. Foquei o rosto do meu pai com zoom total e f3.5 para desfocar o fundo e máquina simplesmente focou o fundo. Fiquei meio chateado. Lógico que estava utilizando o modo center point focus.

Isso aconteceu em duas ocasiões. Se eu fizer uma estatística de quanto isso representa na quantidade de fotos que eu já tirei, talvez 1%. Então “aceito” esse “problema” da máquina. Não è uma coisa que me incomoda os nervos, mesmo porque eu não sou nenhum profissional. Não focou, paciência, tenta de novo. Essa è uma vantagem da digital.

2. Imagens soft:
Devo admitir que no início fiquei decepcionado com os primeiros resultados obtidos com a A200, as fotos pareciam realmente sem cores, bem soft como descrito no dpreview.com
Não satisfeito busquei explicações.
Estava acostumado com as cores da minha antiga Sony Cybershot P5, que realmente tem um processo interno fora do normal, explode muito as cores, e depois que vc começa a aprender um pouco mais sobre fotos/cores concorda que realmente é exagero, mas para maioria das pessoas é "bonito".
Depois também entrei no fórum da Konica Minolta do dpreview buscando opiniões e encontrei bastante tópicos a respeito. E todos diziam mais ou menos o mesmo: é a melhor máquina para quem quer pós-processo pois te permite um retrabalho muito maior na foto do que uma câmera que já te entrega fotos “prontas”.

E para quem quer fotos já prontas basta regular alguns parâmetros. Quais parâmetros??

Posso regular na escala de -5 a +5 de um em um os seguintes parâmetros:
Saturação: deixo no +1 (ou quando tem pouca luz+2)
Contraste: deixo no +1
Filter: deixo no +1

Tem mais opções também como:

Sharpness: low, normal, high. Às vezes deixo no high
Cor: Normal, +Vivid. Deixo no +Vivid


Utilizando somente essa regulagem, os resultados são absurdamente diferentes! Dá para notar bem a diferença e o melhor é que não fica exagerado como na minha antiga Sony.

E uma vez que vc regula...esquece, não precisa nunca mais mexer, pois fica na memória e serve para todos os modos, P, Auto, S, A, retrato, esportes, por do sol, vídeo, etc...

Eu também não gosto de ter que editar fotos posteriormente no PS, mesmo porque ainda não aprendi a trabalhar 100% com ele  O que eu faço às vezes è dar a famosa “clareada geral”, mas nada mais do que isso.

No geral estou extremamente satisfeito com a A200, estou com ela desde janeiro/05 e ainda tenho que aprender muuuuuito sobre fotografia pois sou novo no assunto, mas estou cada vez mais motivado e a câmera também ajuda bastante, o leque de ajustes é imenso.

Como disse moro na Alemanha e tenho a vantagem da assistência técnica. È uma pena que no Brasil não tenha e isso serve de alerta para quem quer comprá-la no exterior. È bom prestar atenção. Apesar que eletrônicos em geral è muito difícil apresentar problemas. Aqui na Alemanha ela custa 560 Euros (frete incluso), comprando pela internet que è super confiável.
Comprei também um cartão da SanDisk Ultra2 (89Euros) e uma bateria original extra (60Euros). Agora estou procurando um flash, já decidi pelo 5600 HS (D) e quem sabe no mês que vem me dou de presente :)

Nesse site em inglês tem várias informações sobre a máquina, regulagens, acessórios, dicas, informações gerais sobre fotografia, enfim muitas informações que achei bem úteis.

Se alguém quiser saber qualquer detalhe sobre a câmera, é só perguntar, será um prazer.

Abraços a todos e bons cliques,
 
Deutschland

Flickr


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2005, 15:45:46
Obrigado pelo review !
Nada como “ouvir” de primeira mão :)

Alemanha, hummm...
Chutney, chucrute, salsicha branca com mostarda marrom... heheheeh

 


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 15 de Abril de 2005, 01:35:11
Pois é...
Eu estou namorando esta câmera a um bom tempo...
Seria ideal para mim...
O problema é aonde comprá-la?
O único lugar que sabia que existia ela e que era confiável era a BH, mas agora ela está com problemas de fretamento e inclusive acho que não está mais importando para o Brasil...
heheh
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2005, 16:11:10
É Renato...

...infelizmente a B&H está deixando muita gente na mão...pelo o que vem ocorrendo com as demoras de até 100 dias perdeu totalmente a credibilidade. Uma pena, pois era uma alternativa muito boa para comprar equipamentos de confiança.

Agora para comprar a A200 sugiro que algum amigo/conhecido traga de fora. É a solução mais "em conta."

[]'s
« Última modificação: 15 de Abril de 2005, 16:14:39 por Marcelo »
Deutschland

Flickr


André Duarte

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 88
    • http://
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2005, 10:15:08
É possível encomendar pela Recreio Digital, é uma loja confiável, aqui em Brasília eu consegui encomendar na Feira dos Importados, uma espécie de Shopping Korea de São Paulo, mas estou procupado com a assistência técnica. Como o Marcelo disse, é difícil equipamentos eletrônicos apresentarem problemas, mas não é impossível. Então fico com a dúvida, compro ou não compro? Eis a questão!  


aredejrf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 19 de Abril de 2005, 09:53:05
Olá Marcelo.

Eu estou investindo em uma A200 também e gostaria de confirmar com você umas coisas.

1 - Tenho a possibilidade de um uso completamente manual?? Podendo controlar a abertura e velocidade em todas as suas variações possíveis juntamente com as opções de flash? Calor, muitas vezes usar algo automático é suficiente e bom, mas gostaria de saber se minha mente pirasse eu teria flexibilidade de captar a "pirassão" - risos.

2 - O Shutter Priority e o Exposure Priority funcionam bem? Você costuma usar essas features?

3 - Macro? Li em algum lugar que ela tem 21 - 50 cm de macro!!!!! Ou seja, não tem! :-)) É isso mesmo ou provavelmente li errado?

4 - A bateria de Litthiun-Ion custa Us$90, achei caro demais. A sua tem durado sem perdas de carga? Você tem alguma prática que acha saudável recomendar para manter a saúde desse tipo de bateria em camera digitais??

5 - Li que o ISO 800 dela, em relação a outras, é bem razoavel. Com toda seu ruído, porém menor. Não que isso seja importante, usar ISO 800 mas já precisou tirar fotos em condições de baixa luz onde quizesse pegar a luz ambiente no local, aumentou o ISO e ficou feliz??

6 - Falando em Automático, o AF só tem a opção Total e Manual?

7 - Que tipo de foto você costuma tirar? Tem frustações?

Agradeço
Abraços
Ricardo d' Arêde
« Última modificação: 19 de Abril de 2005, 09:54:20 por aredejrf »


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2005, 06:06:32
Olá Ricardo,

descupe a demora, estive 2 semanas fora.

Vamos lá:

1. Existe sim a possibilidade de uso completamente manual, regulando diversas aberturas / exposicoes. Acredito que todas as prossumers te dao essa opcao. O flash também tem o modo automático e manual, podendo ser regulado em 5 intervalos de potencia: 1/1, 1/2, 1/4, 1/8 e 1/16. Tem a opcao de reducao de olhos vermelhos, lowflash e rearflash.

2. Uso constantemente o Shutter e Exposure Priority e funcionam normalmente. A exposicao vai de 30s até 1/3200 e a abertura f2.8(wide/28mm), f3.5(tele/200mm) até f11. Em relacao a exposicao tem o modo Bulb também, ou seja, a camera capta enquanto o disparador estiver pressionado. Lógico que para longas exposicoes é recomendado um tripé e para isso vc tem um controle remoto (infrared) que é fornecido junto com a camera.
Quando quero desfocar o fundo, deixo a abertura f2.8 e a camera regula a exposicao automaticamente. Como disse anteriormente, acredito que todas as prossumers e também algumas compactas possuem esse recurso.

3. Macro tem a opcao sim e funciona muito bem. Para fazer fotos macro, vc pode utilizar a lente em wide ou em tele, o que ajuda muito. Chegar próximo ao objeto como algumas Nikon chegam (3cm) nao significa que a foto vai ficar melhor. E no modo manual, vc usa o anel de foco (mecanico) e a imagem é aumentada na área central, para te dar uma maior precisao, outro recurso bem bacana.

4. Realmente o preco da bateria é salgado...mas tem durado aproximadamente 250 fotos sendo 50% com flash. A minha camera tem só 4 meses e até agora nao percebi perda de carga, talvez mais pra frente. No ebay aqui da alemanha encontrei algumas marcas genéricas por até 12,90Euros + 4,90Euros de frete. Nao posso te falar se sao boas, pois nunca comprei, preferi a original. Seguem alguns links, caso te ajude a procurar aí no Brasil. Bateria1_Ebay, Bateria2_Ebay.
Quanto a carga da bateria, consta no manual que 1,5h é suficiente para recarregá-la. Porém sempre deixo aproximadamente 3h e percebo a diferenca. Nao gosto de deixar a "noite inteira" para nao viciar a bateria. Também nao deixo esgotar completamente a carga antes de recarregá-la.
Algumas dicas para economizar bateria durante as fotos:
- Utilizar preferencialmente o EVF (principal!)
- Deixar o modo foco constante automático desligado
- Deixar o anti-shake desligado quando nao for utilizá-lo
- Desligar informacoes desnecessárias na tela (número da foto, regulagem de cores/contraste, etc...)
- Evitar ficar revendo as fotos tiradas.
- Verificar a real necessidade do uso do flash
- Evitar o uso do zoom digital (fazer crop posteriormente no PC)

5. ISO 800 ainda nao precisei utilizar. Prefiro usar um tripé e aumentar o tempo de exposicao. Com a camera na mao, já deixei em ISO400 e os resultados foram bem aceitáveis, faco isso as vezes em fotos dentro de casa, a noite com luz ambiente.

6. O AF tem o modo automático, movimento e manual. O modo automático funciona como em qualquer outra camera. O manual vc controla todo o foco sendo que quando necessário a imagem central é aumentada para te ajudar. O modo movimento é bem bacana e funciona da seguinte forma: após pressionar metade do disparador, a máquina trava a exposicao/abertura, porém continua focando o objeto quando este se move. Bem útil para esportes por exemplo.
Tem também a opcao "Direct Manual Focus", um recurso bem interessante, onde permite um ajuste manual do foco após a camera focar utilizando o AF automático.

7. Minhas preferencias sao fotos da natureza, paisagens, sol, lua, geralmente em ambiente externo com luz natural. Macro nao curto muito, só para brincar. Ultimamente tenho tirado tamém muitas fotos noturnas, já que o verao aqui está chegando e "dá" para ficar bastante tempo na rua :) Tiro também muitas fotos da minha filha de 2 anos dentro e fora de casa.
Frustracoes? Nao diria....mas em duas ocasioes ocorreu de eu perder a foto pois a camera nao focou direito, comentei isso no meu primeiro post.

A camera te oferece inúmeros recursos, fáceis de se familiarizar, todos a mao. A pegada é boa e cada dia me apaixono mais por ela :) Sinto falta de um pouco mais de zoom, e para isso estou quase comprando um adaptador Tele próprio da Konica Minolta, o ACT100 com fator 1.5x que leva o zoom até 300mm. Nao será uma ultra-zoom, mas vai ajudar bastante.

Na minha assinatura tem um link que o direcionará para o site emquadro.com.br aonde vc pode ver algumas fotos tiradas com ela.

Qualquer outras dúvidas, será um prazer em responder.

Forte abraco,
Deutschland

Flickr


aredejrf

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2005, 14:22:18
Obrigado Marcelo pela atenção e interesse.

Bom saber desse modo Bulb (B) , nao vi na descriçao dela. Achei que nao tivesse.
Vou dar uma olhada nesse link da Tele.

Minha KM A200 deve estar chegando dia 15.. mas compramos ela crua apenas com um card de 1GB

Quando publicar as fotos mandou um link.
Vi o seu site, gostei das fotos :-) .
Parabéns pela menina, é uma gracinha.

Abraços!!
Ricardo
« Última modificação: 04 de Maio de 2005, 14:26:04 por aredejrf »


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2005, 22:47:22
Marcelo, obrigado pelas informações. Muito úteis, e só me fez desejar ainda mais essa cam. Há uns 6 meses comprei uma A95, e agora quero poder trabalhar mais minhas fotos no computador, e fazer maiores ampliações. O que você disse sobre o foco foi exatamente o que eu li por aí: foco rápido, porém, algumas poucas vezes, falho. Sobre as cores, o mais importante é você ter a imagem limpa, de forma que se possa processra da forma desejada.

Tenho uma dúvida técnica quanto a velocidade de gravação no CF I. Estou para escolher entre um de 80x e um de 40x, ambos de 1gb. Você saberia me dizer se ela utilizaria essa velocidade tão alta de gravação?


Abraços,

Marcos Kaddoum
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2005, 09:53:52
Citar
Tenho uma dúvida técnica quanto a velocidade de gravação no CF I. Estou para escolher entre um de 80x e um de 40x, ambos de 1gb. Você saberia me dizer se ela utilizaria essa velocidade tão alta de gravação?

E ae?
Blz?
Creio que esta câmera, um cartão de 40x é até muito rápido.... porém é bom vc já adquirir um de 80x se vc puder porque a transferencia depois para o Pc será mais rápida... Agora, sobre a velocidade da câmera, creio que não irá interferir usando um cartão ou outro, pois a velocidade nominal da câmera não é assim tão alta (mas ela tem um ótimo buffer).
Bom, é isso aí.
No mais eu sou suspeito a falar dela, pois tirando a assistência tecnica, suporte, e dificuldade de se achar acessórios da Minolta no Brasil, é uma excelente câmera...
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2005, 18:13:30
Cawe,

acho que o neocosmo já respondeu a sua pergunta. Só acrescentando que talvez o cartão de 80x para gravar em RAW leve alguma vantagem, porém difícil afirmar.
Mas sem dúvida para transferir os dados para o PC tem um ganho grande.

[]´s

Obs.: tenho um SanDisk 1G Ultra2 e não posso reclamar, o cartão é realmente bem rápido!
Deutschland

Flickr


Tiago

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 109
    • http://
Resposta #11 Online: 09 de Junho de 2005, 12:55:27
Uma coisa que percebi na A200, que me perece que o pessoal nao liga muito é o acabamento dela, nunca manusiei uma... mas tenho a impresão de que com o tempo os botoes dela ficaram 'molengos...' diferente de uma F-828 ou Nikon8800, qual a impresão que vc teve ao pegar ela na mão?  


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2005, 16:26:43
Olá Tiago,

Olha, sinceramente não acho não. Peguei as 3 câmeras que vc citou na mão e quanto a isso não vi muita diferença...inclusive acho a localização/acabamento dos controles da A200 bem parecidos com a 8800. Digo isso com 6 meses de uso, não sei o que vai acontecer daqui a um ano talvez, mas a impressão é positiva.

A única coisa que realmente me incomada é que o botão de liga/desliga fica um pouco atrás do disparador. Para mim não é um problema pois já acostumei.

Porém vira e mexe quando alguém vai tirar uma foto, desliga a câmera :(

Fora isso, acho os botões precisos, bem localizados (tirando o on/off), ergonômicos e um leve toque basta. Além do menu ser bem simples e lógico.
E o melhor (também mais gostoso!) é o anel de zoom e o outro do foco, que são acionados manualmente.

[]´s

 
Deutschland

Flickr


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #13 Online: 12 de Junho de 2005, 20:52:54
Marcelo, já tô com a minha A200 comprada, e ela chega no Brasil dia 17. Tomara que não tenha nenhum problema com a Receita. Valeu pelas dicas e pela sua análise. Ajudou bastante na hora da decisão.

Comprei tb uma bateria extra, um ULTRA II de 1gb e uma bolsa da Lowepro que cabe todos os itens inclusos e possíveis equipamentos no futuro.

Grande abraço,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #14 Online: 13 de Junho de 2005, 01:30:36
E ae Cawe?
Blz?
Parabéns pela compra!
Sem dúvidas um excelente equipamento.
Depois, quando chegar a câmera, fale-nos dos resultados vs expectativas.
No mais, boas fotos!

Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br